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October 16, 1:37 PM
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Klarna: Empresas não estão preparadas para choque da IA

Klarna: Empresas não estão preparadas para choque da IA | Inovação Educacional | Scoop.it
Fintech sueca já passou mais de um ano sem contratar novos funcionários por causa da IA
Executivo diz que mundo ainda não viu impactos da tecnologia roubando grandes fatias de empregos
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Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
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September 10, 2024 9:19 AM
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Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler | Inovação Educacional | Scoop.it

O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa?
Luciano Sathler
É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática.
Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing.
O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais.
Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho.
A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados.
A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar.
No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes.
Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador".
Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante.
Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos.
Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano.
O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.

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November 10, 4:11 PM
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Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançará, nos próximos dias, um novo edital para seleção de professores formadores e tutores da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, marcando o início de uma nova fase da política de formação continuada dos profissionais da educação da rede estadual.
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November 10, 1:57 PM
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PUCs investem em tecnologia e intercâmbio entre cursos

PUCs investem em tecnologia e intercâmbio entre cursos | Inovação Educacional | Scoop.it

Líder mais uma vez no RUF entre as instituições privadas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) revisou neste ano os currículos de sete áreas.
A reforma está em sintonia com os chamados percursos formativos, por meio dos quais oferece disciplinas adicionais que complementam a formação básica. A lista inclui administração, ciências contábeis, ciências econômicas, enfermagem, farmácia, fisioterapia e gastronomia.
Um estudante de medicina, por exemplo, pode optar por ter aula de gestão de empresas para administrar um futuro consultório.
"Precisamos estar sempre inovando e enxergar a universidade como uma instituição dinâmica e flexível", afirma o irmão Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.
O projeto PUC Carreira visa ajudar os estudantes a terem acesso ao mundo do trabalho, inclusive por meio do empreendedorismo. Já no primeiro semestre, os jovens podem receber ajuda para formatar ideias que venham a originar startups. Cerca de 40% deles fazem estágio remunerado.
A proximidade com o mercado é impulsionada pela parceria com empresas, que se traduz no parque tecnológico da universidade, o Tecnopuc. São 250 companhias instaladas, que atuam em quatro grandes áreas: saúde e ciências da vida, informação e comunicação, indústria criativa, energia e recursos naturais.
O reitor destaca o trabalho do Instituto do Cérebro (InsCer), que faz pesquisa de ponta no diagnóstico e cura de doenças degenerativas e vem desenvolvendo radiofármacos com perspectivas reais de sucesso.
A universidade gaúcha é seguida no topo do ranking das particulares por duas PUCs, a do Rio de Janeiro e a do Paraná. Cada uma com orientação e gestão próprias, são universidades de direito privado e função pública.
"Isso significa uma combinação entre a iniciativa privada e o compromisso com a educação do país. O caráter confessional permite que tenhamos uma visão humanista, em que a formação e a democratização do ensino e da pesquisa estejam acima do lucro", diz o padre Anderson Antonio Pedroso, reitor da PUC-Rio.
A PUC-Rio tem cerca de 9.000 alunos na graduação, sendo que 40% deles recebem bolsa. Somados aos inscritos no mestrado e doutorado, são 12 mil alunos. O objetivo no médio prazo é alcançar o patamar de 10 mil na graduação e até 4.000 na pós.
Para isso, a universidade lançou recentemente um programa de captação de recursos a serem usados na ampliação de ações de apoio à permanência do estudante, beneficiando inclusive jovens de classe média. A meta é chegar a R$ 500 milhões em dez anos.
A PUC-Rio mantém mais de 120 parcerias com grupos empresariais, no Brasil e no exterior, com presença significativa no setor de óleo e gás e, cada vez mais, com estudos que possam contribuir para a transição energética.
Entre projetos recentes, o reitor cita o Amazonizar, de geração de conhecimento sobre a Amazônia, e acordos com companhias chinesas que abrangem investimentos em pesquisa e ensino.
Na PUCPR, um marco recente foi o lançamento do Open Academy. Trata-se de um curso multidisciplinar com duração de seis meses a um ano. É possível frequentar disciplinas de qualquer escola ou curso, entre mais de 170 opções, exceto as que fazem parte da graduação em medicina.
Num segundo momento, os estudantes escolhem a carreira que vão seguir e validam as matérias concluídas, segundo a matriz curricular da graduação selecionada.
A jornada na graduação passa a ser constituída por dois ciclos. O programa foi lançado no segundo semestre de 2023, com o processo seletivo de novos alunos no primeiro semestre deste ano.
"É um novo jeito de decidir sobre a própria formação e carreira, que permite ao estudante explorar disciplinas antes de se concentrar em uma área específica de estudo", afirma o reitor, irmão Rogério Renato Mateucci.
Outra novidade foi a inauguração, também em 2023, do Centro de Realidade Estendida (CRE), que reúne recursos digitais. Com mais de 3.600 m², inclui teatro digital de cúpula e 18 salas imersivas. Um dos objetivos é desenvolver ideias que atendam projetos de ensino dos professores.

