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February 28, 2012 8:56 AM
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MEC: piso para professor em 2012 é de R$ 1.451

MEC: piso para professor em 2012 é de R$ 1.451 | Inovação Educacional | Scoop.it

O Ministério da Educação confirmou o valor do novo piso nacional para professores em R$ 1.451. O salário é o mínimo que deve ser pago mensalmente a professores que tenham carga horária semanal de 40 horas. Os docentes que trabalham em jornadas diferentes precisam receber um montante proporcional.

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Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
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September 10, 2024 8:19 AM
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Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler | Inovação Educacional | Scoop.it

O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa?
Luciano Sathler
É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática.
Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing.
O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais.
Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho.
A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados.
A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar.
No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes.
Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador".
Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante.
Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos.
Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano.
O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.

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May 6, 4:11 PM
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Um em cada oito brasileiros com ensino superior completo é analfabeto funcional, aponta pesquisa

Um em cada oito brasileiros com ensino superior completo é analfabeto funcional, aponta pesquisa | Inovação Educacional | Scoop.it
No cenário geral, 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos não aprenderam o básico de leitura e da escrita
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May 6, 2:29 PM
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Analfabetismo funcional não apresenta melhora e alcança 29% dos brasileiros, mesmo patamar de 2018, aponta novo levantamento do Inaf

Indivíduos classificados nos níveis analfabeto e rudimentar compõem o grupo denominado analfabeto funcional. O critério de arredondamento das frações dos resultados permite percentuais totais diferentes da soma dos números arredondados. Fonte: Inaf 2001-2024 
Após a redução contínua na proporção de analfabetos funcionais até 2009, essa proporção deixou de cair. O percentual continua praticamente inalterado desde então e representa quase uma a cada três pessoas na faixa de idade considerada no estudo. 

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May 6, 11:11 AM
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Alto nível de alfabetização facilita tarefas no mundo digital

Pessoas com níveis mais altos de compreensão de leitura e escrita têm menos dificuldade para realizar tarefas no ambiente digital, como comprar um par de tênis online, trocar mensagens, enviar fotos ou preencher formulários na internet. Mesmo assim, entre aqueles considerados alfabetizados proficientes, quase a metade, 40%, apresenta médio ou baixo desempenho digital.
Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5). A pesquisa mapeia as habilidades de leitura, escrita e matemática dos brasileiros. Este ano, pela primeira vez, o Inaf traz dados sobre o alfabetismo no contexto digital para compreender como as transformações tecnológicas interferem no cotidiano.
O Inaf classifica as pessoas conforme o nível de alfabetismo com base em teste aplicado a uma amostra representativa da população. Os entrevistados  são distribuídos em cinco níveis: analfabeto,  rudimentar, elementar, intermediário e proficiente.
Para medir o alfabetismo digital, as pessoas foram convidadas a realizar algumas tarefas no celular, entre elas comprar um par de tênis a partir de um anúncio publicitário em uma rede social e se inscrever em um evento por meio de formulário online. Com base nas respostas foram classificadas em três níveis: baixo, médio ou alto.
Os resultados mostraram que quase todos os analfabetos, 95%, estão no nível baixo, ou seja, conseguem realizar apenas um número limitado de tarefas no contexto digital.
No nível elementar, a maioria, 67%, está no nível médio de alfabetismo digital. Para 17% dos alfabetizados nesse patamar, o ambiente digital ajuda em suas tarefas. Mas, para 18% dos alfabetizados em nível elementar, o digital traz, na verdade, desafios adicionais.
No nível mais alto, o proficiente, 60% estão no nível alto de alfabetização digital. Mesmo nesse nível, 37% estão no nível de desempenho digital médio e 3%, no baixo.  
Segundo a coordenadora do Observatório Fundação Itaú, Esmeralda Macana, as habilidades digitais não são supérfluas, mas são importantes para que as pessoas estejam inseridas na sociedade.
“Para mim, foi um alerta de que a gente vai precisar fazer formações para que as pessoas se apropriem dessas formas mais tecnológicas, porque o mundo está cada vez mais digital. A gente já acessa serviços digitais como Pix, como marcar uma consulta médica. Acessar inclusive os programas de transferência de renda, de carteira de trabalho, documentos, identidade. Então, tudo é por meio digital. Se uma pessoa não tem essa habilidade para poder minimamente ter esse acesso, a políticas públicas inclusive, então, é muito preocupante”, diz.
Segundo a pesquisa, considerando a idade, os mais jovens são aqueles que se situam no nível mais alto de desempenho digital, com maior número de acertos no teste proposto, especialmente aqueles entre 20 e 29 anos (38% no nível alto) e, em seguida, aqueles entre 15 e 19 anos (31%).
Segundo o coordenador da área de educação de jovens e adultos da Ação Educativa, Roberto Catelli, as desigualdades identificadas na educação e na alfabetização são replicadas quando se trata do desempenho digital. Então, não se pode focar apenas em um letramento digital.
“Acho que um uma constatação, mais do que uma descoberta, mas importante, é que não adianta a gente ficar achando que só o mundo digital vai ser a solução para todos. Ao contrário, na verdade, o que fica evidente é que as mesmas desigualdades para aqueles que não que têm baixa escolaridade se reproduzem no contexto digital, porque também são pessoas que vão ter menos acesso”, diz.
Inaf
O Inaf voltou a ser realizado depois de seis anos de interrupção. Esta edição contou com a participação de 2.554 pessoas de 15 a 64 anos, que realizaram os testes entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, em todas as regiões do país, para mapear as habilidades de leitura, escrita, matemática e digitais dos brasileiros. A margem de erro estimada varia entre dois e três pontos percentuais, a depender da faixa etária analisada considerando um intervalo de confiança estimado de 95%.
O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social. A edição de 2024 é correalizada pela Fundação Itaú, em parceria com a ⁠Fundação Roberto Marinho, ⁠Instituto Unibanco, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

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May 6, 11:06 AM
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Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais 

Três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco a ponto de não conseguir compreender pequenas frases ou identificar números de telefones ou preços. São os chamados analfabetos funcionais. Esse grupo corresponde a 29% da população, o mesmo percentual de 2018.

Os dados são do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5), e acendem um alerta sobre a necessidade e importância de políticas públicas voltadas para reduzir essa desigualdade entre a população.

