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June 9, 11:12 AM
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Bancos públicos têm rombo bilionário com inadimplência do Fies

Bancos públicos têm rombo bilionário com inadimplência do Fies | Inovação Educacional | Scoop.it
A inadimplência do Fies, além de dificultar a expansão do programa, também causa um rombo bilionário aos bancos públicos. Juntos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BB) amargam um prejuízo de ao menos R$ 15,7 bilhões, de acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O valor, no entanto, é maior, já que a cifra repassada pelo governo é restrita aos contratos inadimplentes na fase de amortização entre 2020 e 2024.
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Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
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September 10, 2024 9:19 AM
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Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler | Inovação Educacional | Scoop.it

O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa?
Luciano Sathler
É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática.
Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing.
O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais.
Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho.
A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados.
A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar.
No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes.
Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador".
Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante.
Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos.
Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano.
O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.

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June 11, 7:28 PM
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A IA invadiu a sala de aula — veja como nos atualizamos

As credenciais também precisam evoluir. Diplomas e certificados padronizados são universais e mudam lentamente, mesmo com as rápidas mudanças nas necessidades do setor. Se as empresas precisam de um novo método de análise de dados este ano, um programa de graduação atualizado na próxima década já é tarde demais. Microcredenciais e portfólios de habilidades dinâmicos, continuamente validados por avaliações baseadas em IA, oferecem uma alternativa mais rápida e precisa. Os empregadores poderiam se concentrar em competências demonstradas, e não em históricos escolares desatualizados.
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June 11, 7:25 PM
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What is AI good for in school? Losing our humanity | Opinion

What is AI good for in school? Losing our humanity | Opinion | Inovação Educacional | Scoop.it
The challenge isn’t to beat AI at its own game. It’s to make sure school stays human enough that students learn how to be human—together.
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June 11, 7:13 PM
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Safe and effective use of AI in education

Safe and effective use of AI in education | Inovação Educacional | Scoop.it
AI offers exciting opportunities for teachers, but it also comes with risks. Training and support materials released in June 2025 funded by the Department for Education (DfE), developed by Chiltern Learning Trust and the Chartered College of Teaching informed by research and stakeholder feedback, will help schools and colleges to use AI safely, effectively and ethically.

Training and guidance materials developed by Chiltern Learning Trust will help teachers and leaders to understand and use AI tools safely and effectively. Teachers who complete the training can choose to complete the certified multiple-choice assessment that also awards them with credits towards Chartered Teacher Status.
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June 11, 7:11 PM
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Institutos Federais | A Cara do Brasil —

Institutos Federais | A Cara do Brasil — | Inovação Educacional | Scoop.it
A história das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, com a criação de 19 escolas de Aprendizes e Artífices. Ao longo do tempo, essa rede evoluiu e se transformou. Em 29 de dezembro de 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.892 — portanto, há 15 anos —, permitindo a criação de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFs. Para celebrar essa conquista, que é de todos os brasileiros, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) desenvolveu o projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil”. 
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June 11, 7:07 PM
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UAB 18 ANOS

A Universidade Aberta do Brasil é uma das maiores ferramentas de democratização do ensino superior no país, o Sistema UAB se aproxima de duas décadas de existência presente em todo o país, em 1.050 polos e cursos ofertados por 151 instituições de ensino superior. São mais de 140 mil matriculados.

Pela UAB, instituições públicas de ensino superior levam cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais distantes e isolados do País. Com essa iniciativa, a CAPES busca melhorar a qualidade da educação básica em todo o Brasil, considerando que as aulas presenciais nas universidades estão concentradas nas capitais e em grandes e médios municípios.
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June 11, 7:05 PM
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IOF: Bancada da Educação diz que não vai aceitar mudanças no Fundeb

IOF: Bancada da Educação diz que não vai aceitar mudanças no Fundeb | Inovação Educacional | Scoop.it
A Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso Nacional se posicionou nesta sexta-feira (6) contrária à possibilidade de congelamento dos repasses ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A estratégia faz parte do pacote produzido pelo Ministério da Fazenda para compensar a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Em entrevista à CNN, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da bancada, classificou a possível mudança como um “absurdo”.
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June 11, 7:03 PM
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MEC lança publicações sobre como responder ao bullying —

