Inovação Educacional
595.8K views | +8 today
Follow
 
Scooped by Inovação Educacional
onto Inovação Educacional
February 11, 11:15 AM
Scoop.it!

Universidades públicas de São Paulo criam modelo flexível na pós-graduação : Revista Pesquisa Fapesp

Universidades públicas de São Paulo criam modelo flexível na pós-graduação : Revista Pesquisa Fapesp | Inovação Educacional | Scoop.it
Nova trilha prevê mestrado com currículos interdisciplinares e chance de migrar para o doutorado após um ano de curso
No comment yet.
Inovação Educacional
Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Inovação Educacional
September 10, 2024 9:19 AM
Scoop.it!

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler | Inovação Educacional | Scoop.it

O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa?
Luciano Sathler
É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática.
Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing.
O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais.
Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho.
A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados.
A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar.
No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes.
Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador".
Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante.
Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos.
Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano.
O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 11:34 AM
Scoop.it!

'Crianças demonizam CLT': carteira assinada vira ofensa entre jovens

'Crianças demonizam CLT': carteira assinada vira ofensa entre jovens | Inovação Educacional | Scoop.it

O caso não é isolado. Nas redes sociais, há outros relatos de pessoas que já se depararam com crianças usando a sigla CLT para ofender.
"Achei que era meme que as crianças estavam usando CLT como ofensa, mas hoje na escola em que eu sou AT [acompanhante terapêutico] simplesmente as crianças amedrontando o outro falando que se ele não calasse a boca ia virar CLT", disse uma pessoa no X.
Outra pessoa, que dá aulas para adolescentes, tem relato parecido. "Vocês não têm noção da quantidade de crianças demonizando ser CLT. Vários alunos meus, 6º, 7º ano, demonizando ser CLT. Aí eu pergunto o que é CLT, eles dizem apenas que é trabalhar e receber pouco."

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:28 AM
Scoop.it!

O que o Prêmio Professor Porvir representa para os vencedores?

O que o Prêmio Professor Porvir representa para os vencedores? | Inovação Educacional | Scoop.it
Descubra como foi o anúncio da premiação e conheça os relatos emocionantes dos vencedores sobre o impacto do Prêmio Professor Porvir em suas trajetórias
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:27 AM
Scoop.it!

MEC quer ouvir 600 mil professores que ensinam matemática no Brasil

MEC quer ouvir 600 mil professores que ensinam matemática no Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it
Ministério da Educação lança escuta para coletar dados e embasar novas políticas públicas na área. O Porvir é parceiro técnico da iniciativa
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:26 AM
Scoop.it!

Como apoiar os alunos a controlar emoções e lidar com conflitos

Como apoiar os alunos a controlar emoções e lidar com conflitos | Inovação Educacional | Scoop.it
Quando os alunos passam por turbulências emocionais, é fundamental reconhecê-las e usar estratégias que os ajudem a se acalmar e recuperar o controle
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:23 AM
Scoop.it!

Violência extrema contra as escolas | UNICEF Brasil

Material orienta sobre como desenvolver protocolos locais e compartilha orientações práticas sobre como agir baseadas em ações de resposta a casos concretos
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:21 AM
Scoop.it!

How Generative A.I. Complements the MAGA Style - The New York Times

How Generative A.I. Complements the MAGA Style - The New York Times | Inovação Educacional | Scoop.it
Essa dinâmica produziu uma cultura de ironia gerada por computador com características peculiares. Não é a ironia estável de um Jonathan Swift ou um Stephen Colbert, em que o público pode confiar no ironista para dizer o oposto do que ele quer dizer. Em vez disso, é uma ironia instável que deixa seu significado real ambíguo ou pelo menos plausivelmente negável. O próprio presidente Trump popularizou essa abordagem ao "dizer como é" de uma forma que consistentemente desconsidera a precisão, se não a exatidão, falando em um estilo hiperbólico que seus seguidores entendem não ser literal, mas também a verdade do evangelho. O vídeo de Trump em Gaza é irônico nesse sentido escorregadio da palavra. É a ironia de dizer mais do que você quer dizer (ídolo dourado literal de Trump), ou dizer o que você quer dizer de uma forma que ninguém poderia chamar de séria (as dançarinas do ventre estereotipadas duas vezes), ou chamar a atenção para os pontos fracos do seu líder como um gesto de lealdade incondicional (tudo em folha de ouro).

