Afrouxamento de regulação, contratos públicos e incentivos estão entre os atrativos que rapidamente botaram de joelhos as principais empresas de tecnologia do planeta
O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa? Luciano Sathler É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática. Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing. O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais. Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho. A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados. A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar. No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes. Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador". Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante. Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos. Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano. O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.
Average US student assessment scores appear to tell a simple story: Performance rose through the 2000s, plateaued during the 2010s, and then declined sharply during the pandemic. But looking beyond the averages reveals more complex and concerning patterns. Student achievement began declining around 2013, but these declines—both before and after the pandemic—were overwhelmingly driven by the bottom half of test takers. Since 2011, the US has experienced the highest absolute achievement gap growth internationally. Adult performance trends on international assessments during this period reflect those of students, suggesting that external societal factors—not just school-related influences—are at play. Determining the drivers of student achievement trends is not simple. Most conventional explanations for student performance trends struggle to fully account for the patterns identified in this report.
A sala de aula da escola pública de Houston poderia ser parecida com qualquer outra, não fosse por uma característica incomum no quadro branco: um cronômetro de contagem regressiva.
A professora que liderava a aula de inglês permitiu que seus alunos da quarta série tivessem “mais 10 segundos para fazer login” para problemas de tecnologia. Então, ela pediu para a classe ler uma passagem para determinar as motivações do autor, ajustou o cronômetro para um minuto e gritou nas marcas de 25 e 15 segundos. Os alunos levaram 30 segundos para compartilhar as respostas com um colega antes do teste diário de 10 minutos.
A estrutura regimentada faz parte de um novo modelo escolar rigoroso que quase metade das 274 escolas do Distrito Escolar Independente de Houston adotaram.
Os educadores são obrigados a aderir rigorosamente ao currículo. Autoridades distritais visitam escolas várias vezes por semana para observar aulas e garantir que os professores estejam seguindo os novos protocolos. Políticas de comportamento rigorosas são aplicadas. Em um ponto, os alunos eram obrigados às vezes a carregar cones de trânsito laranja para o banheiro, em vez dos tradicionais passes de corredor, como parte de um esforço para evitar desordem.
Essas ideias não são todas novas, mas a escala, o ritmo e a força da mudança em Houston estão entre as mais marcantes da educação americana moderna.
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Um aluno ouviu uma aula na Escola Elementar Thompson.Crédito...Annie Mulligan para o The New York Times Na metade do segundo ano letivo em que o novo modelo está em uso, as autoridades argumentam que ele está dando resultado. O número de escolas em Houston que foram classificadas como D ou F pelo estado caiu de 121 para 41. As pontuações de matemática e leitura em testes padronizados estaduais aumentaram. Os ganhos gerais foram "o maior crescimento anual na história do distrito", disseram autoridades distritais.
As escolas de Houston não obtiveram ganhos gerais em leitura no ano passado em um exame federal que é considerado o padrão ouro — mas evitaram a queda nacional no desempenho na matéria.
Ainda assim, a reforma também tem sido profundamente polarizadora , enfurecendo muitas pessoas em um distrito onde mais de 80% dos alunos são negros ou hispânicos. Um movimento feroz de pais e professores argumenta que a ênfase do novo modelo na preparação para testes prejudica o desejo dos alunos de aprender. Eles criticaram a remoção de romances das aulas de inglês e reclamaram que o fechamento de bibliotecas é prejudicial para crianças desfavorecidas.
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The Parking Lot Frisbee Game That Started in 1968 Is Still Going Strong A experiência de Houston lembra esforços anteriores para reformar sistemas escolares em dificuldades em outras cidades: um líder agressivo e agressivo chega exigindo mudanças, e os moradores acusam o novo líder de destruir programas adorados e ignorar as críticas.
Mas a situação em Houston também se destaca de outras cidades. O sistema escolar foi assumido pelo estado, que nomeou toda a nova liderança. Como resultado, a transformação da vida em sala de aula é sobreposta a um cabo de guerra político entre os republicanos conservadores que governam o estado e os líderes democratas da cidade lutando pelo controle local.