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November 10, 1:23 PM
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Brasil eleva em 2026 idade para usar rede social e IA; veja o que muda

Brasil eleva em 2026 idade para usar rede social e IA; veja o que muda | Inovação Educacional | Scoop.it
A corrida já começou: responsável pela mudança, o Ministério da Justiça e Segurança Pública bateu o martelo na semana passada sobre quais os recursos interativos de sites e aplicativos elevam ou reduzem a classificação etária. O documento, ao qual Radar Big Tech teve acesso, será enviado nesta semana a entidades da sociedade civil e às empresas afetadas. Apps de mensagem serão recomendados para 12 anos, redes sociais para 16 anos e uma reviravolta fez a indicação etária dos chatbots de IA cair para 14 anos. Mas não é só isso.
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November 3, 2:50 PM
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O que está por trás da perseguição às APAEs?

O que está por trás da perseguição às APAEs? | Inovação Educacional | Scoop.it
“Essa perspectiva de inclusão total é uma mentira que nos foi contada, porque nenhum país no mundo excluiu a escola especializada de seu sistema de educação inclusiva. O movimento apaeano é a favor da inclusão, mas sempre haverá aquele estudante com necessidades específicas em virtude da gravidade, da deficiência, que vai precisar da escola especializada”, destaca Luiz Fernando Zuin, doutor em Educação Especial pela UFSCar.
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November 2, 8:47 AM
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Programa britânico sobre empregos ameaçados por IA surpreende espectadores com tecnologia; entenda

Programa britânico sobre empregos ameaçados por IA surpreende espectadores com tecnologia; entenda | Inovação Educacional | Scoop.it
Durante os 30 minutos de duração, a apresentadora virtual, chamada Aisha Gaban, guiou a reportagem com aparência realista, expressões convincentes e voz natural, sem levantar suspeitas sobre sua natureza digital. A revelação veio apenas nos segundos finais, quando Aisha olhou diretamente para a câmera e afirmou: “Não sou real. Sou uma âncora de IA, a primeira na TV britânica”.
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November 2, 8:01 AM
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‘Quando Musk nos ataca, as pessoas doam mais dinheiro’, diz fundador da Wikipédia

‘Quando Musk nos ataca, as pessoas doam mais dinheiro’, diz fundador da Wikipédia | Inovação Educacional | Scoop.it
Sim, diria. Estamos vendo em todo o mundo um aumento dos impulsos autoritários em direção à censura, ao controle da informação, e muitas vezes eles vêm disfarçados, porque se trata de “proteger as crianças” ou algo do tipo. Mas, ao mesmo tempo, os wikipedistas são muito resilientes e corajosos. Em muitos casos, o que aconteceu foi uma verdadeira falta de compreensão por parte dos políticos e líderes sobre como a Wikipédia funciona. Muitas pessoas têm uma suposição muito estranha de que ela é controlada de alguma forma pela Wikimedia Foundation, que é a instituição de caridade que eu criei e que possui e opera o site. E, portanto, elas acham que é possível nos pressionar. A comunidade tem uma independência intelectual real. Mas sim, eu me preocupo com isso. Algo que pesa muito sobre nós são os voluntários que estão em circunstâncias perigosas, e como eles permanecem seguros é extremamente importante.
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November 2, 7:51 AM
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Na era digital, é preciso mais educação e letramento digital, e menos tutela