MEC lança publicações sobre como responder ao bullying — | Inovação Educacional | Scoop.it
Foram lançados, nesta quinta-feira (5), em Curitiba (PR), o 2º Boletim Técnico sobre Bullying e Cyberbullying, o Protocolo de Enfrentamento ao Bullying e o Guia Rápido de Ação, para amparar ações de enfrentamento
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June 11, 6:51 PM
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Nativos da IA

Nativos da IA | Inovação Educacional | Scoop.it
Outro risco que bate à porta de quem for educado no mundo dessa tecnologia é o sedentarismo intelectual, pois terceirizar certas habilidades às máquinas pode se traduzir num desestímulo para pensar. Costa compara o fenômeno ao que as calculadoras fizeram com a habilidade de cálculo mental das pessoas. “A maior parte da geração da minha mãe sabe fazer contas de cabeça. Alguém com 30 anos ou menos não sabe. É uma perda”, detalha. Mas nem tudo é negativo, claro. “Na faculdade de Engenharia, aprendiam-se coisas como tirar a raiz quadrada de 17 sobre Pi. Havia cálculos que levavam uma semana e, hoje, são processados em segundos”, aponta.
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June 11, 6:50 PM
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A Terra pede socorro

A Terra pede socorro | Inovação Educacional | Scoop.it


“A Terra está doente, precisa de cuidado intenso. E esse cuidado é coletivo.” A afirmação de Maria Guevara, secretária médica internacional da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), soa como um alerta: as frequentes catástrofes causadas pelas mudanças climáticas, ocorridas em todo o planeta, expõem milhares de pessoas a condições de saúde precárias. E as populações mais vulneráveis são as que mais sofrem.
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June 11, 6:42 PM
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Estudiantes como ciudadanos globales: 4 formas de desarrollar preparación en IA para aprendices listos para el futuro

Estudiantes como ciudadanos globales: 4 formas de desarrollar preparación en IA para aprendices listos para el futuro | Inovação Educacional | Scoop.it
Independientemente de en qué punto del camino hacia la IA se encuentre una organización educativa, existen áreas fundamentales que pueden ayudar a desarrollar capacidades para que los estudiantes se conviertan en ciudadanos globales preparados para la IA: prácticas pedagógicas, voz y participación estudiantil, capacidad tecnológica y acceso, y alineación con los objetivos curriculares.
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June 11, 6:39 PM
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Professores enfrentam dificuldades com o uso de IA pelos alunos | Inteligência artificial (IA) | The Guardian

Professores enfrentam dificuldades com o uso de IA pelos alunos | Inteligência artificial (IA) | The Guardian | Inovação Educacional | Scoop.it
Como professor de música em uma grande universidade do Reino Unido, o cartoon de Ben Jennings sobre a ameaça representada pela IA às indústrias criativas ( 5 de junho ) é extremamente pertinente, não apenas para as indústrias criativas, mas também para as instituições que as ensinam. As universidades já estão em crise devido a uma complexa rede de problemas, incluindo a mercantilização da educação. Agora, passo grande parte do meu tempo suspeitando que os alunos usam IA para escrever redações e até mesmo – cada vez mais acreditamos – para compor música. Não ser capaz de provar isso definitivamente nos torna impotentes.

Eu estimaria que boa metade dos trabalhos escritos que vejo teve alguma contribuição da IA. Eu realmente acho que alguns desses alunos não percebem que isso é trapaça. E aconteceu tão rápido que nem sabemos o que dizer aos nossos alunos sobre essas ferramentas. Usadas corretamente, elas são úteis, mas os acadêmicos não têm ideia de como fazer isso.

Agora existe a realidade bizarra de que trabalhos podem ser escritos e corrigidos por IA – um cenário verdadeiramente infernal para o intelecto humano. Cada vez mais, acadêmicos estão percebendo que os exames presenciais terão que ser reintroduzidos. Eu apoiaria isso, e muitos outros também.
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June 11, 4:35 PM
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Como fazer com que mais meninas se interessem por profissões dominadas por homens?