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Mike Miles, superintendente nomeado pelo estado do Distrito Escolar Independente de Houston, tornou-se um pára-raios na cidade.Crédito...Meridith Kohut para o The New York Times Em novembro, os eleitores rejeitaram um novo título para pagar por melhorias nas instalações escolares de Houston depois que os democratas, que geralmente apoiam tais medidas, enquadraram a votação como um referendo sobre a liderança escolar imposta pelo estado.
No centro das mudanças e da controvérsia está Mike Miles, um superintendente inflexível instalado pela administração republicana do governador Greg Abbott.
O Sr. Miles, um ex-Ranger do Exército, superintendente temporário de Dallas e fundador de uma rede de escolas charter, tornou-se um para-raios em Houston. Ele descreveu o sistema escolar que assumiu como antiquado e retrógrado, e argumentou que "reformas incrementais e fragmentadas" não conseguiriam atender ao momento.
“As pessoas falam sobre equidade o tempo todo, e então não fazem absolutamente nada sobre isso”, disse o Sr. Miles. “Um ano não cria uma tendência. Mas mostramos que o modelo já funciona, especialmente para crianças que estão atrasadas.”
Observadores e moradores locais dizem que, apesar de toda a sua ambição, o superintendente acumulou muita animosidade para manter o ímpeto — e que seu modelo está fadado ao fracasso , como outros já fizeram antes .
“Isso não é educação”, disse Liz Silva, cujo filho da terceira série frequenta uma escola de artes em Houston sob o novo modelo. “Meu filho é miserável.”
Um 'Novo Sistema Educacional' O modelo, agora em uso em 130 escolas em Houston, utiliza uma estrutura fixa para alunos do terceiro ao décimo segundo ano. Ele foi introduzido inicialmente em um pequeno número de escolas que estavam com baixo desempenho; mais escolas foram adicionadas posteriormente ou se juntaram voluntariamente.
O currículo foi elaborado pelo distrito. Professores de matemática e inglês gastam cerca de 45 minutos em instruções para cada lição, seguido por um teste.
Os alunos descobrem imediatamente como se saíram no teste e, então, são divididos em dois grupos. Aqueles que pontuam bem saem da sala de aula para trabalho independente ou em dupla, sob os olhos de treinadores de aprendizagem não certificados. O resto fica para trás para revisar os conceitos que perderam. O distrito chama isso de “Novo Sistema Educacional”.
Durante visitas a duas escolas neste inverno, corredores e salas de aula estavam quase sempre em ordem; alunos perturbadores são removidos da sala de aula. Cartazes com dados de pontuação de testes escolares estavam pendurados nas paredes.
O Sr. Miles visita escolas regularmente para observar os professores.
Em uma visita, o Sr. Miles pediu frequentemente por mais participação dos alunos, dizendo a um diretor: "Eu gostaria de ter visto um pouco mais daquele par e compartilhar". O superintendente até fez uma observação sobre a temperatura do ar nas salas de aula: Estava um pouco frio, ele disse.
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Erika Kimble, diretora da Escola Elementar Hilliard em Houston, chamou o progresso do novo sistema de “alucinante”.Crédito...Annie Mulligan para o The New York Times Na Hilliard Elementary School, onde a aula de inglês cronometrada aconteceu, mais de 97% dos alunos vêm de lares economicamente desfavorecidos. Sob o novo sistema, a classificação estadual da escola saltou de F para A em um único ano.
A diretora, Erika Kimble, chamou o progresso de “alucinante”, mas ela se preocupa em mantê-lo. “Por mais difícil que tenha sido o ano passado, é mais fácil chegar lá e mais difícil permanecer lá”, disse ela.
Houve tropeços. Em outra escola, a Thompson Elementary, alunos da quarta série apontaram que um slide feito pelo distrito incluía uma solução incorreta para um problema de matemática.
Professores e administradores pareciam ainda estar se adaptando às demandas por eficiência. Um dos principais representantes do Sr. Miles, por exemplo, notou que uma professora de matemática passou a dar aos alunos seu teste diário cinco minutos mais cedo, quando ela "poderia ter resolvido mais dois problemas" naquele tempo.
Em Hilliard, quando dois alunos do quinto ano chegaram à mesma resposta matemática correta por métodos diferentes, a professora lembrou aos alunos que problemas de geometria podem frequentemente ser resolvidos de várias maneiras. Então ela rapidamente seguiu em frente, em um esforço para manter o cronograma.