O Inaf traz ainda outro dado preocupante. Entre os jovens, o analfabetismo funcional aumentou. Enquanto em 2018, 14% dos jovens de 15 a 29 anos estavam na condição de analfabetos funcionais, em 2024, esse índice subiu para 16%. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, o aumento pode ter ocorrido por causa da pandemia, período em que as escolas fecharam e muitos jovens ficaram sem aulas.

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Teste
O indicador classifica as pessoas conforme o nível de alfabetismo com base em um teste aplicado a uma amostra representativa da população. Os níveis mais baixos, analfabeto e rudimentar, correspondem juntos ao analfabetismo funcional. O nível elementar é, sozinho, o alfabetismo elementar e, os níveis mais elevados, que são o intermediário e o proficiente correspondem ao alfabetismo consolidado.

Seguindo a classificação, a maior parcela da população, 36%, está no nível elementar, o que significa que compreende textos de extensão média, realizando pequenas interferências e resolve problemas envolvendo operações matemáticas básicas como soma, subtração, divisão e multiplicação.

Outras 35% estão no patamar do alfabetismo consolidado, mas apenas 10% de toda a população brasileira estão no topo, no nível proficiente.

Limitação grave
Segundo o coordenador da área de educação de jovens e adultos da Ação Educativa, uma das organizações responsáveis pelo indicador, Roberto Catelli, não ter domínio da leitura e escrita gera uma série de dificuldades e é “uma limitação muito grave”.

Ele defende que são necessárias políticas públicas para garantir maior igualdade entre a população.

“Um resultado melhor só pode ser alcançado com políticas públicas significativas no campo da educação e não só da educação, também na redução das desigualdades e nas condições de vida da população. Porque a gente vê que quando essa população continua nesse lugar, ela permanece numa exclusão que vai se mantendo e se reproduzindo ao longo dos anos”.

A pesquisa mostra ainda que mesmo entre as pessoas que estão trabalhando, a alfabetização é um problema: 27% dos trabalhadores do país são analfabetos funcionais, 34% atingem o nível elementar de alfabetismo e 40% têm níveis consolidados de alfabetismo.

Até mesmo entre aqueles com alto nível de escolaridade, com ensino superior ou mais, 12% são analfabetos funcionais. Outros 61% estão na outra ponta, no nível consolidado de alfabetização. 

Desigualdades
Há também diferenças e desigualdades entre diferentes grupos da população. Entre os brancos, 28% são analfabetos funcionais e 41% estão no grupo de alfabetismo consolidado. Já entre a população negra, essas porcentagens são, respectivamente, 30% e 31%. Entre os amarelos e indígenas, 47% são analfabetos funcionais e a menor porcentagem, 19%, tem uma alfabetização consolidada.

Segundo a coordenadora do Observatório Fundação Itaú, Esmeralda Macana, entidade parceira na pesquisa, é preciso garantir educação de qualidade a toda a população para reverter esse quadro que considera preocupante. Ela defende ainda o aumento do ritmo e da abrangência das políticas públicas e ações:

“A gente vai precisar melhorar o ritmo de como estão acontecendo as coisas porque estamos já em um ambiente muito mais acelerado, em meio a tecnologias, à inteligência artificial”, diz. “E aumentar a qualidade. Precisamos garantir que as crianças, os jovens, os adolescentes que estão ainda, inclusive, no ensino fundamental, possam ter o aprendizado adequado para a sua idade e tudo aquilo que é esperado dentro da educação básica”, acrescenta.

Indicador
O Inaf voltou a ser realizado depois de seis anos de interrupção. Esta edição contou com a participação de 2.554 pessoas de 15 a 64 anos, que realizaram os testes entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, em todas as regiões do país, para mapear as habilidades de leitura, escrita e matemática dos brasileiros. A margem de erro estimada varia entre dois e três pontos percentuais, a depender da faixa etária analisada, considerando um intervalo de confiança estimado de 95%.

Este ano, pela primeira vez, o Inaf traz dados sobre o alfabetismo no contexto digital para compreender como as transformações tecnológicas interferem no cotidiano. 

O estudo foi coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social. A edição de 2024 é correalizada pela Fundação Itaú em parceria com a ⁠Fundação Roberto Marinho, ⁠Instituto Unibanco, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
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May 5, 3:39 PM
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DIA ANEC SP – “Inovação e bem-estar: como a tecnologia pode ajudar a desenvolver a missão do professor” – Congregação Agostinianas Missionarias

DIA ANEC SP – “Inovação e bem-estar: como a tecnologia pode ajudar a desenvolver a missão do professor” – Congregação Agostinianas Missionarias | Inovação Educacional | Scoop.it
Dirigido pelo Professor Luciano Sathler, destacou duas tarefas fundamentais quando falamos sobre tecnologia na educação: primeiro proteger-se da tecnologia e segundo aprender a utilizá-la de forma eficaz. Estamos vivendo uma mudança de paradigma com o avanço da Inteligência Artificial (IA), no qual o avanço tecnológico vai adentrando de uma forma acelerada dentro da área da educação, é preciso saber utilizá-la. Se bem empregada gera um bem-estar, mas não adianta inserir a tecnologia nas escolas sem mudar a metodologia. “Nunca o papel de um bom professor foi tão essencial como nos dias de hoje”, ressaltou ele. Faz-se necessário professor e aluno estabelecer uma tarefa espiritual na prática do cuidado e da compaixão.  Colocar na prática docente o coração e a coragem para assim quebrar alguns paradigmas e obter um resultado eficaz. 
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May 5, 10:51 AM
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Cinco anos após pandemia, ensino remoto deixa nos jovens sensação de ter ficado ‘para trás’

Cinco anos após pandemia, ensino remoto deixa nos jovens sensação de ter ficado ‘para trás’ | Inovação Educacional | Scoop.it

