Inovação Educacional
591.6K views | +19 today
Follow
 
Scooped by Inovação Educacional
onto Inovação Educacional
Scoop.it!

Como a IA e o Blockchain podem revolucionar a Internet como a conhecemos

Como a IA e o Blockchain podem revolucionar a Internet como a conhecemos | Inovação Educacional | Scoop.it

A evolução da atual geração da Internet, ou Web2, para a próxima geração da Internet, ou Web3, representa uma mudança de paradigma fundamental na forma como gerimos e controlamos a informação na Internet.

Embora não exista uma definição única aceite de Web3, este termo é frequentemente utilizado para se referir a uma Internet descentralizada que aproveita a tecnologia blockchain para devolver o controlo dos dados às mãos dos utilizadores e reduzir o poder actualmente exercido pelas grandes empresas tecnológicas. A Web3 oferece uma solução potencial para questões como falta de privacidade, vigilância e desinformação criadas por uma sociedade ávida por dados, onde os consumidores são muitas vezes o produto. Mas a adoção da Web3 foi frustrada por atritos significativos entre os usuários.

A integração da IA ​​e da tecnologia blockchain pode fornecer o catalisador necessário para estimular a adoção da Web3. As sinergias tecnológicas entre a capacidade da IA ​​de aprender com os dados e fazer previsões e as capacidades de processamento de dados transparentes e resistentes à violação do blockchain podem melhorar a experiência do usuário da Web3 e reduzir o atrito do usuário. Por exemplo, a IA descentralizada construída em blockchain pode oferecer aos utilizadores experiências online personalizadas, como recomendações de música com base no seu histórico de audição anterior, sem exigir que sacrifiquem a privacidade ou o controlo sobre os seus dados pessoais.

Poder da IA ​​e Blockchain na Web3

Blockchain e IA são tecnologias complementares em que cada uma oferece uma solução para um problema que a outra coloca. No domínio da IA, o acesso a dados de alta qualidade é fundamental para a concepção e desenvolvimento de algoritmos de IA eficazes e precisos. A IA treinada com base em dados falhos produzirá inevitavelmente resultados falhos, também conhecidos como “garbage-in; problema de “lixo fora”. O protocolo de consenso integrado do Blockchain, que é a forma como os nós de um blockchain concordam com a “verdade” dos dados, ajuda a reduzir a “entrada de lixo; problema de eliminação de lixo, permitindo a verificação da autenticidade, precisão e integridade dos dados.

Também pode ajudar a combater a concentração de poder sobre a IA nas mãos de algumas empresas, distribuindo autoridade sobre dados e algoritmos. Como disse o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, num podcast recente sobre IA e o setor financeiro, “centenas ou milhares de atores financeiros que dependem de dados centrais ou de um modelo de escolha central” podem causar um “risco nesta sociedade e no setor financeiro em geral.” Como um sistema descentralizado e distribuído, as plataformas blockchain podem ser projetadas para alocar poder de uma forma que mitigue o risco decorrente de algumas empresas ou modelos de IA que tomam decisões opacas, mas consequentes.

 

Convergência de IA e Blockchain

No entanto, aproveitar o poder da IA ​​e do blockchain de forma coesa não é fácil e levou tempo para superar os desafios técnicos. Uma forma útil de traçar o co-desenvolvimento destas duas tecnologias é examiná-lo através da lente da progressão em três fases: dados (Fase 1) para informação (Fase 2) e para conhecimento (Fase 3). Basicamente, os dados consistem em valores alfanuméricos brutos e as informações são dados que foram estruturados e organizados. O conhecimento representa os insights coletivos e as conclusões extraídas das informações. Mas analisar montanhas de dados e informações para extrair insights acionáveis ​​é um desafio.