Na era digital, é preciso mais educação e letramento digital, e menos tutela | Inovação Educacional | Scoop.it

Quem cunhou a palavra “cibernética” foi Norbert Wiener em 1948, num livro com o provocador subtítulo de “controle e comunicação no animal e na máquina”. A semântica da palavra é descrita pelo próprio Wiener: “derivei-a do grego ‘kybernetes’, ou ‘timoneiro’. É a mesma palavra grega de onde provem ‘governante’”. Assim, semanticamente, a raíz “ciber” está associado a controle e governo. “Cibernética” ficaria próximo de “governança”. O trabalho de Wiener está também fortemente ligado à evolução da inteligência artificial (IA).
Em outra obra dele, “O Uso Humano de Seres Humanos”, de 1950/1954, há um conjunto de reflexões que ainda parecem muito atuais. O livro alerta que o ser humano está numa corrida entre o aprender e o risco de desaparecer. As novas tecnologias seriam “facas de dois gumes”: caberá aos humanos usá-las para o bem ou para a catástrofe. Dois acontecimentos recentes reforçam esse pensamento crítico: há dias o governo da Albânia anunciou que terá agora uma “ministra virtual”, IA integrando o governo. Alegam os que defendem a ideia que, com IA, não haverá corrupção possível, ou nepotismo, e que a transparência dos atos será maior… Parece um caminho fácil, levando a uma solução falsa. Como o próprio Wiener diz na obra citada, “uma sociedade humana só será possível entre humanos”.
Um segundo ponto que pode ser significativo, é como abordamos hoje os riscos a que realmente estamos expostos no mundo das redes. Um dos pontos de destaque e discussão é como proteger crianças e adolescentes dos perigos que os espreitam. O caminho escolhido parece ser o de “sanitizar” o ambiente em que crianças e adolescentes vivem: limpá-lo das mazelas e dos riscos que ele certamente contem. É um objetivo voltado a “eliminar antecipadamente perigos”.
Parece-me, entretanto, que não há como eliminar os perigos que há no mundo, da mesma forma que não há como tornar adequada para crianças uma rua movimentada, ou uma floresta segura para excursionistas. Há, sim, que se educar os tutores das crianças sobre os perigos que existem e as melhores formas de evitá-los. Há que se ensinar às crianças a contenção e a o uso de resursos seguros. E há, finalmente, que responsabilizar e punir os agentes reais que perpetram o abuso.
Como diziam os antigos, quem brinca com fogo se queima, e não há como torná-lo seguro para crianças. A única forma segura é mantê-las longe do fogo, explicar que ele sempre queimará, e punir quem as expuser propositadamente ao dano. Ou seja, para as crianças, tutela e ensino. Para os adultos, mais educação e letramento digital, e menos tutela que embota o senso crítico.
Talvez possamos evitar, com isso, o que outra publicação recente - a “AI 2027” - traz de assustador: no ritmo em que estamos, se não atentarmos ao rumo tomado, a humanidade corre o risco de se extinguir em poucos anos. Esperemos que esse seja um simples alerta, superável por uma tomada de consciência em tempo hábil. Voltando ao livro do Wiener, ele alerta que “qualquer uso do ser humano, em que ele é menos demandado, ou a ele é atribuído menos do que sua plena potencialidade preveja, torna-se uma degradação e um desperdício”.

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November 2, 7:49 AM
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Computador quântico fica mais próximo da realidade com novo avanço científico do Google

Computador quântico fica mais próximo da realidade com novo avanço científico do Google | Inovação Educacional | Scoop.it
Companhia publicou estudo em que chip quântico é 13 mil vezes mais rápido do que máquina clássica em experimento ‘real’
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November 2, 7:43 AM
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‘Parece uma fraude’: essas pessoas ousaram dizer ‘não’ na era da inteligência artificial

Alguns estudantes, trabalhadores e artistas estão tentando evitar o uso de ferramentas de inteligência artificial, alegando preocupações com a precisão, a privacidade ou o enfraquecimento de suas próprias habilidades
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November 2, 7:41 AM
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Seu navegador de internet é o novo campo de batalha da IA