Cinco anos após a decretação do lockdown imposto pela pandemia de covid-19, os jovens que à época cursavam o ensino médio relatam que estão com dificuldade de ingressar no mercado de trabalho e na universidade por não terem recuperado a defasagem causada pela formação online. Na visão deles, houve um prejuízo formativo devido às dificuldades do período de emergência climática.
Segundo a pesquisa “Impacto da pandemia na educação do ensino médio brasileiro, na percepção do aluno”, 74% dos jovens apontam o ensino remoto como uma barreira para projetar seu futuro. Desses respondentes, 30% dizem que ficaram muito para trás, enquanto 44% sentem que estão um pouco para trás. O estudo foi produzido pela HSR Specialist Researchers sob encomenda do Valor.
Além disso, há uma distribuição relativamente equilibrada entre os jovens que ainda não decidiram o que fazer (29%); os que disseram que ingressaram no mercado de trabalho, ou pelo menos estão tentando (30%); e os outros que começaram uma graduação (28%). Em quantidade menor (12%), estão os que estão em um curso técnico.
Se analisado separadamente, dentre os jovens das classes C e D, os indecisos alcançam 47%, o que pode indicar dificuldades financeiras ou falta de oportunidades, explica Karina Milaré, sócia da HSR Specialist Researchers e responsável pela pesquisa.
“Só agora, estamos começando a calcular o impacto da pandemia no médio e longo prazo”, afirma Milaré. “Se analisarmos por um viés socioeconômico, fica muito claro as dificuldades para os mais pobres. Precisamos cuidar dessa lacuna, pois, caso contrário, as dificuldades podem se exacerbar ainda mais.”
Segundo a líder do estudo, há entre os jovens uma “percepção de impossibilidade de corresponder aquilo que lhes é exigido após os anos escolares. Por isso, tanta dúvida, insegurança e frustração.”
Já para o gerente de qualidade do ensino médio integral do Instituto Sonho Grande, Mateus Moratorio, durante a crise sanitária o foco principal das políticas públicas educacionais era a manutenção do contato com os estudantes e famílias, visando garantir o acesso e a permanência, e não necessariamente políticas para recompor as defasagens causadas pelo ensino remoto. “Na época, todos ficamos muito preocupadas em conter os efeitos da covid-19, mas agora, no pós-pandemia, chegou o momento de enfrentarmos esses desafios.”
Ainda sobre o período de estudo na pandemia, os estudantes afirmaram, por meio de respostas múltiplas, que o conteúdo foi ineficaz e raso comparado ao ensino presencial (35%), que tinham sentimentos negativos durante as aulas (21%), que preferiam o ensino presencial por melhor aprendizado (20%), que sentiam dificuldades de acompanhar o ritmo das atividades (19), que consideravam o professor despreparado para o ensino remoto (18%) e que se frustraram pela perda de conteúdo acadêmico (14%).
Estudante de educação física na Universidade de São Paulo (USP), Ludmila Barbosa, de 19 anos, conta que “praticamente não aprendeu nada” das disciplinas de biologia, física, e química no ensino médio. Ela afirma que sente o impacto dessa defasagem no ensino superior. “Preciso voltar no conteúdo do ensino médio para entender o que está sendo passado agora”, relata. “Nessa época, algumas aulas se resumiam ao professor passar slide. Além disso, é muito mais fácil se distrair em uma aula no celular do que na sala de aula.”
Já Luiz Guilherme Leite, de 20 anos, partilha que a ansiedade o acompanhou durante toda a pandemia. “O ensino remoto exige muita disciplina e responsabilidade, o que me deixou ansioso”, relata. “Era tudo muito novo, precisei, então, fazer tudo de um jeito diferente, e o pior: sem o contato cotidiano com o professor e sem a convivência com os colegas.”
Junto ao ensino médio, Leite cursou técnico em segurança do trabalho. Apesar de não querer seguir a carreira, ele sentia que seu colégio “não ensinava para quem estava sendo preparado para o mercado de trabalho, porque as aulas eram muito rasas.”
Além disso, o jovem diz que também foi necessária uma “readaptação” quando retornou ao ensino presencial. “Havia uma dificuldade, por exemplo de fazer prova sem consulta, por exemplo. No online, todos fazíamos prova olhando o caderno, e ainda, em segredo, alguns alunos passavam as repostas para outros”, conta. “Consequência disso: as únicas pessoas da minha turma que passaram para uma universidade federal foram as que fizeram cursos preparatórios.”
Dentre os principais desafios do estudo remoto estão, segundo Milaré, os recursos para um bom aprendizado. “Enquanto os jovens mais abastados dispunham de um computador e um lugar mais tranquilo e espaçoso para estudar, as pessoas de classe C, por exemplo, contavam com lugares menores, que dividiam com familiares”, afirma a sócia da HSR Specialist Researchers. “Além disso, o acesso a equipamentos eletrônicos foi mais restrito também, a maioria só contava com o celular, que em muitos casos dividiam com outras pessoas.”
O estudo aponta que os smartphones eram o principal meio de 85% dos jovens para assistir as aulas. “Com uma ampla maioria dos respondentes optando por essa ferramenta, sugere-se uma forte dependência desse dispositivo, possivelmente devido à acessibilidade e custo relativamente baixo”, afirma Milaré.
No entanto, explica a responsável pela pesquisa, essa dependência pode ter impactado negativo na qualidade do aprendizado, “especialmente em comparação com o uso de computador, que oferecem uma experiência mais robusta para atividades educacionais.”
Apesar de todas as dúvidas, a grande maioria dos jovens 94% acredita que a conclusão dos estudos é uma importante escada para o mercado de trabalho. E em consonância com esse dado, 60% consideram fundamental cursar uma graduação. Já para 32% dos participantes, a importância do curso superior depende de qual carreira vai se seguir, e somente 7% não acha necessário.
Diante de tantos desafios, a maioria dos estudantes (55%) nunca pensou em abandonar os estudos. Somente 17% parou temporariamente de frequentar as aulas, e 28% cogitaram a possibilidade de evadir.
Para a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, esse resultado expressa que as famílias brasileiras estão cada vez mais valorizando a educação, porque, em sua análise, o nível de escolaridade das mães aumentou. Então, “a responsável não admite que o filho não termine o ensino médio pela consciência adquirida após completar a educação básica.”
“A juventude também reconhece que terminar os estudos tem muito valor, do ponto de vista simbólico, e, acima de tudo, do ponto de vista prático”, explica Cruz. “Um jovem formado tem mais condições, por exemplo, de ingressar em melhores posições em seu primeiro emprego. Trata-se, portanto, de uma questão econômica que eles estão sintonizados.”
