Inovação Educacional
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Noticias, publicacoes e artigos de opiniao que abram caminhos para a inovacao educacional.
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Os critérios para um ensino híbrido de qualidade

Os critérios para um ensino híbrido de qualidade | Inovação Educacional | Scoop.it

Por Luciano Sathler
Um dos efeitos causados pela pandemia foi aumentar a aceleração da cultura e a antecipação de mudanças em larga escala antes previstas para acontecerem somente daqui a uma ou duas décadas.
A adoção maciça de diferentes tecnologias foi a principal estratégia praticada para manter as escolas e instituições de educação superior em funcionamento durante o período de distanciamento físico.
Milhões de estudantes, professores, gestores e demais profissionais da educação tiveram que se adaptar muito rapidamente ao que passou a ser designado como ensino remoto. E as instituições educacionais e governos viram-se obrigados a tomarem decisões emergenciais, com pouco ou nenhum planejamento prévio.
As mazelas já presentes na educação brasileira tornaram-se ainda mais escancaradas. Escolas desprovidas das condições mínimas de infraestrutura física, sanitária e tecnológica. Famílias, estudantes e docentes sem acesso ou com recursos insuficientes para estabelecerem relações de ensino-aprendizagem online. Insegurança alimentar aumentada pela falta da merenda escolar. Risco de aumentar a evasão, o abandono e aprofundar a desigualdade na aprendizagem entre estudantes de diferentes classes sociais.
O retorno das aulas e atividades presenciais será intermitente ou alternado, o que exigirá a adoção de um ensino híbrido de qualidade, um programa onde o discente tem alguma flexibilidade quanto ao tempo, local, ritmo de estudos e sobre as trilhas de aprendizagem a serem cursadas.
À medida em que a maioria das instituições educacionais implementarem seu próprio modelo de ensino híbrido será mais fácil comparar os modelos, abordagens, metodologias e resultados de cada uma. Nesse sentido, é fundamental que a qualidade e a eficácia se aliem à eficiência da gestão, para proporcionar e privilegiar condições de se buscar a excelência.
Ensino híbrido de qualidade
O Online Learning Consortium (OLC) divulgou um manual*, que contempla 70 indicadores de um ensino híbrido de qualidade, organizados em oito categorias: apoio institucional, suporte tecnológico, desenvolvimento do curso e design educacional, arquitetura curricular, relações de ensino e aprendizagem, apoio aos professores, atendimento aos estudantes, avaliação institucional e avaliação de aprendizagem.
O OLC é uma entidade dos Estados Unidos que realiza pesquisas há décadas para tentar colaborar com instituições educacionais que se interessem em manter um programa de ensino híbrido ou EAD de melhor qualidade.
O infográfico a seguir resume quais os indicadores são avaliados para definir se as relações de ensino aprendizagem ocorrem dentro dos padrões de qualidade esperados ou não.
Como ser mais engajador
Estabeleça um ambiente de aula acolhedor com toques pessoais. Por exemplo: enviar uma mensagem de boas-vindas antes do início do curso, usar áudio e vídeo em mensagens individuais para reforçar a presença social, usar um estilo de conversação simples e direto, dirigir-se aos discentes pelo nome, ser empático a culturas, gêneros, religiões, nacionalidades.
Use os recursos do ambiente virtual de aprendizagem regularmente para transmitir a presença, o interesse e a consideração. Além de anunciar o progresso, eventos, métodos e horários.
Incentivar, mas não exigir, que os docentes tenham uma presença nas redes sociais.
Leia mais: Por que a educação não vai ser a mesma depois da covid-19?
Algumas percepções remanescentes sobre a menor qualidade do ensino híbrido apontam um lacuna de desenvolvimento profissional, que pede capacitação contínua do corpo docente, especialmente para propiciar a aprendizagem ativa em aulas assíncronas.
Será necessária a criação de uma arquitetura de engajamento na sala de aula online com o uso adequado de ferramentas da internet e uma reinvenção dos fóruns de discussão como espaços interativos.
A aprendizagem ativa coloca o aluno no centro da experiência. Além de ser centrada no estudante, exige ações significativas do discente em prol de sua aprendizagem e que essas sejam alinhadas com a reflexão do educando sobre sua experiência de aprendizagem. A metacognição é privilegiada.