Como fazer com que mais meninas se interessem por profissões dominadas por homens? | Inovação Educacional | Scoop.it
Como fazer com que mais meninas se interessem por profissões dominadas por homens?
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June 11, 7:28 PM
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EUA têm mais de 1 milhão de estudantes estrangeiros; em Harvard, mais de 27% dos alunos são de outros países | Educação

EUA têm mais de 1 milhão de estudantes estrangeiros; em Harvard, mais de 27% dos alunos são de outros países | Educação | Inovação Educacional | Scoop.it
Universidade tem milhares de estudantes de mais de 140 países, principalmente de China, Canadá, Índia, Coreia do Sul e Reino Unido. 160 brasileiros estão matriculados na instituição atualmente.
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June 11, 7:26 PM
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AI Role in College Brings Education Closer to a Crisis Point - Bloomberg

AI Role in College Brings Education Closer to a Crisis Point - Bloomberg | Inovação Educacional | Scoop.it
AI may prove to be a powerful pedagogical tool. Simply letting students outsource their homework isn’t the way.
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June 11, 7:25 PM
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AI Cheating Is So Out of Hand In America's Schools That the Blue Books Are Coming Back

AI Cheating Is So Out of Hand In America's Schools That the Blue Books Are Coming Back | Inovação Educacional | Scoop.it
Sales of blue books this school year were up more than 30% at Texas A&M University and nearly 50% at the University of Florida. The improbable growth was even more impressive at the University of California, Berkeley. Over the past two academic years, blue-book sales at the Cal Student Store were up 80%. Demand for blue books is suddenly booming again because they help solve a problem that didn’t exist on campuses until now.
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June 11, 7:12 PM
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Teachers can use AI to save time on marking, new guidance says

Teachers can use AI to save time on marking, new guidance says | Inovação Educacional | Scoop.it
Teachers in England can use artificial intelligence (AI) to speed up marking and write letters home to parents, new government guidance says.

Training materials being distributed to schools, first seen exclusively by the BBC, say teachers can use the technology to "help automate routine tasks" and focus instead on "quality face-to-face time".

Teachers should be transparent about their use of AI and always check its results, the Department for Education (DfE) said.

The Association of School and College Leaders (ASCL) said it could "free up time for face-to-face teaching" but there were still "big issues" to be resolved.
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June 11, 7:08 PM
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Inside OpenAI’s Plan to Embed ChatGPT Into College Students’ Lives - The New York Times

Inside OpenAI’s Plan to Embed ChatGPT Into College Students’ Lives - The New York Times | Inovação Educacional | Scoop.it
A OpenAI, criadora do ChatGPT, tem um plano para reformular o ensino universitário — incorporando suas ferramentas de inteligência artificial em todos os aspectos da vida no campus.

Se a estratégia da empresa for bem-sucedida, as universidades oferecerão aos alunos assistentes de IA para orientá-los e acompanhá-los desde o dia da orientação até a formatura. Os professores fornecerão bots de estudo de IA personalizados para cada turma. Os serviços de carreira oferecerão chatbots de recrutamento para que os alunos pratiquem entrevistas de emprego. E os alunos de graduação poderão ativar o modo de voz de um chatbot para serem questionados em voz alta antes de uma prova.

A OpenAI chama seu discurso de vendas de “universidades nativas de IA”.

“Nossa visão é que, com o tempo, a IA se torne parte da infraestrutura central do ensino superior”, disse Leah Belsky, vice-presidente de educação da OpenAI, em uma entrevista. Da mesma forma que as faculdades oferecem aos alunos contas de e-mail da escola, ela disse que, em breve, “todo aluno que vier ao campus terá acesso à sua conta de IA personalizada”.

Para disseminar chatbots nos campi, a OpenAI está vendendo serviços premium de IA para universidades, para uso de professores e alunos. A empresa também está realizando campanhas de marketing para incentivar alunos que nunca usaram chatbots a experimentar o ChatGPT.

Algumas universidades, incluindo a Universidade de Maryland e a Universidade Estadual da Califórnia , já estão trabalhando para integrar as ferramentas de IA às experiências cotidianas dos alunos. No início de junho, a Universidade Duke começou a oferecer acesso ilimitado ao ChatGPT para alunos, professores e funcionários. A instituição também lançou uma plataforma universitária, chamada DukeGPT, com ferramentas de IA desenvolvidas pela Duke.

A campanha da OpenAI faz parte de uma crescente corrida armamentista de IA entre gigantes da tecnologia para conquistar universidades e estudantes com seus chatbots. A empresa segue os passos de rivais como Google e Microsoft, que há anos pressionam para levar seus computadores e softwares às escolas e conquistar estudantes como futuros clientes.