Já sobre aqueles que não consideram necessário o ingresso na universidade, o gerente sênior de ensino médio da Fundação Bradesco, Leonardo Paes Monteiro, afirma que no Brasil há uma ausência de cultura do ensino superior, principalmente para jovens periféricos. “Ou seja, precisamos desenvolver um trabalho a fim de mostrar para esse jovem que a universidade é um lugar que eles podem e devem acessar”, afirma. “O fato de existir universidade pública e muitas formas de acesso, não significa que essa informação chegue traduzida para na ‘quebrada’ e em outros locais com pessoas em vulnerabilidade. Isso precisa, então, ser traduzido, e não é uma tarefa tão simples.”
Apontando uma solução para todos esses desafios, a diretora presidente da Fundação Telefônica Vivo, Lia Glaz, afirma que é necessário, antes de tudo, reconhecer que houve baixa aprendizagem desses jovens durante o período da pandemia e isso aconteceu no país de forma desigual. Mas, segundo ela, nem tudo está perdido: "Para aqueles que já terminaram a educação básica, o ensino técnico ou superior, que tenha uma agenda de recomposição, por exemplo, pode amenizar a situação, assim como formações mais curtas durante a trajetória profissional", recomenda. "O importante é também pensar na geração que ainda está na escola e entender que a recomposição de aprendizagem ainda é fundamental e precisa ser intencional."
Glaz ainda reconhece a dificuldade de os jovens retornarem às salas de aula, dada a desmotivação. Porém, em sua visão, há alternativas para reverter este quadro. "As estratégias vão ter que ser de micro aprendizagem conectada com a prática. Ou seja, paradas rápidas para a aprendizagem, que quando colocada em prática já movimento sua vida sob o ponto de vista econômico", afirma. "Isso pode começar dar ânimo a essa juventude."
Paes Monteiro, da Fundação Bradesco, complementa que o jovem, cada vez mais, precisa entender o porquê de estar na escola. “É muito comum o aluno se questionar o motivo de estar aprendendo todos aqueles conteúdos e se isso vai ter aplicabilidade na vida. Daí é necessário um propósito da aprendizagem”, diz. Paes Monteiro ainda afirma que comportamento imediatista, que é próprio da juventude, não permite que eles enxerguem o propósito da aprendizagem formal. “Precisamos, então, ouvir os estudantes a fim de descobrir quais saberes ele já carrega consigo, e o que ele espera do processo de aprendizagem para, assim, conectar na vida os objetivos da escola.”
Ainda sobre o imediatismo, Priscila Cruz, do Todos pela Educação, afirma que a educação é um investimento de longo prazo. Ela explica que é um viés natural do ser humano a dificuldade de trazer para o presente o ganho futuro. “É preciso, então, uma sociedade que ajude o jovem a entender que ingressar no ensino superior é algo que se veja o ganho imediato, mas de longo prazo”, diz. “A rede social, por exemplo, é um vetor absolutamente contrário, porque reforça o ganho imediato, o tempo inteiro é dopamina instantânea em quem está conectado, o que torna mais difícil o esforço para ganhos futuros”, exemplifica.
Saúde mental
Com tantas adversidades causadas pela pandemia de covid-19, a população brasileira vive um comprometimento geral da saúde mental, e os jovens são os mais afetados. Prova disso, é que 41% dos entrevistados reclamam de dificuldades no sono. Além disso, 25% afirmam que ainda lidam com problemas de saúde mental desde a pandemia, e outros 46% afirmam que estão superando, aos poucos os transtornos. Somente 29% conseguiu superar esses problemas causados pela crise sanitária e o, consequente, distanciamento social.
Diante dessa proliferação de transtornos mentais, Moratorio, do Instituto Sonho Grande, afirma que a escola tem papel fundamental na resolução deste problema. Porém, segundo ele, a instituição não dá conta sozinha.
“Penso a difícil situação da saúde mental dos jovens em uma perspectiva intersetorial”, avalia. “Pois vejo que tem um papel da educação e da escola, mas também não podemos deixar de lado os aspectos da saúde, da assistência social, da segurança pública, e da empregabilidade. Tudo isso, de alguma forma, influencia na saúde mental dos jovens.”
Segundo Morotorio, o jovem precisa entender que a escola é um espaço de acolhida e troca, e, também, que a equipe escolar está preocupada não só com a sua trajetória acadêmica, mas também com o seu desenvolvimento integral. “Precisamos discutir o papel do educador, que precisa de formação continuada para desenvolver um olhar para uma formação mais humana, integral e global. Inclusive sob a perspectiva de diversidade, porque precisamos aplicar iniciativas de inclusão, já que temos jovens marcados por diferentes questões sociais, de género, de raça, de classe e orientação sexual.”
Por sua vez, Leonardo Paes Monteiro, da Fundação Bradesco, recomenda o uso de moderado das redes sociais pelos jovens, pois, para ele, pode ser vetor de malefícios à saúde mental dos mais novos. “Cada vez mais os jovens estão recebendo todo tipo de informações por essas vias tecnológicas e isso acaba estourando na escola”, conta o especialista que defende a atuação de profissionais de psicologia no ambiente escolar. “A rede social inicia o assunto, mas a resolução acaba indo para dentro da escola e aí os profissionais têm que se reinventar para das conta das complexidades levantadas pelas redes sociais.”
Dentre as principais preocupações dos jovens apontadas pela pesquisa estão: dificuldade financeira (47), conseguir ou manter um emprego (32%), e permanecer no emprego (9%).
A responsável pela pesquisa, Karina Milaré, afirma que esse resultado se deve a um embate geracional desses jovens com os empregadores. Para ela, precisamos entender e se adaptar a visão de emprego dos mais novos, porque esse é “um caminho meio sem volta”. “Trata-se de uma mudança geracional, a nossa mentalidade também é diferente da mentalidade dos nossos pais, por exemplo”, diz.
Milaré conta que muitos desses jovens olham para as gerações anteriores e pensa: “Eu não quero ser assim! O que é que eles ganharam com tanto trabalho? Tenho outras ambições, desejos e valores’”. Segundo a especialista, os mais novos veem o trabalho não acima de outros aspectos da vida, mas de uma maneira mais equilibrada.
“Precisamos entender como abraçamos essas novas demandas trazidas pelos jovens e como consideramos essas diferenças nas propostas de e nas configurações de trabalho que temos para oferecer.”
Com a Geração Z, o mercado está aprendendo que não existe um caminho único, será necessário, então, refletir sobre uma forma de trabalho que os jovens se sintam parte, pois pode ocorrer vacâncias em certas áreas,”, Diz Moratorio, do Instituto Sonho Grande. “Não precisará atender todas as demandas da juventude, mas é fundamental encontrar um ponto de equilíbrio entre as suas necessidades e a vontade dos mais novos, a fim de que eles sejam uma potência criativa para o desenvolvimento do negócio e do país.”