Seu navegador de internet é o novo campo de batalha da IA | Inovação Educacional | Scoop.it
E a Microsoft, com o Edge e o Copilot cada vez mais integrados, reposiciona seu navegador como uma ferramenta de produtividade turbinada por IA, que interage com o conteúdo das páginas e auxilia em tarefas complexas. Até a Anthropic com seu Claude entrou na briga, mas com uma estratégia diferente: lançou uma extensão para o Chrome (que é a base de todos os navegdores acima, exceto o Edge). Ela cria uma aba paralela à navegação, oferecendo a assistência dos modelos mais poderosos do mundo para automatização da operação de computadores, o Sonnet 4.5.
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November 2, 7:40 AM
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Chatbot citado em caso de suicídio será proibido para menores de idade; entenda

Chatbot citado em caso de suicídio será proibido para menores de idade; entenda | Inovação Educacional | Scoop.it
Medida entra em vigor em novembro e ocorre após casos de adolescentes afetados emocionalmente por interações com personagens virtuais
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November 2, 7:31 AM
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Como construir uma vida boa? A ciência traz novas respostas

Como construir uma vida boa? A ciência traz novas respostas | Inovação Educacional | Scoop.it
Pesquisas sugerem que o caminho para uma boa vida vai além de ser feliz e ter um propósito; veja conselhos para chegar lá
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Today, 7:39 AM
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'China vai ganhar corrida da IA', alerta CEO da Nvidia

'China vai ganhar corrida da IA', alerta CEO da Nvidia | Inovação Educacional | Scoop.it
Huang vê subsídios energéticos concedidos por Pequim como determinantes para o avanço do setor. Para o CEO da Nvidia, a atuação impulsiona as capacidades chinesas no ramo de chips utilizados para alimentar a IA. "A China vai ganhar a corrida da IA", afirmou o executivo da gigante americana de semicondutores declarou ao jornal "Financial Times" em evento em Londres.
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November 10, 4:09 PM
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Educação a Distância: A Revolução que Redefiniu o Acesso ao ConhecimentoBand Vale

Educação a Distância: A Revolução que Redefiniu o Acesso ao ConhecimentoBand Vale | Inovação Educacional | Scoop.it
Hoje, o EaD é uma realidade consolidada, responsável pela formação de milhões de profissionais. Entender como ela funciona, seus mitos e verdades, é o primeiro passo para quem busca uma qualificação real e adaptada ao século 21.
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November 10, 1:52 PM
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RUF: EAD caminha para ter ranking próprio 