A competição é tão acirrada que Sam Altman , diretor executivo da OpenAI, e Elon Musk , fundador da rival xAI, publicaram anúncios conflitantes nas redes sociais nesta primavera, oferecendo serviços premium de IA gratuitos para estudantes universitários durante o período de provas. Então, o Google aumentou a aposta , anunciando acesso gratuito para estudantes ao seu serviço premium de chatbot "até as provas finais de 2026".

A OpenAI impulsionou a recente tendência de IA na educação. No final de 2022, o lançamento do ChatGPT pela empresa, que pode produzir redações e trabalhos acadêmicos com aparência humana, ajudou a desencadear uma onda de trapaças alimentadas por chatbots . Ferramentas de IA generativa como o ChatGPT, que são treinadas em grandes bancos de dados de textos, também inventam coisas que podem enganar os alunos.

Menos de três anos depois, milhões de estudantes universitários usam regularmente chatbots de IA como auxiliares de pesquisa, escrita, programação de computadores e geração de ideias. Agora, a OpenAI está capitalizando a popularidade do ChatGPT para promover os serviços de IA da empresa em universidades como a nova infraestrutura para o ensino superior.

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O serviço da OpenAI para universidades, o ChatGPT Edu, oferece mais recursos, incluindo certas proteções de privacidade, do que o chatbot gratuito da empresa. O ChatGPT Edu também permite que professores e funcionários criem chatbots personalizados para uso universitário. (A OpenAI oferece aos consumidores versões premium do seu chatbot por uma taxa mensal.)

A iniciativa da OpenAI para IAificar o ensino superior equivale a um experimento nacional com milhões de estudantes. O uso desses chatbots em escolas é tão novo que seus potenciais benefícios educacionais a longo prazo, bem como seus possíveis efeitos colaterais, ainda não foram estabelecidos.

Alguns estudos iniciais descobriram que terceirizar tarefas como pesquisa e escrita para chatbots pode prejudicar habilidades como o pensamento crítico . E alguns críticos argumentam que as faculdades que estão investindo pesado em chatbots estão ignorando questões como riscos sociais , exploração de mão de obra por IA e custos ambientais .

A iniciativa de marketing da OpenAI no campus ocorre em um momento em que o desemprego aumenta entre recém-formados — principalmente em áreas como engenharia de software, onde a IA agora está automatizando algumas tarefas que antes eram realizadas por humanos. Na esperança de impulsionar as perspectivas de carreira dos alunos, algumas universidades estão correndo para fornecer ferramentas e treinamentos de IA.

A Universidade Estadual da Califórnia anunciou este ano que estava disponibilizando o ChatGPT para mais de 460.000 alunos em seus 23 campi para ajudá-los a se preparar para a " futura economia impulsionada pela IA " da Califórnia. A Cal State disse que o esforço ajudaria a tornar a escola "o primeiro e maior sistema universitário habilitado por IA do país".

Algumas universidades dizem que estão adotando as novas ferramentas de IA em parte porque querem que suas escolas ajudem a orientar e desenvolver proteções para as tecnologias.

“ Vocês estão preocupados com as questões ecológicas. Estão preocupados com a desinformação e o preconceito”, disse Edmund Clark, diretor de informação da Universidade Estadual da Califórnia, em uma recente conferência sobre educação em San Diego. “Bem, participem. Ajudem-nos a moldar o futuro.”

Na primavera passada, a OpenAI lançou o ChatGPT Edu , seu primeiro produto para universidades, que oferece acesso à inteligência artificial mais recente da empresa. Clientes pagantes, como universidades, também têm mais privacidade: a OpenAI afirma que não usa as informações que alunos, professores e administradores inserem no ChatGPT Edu para treinar sua IA.

(O New York Times processou a OpenAI e sua parceira, a Microsoft, por violação de direitos autorais. Ambas as empresas negaram qualquer irregularidade.)

No outono passado, a OpenAI contratou a Sra. Belsky para supervisionar seus esforços educacionais. Veterana em startups de tecnologia educacional, ela trabalhou anteriormente na Coursera, que oferece cursos universitários e de formação profissional.