Editors’ Picks

Read These Books Before They Hit Your Screens in 2025

My Adopted Cousin’s Biological Parents Were Siblings. Do I Tell Her?

How Did Covid Change Travel? You Had a Lot to Say.
Esta é a ironia que significa figurativamente a mesma coisa que diz literalmente, mas de uma forma diferente que nunca é explicada — a ironia do homem que chama sua esposa de gorda e depois reclama que ela não aguenta uma piada. Solo Avital e Ariel Vromen, os produtores israelenses de Los Angeles que geraram Trump Gaza, capturaram nitidamente essa posição retórica quando disseram à NBC que seu vídeo era uma sátira, mas também não necessariamente uma crítica à proposta de Trump. Em outras palavras, a ironia instável deu a eles uma maneira de concordar com o presidente, mesmo sabendo que ele está errado.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:06 AM
Scoop.it!

MEC quer ampliar ensino técnico com parceria privada 

MEC quer ampliar ensino técnico com parceria privada  | Inovação Educacional | Scoop.it

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu na manhã desta quinta-feira (13) que sejam feitos convênios com a iniciativa privada para ampliar a oferta de ensino técnico e profissionalizante no país.
Em um encontro da ONG Todos pela Educação, em São Paulo, o ministro disse que o governo Lula (PT) tem um plano ousado para aumentar as vagas dessa modalidade em poucos anos, por isso defendeu que a parceria com o setor privado garantiria a ampliação de forma mais rápida.
"Para que a gente possa acelerar esse processo, dificilmente as redes [estaduais] vão ter a capacidade de ampliar com vagas próprias, porque aí terão que construir novas escolas. Então, a ideia é que possamos contratar vagas do ensino técnico no sistema S [como o Senai, Senac], nos institutos federais e também no setor privado", disse o ministro.
Segundo os dados do último Censo Escolar de 2023, o Brasil tem apenas 11% dos estudantes de ensino médio cursando também o ensino técnico. A média dos países da OCDE é de cerca de 40%.
"Para que a gente possa ampliar e alcançar metas a curto, médio e longo prazo o Brasil precisa lançar mão de todas as estratégias possíveis. Eu não tenho dúvida da grande revolução e o impacto que podemos ter no Brasil com a formação de profissionais já no ensino médio", disse Camilo.
"Isso tem um efeito na economia e também na redução da evasão escolar, porque estimula o jovem que está no ensino médio a concluir os estudos porque vai terminar já com uma profissão", completou.
Para estimular a ampliação do ensino técnico no país, o governo Lula criou o programa "Juros por Educação", em que reduziu os juros das dívidas dos estados com a contrapartida de que eles façam investimentos nessa modalidade de ensino.
"De forma criativa, o governo Lula, com uma proposta do ministro Fernando Haddad, conseguiu dialogar com os estados que têm uma dívida alta com a União e chegou em um acordo. O governo abre mão de receber boa parte desses juros para que esses estados invistam em educação. Serão bilhões de reais para que eles possam ampliar as vagas no ensino técnico", disse Camilo.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:03 AM
Scoop.it!

MEC lança programas de cursinhos populares e de reforço escolar para ampliar acesso ao ensino técnico

MEC lança programas de cursinhos populares e de reforço escolar para ampliar acesso ao ensino técnico | Inovação Educacional | Scoop.it
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta segunda-feira (10), o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, chamado de Partiu IF. O lançamento ocorreu durante o anúncio da criação da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que promete ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a ingressarem na educação profissional e no ensino superior.