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May 4, 2:21 PM
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Campo procura trabalhador qualificado | Agronegócio

Ao mesmo tempo em que o setor agropecuário brasileiro cresceu, na última década, mais que o triplo da média nacional - foram 3% ao ano, contra 0,86% para a totalidade da economia -, para dentro da portaria o número de pessoas ocupadas vem diminuindo. Em 2024, o setor registrou queda de 3% no número de trabalhadores, somando 7,88 milhões de empregados, o menor nível desde 2012, início da série histórica do IBGE. Foi o terceiro ano consecutivo de retração no emprego rural, em contraste com a alta de 2,7% na ocupação total no país no período.
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May 4, 2:20 PM
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Falhas no uso de inteligência artificial geram condenações | Legislação

Falhas no uso de inteligência artificial geram condenações | Legislação | Inovação Educacional | Scoop.it
Conforme explica Sofia Kilmar, sócia de contencioso do TozziniFreire, os temas mais recorrentes nesses processos são prevenção de fraudes financeiras, remoção de produtos que violam termos de uso de marketplace e adoção da IA para reconhecimento facial.
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May 4, 2:18 PM
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CVM planeja rever regras para facilitar ‘tokenização’ | Criptomoedas

CVM planeja rever regras para facilitar ‘tokenização’ | Criptomoedas | Inovação Educacional | Scoop.it
De olho nas tendências digitais do mercado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prepara duas consultas públicas neste ano para alterar regras que envolvem a chamada “tokenização” de ativos considerados valores mobiliários. A primeira foca na revisão da norma de “crowdfunding” (Resolução CVM 88) para adequá-la à evolução da securitização via plataformas eletrônicas e tokenizadoras. A segunda vai servir para a criação de uma norma experimental que acomode inovações testadas pelo mercado e monitoradas pela autarquia no “sandbox” regulatório.

Lançado em 2020 e prorrogado até 2026, o sandbox da CVM criou um ambiente controlado para testar inovações no mercado de capitais. Empresas pré-selecionadas - como Estar Finance, BEE4 e Vórtx QR Tokenizadora - puderam operar com regras mais flexíveis, desde que trouxessem avanços tecnológicos com segurança para os participantes. Após o fim dos testes, a CVM precisará ter um arcabouço regulatório que permita a continuidade dessas operações e possibilite a migração de outras empresas para o novo modelo.
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May 4, 2:16 PM
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Minerais críticos e estratégicos são passaporte do Brasil para o futuro | Mineração

Minerais críticos e estratégicos são passaporte do Brasil para o futuro | Mineração | Inovação Educacional | Scoop.it
País detém importantes reservas para se posicionar entre os líderes no mercado em meio a disputa global, mas investimentos ainda estão aquém do potencial brasileiro, alertam especialistas
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May 4, 2:14 PM
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ChatGPT também é canal para fazer compras | Empresas

Com a nova opção, anunciada pela OpenAI, os usuários podem comparar produtos rapidamente e clicar em um link dentro do ChatGPT para fazer uma compra em um site externo
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May 4, 2:14 PM
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Adolescência, IA e regulação | Opinião

No primeiro trimestre de 2025, uma série da Netflix chamou a atenção do público. A série britânica “Adolescência” aborda como os algoritmos ampliam as interações no mundo digital, criando uma realidade que muitos adultos não acessam ou compreendem. No programa, Jamie, um garoto de 13 anos, é influenciado por grupos misóginos online e sofre cyberbullying por ser considerado um “incel” (celibatário involuntário). Ele acaba sendo acusado de assassinar sua colega de classe, Katie. A vivência de crianças e adolescentes no contexto online despertou um interesse curioso e apreensivo da sociedade, que produziu um senso de urgência de conversar. Uma pergunta natural que surge, em meio a tantas outras, é: “O que o drama do adolescente tem a ver com Inteligência Artificial?” Absolutamente tudo!

No dia 2 de abril, o Washington Post publicou uma matéria com o título: “Lawmakers seek to regulate AI bots that cultivate relationships with children” (“Legisladores buscam regulamentar bots de IA que constroem relações com crianças”). Talvez, ao começarmos por discutir a IA a partir do universo infantil, consigamos abrir espaço para enfrentar os desafios que ela impõe também ao mundo adulto. A reportagem termina citando um princípio já presente em debates globais: o uso de um aviso claro (disclaimer) informando que, do outro lado da interação, está uma inteligência artificial, isto é, algoritmos. Quem sabe, ao criarmos regras para proteger as crianças, os adultos também passem a adotar essas normas como referência para si mesmos.

No Brasil, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República lançou o “Guia sobre Usos de Dispositivos Digitais”, destinado a orientar crianças, adolescentes e seus pais sobre o uso seguro e equilibrado de tecnologias digitais. Embora a cartilha educativa não constitua uma medida regulatória, ela introduz o tema no debate nacional.

Para os jovens de hoje, a autoestima depende cada vez mais da aprovação digital. De curtidas no Instagram e no TikTok ao engajamento em comentários, os algoritmos das redes sociais são projetados para manter e aprofundar a atenção, incentivando um ciclo contínuo de busca por validação externa. É fato que a cultura online está substituindo dimensões do mundo real, como a família, a escola e a vizinhança.

Os algoritmos desenvolvidos pelas Big Techs personalizam o conteúdo digital conforme os interesses dos jovens, criando experiências altamente recompensadoras e imediatas. Essa personalização torna o ambiente virtual mais atraente do que as interações sociais presenciais, o que pode levar os adolescentes a preferirem o mundo online em detrimento do convívio face a face. Os “pares” de hoje não precisam ser conhecidos pessoalmente, bastam as relações online.

Mas não são apenas os jovens que estão sob influência dos algoritmos. Essa observação vale, por exemplo, para políticos cujas opiniões são cada vez mais influenciadas e pautadas pelas redes. Onipresentes, embora invisíveis, os algoritmos de inteligência artificial já fazem parte da rotina de todos nós. Eles também já chegaram ao Congresso, selecionando e organizando as informações e notícias online, que interessam na arena política. Segundo o site de notícias “Jota”, pesquisas recentes mostram que, entre as redes sociais, duas se destacam como principais fontes de informação política para os parlamentares: o Instagram, usado por 82% deles, e o WhatsApp, por 77%.