Até bem recentemente, pesquisar, indexar e extrair dados, especialmente em diversos formatos como texto, áudio e imagens, era complexo, pois os blockchains não foram originalmente projetados para otimizar a capacidade de pesquisa. No entanto, empresas como a The Graph, que é muitas vezes análoga ao “Google da Web3”, abordaram amplamente o desafio da Fase 1 de aproveitar dados indexáveis ​​e pesquisáveis ​​de blockchains, sem depender de intermediários centralizados.

Na Fase 2, as empresas que agora podem acessar quantidades significativas de dados de blockchain mudaram seu foco para organizar esses dados em informações coerentes e analisáveis. Isto foi um desafio porque, embora as blockchains forneçam um registo público de transações entre endereços de carteira, esses endereços de carteira não são, por definição, facilmente rastreáveis ​​até uma identidade do mundo real. Um endereço de carteira é uma sequência de caracteres gerada criptograficamente e atua como um pseudônimo do usuário. Portanto, foi difícil extrair informações úteis destes dados para fins de due diligence e análise. No entanto, muitas empresas como a Nansen intervieram para resolver esta lacuna, fornecendo um meio de recolher informações valiosas a partir de dados de blockchain, que podem então ser usados ​​para treinar algoritmos de IA.

No entanto, a próxima fronteira, ou Fase 3, é desenvolver conhecimento a partir das vastas quantidades de informação oferecidas pelas plataformas blockchain. Este desafio ainda não foi totalmente abordado, uma vez que a tarefa de vincular de forma significativa dados e informações díspares é demorada e manual. A IA pode ser uma ferramenta poderosa para automatizar a formidável tarefa de extrair, organizar, armazenar e disseminar o conhecimento coletivo de uma organização.

IA pode acelerar a adoção do Web3

A popularidade da IA ​​generativa explodiu recentemente, em parte devido à sua capacidade de oferecer experiências personalizadas com base nas solicitações do usuário. Como disse Han Jin, CEO da empresa Web3 baseada em IA, Bluwhale: “Para que a Web3 se torne popular, a próxima geração de aplicativos voltados para o consumidor usando blockchain deve pelo menos corresponder às experiências do usuário da Web2. A personalização não será opcional, mas essencial.” Essa abordagem permite que aplicativos descentralizados envolvam de forma mais eficaz seu público atual e atraiam novos usuários, otimizando assim os gastos com marketing.

Gráficos de conhecimento ou, como Jin se refere a eles, “um cérebro de IA descentralizado que se expande através de blockchains” podem ser o componente que falta para trazer as experiências personalizadas da Web2 para a Web3. Os gráficos de conhecimento são ferramentas de ciência de dados que mapeiam relacionamentos entre objetos, fatos, eventos, situações e outros dados. Um gráfico de conhecimento é frequentemente empregado junto com a IA, pois ajuda a transmitir significado e a introduzir estrutura a um conjunto de dados diversificado. Os mecanismos de pesquisa costumam usar gráficos de conhecimento para permitir que os computadores entendam o contexto das consultas das pessoas e reúnam bilhões de fatos sobre pessoas, lugares e coisas.

No entanto, tal como a infraestrutura central da Web2, muitos gráficos de conhecimento são construídos por entidades centralizadas, isolados nas suas organizações específicas e não são amplamente partilhados. Gráficos de conhecimento descentralizados, como os construídos pela OriginTrail, podem tornar os gráficos de conhecimento mais acessíveis, aproveitando redes blockchain abertas e sem permissão, onde o público pode contribuir, manter e verificar o conhecimento.

As tecnologias emergentes são o futuro

Ao utilizar ferramentas de ponta, como gráficos de conhecimento, a integração de IA e blockchain pode servir como base para a Web3 baseada em dados confiáveis. Esta nova Internet descentralizada pode ajudar a combater problemas predominantes na nossa atual Internet centralizada, como a desinformação, a vigilância, os riscos para a privacidade e a segurança e a perda geral de poder de ação sobre os nossos dados pessoais.