'Já que tu vai me deixar, vou te deixar feia': entenda a explosão da violência contra a mulher no Brasil
'Não me sinto isolada': Marina Silva indica que não tem intenção de deixar governo mesmo em meio a pressões
O Partiu IF promete preparar 78 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental para o ingresso na Rede Federal até 2027. Já o CPOP visa garantir suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública que buscam ingressar no ensino superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  

As políticas foram apresentadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em solenidade realizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Na cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou que cada estudante terá a ajuda de custo para permanência no curso de R$ 200 por mês, durante oito meses. 

— Nós também vamos dar uma bolsa no mesmo valor do Pé-de-Meia para os alunos que vão fazer o cursinho do Partiu IF em todo o Brasil — destacou o ministro.

CPOP
Com um investimento inicial de R$ 24,8 milhões para o ciclo 2025-2026, a rede apoiará 108 cursinhos já no primeiro ano, beneficiando 4.320 estudantes do Brasil. Até 2027, o valor global chega a R$ 74,5 milhões, com 324 cursinhos populares apoiados. Poderão participar do programa jovens e adultos oriundos da rede pública, com uma renda per capita de até um salário mínimo.

Os beneficiados, preferencialmente estudantes egressos da escola pública e de baixa renda, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, receberão um auxílio financeiro de R$ 200 mensais para apoio à permanência nos estudos. Eles ainda terão acesso a recursos didáticos com metodologias preparatórias para o Enem e outros vestibulares.

De acordo com Camilo Santana, o presidente Lula assinará um decreto para apoio financeiro de R$ 230 mil a cada turma de 40 alunos dos cursinhos populares, bem como para auxílio financeiro mensal ao estudante que fizer o cursinho popular.

— O edital deverá ser lançado assim que o presidente assinar o decreto, que vai valer para todo o país. Também estamos lançando o Prêmio CPOP, em que o MEC vai premiar os cursinhos populares com melhor desempenho no Brasil este ano, que mais aprovarem alunos e que mais diminuírem a evasão escolar — detalhou.

Partiu IF
O objetivo do Partiu IF é oferecer aulas e atividades de reforço educacional a estudantes selecionados que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos por institutos federais, centros federais de educação tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, instituições que integram a Rede Federal.  

Planejado para ser oferecido em dois ciclos, o primeiro segue até o fim de 2025 com um investimento de R$ 115 milhões e a preparação de 26 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Ao final do segundo ciclo, que vai até 2027, o Partiu IF deverá beneficiar o total de 78 mil estudantes, com um investimento de R$ 463 milhões. O programa será integralmente financiado pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).  

Segundo o MEC, além do reforço escolar, será oferecido apoio psicopedagógico aos estudantes da rede pública, com um objetivo final de reduzir desigualdades educacionais. Os estudantes precisam ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.  

— O público-alvo são negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e jovens de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. As aulas começam no dia 15 de março e já temos 650 turmas montadas. Vamos repassar o dinheiro para cada instituto fazer as turmas e também daremos uma bolsa no mesmo valor do Pé-de-Meia para os alunos que forem fazer o cursinho do Partiu IF — completou o ministro.

O Partiu IF terá duas frentes de formação: no ciclo básico, estarão língua portuguesa, matemática e ciências da natureza. Já na formação suplementar, oficinas de redação, acompanhamento psicopedagógico e orientação acadêmica. A carga horária total será de 320 horas, e cada campus da Rede Federal que aderiu ao projeto terá uma turma inicial de 40 estudantes. A ajuda de custo para permanência será de R$ 200 por mês, durante 8 meses.   
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:01 AM
Scoop.it!

Aplicação da Prova Nacional Docente está prevista para novembro

Aplicação da Prova Nacional Docente está prevista para novembro | Inovação Educacional | Scoop.it
A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) será aplicada em novembro, conforme informações divulgadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — responsável pela aplicação do exame. A prova terá como referência o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade Licenciaturas).
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:01 AM
Scoop.it!

Prefeitura de SP vai usar Enem dos Professores

Prefeitura de SP vai usar Enem dos Professores | Inovação Educacional | Scoop.it
Ministério vai fazer neste ano a primeira edição da prova que vai servir como um concurso unificado para estados e municípios
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 7:59 AM
Scoop.it!