Urge identificar lacunas nas políticas atuais, a fim de garantir uso confiável, ético e responsável da gestão algoritmica
Sabemos pouco sobre como os algoritmos das redes sociais tomam certas decisões. Embora muitas vezes pareçam misteriosos, eles não são mágicos - são tecnologias criadas por empresas, com objetivos econômicos e interesses de poder. É justamente nas decisões automatizadas, que muitas vezes refletem valores estranhos, cuja origem desconhecemos, que moram riscos significativos. Entre as principais preocupações referentes ao papel dos algoritmos estão a falta de transparência sobre as decisões algorítmicas e a fragilidade na proteção dos direitos fundamentais dos usuários. Diante desse cenário, é urgente identificar as lacunas nas políticas públicas atuais - digitais, sistêmicas e setoriais, a fim de garantir um uso mais confiável, ético e responsável da gestão algorítmica.

Os algoritmos desempenham um papel central no poder digital, impactando diversos setores e influenciando significativamente a estrutura emocional dos adultos e, principalmente, dos jovens - que formarão a sociedade do futuro. Entre os diversos pontos de entrada nesse debate estão a necessidade de letramento digital, a supervisão adequada e a preocupação com a diminuição das interações humanas genuínas. Este último ponto é particularmente relevante. Incertezas não devem ser confundidas com pessimismo nem produzir comportamentos hostis ao desenvolvimento tecnológico. Mas a dramática redução das interações humanas nos relacionamentos sociais e profissionais apresenta fortes evidências de impactos negativos sobre a saúde mental das pessoas - jovens, adultos e idosos.

Diante desse cenário, cresce mundialmente a discussão: os governos devem avançar na regulação das redes e limitar o acesso de adolescentes a esses serviços? Países como França, Noruega e Austrália já estão implementando ou considerando adotar medidas restritivas ao uso de dispositivos móveis e plataformas digitais por crianças e adolescentes. A Austrália, por exemplo, aprovou uma lei que proíbe o uso de redes sociais por menores de 16 anos, impondo multas significativas às empresas que não cumprirem a determinação. Recentemente, o Senado Federal aprovou os PLs 2628 e 2338, que regulamentam aspectos relacionados com desenvolvimento e uso da inteligência artificial no Brasil, incluindo a proteção de crianças. O tema agora segue para a Câmara.

Essas iniciativas refletem uma preocupação crescente com o bem-estar emocional e psicológico dos jovens na era digital, ressaltando a importância de políticas públicas que equilibrem o acesso à tecnologia com a proteção da saúde mental das futuras gerações.
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May 6, 4:12 PM
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What Happens When Teachers Are Replaced With AI? The Alpha School Is Finding Out

What Happens When Teachers Are Replaced With AI? The Alpha School Is Finding Out | Inovação Educacional | Scoop.it
The tech-savvy students then spend their afternoons working on non-academic critical life skills like public speaking, financial literacy or even how to ride a bike. Staff — known here as "guides" rather than teachers — say they strive to facilitate a sense of independence into each child while overseeing a supportive, nurturing environment like any attentive teacher in any solid school district in America.
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May 6, 4:10 PM
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É necessário publicar com urgência o marco da EAD

O ensino superior brasileiro precisa se orientar novamente rumo à estabilidade, para que seja assegurada a continuidade dos processos institucionais e garantida a continuidade das atividades acadêmicas
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May 6, 2:27 PM
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Colégio Bandeirantes é colocado à venda por até R$ 1 bilhão em São Paulo

Colégio Bandeirantes é colocado à venda por até R$ 1 bilhão em São Paulo | Inovação Educacional | Scoop.it
O Colégio Bandeirantes, uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo, está oficialmente à venda. Os acionistas, que incluem a família Aguiar, concordaram em vender a escola e contrataram a IGC Partners para buscar potenciais compradores. O valor estimado para a transação varia entre R$ 700 milhões e R$ 1 bilhão, englobando também os imóveis do grupo.

No passado, o bilionário Jorge Paulo Lemann havia tentado adquirir o colégio, mas as negociações não prosperaram. Atualmente, apesar do interesse do mercado, não há propostas firmes em andamento. O colégio, localizado na Vila Mariana, é conhecido por sua excelência acadêmica e histórico de inovação.

Em nota, a administração do Colégio Bandeirantes afirmou que não há negociações em curso e que a instituição continua atraindo o interesse de investidores. O IGC Partners, responsável pela busca de compradores, não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

A venda do colégio representa um movimento significativo no setor educacional, que tem atraído a atenção de grupos educacionais e fundos de investimento. A expectativa é que o processo de venda avance nos próximos meses, mas, por enquanto, a situação permanece indefinida.
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May 6, 11:09 AM
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Brasil tem 619 mil crianças e adolescentes em privação extrema da educação

Brasil tem 619 mil crianças e adolescentes em privação extrema da educação | Inovação Educacional | Scoop.it
As informações são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)
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May 5, 3:42 PM
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Com novo app, Instituto Coca-Cola Brasil quer levar empregabilidade a 5 milhões de jovens até 2030

Com novo app, Instituto Coca-Cola Brasil quer levar empregabilidade a 5 milhões de jovens até 2030 | Inovação Educacional | Scoop.it
Além de ensinar noções básicas de carreira e orientar sobre processos seletivos, o app do Instituto Coca-Cola aposta no desenvolvimento de soft skills como comunicação, empatia e proatividade — habilidades muitas vezes ignoradas por jovens que não contam com redes de apoio.

“Tecnologia muda rápido, mas proatividade, comunicação e habilidades interpessoais continuam sendo diferenciais humanos que nenhuma inteligência artificial substitui”, diz Redondo.
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May 5, 12:41 PM
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Instituto SESI SENAI leva edtechs e destaca inovação aberta na Bett Brasil - Agência de Notícias da Indústria

Instituto SESI SENAI leva edtechs e destaca inovação aberta na Bett Brasil - Agência de Notícias da Indústria | Inovação Educacional | Scoop.it
O Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais participou da 30ª edição da Bett Brasil, realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, em São Paulo (SP), como frente de inovação aberta na educação do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento é o maior da América Latina dedicado à educação e tecnologia, com a presença de representantes do setor público e privado, educadores, especialistas e empreendedores do Brasil e do mundo.