Amy Poerschke, uma autoridade distrital que supervisiona a Sra. Kimble e assistiu à aula, sugeriu mais tarde que a professora poderia ter parado para explorar a ideia. “Isso poderia ter se transformado em um 'Vire-se e converse com seu vizinho: Por que os dois estão certos?'”, disse a Dra. Poerschke.
A Sra. Kimble respondeu que as restrições de tempo do novo sistema às vezes dificultavam isso: “Como é essa margem de manobra?”
'A que custo?' O Novo Sistema Educacional é ainda mais controverso por causa da forma como a aquisição ocorreu.
Em 2015, um legislador local, Harold V. Dutton Jr., liderou a aprovação de uma nova lei permitindo que o estado tomasse o controle dos distritos escolares de autoridades locais com base no desempenho consistentemente ruim em uma única escola. O Sr. Dutton esperava que a lei levasse a mudanças em escolas públicas de Houston em dificuldades, como Wheatley High, onde ele já foi aluno. Suas classificações F consistentes do estado eventualmente levaram à aquisição.
Embora um governo estadual liderado pelos republicanos agora administre as escolas no maior reduto democrata do estado, o Sr. Dutton — um democrata — disse que não se arrepende.
A sacudida, ele argumentou, era exatamente o que o distrito precisava para forçar melhorias em escolas que estavam definhando há muito tempo. “A maior coisa que está funcionando, da qual as pessoas estão reclamando, é apenas a mudança em si”, ele disse em uma entrevista.
A reação foi imediata. Houve contestações legais à aquisição. Grandes protestos se reuniram na sede do distrito. Placas de jardim apareceram, e ainda podem ser vistas por Houston, com a mensagem “Go Away Miles”.
Autoridades estaduais removeram dezenas de administradores escolares e centenas de educadores; muitos outros saíram voluntariamente. O distrito também está em processo de adotar um sistema de pagamento por desempenho para professores e diretores, uma prática controversa para recompensá-los financeiramente por melhorar o desempenho dos alunos, entre outras coisas, em vez de com base na antiguidade. O sistema de escolas públicas de Houston seria o maior do país a fazer isso.
É parte de um manual do Sr. Miles, que trouxe sistemas salariais semelhantes — e sua abordagem militar — para outros distritos. Ele supervisionou um aumento sustentado nas notas de testes em um pequeno distrito do Colorado , mas sua curta passagem por Dallas levou a resultados mistos e a um grande salto na rotatividade de professores.
Especialistas em educação veem pontos fortes em elementos do plano de Houston do Sr. Miles, como adicionar novos assistentes para ajudar a gerenciar salas de aula. Alguns especialistas disseram que conversas desconfortáveis sobre como avaliar, compensar e reter professores eficazes são essenciais para a melhoria da escola.
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A classificação estadual da Escola Primária Hilliard saltou de F para A em um único ano.Crédito...Annie Mulligan para o The New York Times Toni Templeton, uma cientista pesquisadora sênior do Education Research Center da University of Houston, disse que estava preocupada que os ganhos de longo prazo pudessem ser limitados a uma pequena coorte de crianças com desempenho mais baixo. E ela alertou que mudanças em nível estadual e distrital nas práticas de teste poderiam complicar o quadro do progresso.
“Espero ver alguma melhora”, disse o Dr. Templeton. “'A que custo?' é minha pergunta.”
Outras aquisições estaduais de distritos escolares raramente levaram a ganhos de longo prazo no desempenho.
Uma professora de ensino médio de longa data em Houston disse que nunca enfrentou um ano letivo mais desgastante, inclusive durante a pandemia. Uma professora de inglês do ensino fundamental disse que estava tão convencida de que as novas práticas prejudicariam as crianças que se sentiu compelida a renunciar. Vários pais em entrevistas lamentaram o tempo perdido no dia escolar para desenvolver habilidades sociais e emocionais.
“As crianças estão dizendo que a escola é uma prisão”, disse Michelle Williams, presidente da Houston Education Association, um sindicato de professores com cerca de 200 membros. “Elas odeiam isso”, disse ela.