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Leah Belsky supervisiona os esforços da OpenAI para fazer com que as universidades adotem o ChatGPT.Crédito...George Etheredge para o The New York Times
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Os escritórios da empresa em Nova York ficam no Edifício Puck.Crédito...George Etheredge para o The New York Times
Ela está adotando uma estratégia dupla: promover os serviços premium da OpenAI para universidades mediante o pagamento de uma taxa, enquanto anuncia o ChatGPT gratuito diretamente para os alunos. A OpenAI também convocou recentemente um painel de estudantes universitários para ajudar seus colegas a começarem a usar a tecnologia.

Entre esses alunos estão usuários avançados como Delphine Tai-Beauchamp, estudante de ciência da computação na Universidade da Califórnia, em Irvine. Ela usou o chatbot para explicar conceitos complexos do curso, além de ajudar a explicar erros de codificação e criar gráficos que diagramam as conexões entre as ideias.

“Eu não recomendaria que os alunos usassem IA para evitar as partes difíceis da aprendizagem”, disse a Sra. Tai-Beauchamp. Ela recomendou que os alunos experimentassem a IA como um auxílio aos estudos. “Peça para ela explicar algo de cinco maneiras diferentes.”

A Sra. Belsky disse que esse tipo de sugestão ajudou a empresa a criar sua primeira campanha de outdoor voltada para estudantes universitários.

"Você pode me fazer um teste sobre os músculos da perna?", perguntou um outdoor do ChatGPT, afixado nesta primavera em Chicago. "Me dê um guia para dominar este programa de Cálculo 101", disse outro.

A Sra. Belsky disse que a OpenAI também começou a financiar pesquisas sobre os efeitos educacionais de seus chatbots.

“O desafio é: como identificar de fato quais são os casos de uso de IA mais impactantes na universidade?”, disse a Sra. Belsky durante um evento de IA em dezembro na Cornell Tech, em Nova York. “E então, como replicar essas melhores práticas em todo o ecossistema?”

Alguns membros do corpo docente já criaram chatbots personalizados para seus alunos, enviando materiais do curso, como notas de aula, slides, vídeos e questionários, para o ChatGPT.

Jared DeForest, catedrático de biologia ambiental e vegetal da Universidade de Ohio, criou seu próprio bot de tutoria, chamado SoilSage, que responde às perguntas dos alunos com base em seus artigos de pesquisa publicados e em seu conhecimento científico. Limitar o chatbot a fontes de informação confiáveis ​​melhorou sua precisão, afirmou.

“O chatbot selecionado me permite controlar as informações contidas ali para obter o produto que desejo no nível universitário”, disse o professor DeForest.

Mas mesmo quando treinada em materiais específicos de cursos, a IA pode cometer erros. Em um novo estudo — " A IA pode manter o horário de expediente? " — professores de direito inseriram um livro de casos de direito de patentes em modelos de IA da OpenAI, Google e Anthropic. Em seguida, fizeram dezenas de perguntas sobre direito de patentes com base no livro de casos e descobriram que todos os três chatbots de IA cometeram erros jurídicos "significativos" que poderiam ser "prejudiciais ao aprendizado".

“Esta é uma boa maneira de enganar os alunos”, disse Jonathan S. Masur, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago e coautor do estudo. “Então, acho que todos precisam respirar fundo e desacelerar.”

A OpenAI afirmou que o livro de casos de 250.000 palavras usado no estudo era mais que o dobro do tamanho do texto que seu modelo GPT-4o consegue processar simultaneamente. A Anthropic afirmou que o estudo teve utilidade limitada porque não comparou a IA com o desempenho humano. O Google afirmou que a precisão do seu modelo melhorou desde a realização do estudo.

A Sra. Belsky disse que um novo recurso de “memória”, que retém e pode consultar interações anteriores com um usuário, ajudaria o ChatGPT a adaptar suas respostas aos alunos ao longo do tempo e tornaria a IA “mais valiosa à medida que você cresce e aprende”.

Especialistas em privacidade alertam que esse tipo de recurso de rastreamento levanta preocupações sobre a vigilância de longo prazo das empresas de tecnologia.

Da mesma forma que muitos estudantes hoje convertem suas contas do Gmail fornecidas pela escola em contas pessoais quando se formam, a Sra. Belsky prevê que os estudantes formados levem seus chatbots de IA para seus locais de trabalho e os utilizem por toda a vida.