Ao lado da Amazon Web Services (AWS) e da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o SESI e o SENAI foram patrocinadores da Arena de Startups, um espaço exclusivo do evento que reuniu edtechs com soluções voltadas à transformação da educação. Durante os quatro dias, o Instituto levou dez startups parceiras para apresentar tecnologias educacionais inovadoras ao público, incluindo soluções com foco em inteligência artificial, personalização da aprendizagem, gamificação e recursos digitais para professores.

Além da exposição, representantes do Sistema Indústria participaram de painéis estratégicos que discutiram os rumos da inovação educacional no país. O debate “Inovação aberta: o futuro da educação está na colaboração” contou com a presença de coordenadora do Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais, Juliana Gavini; do superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado; do superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira; especialista de educação AWS, Domenica Parada; e o diretor da ACATE, Otavio Pinheiro.

Outro painel de destaque foi “Desafios e oportunidades da transformação digital”, com a participação do gerente de Educação Tecnológica do SESI, Arioston Cerqueira Rodrigues, e do gerente executivo de Negócios Digitais do SENAI de Santa Catarina, Tiago Torres Manchini, que trouxeram reflexões sobre a digitalização do ensino e os caminhos para preparar a educação para o futuro do trabalho.

Durante a Bett, o Instituto ainda promoveu conexões estratégicas com redes de ensino, startups, parceiros, investidores e organizações do terceiro setor, ampliando o diálogo sobre desafios comuns e oportunidades de cooperação.

O Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais atua como elo entre a rede e o ecossistema de inovação, desenvolvendo programas de inovação aberta na educação, editais, rodadas de cocriação e iniciativas com startups para fomentar o uso de tecnologias educacionais na educação básica, profissional e superior. A participação na Bett Brasil 2025 reforça esse compromisso com a transformação da educação brasileira.
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May 4, 2:21 PM
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Startups do agro com foco na ciência e que saíram de faculdades se destacam | Agronegócio

Startups do agro com foco na ciência e que saíram de faculdades se destacam | Agronegócio | Inovação Educacional | Scoop.it
O levantamento Radar Agtech 2024, resultado de parceria entre Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens, mostra a evolução do ambiente. De 2023 a 2024, o número de incubadoras do setor saltou 224%, de 32 para 107. As aceleradoras passaram para 117, expansão de 90%; os hubs, para 106 (29%), e os parques tecnológicos, para 117 (alta de 25%).
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May 4, 2:21 PM
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Biotecnologia para aumentar a produção agropecuária | Agronegócio

Biotecnologia para aumentar a produção agropecuária | Agronegócio | Inovação Educacional | Scoop.it
A agropecuária brasileira experimentou um crescimento expressivo nas últimas décadas, muito graças ao avanço sobre o meio natural. Hoje, a intensificação da pecuária permite produzir mais carne em menos área, enquanto, na agricultura, o maior número de safras/ano caminha ao lado da sustentabilidade.
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May 4, 2:18 PM
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Blockchain pode ‘destravar’ US$ 3,2 tri das finanças globais | Criptomoedas

Blockchain pode ‘destravar’ US$ 3,2 tri das finanças globais | Criptomoedas | Inovação Educacional | Scoop.it
Valor diz respeito a ganhos de eficiência em processos, além de tarifas menores sobre as transações, automação, sinergias e economias nos custos de investimento em tecnologia
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May 4, 2:17 PM
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Bolsa Família: ficar ou sair? | Opinião

Bolsa Família: ficar ou sair? | Opinião | Inovação Educacional | Scoop.it
O Brasil está considerando modificações na Regra de Proteção (RP) - um mecanismo crucial de graduação (porta de saída) do Bolsa Família. Decreto assinado pelo presidente Lula (12.417/ 2025) em março deste ano dá ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a autoridade para revisar a duração e o limite da RP. O governo já sinalizou sua intenção de fazê-lo, e uma das propostas em discussão é reduzir o período da RP de dois anos para um. No entanto, os objetivos por trás dessa reforma permanecem desconhecidos. Sem uma justificativa claramente definida, mudanças na RP correm o risco de minar o objetivo central do Bolsa Família de resiliência a longo prazo.

A regra permite que os beneficiários permaneçam no programa por até dois anos após sua renda ultrapassar o limite de elegibilidade (meio salário mínimo), recebendo a metade do valor dos benefícios. Embora o principal objetivo da regra seja apoiar uma transição mais duradora para fora da pobreza e proporcionar estabilidade para famílias enfrentando volatilidade de renda, ela também promove o desenvolvimento de capital humano ao estender o período durante o qual as famílias estão sujeitas a condicionalidades.

O desenho das regras de saída em programas de proteção social levanta um dilema central de política: quão rapidamente os beneficiários devem transitar para fora do suporte de renda? Do ponto de vista dos beneficiários, as regras de saída podem influenciar decisões, como participação no mercado de trabalho, tipo de trabalho (formal ou informal), ou horas trabalhadas. Do ponto de vista de segmentos do governo mais preocupados com aumento das despesas, as regras de saída têm que ser ágeis para manter o tamanho do programa o mais reduzido possível.

Ao longo de seus 22 anos, o Bolsa Família desenvolveu uma abordagem sofisticada para a graduação. A combinação da RP e do mecanismo de retorno garantido - que permite às famílias reingressarem no programa se sua renda cair após a saída do programa - possibilita uma transição menos drástica. No entanto, até 2019, apenas uma pequena proporção de famílias (7%) completava o ciclo da RP e saía do programa após dois anos. Em contraste, cerca de metade de todas as saídas do Bolsa Família ocorreram devido a verificações automáticas que detectaram aumentos de renda não relatados - sugerindo oportunidades perdidas para um processo de saída mais suave.

A RP foi alterada duas vezes desde então. O Auxílio Brasil, lançado durante a presidência de Bolsonaro, incluiu a Regra de Emancipação com um novo limite de saída e tratamento diferenciado para rendas mais permanentes, como pensões. O novo Bolsa Família, lançado em 2023, introduziu a inclusão automática dos beneficiários na RP quando encontrados acima do limite de elegibilidade devido a informações de pensões e renda formal. Devido a essa mudança, atualmente a RP cobre 15% dos 20 milhões de beneficiários do programa. Portanto, quaisquer efeitos fiscais de mudanças na regra são limitados.