No comment yet.
Inovação Educacional
Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

O Futuro da Educação com Luciano Sathler #54

Bem-vindo à nossa live especial! Nesta transmissão, mergulharemos em uma conversa fascinante sobre os rumos da educação e do empreendedorismo com o renomado Dr. Luciano Sathler. PhD em Administração pela FEA/USP e com um vasto currículo que inclui ser membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e CEO da CertifikEDU Microcertificações, Luciano traz uma perspectiva única sobre como a tecnologia e a inovação estão transformando o cenário educacional.
Durante a entrevista, exploraremos temas como a Educação a Distância (EaD), o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica. Além disso, discutiremos as oportunidades e desafios enfrentados pelos empreendedores educacionais no Brasil.
Se você está interessado no futuro da aprendizagem, no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras ou simplesmente quer se inspirar por uma das principais mentes do setor, esta é a live para você!
Convidado Especial: Luciano Sathler
Instagram: @lucianosathler2023
Não perca essa oportunidade de se atualizar sobre as tendências e perspectivas da educação e do empreendedorismo. Inscreva-se no canal, ative as notificações e junte-se a nós nesta conversa enriquecedora!

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Alfabetización mediática en la escuela - Telos Fundación Teléfonica

Alfabetización mediática en la escuela - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
En un mundo cada vez más digitalizado, la alfabetización mediática es una competencia esencial para la ciudadanía, independientemente de su edad o procedencia. Esta competencia debe trabajarse en las etapas educativas más tempranas si queremos que nuestros adolescentes establezcan relaciones sanas con las tecnologías.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

La IA contra el ser humano - Telos Fundación Teléfonica

La IA contra el ser humano - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
La llamada inteligencia artificial ataca de raíz las relaciones humanas ya sumamente deterioradas. Nuevas formas de comunicación humano-máquina surgen como placebos que camuflan la carencia de relaciones auténticas, al tiempo que agravan la grave crisis de la soledad.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

¿IA y espiritualidad? - Telos Fundación Teléfonica

¿IA y espiritualidad? - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
Este texto formula preguntas radicales sobre la IA. Medita filosóficamente en torno a esta y la espiritualidad, el misterio, lo religioso, las relaciones con lo transcendente o las preguntas últimas y de sentido. Así, ilumina críticamente este hondo territorio.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

La necesidad de una agencia de supervisión de la inteligencia artificial - Telos Fundación Teléfonica

La necesidad de una agencia de supervisión de la inteligencia artificial - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
La inteligencia artificial es omnipresente. Hay que ser cuidadosos con que se aplique cuando y donde sea necesaria y teniendo en cuenta requisitos, condiciones y términos absolutamente imprescindibles para evitar consecuencias no deseadas.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

¿Puede la inteligencia artificial superar a la humana? - Telos Fundación Teléfonica

¿Puede la inteligencia artificial superar a la humana? - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
La inteligencia artificial es la gran revolución del siglo XXI. Las personas siempre hemos tenido un papel predominante en el desarrollo de esta disciplina, desde su nacimiento a mediados del siglo pasado hasta los éxitos cosechados en los últimos años.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

La tecnificación de los humanos - Telos Fundación Teléfonica

La tecnificación de los humanos - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
La tecnología ha sido la clave de la evolución social. Los avances de las ciencias biológicas han permitido que el ser humano adopte tecnologías que, aplicadas al cuerpo humano, permiten nuestra evolución y transforman el pensamiento social.
 