Ciência comprova que a IA nos deixa mais burros. Mas nem tudo está perdido

Ciência comprova que a IA nos deixa mais burros. Mas nem tudo está perdido | Inovação Educacional | Scoop.it
Um novo estudo mostra que a IA generativa pode prejudicar as habilidades de pensamento crítico se for usada da maneira errada
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 7:58 AM
Scoop.it!

5 anos depois: crianças ainda enfrentam os efeitos da pandemia

5 anos depois: crianças ainda enfrentam os efeitos da pandemia | Inovação Educacional | Scoop.it
Meninas e meninos relembram isolamento social e contam como estão vencendo os desafios desse período até hoje
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 11:37 AM
Scoop.it!

Microcertificações e o futuro acadêmico dos estudantes

Microcertificações e o futuro acadêmico dos estudantes.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:32 AM
Scoop.it!

O Desafio da Baixa Complexidade: a Estrutura Produtiva do Brasil Impede o Aumento dos Salários

O Desafio da Baixa Complexidade: a Estrutura Produtiva do Brasil Impede o Aumento dos Salários | Inovação Educacional | Scoop.it
A solução passa por uma transformação estrutural que incentive o desenvolvimento de setores mais avançados. Países que conseguiram elevar a renda média da população investiram fortemente em educação, pesquisa e infraestrutura, criando um ambiente favorável para indústrias de alta complexidade. Para o Brasil, isso exigiria uma estratégia de longo prazo, combinando políticas públicas eficientes com uma mudança na mentalidade empresarial, para valorizar inovação e produtividade.

Sem uma mudança significativa na estrutura produtiva, os salários no Brasil continuarão estagnados, e o país permanecerá preso a um modelo econômico de baixa sofisticação. A transição para uma economia de maior complexidade é essencial para garantir crescimento sustentável e maior competitividade global. Para isso, é fundamental investir em setores que possam elevar a produtividade e criar empregos de qualidade, permitindo que o Brasil alcance um novo patamar de desenvolvimento econômico.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:28 AM
Scoop.it!

Conheça os vencedores da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir

Conheça os vencedores da 2ª edição do Prêmio Professor Porvir | Inovação Educacional | Scoop.it
Confira a lista completa dos vencedores desta edição. Em maio eles participam do Encontro com o Porvir, em São Paulo.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:27 AM
Scoop.it!

Quem duvida que valorizar os professores é o caminho para uma educação de qualidade?

Quem duvida que valorizar os professores é o caminho para uma educação de qualidade? | Inovação Educacional | Scoop.it
De um lado, exigimos melhorias na educação. Do outro, as condições para os professores são desestimulantes. Valorizar a profissão docente é melhorar o ensino, defende o professor Deivide Nascimento, embaixador do Porvir, neste artigo
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:26 AM
Scoop.it!

Guia “Crianças, adolescentes e telas” orienta pais e professores a promover o uso saudável

Guia “Crianças, adolescentes e telas” orienta pais e professores a promover o uso saudável | Inovação Educacional | Scoop.it
Documento lançado pelo governo federal traz recomendações e alertas sobre os excessos digitais para a saúde mental dos estudantes
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:22 AM
Scoop.it!

Livro digital "Papel e Digital: Pesquisa sobre a eficácia dos materiais didáticos" »

Livro digital "Papel e Digital: Pesquisa sobre a eficácia dos materiais didáticos" » | Inovação Educacional | Scoop.it
O estudo “Papel e Digital: Pesquisa sobre a eficácia dos materiais didáticos”, elaborado pela International Publishers Association (IPA) e a Norwegian Publishers Association, analisa a inserção dos materiais didáticos por meios digitais e como o livro impresso continua sendo um importante instrumento de aprendizagem.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:19 AM
Scoop.it!

10 Habilidades em Alta para Colocar no Currículo

10 Habilidades em Alta para Colocar no Currículo | Inovação Educacional | Scoop.it
Levantamento da Coursera destaca as competências mais demandadas para ficar de olho no mundo corporativo . Leia na íntegra na Forbes Brasil.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:03 AM
Scoop.it!