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BH: mirando educação básica, Rodrigo Paiva deseja recrutar profissionais da iniciativa privada

BH: mirando educação básica, Rodrigo Paiva deseja recrutar profissionais da iniciativa privada | Inovação Educacional | Scoop.it
Para melhorar os índices de avaliação do ensino municipal belo-horizontino, o candidato a prefeito da capital, Rodrigo Paiva (Novo), quer “importar” modelos utilizados por colégios particulares. Em entrevista ao Estado de Minas, o engenheiro reconheceu o desejo de trazer profissionais da iniciativa privada para compor o corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação.
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A educação digital como aliada

O professor precisa receber apoio e infraestrutura para a construção e disponibilização de recursos educacionais digitais (REDs), além de formação e orientação para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em seu planejamento pedagógico. Além do professor-autor que desenvolve os temas e planos de aula para o ensino digital, alguns profissionais, como designers gráficos e instrucionais contribuem para que a transposição do conteúdo didático para as plataformas digitais seja feita de maneira adequada.
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Reading Between The Lines: teachers status

Reading Between The Lines: teachers status | Inovação Educacional | Scoop.it
A new Varkey Foundation report shows for the very first time that there is a remarkably strong link between people’s implicit, unconscious and automatic views about teacher status and pupil performance as measured by PISA 2018 scores. The new analysis of the most comprehensive study ever of teacher respect around the world, polling over 35,000 people across 35 countries, ranks Implicit Teacher Status globally. The report shows that PISA scores are significantly higher in countries where people implicitly view teachers more positively. Around 31% of the variation in PISA scores between countries is explained by differences in Implicit Teacher Status.
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Brasil é o país com menor valorização dos professores, aponta estudo

Brasil é o país com menor valorização dos professores, aponta estudo | Inovação Educacional | Scoop.it
Avaliação internacional indica que carreira de professor é desrespeitada e mal paga, além de ter avaliação pior que outras profissões
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Ser ativo faz bem para a saúde física e mental do idoso, aponta estudo 

Ser ativo faz bem para a saúde física e mental do idoso, aponta estudo  | Inovação Educacional | Scoop.it

Não é fácil deixar o sedentarismo de lado e incluir a atividade física na rotina, principalmente para os idosos. Mas, de acordo com um estudo da American Cancer Society, pessoas na terceira idade que são mais ativas e passam menos tempo sentados possuem mais saúde, tanto física quanto mental.
O estudo, que foi publicado no jornal CANCER, aponta que aqueles que realizam atividade física regular de intensidade moderada são mais saudáveis e ser ativo também contribui para prevenir e combater o câncer.
Como foi feito o estudo?
Os pesquisadores avaliaram cerca de 78 mil pessoas com idade média de 78 anos e incluíram sobreviventes de câncer após 10 anos do diagnóstico e adultos sem histórico da doença.
Eles chegaram à conclusão de que, independentemente do câncer, as diferenças na saúde física e mental entre os sedentários e os que eram ativos fisicamente foram significativas.
De acordo com Erika Rees-Punia, pesquisadora do estudo, "as descobertas reforçam a importância de se mexer mais e ficar menos tempo sentado para a saúde física e mental, não importando a sua idade ou histórico de câncer". Para ela, uma simples caminhada ou outra atividade física de que a pessoa goste pode ser benéfica para a mente e o corpo.
Os estudiosos reforçam que essa descoberta é importante para melhorar a qualidade de vida de homens e mulheres idosos, com ou sem um diagnóstico de câncer.
A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para adultos é realizar pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada semanalmente.

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Coronavírus: Juiz manda DF retomar aulas em creches e escolas

Coronavírus: Juiz manda DF retomar aulas em creches e escolas | Inovação Educacional | Scoop.it
O juiz Renato Scussel, da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, ordenou o governo distrital a retomar as aulas presenciais nas creches e escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. Um plano de retorno de forma escalonada deverá ser elaborado em até cinco dias e o processo de volta às aulas deverá ser concluído em até 20 dias. A decisão foi proferida em ação civil pública apresentada pelo Ministério Público.
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Mediação Pedagógica no Ensino Remoto Emergencial

Mediação Pedagógica no Ensino Remoto Emergencial
02/09/2020 de 14:00 às 16:00
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CTIT Convida: Bruno Portela - Encomenda Tecnológica

O caso da contratação da vacina contra COVID-19 FIOCRUZ/UNIVERSIDADE DE OXFORD/ASTRAZENECA
O "CTIT Convida" recebe o Procurador Federal, Bruno Portela, Secretário Especial Adjunto, pelo Ministério da Economia. Portela, com o apoio jurídico do Advogado da União Caio Barbosa, apresentou um desenho jurídico que viabilizou a parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca. “Após o convite para análise jurídica, apresentamos um desenho jurídico consistente, com segurança para dar concretude a esse acordo histórico do Governo brasileiro, via Ministério da Saúde e Fiocruz com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca para produção da vacina”, explicou o Portela.