A raiva local ficou evidente no Dia da Eleição, quando os eleitores foram convidados a aprovar um título muito necessário de US$ 4,4 bilhões para melhorar a infraestrutura em ruínas em muitas escolas locais. A medida falhou por 58% a 42%.
“Nossas escolas precisam de investimento”, disse Molly Cook, uma senadora estadual democrata de Houston. “Mas se não podemos confiar na liderança, então simplesmente não podemos confiar a eles US$ 4,4 bilhões.”
Alguns professores e pais estão preocupados que a reforma afaste as famílias das escolas públicas. A matrícula do distrito está em declínio desde 2016, mas as escolas no Novo Sistema Educacional tiveram quedas maiores no ano passado do que outras.
Vista de fora, Houston é “uma das histórias mais fascinantes da educação”, disse Jonathan Collins, professor assistente no Teachers College que estudou outra aquisição estadual, em Providence.
Mas se os novos líderes escolares subestimarem a importância da adesão da comunidade, acrescentou, o esforço de Houston acabará como outros que acabaram por fracassar.
Até o superintendente de Houston reconheceu que o sucesso do Novo Sistema Educacional não dependerá apenas dos resultados dos testes.
“É preciso que haja pessoas que queiram mantê-lo”, disse o Sr. Miles.
Não ficou imediatamente claro quais critérios o departamento usou para identificar aqueles colocados em licença, ou quais atividades desses funcionários poderiam se enquadrar na ampla ordem emitida pelo Sr. Trump para reverter iniciativas de DEI em todo o governo federal. O memorando do Office of Personnel Management estabelecendo o expurgo de programas de diversidade no mês passado pediu aos funcionários que relatassem quaisquer esforços para "disfarçar esses programas usando linguagem codificada ou imprecisa".
Ex-chefe do Google alerta ocidente para focar em IA de código aberto em competição com a China A cautela de Eric Schmidt surge após o avanço da start-up chinesa DeepSeek
O ex-chefe do Google, Eric Schmidt, alertou que os países ocidentais precisam se concentrar na construção de modelos de inteligência artificial de código aberto ou correm o risco de perder para a China na corrida global para desenvolver tecnologia de ponta. O aviso vem depois que a startup chinesa DeepSeek chocou o mundo no mês passado com o lançamento do R1, seu poderoso modelo de linguagem aberta e de raciocínio amplo, que foi construído de uma forma mais eficiente do que seus rivais dos EUA, como a OpenAI. Schmidt , que se tornou um investidor e filantropo de tecnologia significativo, disse que a maioria dos principais LLMs dos EUA são fechados — ou seja, não são livremente acessíveis a todos — o que inclui Gemini do Google, Claude da Anthropic e GPT-4 da OpenAI, com exceção do Llama da Meta. "Se não fizermos algo sobre isso, a China acabará se tornando a líder do código aberto e o resto do mundo se tornará de código fechado", disse Schmidt ao Financial Times. O bilionário disse que uma falha em investir em tecnologias de código aberto impediria que a descoberta científica acontecesse em universidades ocidentais, que podem não ter condições de arcar com modelos fechados caros. Schmidt estava falando no AI Action Summit em Paris esta semana, que também viu o vice-presidente dos EUA, JD Vance, prometer que os EUA permaneceriam a força dominante na tecnologia . O chefe da OpenAI, Sam Altman, disse no mês passado que estava no "lado errado da história" quando se tratava de modelos de código aberto, sugerindo que a empresa precisava desenvolver uma nova estratégia que se afastasse dos caros modelos fechados. No entanto, o grupo deu passos iniciais no desenvolvimento da tecnologia, levando a startup a manter negociações com o SoftBank sobre uma grande rodada de financiamento em uma avaliação pré-dinheiro de US$ 260 bilhões. Outros gigantes da Big Tech dos EUA, incluindo Google e Amazon, também investiram bilhões em modelos fechados, acreditando ser a melhor maneira de garantir retornos sobre investimentos significativos. “Acho que [Altman] estava sendo um pouco rápido demais”, disse Schmidt, acrescentando que o futuro do domínio da IA estava na combinação de modelos de IA de código aberto e fechado. Enquanto os EUA dominaram a primeira fase do desenvolvimento da IA ao