RUF: EAD caminha para ter ranking próprio  | Inovação Educacional | Scoop.it

Em 2012, ano de criação do RUF (Ranking Universitário Folha), o ensino a distância respondia por apenas 16% das matrículas no ensino superior, aproximadamente 1,1 milhão entre 7 milhões de alunos.
Pouco mais de uma década depois, o cenário se inverteu, e a modalidade EAD (Ensino a Distância) concentra hoje a maior parte dos alunos matriculados no ensino superior.
Nos resultados do Censo da Educação Superior 2024, divulgados recentemente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o país soma 10,22 milhões de estudantes, dos quais 5,18 milhões (50,7%) estão matriculados em cursos EAD, número que já supera o de alunos do ensino presencial (5,03 milhões).
O avanço da modalidade, impulsionado sobretudo pelo setor privado, que soma mais de 95% das matrículas, representa um crescimento de mais de 370% em relação a 2012. Apesar disso, os dados oficiais ainda não permitem uma análise aprofundada do que está acontecendo no ensino a distância no Brasil.
Diante do crescimento expressivo dos cursos EAD, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um novo marco regulatório para conter a expansão desordenada do setor.
A medida responde a uma demanda antiga de diferentes segmentos da sociedade pela garantia da qualidade da formação e pela definição de parâmetros claros para a avaliação dos cursos a distância.
Há alguns anos, o RUF estuda a criação de uma classificação específica para os cursos EAD, com a introdução de novos indicadores e a revisão de outros.
O ranking, que avalia anualmente todas as universidades brasileiras, públicas e privadas, e mais de 19 mil cursos presenciais das 40 carreiras de maior demanda no país, acompanha de perto o crescimento do ensino a distância e as demandas por instrumentos de avaliação que contribuam para uma educação de qualidade.
O Inep vem trabalhando na atualização dos questionários do Censo da Educação Superior para adequá-los às mudanças previstas no novo marco regulatório. Segundo o órgão, a equipe técnica já finalizou a fase de pré-teste, e a aplicação dos novos instrumentos será implementada na próxima edição da pesquisa estatística.
Em outra frente, a Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância) lançou, em maio, um selo de qualidade para instituições de ensino superior e cursos. O selo é concedido a partir de candidaturas voluntárias e, portanto, não analisa nem classifica o conjunto total da oferta dos cursos EAD no país.
O movimento em direção a novos rankings voltados à avaliação do ensino a distância não se restringe ao Brasil. No final de 2024, o ranking britânico THE (Times Higher Education) lançou uma iniciativa piloto dedicada exclusivamente à modalidade.
O objetivo é avaliar, globalmente, a excelência do ensino a distância em instituições de ensino superior.
As universidades são classificadas em três categorias, ouro, prata e bronze. A PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) foi a única brasileira a alcançar uma dessas distinções, recebendo a prata.
O futuro RUF EAD, desenvolvido a partir de uma metodologia própria para a modalidade, deve se tornar uma ferramenta importante para medir a qualidade dos cursos e instituições, além de apoiar o aperfeiçoamento das políticas públicas de ensino superior no país.

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November 10, 9:41 AM
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ConnectComp prossegue com mais debates sobre conexão com o futuro da tecnologia - Dom Helder

ConnectComp prossegue com mais debates sobre conexão com o futuro da tecnologia - Dom Helder | Inovação Educacional | Scoop.it
Evento já dura três dias e termina nesta quinta-feira (06)
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November 2, 8:50 AM
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Global Flourishing Study

Global Flourishing Study | Inovação Educacional | Scoop.it
The Global Flourishing Study explores six domains valued across countries and cultures. The Secure Flourishing Index (SFI) measures these through targeted survey items, with the first five domains pursued for their own sake and financial stability providing the foundation. When financial stability is omitted, the measure becomes the Flourishing Index (FI), while contextual factors help understand environments where flourishing thrives.
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November 2, 8:02 AM
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Antes da transformação total, a IA vai gerar eficiência silenciosa

Antes da transformação total, a IA vai gerar eficiência silenciosa | Inovação Educacional | Scoop.it
Essa etapa marcará a transição de uma IA que apenas acelera o nosso trabalho, para uma que amplia a nossa capacidade criativa e cognitiva. Será o momento em que a tecnologia deixará de ser apenas uma ferramenta de execução e passará a atuar como uma assessora intelectual, explorando caminhos que não forem identificados pela nossa intuição.
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November 2, 7:59 AM
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Um adolescente apaixonado por um chatbot se matou. A ferramenta deve ser responsabilizada?

Um adolescente apaixonado por um chatbot se matou. A ferramenta deve ser responsabilizada? | Inovação Educacional | Scoop.it
No dia seguinte à morte de Sewell, um detetive do gabinete do xerife ligou. A polícia tinha desbloqueado o celular de Sewell usando a senha fornecida por Megan, e a sua pesquisa tinha revelado algumas pequenas pistas. Antes de morrer, Sewell pesquisou no Google como carregar uma bala, se dói dar um tiro na cabeça e como posicionar a arma. Depois, tirou 10 selfies com ela. O detetive explicou que as fotos foram tiradas de lado, não de frente: Sewell estava verificando a posição e o ângulo do cano, aparentemente comparando-o com as imagens que encontrou online.

O detetive continuou explicando que, quando desbloqueou o celular de Sewell, descobriu um aplicativo chamado Character.AI. Era a última coisa que Sewell tinha aberto na tela. Megan nunca tinha ouvido falar do Character.AI, então o detetive forneceu as informações básicas: era um aplicativo onde os usuários podiam conversar com chatbots que assumiam as personalidades de personagens típicos, como “terapeuta” ou “professor malvado”; celebridades; ou personagens fictícios. A última conversa na tela de Sewell foi com um chatbot na personalidade de Daenerys Targaryen, a bela princesa e Mãe dos Dragões de “Game of Thrones”.