Mapa do Ensino Superior aponta crescimento do EaD e crise no financiamento estudantil

Mapa do Ensino Superior aponta crescimento do EaD e crise no financiamento estudantil | Inovação Educacional | Scoop.it
O ensino superior no Brasil está mudando rapidamente: enquanto a EaD continua crescendo, os cursos presenciais enfrentam dificuldades. Além disso, a evasão segue alta, e a falta de incentivo financeiro para estudantes de baixa renda se tornou um dos principais obstáculos para a formação superior no país. A constatação é da 15ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) nesta quarta-feira (12/3), sob a condução do diretor e economista Rodrigo Capelato, que sera divulgada por meio do Zoom.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:02 AM
Scoop.it!

Com câmeras, seguranças e até botão de pânico, escolas que sofreram ataques tentam se reerguer

Com câmeras, seguranças e até botão de pânico, escolas que sofreram ataques tentam se reerguer | Inovação Educacional | Scoop.it
Ao menos 13 instituições de ensino pelo país adotaram medidas que incluem vigilantes, psicólogos para atendimento periódico e capacitação dos professores para lidar com conflitos
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:01 AM
Scoop.it!

Alunos inseguros e com níveis desiguais de aprendizagem seguem realidade cinco anos após o início da pandemia

Alunos inseguros e com níveis desiguais de aprendizagem seguem realidade cinco anos após o início da pandemia | Inovação Educacional | Scoop.it
Alfabetização na idade certa ainda não chegou aos patamares anteriores à covid-19, mas crianças relatam evolução
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 8:00 AM
Scoop.it!

Mais essa, agora: calor extremo pode nos fazer envelhecer mais rápido

Mais essa, agora: calor extremo pode nos fazer envelhecer mais rápido | Inovação Educacional | Scoop.it
Além dos riscos imediatos, as altas temperaturas podem estar acelerando o processo de envelhecimento, com impactos de longo prazo na saúde pública
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 7:58 AM
Scoop.it!

Repercussões da Covid-19 na primeiríssima infância

Há cinco anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretava a pandemia de Covid-19. Toda a população mundial foi impactada de alguma forma por essa situação, mas as crianças que estavam em sua primeiríssima infância – do nascimento aos 3 anos – enfrentaram desafios ainda mais profundos.

O isolamento social, o fechamento das creches, a sobrecarga das famílias e o aumento do tempo de tela tiveram consequências significativas para essas crianças em um período considerado primordial para seu crescimento e desenvolvimento .

Em uma pesquisa finalista do 2º Prêmio Ciência pela Primeira Infância, Ingrid Pacheco, da Universidade Federal de São Carlos, investigou os obstáculos vividos por famílias em situação de pobreza e os efeitos na saúde e no bem-estar das crianças pequenas.

As descobertas reforçam a importância da gestão pública na valorização da atenção primária à saúde, o combate à desinformação e o apoio às famílias para garantir um bom crescimento a meninos e meninas.

Assista à entrevista e entenda quais aprendizados da pandemia podem fortalecer a proteção às crianças brasileiras.

#PrimeiraInfância #0a6anos #SaúdeInfantil #Covid19
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Today, 7:57 AM
Scoop.it!

Conversas com especialistas | Uso de telas por crianças

Quais os impactos do coronavírus sobre o desenvolvimento infantil?

A série "Conversas com especialistas: como lidar com as consequências da pandemia na primeira infância", produzida pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), aborda os temas do estresse tóxico infantil, uso de telas por crianças, gestação e puerpério, e cuidados de crianças com necessidades especiais durante o surto global do coronavírus.

Quatro profissionais que integram o Comitê Científico do NCPI debatem um assunto por vídeo, trazendo recomendações para lidar com as diversas situações.

No segundo filme da série, Fernando Mazzili Louzada, professor titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), indica como fazer o uso racional de telas na primeira infância durante o período de distanciamento social e ainda dá dicas para o período pós-pandemia.

Para saber mais, acesse: https://bit.ly/wp-covid


Edição: Mercearia Filmes
No comment yet.