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

¿Quién teme a los humanos digitales? - Telos Fundación Teléfonica

¿Quién teme a los humanos digitales? - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
Los humanos digitales no expresan resistencia ni prejuicios contra la tecnología; no la ven como amenaza ni temen que la especie sea destruida por inteligencias artificiales y/o robots. Los humanos digitales aceptan que su existencia ha sido alterada por la tecnología para siempre y que no hay marcha atrás. Su sistema nervioso se encarna con internet; ni el territorio ni el cuerpo son una limitante para ellos, como tampoco lo son el idioma, la raza, la edad o el género.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Agentes de IA: o próximo passo da Inteligência Artificial - MIT Technology Review

A Inteligência Artificial será mais integrada em nossas vidas do que os smartphones? Sam Altman, CEO da OpenAI, prevê que sim.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

MEC cria Política Nacional de Equidade na educação

MEC cria Política Nacional de Equidade na educação | Inovação Educacional | Scoop.it
Objetivo é fortalecer ações e programas educacionais sobre relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola. Serão impactados 5.570 municípios das 27 unidades federativas
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Nova política do MEC prevê até R$ 3,7 mil por escola para combater desigualdade entre alunos pretos e brancos

Nova política do MEC prevê até R$ 3,7 mil por escola para combater desigualdade entre alunos pretos e brancos | Inovação Educacional | Scoop.it
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da última quarta-feira a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Ela prevê, entre outras medidas, formação de professores, difusão de saberes para a Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ), um selo que atesta boas práticas no país e investimento direto na escola.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Como Sora da OpenAI prejudica as indústrias criativas

Como Sora da OpenAI prejudica as indústrias criativas | Inovação Educacional | Scoop.it
O novo aplicativo de IA generativa de texto para vídeo da OpenAI, Sora, aumenta os riscos que a IA generativa representa para a indústria criativa.
A indústria cinematográfica, em particular, já tem vindo a eliminar empregos em conjunto com a adopção da tecnologia de IA, e o lançamento de Sora poderá impulsionar esta tendência.
Sora também está trazendo à tona questões constantes sobre como o treinamento de tecnologia generativa de IA em mídia disponível publicamente interage com as proteções de direitos autorais.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Governo propõe reajuste de até 43% a professores federais

s Ministérios da Educação (MEC) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentaram uma nova proposta para os docentes de institutos e universidades federais. Os aumentos de salário vão de 23% a 43% até 2026, considerando o reajuste de 9% já garantido em 2023 pelo governo Lula, depois de seis anos sem reajuste. Dessa forma, o salário inicial de um docente passaria de R$ 9.916 (salário em abril de 2023) para R$ 13.753. Já o salário para professor titular, no topo da carreira, iria de R$ 20.530 (abril de 2023) para R$ 26.326.   

Benefícios – O governo federal já garantiu outros benefícios. Os auxílios já tiveram aumento na ordem de 118% (auxílio-alimentação) e 51% (auxílio-creche e auxílio-saúde).  

A proposta apresentada prevê pagamento do reajuste em duas parcelas: janeiro de 2025 e maio de 2026. Prevê, ainda, uma reestruturação de classes e padrões da carreira docente, com destaque para a aglutinação das classes iniciais. Isso vai garantir reajuste maior na entrada e maior atratividade. Os steps de progressão passariam de 4% para 4,5% em 2025; e para 5% em 2026. O padrão C1 passa de 5,5% para 6%. O controle de ponto e frequência seria padronizado entre professores do magistério superior e professores do ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT). 
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

La tecnología con criterio - Telos Fundación Teléfonica

La tecnología con criterio - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
De nada sirve poder conectarse y ser avezado en el uso de programas y aplicaciones si no desarrollamos habilidades mediáticas y digitales que nos permitan utilizar la tecnología de manera crítica. Las brechas digitales se irán modificando, pero no reduciendo.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

La educación para un futuro próspero - Telos Fundación Teléfonica

La educación para un futuro próspero - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
Si enfocamos esfuerzos para erradicar la brecha digital y de aprendizaje digital, la tecnología puede contribuir a promover la equidad de oportunidades independientemente del contexto, la ubicación, la discapacidad o la edad, y si se usa de manera poderosa, apoyará las experiencias de aprendizaje de por vida.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Actitud y recursos claves para una escuela digitalizada - Telos Fundación Teléfonica

Actitud y recursos claves para una escuela digitalizada - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
Las tecnologías de la información y de la comunicación (TIC) han transformado la forma de ser y de interactuar de las personas. Esto ha dado lugar a la necesidad de apoyar las competencias de los alumnos en el uso de las TIC. Por tanto, es primordial para la investigación considerar la frecuencia con la que los profesores llevan a cabo diversas actividades utilizando las TIC.
 