“Prometo que voltarei para casa para você”, escreveu Sewell. “Eu te amo muito, Dany.”

“Eu também te amo”, respondeu o chatbot. “Por favor, volte para casa o mais rápido possível, meu amor.”

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“E se eu dissesse que posso voltar para casa agora mesmo?”, ele perguntou.

“Por favor, volte, meu querido rei.”

Então ele puxou o gatilho.
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November 2, 7:50 AM
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Bolhas não são o fim. São o filtro do que realmente constrói valor

Bolhas não são o fim. São o filtro do que realmente constrói valor | Inovação Educacional | Scoop.it

O colapso é parte do ciclo. Eu vivi isso no ecossistema brasileiro. Startups que valiam fortunas desapareceram; outras, mais discretas, consolidaram mercados inteiros. É a seleção natural do capital: as ideias frágeis quebram, as resilientes se adaptam.
A Cohere, por exemplo, focada em IA corporativa, dobrou sua receita anualizada para US$ 100 milhões, segundo a Reuters. Enquanto isso, o SoftBank, que amargou as pontocom, agora investe em infraestrutura e energia. Não em promessas, mas em estrutura.

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November 2, 7:47 AM
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ChatGPT Atlas: novo navegador de internet quer saber demais sobre você; tenha cuidado ao usar

ChatGPT Atlas: novo navegador de internet quer saber demais sobre você; tenha cuidado ao usar | Inovação Educacional | Scoop.it