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Fórum On Line - A Experiência dos Estudantes no Ensino Remoto Emergencial

O fórum visa discutir as experiências dos (a) discentes no ensino remoto emergencial. Buscamos considerar as diferentes perspectivas dos (a) estudantes sobre o ensino de graduação neste contexto. Como tem sido essas experiências? O que tem sido feito de estudante para estudante? Quais diálogos e práticas têm se estabelecido no cotidiano da universidade e o que ainda precisamos avançar mais.
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Fórum de Inovação BHTEC - Ambientes de inovação: experiências nacionais e internacionais

Aproveite vídeos e música que você ama, envie conteúdo original e compartilhe-o com amigos, parentes e o mundo no YouTube.
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Mais de 25 mil estudantes de instituições federais recebem chips do projeto Alunos Conectados do MEC

Mais de 25 mil estudantes de instituições federais recebem chips do projeto Alunos Conectados do MEC | Inovação Educacional | Scoop.it
Nos primeiros seis meses, a medida pretende beneficiar cerca de 400 mil alunos, priorizando aqueles com renda familiar mensal de até meio salário mínimo
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Matrícula em cursos on-line cresce 21,7% em 2019, segundo MEC

Matrícula em cursos on-line cresce 21,7% em 2019, segundo MEC | Inovação Educacional | Scoop.it

O número de alunos matriculados em cursos de ensino superior on-line cresceu 21,7% atingindo quase 2,3 milhões no ano passado, quando comparado a 2018. Neste mesmo período, o volume de matriculados em cursos presenciais caiu 5,7% para 4,2 milhões, de acordo com dados do censo do ensino superior divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). O setor privado representa 75,8% do mercado de ensino superior.
No ano passado, foram registrados 3 milhões de ingressantes no setor privado, sendo que 50,7% se matricularam em cursos a distância e 49,3% no presencial. Na rede pública, foram 560 mil calouros, sendo 94,2% deles inscritos em cursos presencias.
Os dados do censo do MEC mostram ainda quais são as maiores instituições de ensino a distância: Unopar/Kroton (com 363,5 mil alunos), Uniasselvi (281,7 mil), Unip (234 mil), Uninter (180,7 mil), Unicesumar (142,9 mil), Anhanguera-Kroton (141,5 mil), Estácio-Yduqs (134,5 mil), Fael (51,5 mil), Cruzeiro do Sul (51,2 mil) e Estácio Ribeirão Preto-Yduqs (48,8 mil).
Desde 2016, o segmento de cursos presenciais vem perdendo matriculados. Em paralelo, as instituições de ensino vêm aumentando a oferta de cursos a distância. Considerando as escolas privadas e públicas, havia em 2019, um total de 4,5 mil cursos on-line, um aumento de 42,6% quando comparado ao ano imediatamente anterior. Entre 2017 e 2018, o setor já havia registrado um aumento de 50,7% na oferta de cursos on-line.
Do total de 2,4 milhões de alunos matriculados em cursos a distância, apenas 157 mil são de universidades públicas.
O mercado de ensino superior — incluindo presencial e a distância — encerrou o ano passado com 8,6 milhões de alunos. Deste total, 6,5 milhões no setor privado.
Ainda segundo o censo do MEC, 45,6% dos alunos possuíam algum tipo de financiamento ou bolsa de estudos. No ano passado, 571,8 mil alunos tinham Fies, 615,6 mil ProUni e 1,8 milhão financiamento ou bolsa concedidos pelas próprias faculdades.
Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, ponderou que, apesar do ponto positivo de crescimento do EAD, as taxas de escolarização líquida e bruta permanecem estagnadas há anos. “O EAD tem inserido na educação superior a população mais velha, acima de 30 anos, que não teve acesso logo ao concluir o ensino médio, mas não tem resolvido o acesso do jovem ao ensino superior”, disse Capelato.
Ele defendeu o aumento da oferta de financiamento estudantil e vagas em universidades públicas.
“Essas políticas de acesso também refletem na permanência do aluno. Por exemplo, o percentual de alunos que concluem a graduação com Fies é de 61%, com Prouni, 59%, sem Fies ou Prouni apenas 36%. Ou seja, a taxa de conclusão do curso com algum tipo de financiamento fica acima até do que o percentual na rede pública, que é de 48%”, complementou Capelato.
No Brasil, 21,3% da população com idade entre 25 e 34 anos têm ensino superior — é a menor taxa entre os países da OCDE.

