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Inovação Educacional
September 10, 9:19 AM
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O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa? Luciano Sathler É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática. Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing. O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais. Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho. A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados. A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar. No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes. Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador". Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante. Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos. Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano. O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.
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Inovação Educacional
Today, 11:54 AM
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It’s time to trade in the rules, operating constructs, and proxies of the past. Prioritizing human performance can help organizations make the leap into a boundaryless future.
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Inovação Educacional
Today, 11:50 AM
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O Cerrado foi o bioma com a maior área queimada em agosto de 2024, com 2,4 milhões de hectares
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Inovação Educacional
Today, 11:48 AM
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O país mais populoso a ter se tornado uma economia de alta renda desde 1990 é a Coreia do Sul, enquanto países importantes, como o Brasil, não conseguiram convergir
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Inovação Educacional
Today, 11:47 AM
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É preocupante a possibilidade de que talvez seja impossível combater ao mesmo tempo as mudanças climáticas, impulsionar a classe média nas economias desenvolvidas e reduzir a pobreza global
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Inovação Educacional
Today, 11:46 AM
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Processo antitruste se segue após a companhia ter perdido outro caso
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Inovação Educacional
Today, 11:45 AM
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Brasil tem oportunidade de construir uma política de governança de dados inovadora e internacional, que leve em consideração as particularidades dos países em desenvolvimento
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Inovação Educacional
September 10, 6:30 PM
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Dentre os autores que participaram da coleção está Luciano Sathler, PhD em Administração pela FEA/USP e membro Comitê de Educação Básica e do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED); Lucas Grubba, Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação e especialista de Inovação; Rafaela Pereira Alvarenga, é professora de Tecnologias Digitais no Colégio Providência em Mariana/MG; entre outros profissionais e especialistas.
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Inovação Educacional
September 10, 6:24 PM
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Startups do setor receberam aportes de US$ 3,2 milhões em cinco rodadas de investimentos
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Inovação Educacional
September 10, 1:35 PM
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O investimento anual brasileiro em cada aluno da educação pública, tanto na educação básica, quanto nas universidades, é um terço do valor investido pelos países ricos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O apontamento é do relatório ‘Education at a Glance 2024’, publicado nesta terça-feira 10, e que avalia 49 países.
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Inovação Educacional
September 9, 5:51 PM
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Pesquisa com mais de 700 pessoas mostra que cerca de três em cada dez profissionais brasileiros foram diagnosticados com algum transtorno nos últimos doze meses
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Inovação Educacional
September 9, 5:50 PM
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A inteligência artificial generativa é a categoria com maior potencial de rápida expansão, oferecendo contribuições significativas na geração de valor, por exemplo, na experiência do cliente (UX), na otimização dos processos de backoffice, e na capacitação dos trabalhadores. O maior beneficiário, contudo, não tem sido as corporações líderes em soluções de IA generativa - OpenAI, Microsoft, Google, Meta -, mas a Nvidia, dona dos chips para desenvolver e treinar esses modelos (o lucro da Nvidia no segundo trimestre fiscal de 2024, encerrado em julho, foi de US$ 16,6 bilhões, alta de 168% sobre o mesmo período de 2023). Responsáveis por investimentos na ordem de bilhões de dólares, os investidores de risco começam a se inquietar, preocupados com infraestrutura e com modelos de negócio sustentáveis. O capital de risco desempenha um papel importante no próximo estágio do ciclo de vida da inovação, no qual a atual aposta é no protagonista da IA generativa. Esses investidores são estratégicos para as startups e para os novos negócios, são praticamente a única alternativa diante de um setor bancário altamente regulado (linhas de crédito requerem garantias tangíveis), e mercado de capitais igualmente regulado para proteger o investidor. Nessas circunstâncias, os riscos são altos, consequentemente as taxas de retorno