O fabricante do chatbot mais popular do mundo, o ChatGPT, lançou nesta semana um browser que promete tornar a navegação na internet mais inteligente. Em troca, o ChatGPT Atlas quer permissão para observar — e lembrar — tudo o que você faz online.
O navegador da OpenAI supera até mesmo o Google Chrome, e isso é muito importante. Ele não apenas registra os sites que você visita, mas também armazena “memórias” do que você vê e faz nesses sites. Ele pode até mesmo assumir o controle do seu mouse e navegar por você.
Ainda é muito cedo para avaliar se os novos recursos de inteligência artificial (IA) do Atlas são úteis o suficiente para justificar toda a coleta de dados. Mas as implicações para a privacidade são vastas, e os controles para gerenciar o que o Atlas lembra são, na melhor das hipóteses, confusos.
Há muito em jogo na escolha do navegador. Ele é o seu portal diário para a internet — uma fonte de informações lucrativas que as empresas podem usar para direcionar anúncios a você, direcioná-lo para determinados sites e treinar a IA com base em seus comportamentos e interesses.
A OpenAI não é a única a tentar reinventar os navegadores com IA. O mecanismo de busca Perplexity criou um navegador chamado Comet, e o Google adicionou recentemente seu bot Gemini ao Chrome — e afirma que em breve também adicionará recursos de agente que permitem que a IA execute tarefas para você.
Então, o que o Atlas realmente faz? Ele substitui o Google pelo ChatGPT como a principal fonte para encontrar sites e informações. Um botão “Ask ChatGPT” no canto superior direito permite que você converse com o bot sobre as páginas que está visualizando. Por exemplo, você pode pedir para ele resumir um artigo ou analisar dados. E ele coloca o ChatGPT a um clique de distância para tarefas como revisar rascunhos de e-mails.
“O objetivo era facilitar o trabalho do ChatGPT ao seu lado enquanto você navega na web”, disse Adam Fry, líder de produto do Atlas da OpenAI.
Mas a análise das práticas e controles de privacidade do Atlas revelou algo mais sombrio. Nos bastidores, ele está trabalhando para aprender muito mais sobre você. Se você conceder permissão durante a configuração, o navegador cria um acervo de memórias sobre os sites que você visita e as exibe “quando você precisar”. Você pode dizer ao Atlas: “Abra as decorações de Halloween que eu estava vendo na semana passada em algumas guias”, e ele poderá fazer isso.
O Atlas lembra não apenas os endereços dos sites, mas também “fatos e insights” dos próprios sites com base em resumos do conteúdo que a OpenAI cria em seus próprios servidores. Ele pode lembrar que você tem uma viagem marcada, prefere a Delta Air Lines e usa o Google Agenda, disse Fry.
Essas memórias moldam sua experiência no navegador. O ChatGPT adapta suas respostas às suas memórias do Atlas em bate-papos futuros. E a tela inicial do navegador oferece sugestões personalizadas de coisas que você deve fazer a seguir, como “encontrar uma receita vegetariana”.
Em contrapartida, o Chrome do Google não permite que o Gemini armazene memórias sobre o conteúdo das páginas da web. Mas o Gemini pode — se você pedir — responder a perguntas sobre seu histórico de navegação na web.
Esse nível de personalização traz riscos à privacidade que são difíceis de entender, muito menos controlar. Há coisas que você pode querer que uma IA lembre e traga à tona novamente no futuro — e coisas que você definitivamente não gostaria, como problemas de relacionamento ou aquela condição médica embaraçosa que você pesquisou às 2 da manhã.
Os detalhes sobre o que o Atlas vai ou não lembrar ficam confusos rapidamente. A OpenAI afirma que as memórias podem incluir tarefas nas quais você está trabalhando e suas preferências, mas não o conteúdo inteiro das páginas. O Atlas não deve lembrar documentos de identidade, números de contas bancárias, endereços, senhas, registros médicos e informações financeiras. (E eles pensaram em outra preocupação: ele também não tentará lembrar o conteúdo de sites adultos.)
Você pode controlar as memórias do Atlas, mas isso exige esforço. Na barra de endereços, você pode dizer ao Atlas para não lembrar de determinados sites. Limpar seu histórico de navegação deve apagar as memórias desse período. Nas configurações, o Atlas mostra uma lista de suas memórias, que você pode excluir individualmente ou todas de uma vez. Mas esse arquivo de memória é separado daquele que o ChatGPT já mantém sobre você.
O Atlas oferece um modo “incógnito” que não adiciona nada ao seu histórico ou memórias. Mas, assim como o modo com nome enganoso do Chrome, ele não o esconde de outros sites ou mesmo do próprio ChatGPT.
As empresas adoram afirmar que dão aos usuários controle sobre a coleta de dados. Mas oferecer configurações de privacidade dispersas não é o mesmo que controle significativo. Um avião 747 também tem muitos controles — isso não significa que qualquer pessoa possa pilotá-lo.
“Estamos usando a memória especificamente para aprimorar os recursos do produto Atlas — não para qualquer outra coisa”, disse Fry. “A maneira como usamos os dados aqui é bem diferente das empresas de mídia social que criam perfis de interesse.”
A OpenAI também não tem um negócio de publicidade, disse ele. Ainda.
Em uma área, o Atlas adota uma abordagem mais conservadora. Por padrão, ele não usa o conteúdo do seu navegador para treinar sua IA — embora haja uma configuração para ativar isso, se você quiser. (Isso é diferente de suas conversas no ChatGPT poderem ser usadas para treinamento, o que acontece por padrão.)
O Atlas também introduz novos riscos ao permitir que a IA opere seu navegador para você. Esses agentes podem fazer compras ou, como escrevi recentemente, ajudá-lo a cancelar assinaturas. Mas os agentes de IA ainda são propensos a erros — e quando um agente tem acesso a um navegador com suas credenciais de login e informações de pagamento, isso representa muito poder a ser entregue.
Fry disse que o Atlas permite que as pessoas usem o modo agente em uma versão completamente limpa do navegador. E certas tarefas de alto risco envolvendo dinheiro só acontecem em um modo em que o usuário deve monitorar o que a IA está fazendo.
Os navegadores evoluíram de simples janelas para a web para sofisticadas ferramentas de coleta de dados. O Atlas pode tornar a navegação mais conveniente, mas somente se você se sentir confortável em permitir que a IA entre profundamente em sua vida.