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O poder da China

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O pragmatismo chinês, alinhado à disciplina forjada por extrema competição, ajuda a explicar por que o país é o grande líder mundial em número de alunos graduados em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). O número absoluto de graduados em STEM na China já é impressionante. O número relativo ajuda a comprovar a tese de que a China continuará sendo uma superpotência inovadora. População da China (aproximadamente 1,4 bilhão) é cerca de 4,3 vezes maior que a população dos Estados Unidos (cerca de 320 milhões de habitantes). No entanto, o número de graduados em STEM é por volta de 8,27 vezes maior. 
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Não aceitaremos a naturalização do ensino remoto, diz

Não aceitaremos a naturalização do ensino remoto, diz | Inovação Educacional | Scoop.it
"Ensino mediado por tecnologias representa o rebaixamento do sentido do processo de ensino-aprendizagem a uma educação bancária, o esvaziamento do fazer profissional e o retorno a uma educação superior pública elitizada, em que índios, negros e negras, quilombolas e pobres vão estar fora", enfatiza.
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A cilada do ensino híbrido foi montada no meio da crise sanitária da Covid-19

A cilada do ensino híbrido foi montada no meio da crise sanitária da Covid-19 | Inovação Educacional | Scoop.it
No cenário de distanciamento social, os poderes públicos decidiram manter aulas a distância, desconsiderando a profunda desigualdade social no país e naturalizando o ensino a distância, como se toda a população – estudantes e docentes – tivesse acesso à internet e aos equipamentos necessários para realizar tarefas e atividades; ignoraram que toda prontidão deveria estar voltada aos cuidados e às alterações da dinâmica da vida doméstica. Ao contrário, foi feito apelo indigno a docentes, diretores e supervisores da educação básica para se adaptarem rapidamente à situação, ferindo os princípios de uma gama de profissionais descrentes do atalho criado, uma vez que tal saída não se constituía em “educação”, mas em um preenchimento do tempo de crianças e jovens.
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Future Ready

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Eu matei os neurônios do meu filho | Larissa Carvalho | TEDxPUCMinas

Larissa Carvalho é graduada em Comunicação Social pela UFMG, passou pela Rede Minas, TV Assembleia e TV Globo. Em mais de 20 anos de reportagem como jornalista, já contou muitas histórias: do drama de Brumadinho e das enchentes de BH à alegria do Carnaval na TV Globo Minas. Além da TV é mãe de dois filhos: João, de 14 anos; e do Théo, de 4 anos. Seu caçula é especial - tem uma doença genética rara e teve paralisia cerebral. É graduada em Comunicação Social pela UFMG, passou pelo Canal 23, Rádio Gerais FM, Rede Minas, TV Assembleia e TV Globo. Em 20 anos de reportagem como jornalista, já contou muitas histórias: do drama de Brumadinho e das enchentes de BH à alegria do Carnaval na TV Globo Minas. Além da TV é mãe de dois filhos: João, de 14 anos; e do Théo, de 4 anos. Seu caçula é especial - tem uma doença genética rara e teve paralisia cerebral.
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Dependemos de ciência e tecnologia, mas o Brasil não sabe dar valor

Dependemos de ciência e tecnologia, mas o Brasil não sabe dar valor | Inovação Educacional | Scoop.it