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Contemplándonos en el espejo de la inteligencia artificial - Telos Fundación Teléfonica

Contemplándonos en el espejo de la inteligencia artificial - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
El desarrollo de la inteligencia artificial abre un nuevo camino para reflexionar y explorar posibles respuestas sobre algunos de los aspectos que más nos definen como seres humanos: nuestra inteligencia y nuestra consciencia.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Brecha digital, trabajo y plataformas - Telos Fundación Teléfonica

Brecha digital, trabajo y plataformas - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
Como consecuencia del aislamiento social por la pandemia de COVID-19 el espacio digital ha cobrado una centralidad aún mayor de la que ya poseía. Sin embargo, si bien se han incrementado las posibilidades de uso también se han puesto en evidencia desigualdades cimentadas en diversas brechas digitales, tales como las de género, socioeconómica, generacional, geográfica, de infraestructura y de conectividad de Internet.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

La máquina que nos asiste y que amenaza con sustituirnos - Telos Fundación Teléfonica

El responsable de Inteligencia Artificial e Innovación del gigante tecnológico de Redmond afirmaba en una entrevista1 que, en un futuro muy cercano, “todas las empresas serán empresas de inteligencia artificial”. Hablaba de un escenario en el que esa IA desempeñará el papel de “copiloto” para el humano, que seguirá al volante, pero se servirá de la máquina para razonar mejor. Las referencias a los recientes logros basados en los modelos masivos de lenguaje (LLM) eran inevitables.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Máquinas pensantes, humanos domesticables - Telos Fundación Teléfonica

Vivimos rodeados de dispositivos que quieren hacernos felices, crear un Edén de gratificaciones instantáneas y estímulos permanentes. Se nutren del conocimiento que obtienen de los humanos. Nuestras decisiones nos llevarán a ser los amos de la tecnología o a convertirnos en mascotas de una civilización maquinal naciente.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

“Los robots sirven para que podamos ser más humanos” - Telos Fundación Teléfonica

“Los robots sirven para que podamos ser más humanos” - Telos Fundación Teléfonica | Inovação Educacional | Scoop.it
Abanderada de las calm technologies, Case defiende la cooperación frente a la imposición en las relaciones del ser humano con las máquinas. Los humanos no deben actuar como robots y el desarrollo tecnológico debe orientarse, bajo principios éticos y morales, a liberar tiempo para que seamos más libres y creativos.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

A era do prompt: inteligência artificial, colonialismo, devires e desinformação

A era do prompt: inteligência artificial, colonialismo, devires e desinformação | Inovação Educacional | Scoop.it
Corporações que dominam os mercados da tecnologia da informação (big techs) favorecem a lógica que produz colonialidade, desigualdade e desinformação. Para o historiador Brendan Mackie, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, as big techs se utilizam das mesmas estratégias de colonização da Cia das Índias. O livro promove questionamentos sobre o colonialismo digital vigente, em pleno século XXI, alimentado, muitas vezes, pela lucrativa indústria da desinformação, onde os discursos de ódio envolvendo raça, gênero e divisões geopolíticas, entre o Norte e o Sul Global, ganham destaque na mídia e nas telas, priorizando o discurso do opressor.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

MEC abre inscrições para repasse de recursos do Escolas Conectadas —

O evento também destacou que, após o período de indicação das escolas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), o prazo para os gestores escolares preencherem o Plano de Aplicação Financeira (PAF) no PDDE Interativo vai até a primeira quinzena de junho.  