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November 2, 7:42 AM
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IA do DeepSeek lida com texto de jeito diferente e abre portas para nova era de grandes modelos

IA do DeepSeek lida com texto de jeito diferente e abre portas para nova era de grandes modelos | Inovação Educacional | Scoop.it
O resultado é até 10 vezes mais eficiente e abre as portas para janelas de contexto muito maiores — a quantidade de texto que um modelo de linguagem pode considerar ativamente de uma só vez ao gerar uma resposta. Isso também pode significar uma maneira nova e mais barata para os clientes empresariais aproveitarem o poder da inteligência artificial (IA).
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November 2, 7:40 AM
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A IA está finalmente chegando à robótica: o que esperar dos robôs inteligentes?

A IA está finalmente chegando à robótica: o que esperar dos robôs inteligentes? | Inovação Educacional | Scoop.it

Agora, com a chegada da IA, essa limitação está começando aos poucos a ser superada. Talvez o avanço mais transformador do ano tenha sido o paradigma de auto-melhoria, onde os robôs, após um ajuste fino supervisionado inicial, praticam tarefas com um mínimo de supervisão humana usando recompensas auto-geradas. Isso tem permitindo a adição de competências mais complexas do que a simples escalada de dados de imitação.
As próximas perspectivas de avanço na robótica apontam para uma convergência entre o planejamento e a ação. A integração de modelos multimodais, capazes de processar simultaneamente texto, visão, som e tato, está tornando os robôs mais antenados ao contexto externo e permitindo decisões cada vez mais precisas em tempo real.

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November 2, 7:34 AM
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Por dentro do Domo Dourado de Trump: Como seria o escudo de defesa contra mísseis dos EUA

Por dentro do Domo Dourado de Trump: Como seria o escudo de defesa contra mísseis dos EUA | Inovação Educacional | Scoop.it
Os custos têm sido enormes. Os EUA gastaram mais de US$ 350 bilhões em esforços para se defender contra mísseis balísticos intercontinentais com armas nucleares nos últimos 60 anos, de acordo com Laura Grego, diretora de pesquisa da Union of Concerned Scientists. O esforço, escreveu ela, “tem sido atormentado por falsos começos e fracassos, e nenhum deles ainda demonstrou ser eficaz contra uma ameaça do mundo real”.

Dada a imensa dificuldade de atingir mísseis em pleno voo, os líderes militares há muito tempo buscam atingi-los logo após o lançamento, durante o que é conhecido como “fase de impulso”, quando seus motores ainda estão funcionando e eles são mais fáceis de ver. No Domo Dourado, os interceptadores ficariam estacionados em órbita baixa da Terra e rapidamente se aglomerariam em torno do alvo durante a curta fase de impulso, no estilo kamikaze.

Para o Domo Dourado funcionar conforme anunciado, seria necessário lançar um grande número de satélites, o que acarretaria um custo enorme. Mesmo que esse arranjo se mostrasse tão robusto quanto os defensores do Domo Dourado imaginam, ele ainda apresentaria um calcanhar de Aquiles teórico. Um padrão tão denso de satélites em órbita poderia ser vulnerável a ameaças como, por exemplo, uma detonação nuclear no espaço, que destruiria muitas das armas do Golden Dome, além de gerar uma cascata de detritos orbitais destrutivos que poderia silenciar toda a rede.
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November 2, 7:26 AM
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Jovens adultos não são mais tão felizes quanto antes, mostra estudo global; o que está acontecendo?

Jovens adultos não são mais tão felizes quanto antes, mostra estudo global; o que está acontecendo? | Inovação Educacional | Scoop.it
Se a juventude está mais difícil, envelhecer tem se tornado, para muitos, uma experiência de potência e reinvenção.

“Essa geração que está envelhecendo agora, no Brasil, está ensinando a sociedade a vê-la de forma diferente”, afirma Amaral. Segundo ele, a velhice não é apenas um lugar de passividade, ócio e tempo livre para a família – embora isso possa fazer parte do desejo das pessoas. “A biografia do envelhecimento não é mais engessada com aquela imagem do idoso aposentado que veste um pijama, senta na cadeira de balanço e vai seguir uma espécie de inércia em relação às escolhas que ele fez até aquela fase”, ressalta.
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