Um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), em janeiro de 2019, mostra que:
15,9% dos jovens acreditam que a ciência traz muitos riscos para a humanidade,
54% consideram que os cientistas "exageram sobre os efeitos das mudanças climáticas" e
40% concordam que "se a ciência não existisse, o dia a dia não mudaria muito".
Uma pequena parcela dos entrevistados (apenas 6%) afirma ter visitado um museu ou centro de ciência nos últimos 12 meses, índice que é menor do que em pesquisas anteriores realizadas no Brasil, além de ser muito baixo se comparado a outros países. Contudo, os jovens afirmam que a baixa frequência não seria por falta de interesse e sim por dificuldade de acesso ou falta de tempo.
Além disso, 93% dos jovens não souberam dizer o nome de algum cientista brasileiro.
Esses resultados ressaltam a importância da ampliação da oferta de museus, parques ambientais ou centros de ciência pelo país e da divulgação destes ambientes entre os jovens.
Por isso, outubro passou a ser o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A data, que agora será comemorada todos os anos, foi instituída por decreto Nº 10.497/2020 e tem como objetivo inspirar a família, sobretudo as crianças e os jovens, a participarem de atividades, programas e palestras sobre o tema.

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CTIT convida: Louis Lozouet - Propriedade Intelectual

Os Fundamentos do sistema de patentes, as novas formas de pensar a Propriedade Intelectual e sua interação Universidade-Empresa e os mecanismos de salvaguarda do sistema de patentes são alguns dos temas debatidos, na estreia do CTIT Convida, série de webinars focados em Ciência, Tecnologia e Inovação.
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Impactos da Pandemia na Educação Superior -Experiências Curriculares no Ensino Remoto

Neste fórum, buscaremos discutir as experiências curriculares no ensino remoto emergencial. Serão consideradas as relações entre sujeitos e conhecimentos que extrapolam a dimensão disciplinar e que têm sido mantidas, mesmo em tempos de pandemia.
A comunicação, o uso das tecnologias, as metodologias e interações que têm sido mobilizados nestas práticas são alguns pontos que, ao serem socializados, podem oferecer pistas para outras experiências curriculares.
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Fórum Online - Ser professor: minha aula inesquecível

Fórum on-line será uma homenagem aos professores.
Os docentes tiveram que se reinventar com a pandemia e a consequente implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O desafio de lecionar num contexto totalmente novo exige conhecer novas tecnologias, se preparar e ter um novo olhar para os processos de ensino-aprendizagem. Tudo para manter a qualidade nas disciplinas que oferecem. O próximo Fórum on-line, parte do Programa Integração, colocará essas questões em pauta com o tema “Ser professor: aulas inesquecíveis”.
O evento será no dia 14 de outubro, de 14 às 16 horas, no canal do YouTube da Cac e contará com a presença de quatro docentes da UFMG que mandaram seus relatos para a campanha “Minha aula inesquecível”, uma das ações do Programa Integração Docente. Eles irão compartilhar a experiência que escolheram como mais significativa desde que foi implantado o ERE.
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Desafios atuais e as perspectivas para o futuro da C&T no Brasil

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Gestores destacam impacto da pós-graduação e indicam caminhos para ampliar sua relevância

A pós-graduação brasileira consolidou-se nas últimas décadas, é reconhecida internacionalmente e transformou-se num pilar da ciência brasileira. A área, no entanto, também enfrenta desafios: precisa ampliar sua relevância, atender às necessidades impostas pelos novos tempos e integrar-se a um projeto de desenvolvimento nacional.
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Justiça barra as aulas nas escolas particulares

Justiça barra as aulas nas escolas particulares | Inovação Educacional | Scoop.it
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do estado. A decisão, baixada ontem, do juiz Rogério Santos Araújo Abreu, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de BH, acata pedido do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas). A entidade moveu a ação depois que o governo Romeu Zema (Novo) permitiu a volta dos alunos às escolas localizadas em cidades incluídas na onda verde do plano Minas Consciente, que dá diretrizes para flexibilização da quarentena e reabertura do comércio e do setor de serviços. 
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O futuro da Sociedade Digital

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O Futuro da Sociedade Digital Keynote: Jason Silva, cineasta, filósofo, futurista apresentador das séries premiadas de TV Brains Games e Shot Of Awe, um dos palestrantes mais cobiçados atualmente. Participantes: Adriana Barbosa, Fundadora da Feira Preta Wellington Vittorino, Fundador do Instituto Four Nizan Guanaes, CEO da N Ideias Patrocinadores Master: Alelo Grupo Connvert IBM Oracle Vivo Empresas Patrocinadores: Logmein Verity Group
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