Importante lembrar que uma redução no prazo na regra de proteção ou um corte abrupto no valor do benefício em virtude de melhoria nas rendas captadas podem gerar um maior estímulo à informalidade.

As diferentes vantagens e desvantagens de um tempo mais curto versus um tempo mais longo no programa mostram que a graduação de programas de proteção social não é apenas uma questão de tempo - trata-se de projetar mecanismos flexíveis e adaptativos que reflitam as realidades complexas da renda e vulnerabilidade das famílias. Portanto, há alguns pontos a serem considerados:

Primeiro, as regras de graduação devem distinguir entre diferentes tipos de renda. Famílias apoiadas por fontes de renda permanentes, como pensões ou benefícios por incapacidade, podem estar mais bem posicionadas para sair do programa mais cedo do que aquelas que dependem de rendimentos de trabalho voláteis, particularmente do emprego informal.

Cerca de metade de todas as saídas do programa Bolsa Família ocorreram devido a verificações automáticas que detectaram aumentos de renda não relatados, sugerindo oportunidades perdidas para um processo de saída mais suave
Segundo, uma redução escalonada dos benefícios poderia ajudar a facilitar a transição de forma mais eficaz do que um corte abrupto, 50 % no primeiro ano 25% no segundo ano, por exemplo. Gradualmente, a eliminação do suporte permitiria que as famílias se ajustassem financeiramente enquanto continuavam a construir resiliência.

Terceiro, os limites de entrada e saída devem ser atualizados de forma coordenada. Enquanto a linha de elegibilidade do Bolsa Família permaneceu praticamente fixa nas últimas décadas, o limite de saída da RP está atrelado ao salário mínimo (0,5 vezes o salário mínimo), que aumentou consideravelmente.

Quarto, para promover uma graduação sustentável, os beneficiários da RP devem ser um grupo-alvo de estratégias de graduação mais amplas que incluam intervenções para promover a formalidade e a inclusão econômica e produtiva.

Finalmente, para resolver alguns problemas de incentivos o programa deveria retomar a abordagem baseada em indivíduos (ao invés de baseada em domicílio) de forma a torná-lo mais eficaz e reduzir incentivos inadequados.

À medida que mudanças recentes, como a inclusão automática de beneficiários na RP, continuam a se desenrolar, é essencial entender completamente seus efeitos antes de implementar novas reformas, bem como comunicar de forma transparente os objetivos das mudanças planejadas. Mudanças em programas sociais precisam ser muito bem comunicadas. Centenas de milhares de trabalhadores do programa devem ser treinados para fornecer informações precisas, e os beneficiários precisam entender completamente as regras para tomar a decisão correta: devo ficar ou devo sair?
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May 4, 2:15 PM
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Marketplace é principal fonte de pesquisa 

Pela primeira vez, os marketplaces superaram os buscadores como principal fonte de pesquisa antes da realização de uma compra. De acordo com a nova edição da pesquisa Commerce, 54% dos entrevistados afirmaram preferir sites como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre para iniciar uma busca por produtos, um aumento de 4 pontos percentuais nos últimos quatro anos. Em contraste, buscadores como Google, Bing e Yahoo, passaram a ocupar a segunda posição, com 52% das respostas, queda de cinco pontos no mesmo período.
A pesquisa foi realizada pela MRM Brasil, agência de tecnologia e dados do McCann Worldgroup, em duas rodadas entre 2020 e 2024, com mil consumidores em cada uma. Os resultados indicam que o comportamento de consumo on-line se tornou mais sofisticado, multicanal e móvel. O celular é utilizado por 91% dos entrevistados para compras digitais, enquanto o uso do computador caiu para 53%. A smart TV, por sua vez, se destacou como um canal relevante, com 10% de utilização.
“A segunda onda da pesquisa Commerce revelou uma crescente sofisticação no comportamento de consumo dos brasileiros, com mudanças ocorrendo em um ritmo mais acelerado do que a própria transformação da indústria. Um consumidor mais amadurecido digitalmente percorre uma jornada muito mais complexa, com inúmeros pontos de contato para iniciar sua compra, podendo ser em marketplaces, sites de avaliação, redes sociais, entre outros”, disse o executivo-chefe (CEO) da MRM Brasil, Fábio Souza.
Buscadores como Google, Bing e Yahoo são segunda opção, antes do consumidor fazer uma compra
Em relação ao perfil das categorias mais compradas pela internet, os eletrônicos continuam na liderança, com 55%. Moda e acessórios apresentaram um aumento de 12 pontos percentuais, atingindo 53%, enquanto eletrodomésticos somam 41%. Perfumaria e cosméticos cresceram 4 pontos, alcançando 39%, mesma porcentagem registrada por casa e decoração. Produtos de informática representam 31% e alimentos e bebidas, 30%.
A pesquisa também apontou que os principais fatores para os consumidores escolherem onde comprar são uma boa experiência de compra (70%) e boas avaliações de outros consumidores (65%). A preocupação com sustentabilidade e causas sociais também influencia, com 17% e 14%, respectivamente.
Por outro lado, fatores que mais afastam os consumidores incluem desrespeito socioeconômico (61%), testes em animais (53%) e descaso com o meio ambiente (50%). A falta de respeito à diversidade também foi um motivo de desistência para 40% dos entrevistados.
“A principal causa de abandono de marca não está necessariamente relacionada à qualidade do produto, mas sim à desconexão com os valores do consumidor. Em especial, práticas que não estejam alinhadas aos princípios ESG são as que mais contribuem para o rompimento dessa relação. Ou seja, a lealdade do consumidor está cada vez mais atrelada à reputação e à responsabilidade socioambiental das empresas - e menos aos tradicionais argumentos de preço ou funcionalidade”, explicou o CEO.

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May 4, 2:14 PM
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Marcas miram chatbot de IA para influenciar buscas | Empresas

Marcas miram chatbot de IA para influenciar buscas | Empresas | Inovação Educacional | Scoop.it
Empresas como Profound e Brandtech desenvolveram softwares para monitorar com que frequência as marcas aparecem nos serviços de IA
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May 4, 2:13 PM
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Inovação das empresas exige novo perfil dos executivos | 25 anos

Inovação das empresas exige novo perfil dos executivos | 25 anos | Inovação Educacional | Scoop.it
Conhecimentos em IA, boa comunicação e capacidade de colaborar com equipes são as habilidades mais desejadas
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