A Totvs está testando uma “loja on-line” para vender agentes de inteligência artificial (IA) generativa aos clientes. Estão sendo oferecidos 10 agentes, desenvolvidos pela empresa. O agente de IA pode auxiliar empresas no uso de softwares de gestão e de relacionamento com clientes, por exemplo. A novidade, dizem analistas, é uma forma de levar a clientela para a nuvem computacional da Totvs.
O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa? Luciano Sathler É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática. Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing. O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais. Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho. A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados. A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar. No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes. Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador". Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante. Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos. Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano. O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.
A publicação de um livro com dezenas de citações falsas por uma das maiores editoras do mundo, a gigante Springer, é consequência de um sistema que terceiriza a responsabilidade científica
There’s a recent study that exposes this seduction. It has a really small sample size, and it hasn’t even been peer reviewed yet — so put in all your caveats — but it suggests something that seems intuitively true.
Salamandra Graphic publica la novela gráfica Artificial. Una historia de amor, con guion y dibujo de Amy Kurzweil, que narra su colaboración en el proceso de entrenar a un chatbot con los archivos de su difunto abuelo, en un proyecto dirigido por su hijo y padre de la autora, Ray Kurzweil, director de Ingeniería de Google.
Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Augusta - CAMPO BOM - RS
Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola Municipal Aroldo de Freitas - PINHAIS - PR
Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana – EFM - CHOPINZINHO - PR
Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
Conheça o documentário da UFFS que apresenta boas práticas de escolas em tempo integral nos três estados do Sul, com projetos que unem território, cultura, meio ambiente e protagonismo estudantil
Buscar excelência na educação pública tem sido uma prioridade para algumas cidades brasileiras, que em 2025 demonstram avanços expressivos em ações voltadas para o aprimoramento do ensino. Entre os municípios que mais se destacam está Florianópolis, em Santa Catarina, responsável por impulsionar práticas modernas e inclusivas, integrando tecnologia e capacitação contínua dos profissionais de ensino. Segundo o site Revista Ana Maria, essa tendência revela não apenas o comprometimento das gestões locais com a qualidade educacional, mas também aponta caminhos importantes para a evolução do aprendizado no Brasil. Além da capital catarinense, Curitiba, situada no Paraná, consolidou-se como referência por sua habilidade em desenvolver currículos atualizados e promover ambientes escolares acolhedores e dinâmicos. O investimento nessas regiões tem promovido resultados positivos nos índices de desempenho dos alunos e ampliado o acesso a oportunidades com ferramentas digitais, valorizando tanto as competências cognitivas quanto socioemocionais.
Sabia que investir em creches pode melhorar as notas das crianças no ensino fundamental?
Neste vídeo, o economista Diego Palmiere — finalista do 2º Prêmio Ciência pela Primeira Infância na categoria Mestrado — conta como analisou o impacto do Proinfância, um programa federal que constrói e amplia creches e pré-escolas pelo Brasil.
A pesquisa, feita na Universidade Federal da Paraíba, comparou cidades paraibanas que participaram do programa com aquelas que não participaram. O resultado? Onde o Proinfância chegou, o desenvolvimento local cresceu e o desempenho escolar das crianças melhorou — com avanços reais em matemática e português!
O dado é um indicativo importante de que uma educação infantil de qualidade é capaz de movimentar a economia, fortalecer comunidades e transformar a realidade de muita gente.
Assista à entrevista e descubra como políticas públicas bem implementadas podem impactar positivamente a vida das crianças brasileiras.
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou à CNN nesta quinta-feira (3), que os investimentos que o governo fez no setor até o momento são superiores ao piso definido pela constituição e que desvincular os repasses do Orçamento da União é um “grande erro para o país”. Segundo Camilo, a mudança permitiria diminuir os investimentos na educação, quando o necessário é que aconteça o contrário, que o governo possa aumentar os recursos destinados à educação, principalmente nos níveis básicos.
Especialistas atuarão em grupos de trabalho para a elaboração da 5ª edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou, nesta quinta-feira, 3 de julho, os novos materiais pedagógicos que compõem o conjunto de ações do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Foram lançados o Guia de Reorganização Curricular para a Recomposição das Aprendizagens, a Matriz Curricular Priorizada para a Recomposição das Aprendizagens e o Guia de Avaliação e Mediações Pedagógicas para a Recomposição das Aprendizagens.
Os documentos foram lançados em videoconferência da Undime, com transmissão no canal do YouTube do Conviva Educação e do MEC. Participaram: Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC; Ana Valeria da Silva Dantas, coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do MEC; e Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna. A mediação foi de Andreika Asseker Amarante, presidente da Undime Pernambuco e Dirigente Municipal de Educação de Igarassu/PE
The OECD just published a landmark research report in collaboration with There’s An AI For That to decode what’s really happening in today’s AI markets. This isn’t theory; it’s a hard-data global scan, and the findings are both encouraging and a wake-up call.
Part I: What the Research Tells Us About the Risks of Synthetic Tutors How we script AI video content isn't just important—it's potentially transformational. When we get the scripting wrong, we use sophisticated AI to amplify the very problems that make so much e-learning ineffective:
lifeless delivery that builds zero connection and erodes trust (Lind, 2024)
rule-focused messaging that kills motivation (Ng, Hao & Zhang, 2025)
cognitive overload that ensures nothing sticks (Mayer, Fiorella & Stull 2020; Slemmons et al. 2018)
Understanding these risks is essential because avatar technology doesn't just replicate traditional training problems—it can actually amplify them. The sophistication of the visual presentation creates expectations for human-like interaction that poorly written scripts completely fail to meet.
So, what does peer-reviewed research suggest are the biggest risks when working with AI-avatar video content?
Artificial intelligence tools have taken another leap forward. A new wave of generators can create lifelike video along with realistic audio, including dialogue.
These tools, including Google’s Veo 3, are producing viral videos, satirical commentary and even realistic fakes of disputed events like riots and elections.
Below is a collection of real videos alongside A.I.-generated fakes, which were created by writing basic prompts to guide what the tools come up with.
Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola Básica Municipal Encano Central - INDAIAL - SC
Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista - NOVA ITABERABA - SC
Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul EMEF Vidal de Negreiros - SANTA CRUZ DO SUL - RS
Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
Realizada na quinta-feira (3), a aula buscou refletir sobre a importância do papel dos gestores escolares dos anos finais do ensino fundamental na construção de escolas mais inclusivas para as adolescências
“A demolição administrativa dos deputados do Centrão e da extrema direita pretende acabar com o dever do Estado de garantir à população políticas públicas de saúde, educação, habitação e outras. Se eles conseguirem aprovar a demolição administrativa, o Estado sai do palco e entram as empresas do setor privado, com dinheiro público, para administrar as políticas públicas nos hospitais, escolas e outros”, afirma Heleno.
Segundo ele, a consequência imediata será a exclusão de quem mais precisa do atendimento gratuito. “Fortalecendo a privatização das políticas públicas, teremos consequências graves para o atendimento à população como direito. Portanto, deixando de ser direito, todas as pessoas deverão pagar para ser atendidas nos hospitais, nas escolas e em outras ações e locais públicos.”
MEC realizará a quinta edição do evento de 7 a 9 de outubro, em Brasília (DF), junto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca
Idealizado por Roberto Sallouti e André Esteves, do BTG Pactual, o Inteli ganha tração e se aproxima do breakeven, enquanto forma líderes em tecnologia e negócios com modelo em que metade dos alunos estuda com bolsas custeadas por doações
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