“Seria a porta de entrada para o aprendizado — e para a vida profissional depois disso”, disse a Sra. Belsky.
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June 11, 7:06 PM
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Com 179 mil matriculados, UAB completa 19 anos —

Com 179 mil matriculados, UAB completa 19 anos — | Inovação Educacional | Scoop.it
Já a segunda é fruto de parceria entre a CAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. Voltado para professores de todo o país, o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, criado em 2024, já iniciou suas atividades. Há dois outros cursos, com previsão de oferta ainda em 2025, nas temáticas sobre educação étnico-racial e quilombola; e educação de jovens e adultos. São 250 mil vagas para a formação nesses campos de conhecimentos e práticas educativas.
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June 11, 7:04 PM
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Toffoli rejeita ação contra exclusão de EAD do programa Pé-de-Meia Licenciaturas –

Toffoli rejeita ação contra exclusão de EAD do programa Pé-de-Meia Licenciaturas – | Inovação Educacional | Scoop.it
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou uma ação protocolada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABE-EAD), que tentava incluir os estudantes de cursos EAD no programa “Pé-de-Meia Licenciaturas”.
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June 11, 7:00 PM
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Divulgada lista de experiências inspiradoras inscritas —

Divulgada lista de experiências inspiradoras inscritas — | Inovação Educacional | Scoop.it
Ministério da Educação (MEC) publicou, no site Experiências Inspiradoras, a lista das 888 iniciativas inscritas na chamada pública que vai selecionar experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral, realizadas pelas redes de ensino de todo o país. Das inscrições, 26 são de secretarias estaduais e 862 de secretarias municipais de educação, dentre elas, 16 capitais. 
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June 11, 6:50 PM
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A mazela dos sem-lar

A mazela dos sem-lar | Inovação Educacional | Scoop.it
Além dessas causas, fato é que o fenômeno explodiu no Brasil. Em 2024, de acordo com o mais recente relatório do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), havia cerca de 328 mil pessoas sem moradia no território nacional. O número foi quase sete vezes maior do que o registrado nove anos antes pela mesma entidade. Em 2015, eram 52,4 mil.
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June 11, 6:48 PM
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Quando o trabalho adoece

Quando o trabalho adoece | Inovação Educacional | Scoop.it
A saúde mental dos trabalhadores virou motivo de preocupação entre o governo e o setor produtivo. Não é para menos: de acordo com dados do Ministério da Previdência Social (MPS), o número de brasileiros afastados do trabalho por transtornos mentais duplicou na última década, saltando de 203 mil, em 2014, para 440 mil, no ano passado, um recorde da série histórica. E não se trata de um problema nacional apenas. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que estresse, ansiedade e depressão custam cerca de US$ 1 trilhão, todos os anos, à economia global, totalizando 12 bilhões de dias de trabalho perdidos.
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June 11, 6:39 PM
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IA y educación: cómo hacer posible una verdadera revolución educativa 

IA y educación: cómo hacer posible una verdadera revolución educativa  | Inovação Educacional | Scoop.it
Para poder navegar la transformación digital y lograr que la tecnología y la IA sean aliadas reales de la educación se necesita una brújula. Un marco que nos guíe. Que nos ayude a saber dónde estamos, qué viene después, y cómo medir el progreso. 

Por eso, proponemos un marco para la transformación digital de la educación con cinco dimensiones clave: 

Dispositivos adecuados para todos. 
Conectividad significativa, que va más allá de estar en línea. 
Plataformas y contenidos digitales alineados con los aprendizajes buscados. 
Docentes con competencias digitales para integrar la tecnología en el aula. 
Gobernanza que dé dirección y sostenibilidad a largo plazo. 
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June 11, 4:36 PM
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Um país viciado no smartphone

Um país viciado no smartphone | Inovação Educacional | Scoop.it
Os brasileiros se acostumaram a receber constantemente novos estímulos e atenção pelo celular. Passam o equivalente a seis dias por mês olhando para o aparelho. O problema é particularmente grave entre os jovens.
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June 11, 4:35 PM
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IA vai mesmo curar todas as doenças dentro de dez anos?

IA vai mesmo curar todas as doenças dentro de dez anos? | Inovação Educacional | Scoop.it
Em entrevista, Nobel de Química Demis Hassabis sugeriu que em breve a inteligência artificial vai acelerar o desenvolvimento de medicamentos e até as curas. Especialistas examinam a afirmativa polêmica.
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