Na oportunidade, a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, Ana Dal Fabbro, apresentou os critérios e as orientações do Educação Conectada 2024. Ela defendeu a importância da liderança das secretarias nas ações de conectividade e no apoio às escolas no planejamento do PAF e na prestação de contas. 
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

LabPub se transforma em faculdade e busca empregabilidade e internacionalização do mercado editorial

LabPub se transforma em faculdade e busca empregabilidade e internacionalização do mercado editorial | Inovação Educacional | Scoop.it
Desde março deste 2024, o mercado editorial brasileiro passou a ter uma faculdade para chamar de sua com a agora Faculdade LabPub. Criada no contexto do livro como escola de educação a distância em 2018, a empresa fundada por André Castro (ex-Ediouro e HSM, entre outras experiências, agora reitor) e Cassia Carrenho (curadora de muitos eventos do mercado, ex-PublishNews e agora vice-reitora) sempre voltou sua atenção para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos no setor. De lá para cá, foram mais de 120 cursos e 4 mil alunos. Agora, a empresa dá mais um passo em direção à expansão.
A motivação principal para a transformação em instituição de ensino superior foi justamente qualificar e expandir os cursos: um diploma de uma IES é diferente do certificado de conclusão de curso de uma escola qualquer, destaca o agora reitor da LabPub, André Castro.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Saúde: Governo quer ampliar residência e médicos reagem

Saúde: Governo quer ampliar residência e médicos reagem | Inovação Educacional | Scoop.it

Há cerca de um mês, um decreto de Lula extinguiu a paridade de votos que existia na comissão responsável por regular, supervisionar e avaliar os programas de residência médica.
Antes, o colegiado, presidido por um indicado do MEC, era composto por 12 membros, sendo seis representantes do governo e seis das entidades médicas.
Com a alteração, o governo passou a ter oito cadeiras e os representantes dos médicos passaram a ser cinco.
Foi criada ainda uma câmara recursal, acionada em casos de impasse ou questionamento dos conselheiros, que terá três integrantes, sendo dois do governo.
Para entidades como o CFM (Conselho Federal de Medicina), as mudanças trazem riscos de prejuízos para a formação dos especialistas. Elas consideram que os programas de formação precisam ter qualidade e imparcialidade, favorecendo posicionamentos técnicos em vez de interesses políticos.
Nos bastidores, a avaliação é de que o governo promoveu as alterações para passar propostas que eram barradas na comissão, como autorizar a entrada de especialistas estrangeiros sem Revalida e obrigar que os programas destinem médicos para a atenção primária por um ano. Para a categoria, essa seria uma forma de tapar gargalos nos centros de saúde.
Entidades regionais da classe, como o Cremesp, de São Paulo, chamaram o decreto de "draconiano e sorrateiro". O conselho paulista afirmou que pretende questioná-lo na Justiça e mobilizar parlamentares para evitar que interesses políticos se sobreponham à formação de novos profissionais.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
Scoop.it!

Programa imersivo leva alunos à Amazônia | Carreira

Programa imersivo leva alunos à Amazônia | Carreira | Inovação Educacional | Scoop.it
O programa existe desde 2018 e é aberto tanto a estudantes de graduação quanto dos MBAs da FGV e de escolas parceiras. A vice-coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV, Fernanda Carreira, explica que a imersão é pensada para que os participantes possam dialogar com saberes tradicionais e ter contato com experiências de liderança distintas. “O objetivo é ter um olhar crítico e desconstruído sobre a liderança ‘mainstream’ do mundo corporativo. Quando se fala em ESG, é importante viver a experiência do território, ver o impacto de ações estudadas em sala de aula”, diz Carreira. Segundo ela, a experiência tradicional das escolas de negócio, que replica conhecimento sobre sustentabilidade no contexto de mercado, é importante, mas insuficiente para o desafio que os líderes de hoje precisam enfrentar. “O programa pretende despertar nos participantes a necessidade de sair do contexto de replicar ou gerar melhorias incrementais, e começar a criar soluções novas, disruptivas”, explica.
No comment yet.