esperadas (em média, entre 25% e 35% ao ano). Outra característica do capital de risco é que não se trata de dinheiro de longo prazo, pelo contrário, o “venture capital” aposta em oportunidades de “saída” (desinvestimento) no curto-médio prazo. Nos últimos anos, a IA foi responsável por cerca de 15% a 17% dos investimentos de risco na América do Norte e na Europa, em 2023 por 20%, tendência crescente em 2024: de janeiro a 25 de junho de 2024, surgiram 13 unicórnios de IA nos EUA (startups que atingem valor de mercado igual ou maior do que US$ 1 bilhão). No entanto, é latente a dificuldade de encontrar um modelo de negócio sustentável - os analistas creditam, inclusive, a essa dificuldade a decisão dos fundadores da Inflection AI, entre eles Mustafa Suleyman, em desistirem do projeto e se juntarem à Microsoft (Suleyman é o atual CEO da Microsoft AI). David Cahn, sócio da Sequoia Capital, um dos maiores investidores em startups de IA generativa, no artigo “AI’s $600B Question”, de 20 de junho de 2024, especula sobre o montante de receita que a indústria de inteligência artificial precisa gerar para pagar pelos investimentos em infraestrutura. Em artigo de 2023, Cahn já se mostrava preocupado com a lacuna entre as expectativas de receita implícita na construção da infraestrutura de IA e o crescimento real da receita no ecossistema de IA, estimando um “buraco” de US$ 125 bilhões em 2023; em 2024, a estimativa subiu para US$ 600 bilhões. Para Cahn, a OpenAI, dona do ChatGPT, concentra a maior receita de IA - US$ 3,4 bilhões em 2024, acima dos US$ 1,6 do final de 2023 -, e questiona quantos produtos de IA os consumidores efetivamente estão usando. O YouGov, líder internacional de pesquisa de mercado sediado no Reino Unido, a pedido do Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, investigou a população conectada em seis países - Argentina, Dinamarca, França, Japão, Reino Unido e EUA - entre 28 de março e 30 de abril de 2024, concluindo que o ChatGPT é de longe a solução de IA generativa mais reconhecida, ultrapassando em duas ou três vezes o Gemini do Google. Contudo, apenas 50% da população já ouviu falar no ChatGPT, sendo que entre os 50% a maioria acessou apenas uma ou duas vezes o ChatGPT. Pesquisa da Genial/Quaest entre 2 e 6 de maio último, indicou que apenas 21% dos brasileiros entrevistados declararam ter usado alguma solução de IA, sendo quase 50% de recursos de geração de texto automático, como o ChatGPT. Cahn considera premente equacionar vários pontos críticos, tais como a precificação dos produtos de IA generativa (modelos com maior custo de desenvolvimento, comercialização e implementação). Aparentemente, cresce o número de companhias decididas a descontinuar o uso do Copilot da Microsoft alegando descompasso entre o custo e o impacto na produtividade - a versão E3 pacote de software 365 da Microsoft custa cerca de US$ 34 por usuário por mês, a adição dos recursos de IA do Copilot agrega mais US$ 30 por usuário por mês; para uma companhia com 10.000 funcionários, representa um aumento anual de US$ 3,.6 milhões. O "buraco" entre as expectativas de receita implícita na construção da infraestrutura de IA e o crescimento real da receita no ecossistema de IA subiu para US$ 600 bilhões em 2024. Questiona-se quantos produtos de IA os consumidores estão realmente usando No caso da solução de IA generativa Llama da Meta, desenvolvida em código aberto, o desafio de monetização pode ser ainda maior (vale registrar, a “Open Source Iniciative” está empenhada em redefinir o termo “open-source AI models” por conta dos lançamentos anunciados como de código aberto, inclusive do Llama 3 da Meta, terem restrições de uso - veto a plena liberdade de modificação para qualquer finalidade, veto ao pleno acesso ao funcionamento do sistema). Relatório do banco de investimento Goldman Sachs “Gen AI: Too Much Spend, Too Little Benefit?”, de 25 de junho de 2024, baseado em uma série de entrevistas com economistas, especialistas em infraestrutura e pesquisadores do próprio banco, sinaliza que não há consenso sobre o potencial de retorno dos extraordinários investimentos em IA generativa, impulsionados pela expectativa de que a tecnologia aumentará a produtividade - automação, demissões, menores custos de mão de obra, maior eficiência. O relatório explora, igualmente, a possibilidade da eminente escassez de energia restringir o crescimento da IA dado que a disseminação da IA generativa deve impulsionar o aumento da demanda de energia em níveis inéditos (modelos intensivos em dados, logo intensivos em processamento computacional, logo intensivos em energia). A Virgínia, Estado que abriga a maioria dos data centers nos EUA, teve um aumento de consumo comercial de energia de 37% entre 2016 e 2023 - variável que permaneceu estável na maioria dos demais Estados americanos -, sendo que em 2023 os data centers consumiram 15% do consumo total de energia do estado. O relatório prevê que a magnitude desse aumento é modesta em comparação com o esperado para o final da década. O mercado de capitais também está sensível as incertezas sobre a IA generativa: em 2 de setembro, por exemplo, as ações da Nvidia caíram 9,5%, a maior queda já registrada para uma ação dos EUA, sendo que o índice da Nasdaq 100, que reúne as 100 maiores empresas listadas na bolsa de tecnologia, no mesmo dia caiu quase 3,2%. Grandes atores desse mercado, JPMorgan Asset Management e BlackRock Investment Institute, manifestaram preocupação com a equação investimento versus retorno da inteligência artificial. Se está ou não se formando uma “bolha” da inteligência artificial, o abalo não é iminente, em geral as bolhas demoram para estourar. Os investidores de risco, contudo, acenderam a “luz amarela”.
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Inovação Educacional
September 9, 2:20 PM
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A empresa espera um crescimento de 5% nas receitas de 2025 com ciclo de atualização movido por novos recursos de IA
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Inovação Educacional
Today, 11:55 AM
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O executivo brasileiro que deixa o país para trabalhar no exterior tem entre 35 e 45 anos de idade, é casado e tem filhos menores. Grande parte saiu da região Sudeste e 90% têm curso superior ou pós-graduação. Entre as formações profissionais, há predominância das engenharias, tecnologia e áreas da saúde. Pelo menos 40% querem um visto para desenvolver carreiras em empresas estrangeiras, ante 60% que desejam abrir um negócio.
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Inovação Educacional
Today, 11:50 AM
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A AWS, unidade de negócios de computação em nuvem da Amazon, promete, até 2034, expandir, construir e manter sua infraestrutura de centros de dados no país
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Inovação Educacional
Today, 11:49 AM
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A busca por um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e a preocupação com a estabilidade financeira são temas latentes para os jovens da geração Z, segundo um novo levantamento realizado pela empresa de soluções de benefícios Caju e a Consumoteca, de estudos sobre comportamento humano. Foram ouvidas 1.477 pessoas, sendo 400 no Brasil, 188 na Argentina, 443 na Colômbia e 446 no México. Desses, 33% são homens, 66%, mulheres, e 1%, não binário. Em relação à classe social, 14% estão na alta, 54% na média e 31% na baixa.
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Inovação Educacional
Today, 11:47 AM
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Só nos EUA, uma adoção mais ampla de tecnologias como a IA poderia economizar até US$ 360 bilhões anuais, cerca de 10% dos gastos com saúde, nos próximos cinco anos
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Inovação Educacional
Today, 11:47 AM
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Em ano de eleições e de mercado de trabalho em alta, o número de pessoas ocupadas no setor público atingiu recorde no trimestre encerrado em julho, com 12,695 milhões de pessoas. Nos dados para o segundo trimestre, no qual há informação por esfera de governo, o ritmo de aumento de vagas frente ao primeiro trimestre foi de 8,3% nos municípios, mostra levantamento do economista da LCA Consultores Bruno Imaizumi, a partir da Pnad Contínua.
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Inovação Educacional
Today, 11:46 AM
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Inteligência artificial permitirá a operadoras extraírem o máximo desempenho de redes de sexta geração, explica diretor de pesquisa da Ericksson
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Inovação Educacional
September 11, 2:11 PM
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Serão selecionadas até 191 propostas de ação das instituições de ensino superior contempladas no Proext-PG, conforme a Portaria Conjunta Capes/Sesu nº 1 de 2024. Cada projeto receberá uma bolsa de iniciação à docência e uma bolsa de pós-doutorado, com duração máxima de 24 meses para cada uma. O coordenador do projeto aprovado pela Capes poderá solicitar a conversão de uma bolsa de pós-doutorado em até sete bolsas de iniciação à extensão.
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September 10, 6:27 PM
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A primeira turma do GCSE "sem professores" do Reino Unido, que usa inteligência artificial em vez de professores humanos, está prestes a começar as aulas. O David Game College, uma escola particular em Londres, inaugura seu novo curso sem professor para 20 alunos do GCSE em setembro. Os alunos aprenderão usando uma mistura de plataformas de inteligência artificial em seus computadores e headsets de realidade virtual . Um aluno do David Game College testa a nova tecnologia de IA sem professor As plataformas aprendem no que o aluno se destaca e no que ele precisa de mais ajuda e, então, adaptam seus planos de aula para o semestre. Os tópicos fortes são movidos para o final do semestre para que possam ser revisados, enquanto os tópicos fracos serão abordados mais imediatamente, e o plano de aula de cada aluno é personalizado para eles. John Dalton, codiretor do David Game College, diz que a IA pode ser mais precisa do que os professores humanos "Existem muitos professores excelentes por aí, mas todos somos falíveis", disse John Dalton, codiretor da escola. "Acho que é muito difícil atingir o nível de precisão e exatidão [da IA], e também essa avaliação contínua. MAIS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A Apple lança o novo iPhone e a inteligência artificial em seu maior evento do ano — mas será o suficiente para fazer você gastar seu dinheiro? A estrela do Vale do Silício A16Z quer participação na start-up britânica 11xAI Sorteio da Liga dos Campeões: UEFA insiste que não há risco de o sistema assistido por IA ser manipulado por ataques cibernéticos "No final das contas, se você realmente quer saber exatamente por que uma criança não está aprendendo, acho que os sistemas de IA podem identificar isso de forma mais eficaz." Os 20 estudantes pagarão cerca de £ 27.000 por ano. Os alunos do GCSE Joseph e Michael acham que a tecnologia os ajudará a melhorar mais rápido do que o ensino tradicional "Um professor realmente não conhece suas falhas porque ele tem muitos alunos", disse Joseph, um aluno do GCSE no David Game College que está testando o sistema. "Então ele não conhece suas falhas, enquanto a IA descobrirá quais são suas falhas e ajudará você a melhorar." Os alunos não serão deixados à própria sorte na sala de aula; três "treinadores de aprendizagem" estarão presentes para monitorar o comportamento e dar suporte. Eles também ensinarão assuntos com os quais a IA atualmente tem dificuldades, como arte e educação sexual. Ex-professor Alexander Vansittart será um 'treinador de aprendizagem' na sala de aula de IA Alexander Vansittart, um ex-professor de latim que dava aulas para alunos com necessidades educacionais especiais, ingressou na faculdade para se tornar um treinador de aprendizagem. "Fiquei realmente animado com o que isso poderia fazer pelos jovens, como isso poderia ajudá-los a mudar suas vidas. É por isso que me candidatei ao emprego; porque acredito que isso mudará vidas", disse ele. No entanto, a ideia de entregar a educação das crianças à inteligência artificial é controversa. Chris McGovern é um diretor aposentado e ex-assessor da unidade de políticas da 10 Downing Street. Ele agora comanda a Campaign for Real Education e diz que, embora a IA tenha um papel a desempenhar na sala de aula, isso a leva longe demais.
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Inovação Educacional
September 10, 6:21 PM
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A private school in London is opening the UK's first classroom taught by artificial intelligence instead of human teachers. They say the technology allows for precise, bespoke learning while critics argue AI teaching will lead to a "soulless, bleak future".
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September 10, 9:20 AM
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Tema da redação deste ano é "Inteligência Artificial: aliada ou inimiga do futuro".
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September 9, 5:51 PM
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A Geração Alfa, formada por pessoas nascidas a partir de 2010, é mais vaidosa, mais estressada, mais ativista e com uma relação familiar menos hierarquizada do que as gerações anteriores. Mas é também muito próxima dos pais. A família influencia seus gastos, que até 2029 podem superar US$ 5 trilhões no mundo.
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Inovação Educacional
September 9, 5:49 PM
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Em um novo relatório, a agência da ONU avalia que, apesar de avanços, desafios significativos persistem na educação dessas crianças, com uma situação particularmente grave na Ucrânia
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