construir modelos poderosos de IA como o GPT-4, a Europa teve a chance de colher ganhos econômicos ao pensar em como aplicar a IA aos negócios por meio da construção de “aplicativos” sobre a tecnologia, disse Schmidt. “A Europa precisa se recompor”, ele disse. “A camada de aplicação é profundamente poderosa e tornará sua Europa mais eficiente.” Na quarta-feira, Schmidt anunciou que estava investindo US$ 10 milhões para criar um novo programa de Ciência da Segurança em IA por meio da Schmidt Sciences, uma organização sem fins lucrativos que ele criou com sua esposa, Wendy. O programa incluirá 27 projetos trabalhando em pesquisa fundamental sobre problemas de segurança em IA. Os premiados incluem Yoshua Bengio, um cientista da computação ganhador do prêmio Turing, que desenvolverá uma tecnologia de mitigação de risco para sistemas de IA, e Zico Kolter, um membro do conselho da OpenAI e professor na Carnegie Mellon University, que explorará ataques de IA. Schmidt pediu que o ocidente colaborasse com os chineses na segurança da IA, pois o país enfrentaria os mesmos problemas em torno da poderosa tecnologia. Ele comparou isso ao tipo de compartilhamento de informações feito entre militares quando eles testam foguetes, por exemplo. “Como poderia ser ruim para nós dar a eles informações que eles poderiam usar para tornar seus modelos mais seguros?”, ele disse.
O secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, pretende fazer parcerias com escolas de elite, como Dante Alighieri, São Luís ou Santo Américo, para melhorar a aprendizagem de colégios municipais. A ideia é que instituições de ensino sem fins lucrativos assumam a gestão e a contratação de professores de 50 unidades da Prefeitura que têm pior desempenho.
Nobel Prize winner Geoffrey Hinton, the physicist known for his pioneering work in the field, told LBC's Andrew Marr that artificial intelligences had developed consciousness - and could one day take over the world.
Mr Hinton, who has been criticised by some in the world of artificial intelligence for having a pessimistic view of the future of AI, also said that no one knew how to put in effective safeguards and regulation.
“Os softwares estão ‘devorando’ o mundo.” O co-fundador do Nestacape Marc Andreessen cunhou esta famosa frase em 2011. Sua teoria era simples: quanto mais as empresas recorriam a softwares e serviços online para executar mais etapas de seus negócios, mais esses recursos se tornariam onipresentes e definiriam os vencedores e perdedores da corrida digital. Parece que ele acertou em cheio.
A ideia de Andreessen fazia todo o sentido se considerássemos a história da computação como um contínuo ao longo do tempo. Em apenas meio século, o setor evoluiu dos computadores primitivos para os microprocessadores, para uma internet global madura e para a computação em nuvem. Todas as peças para a tomada de controle global do software se encaixaram perfeitamente.
O setor de tecnologia, que adora exageros, reagiu rapidamente e começamos a ouvir a máxima de que “toda empresa é uma empresa de software”, alardeada por executivos de tecnologia do mundo inteiro.
Sendo assim, não há muito mistério sobre o motivo pelo qual os poderosos provedores de nuvem atuais foram catapultados ao estrelato praticamente da noite para o dia, já que os mais diversos setores passaram a contar com soluções de software que os ajudavam a se expandir com mais rapidez e flexibilidade.
Veja também Um guia com as melhores ferramentas de IA para facilitar a sua vida Google treina IA para ajudar a reduzir a pegada de carbono dos aviões ChatGPT? Stable Diffusion? Conheça os termos da IA generativa E, assim, chegamos a dezembro de 2022, quando a IA generativa explodiu no cenário internacional com o lançamento do ChatGPT 3. Aparentemente, da noite para o dia, a inteligência artificial estava em todos os lugares, prometendo transformações substanciais nos negócios e na sociedade.
Menos de dois anos depois, a IA generativa já eclipsou todas as outras aplicações de IA nas empresas. Um estudo da S&P Global Market Intelligence com mais de 1,5 mil usuários e tomadores de decisão em IA descobriu que:
A maioria das organizações está seriamente considerando a IA generativa
88% delas dizem estar investigando ativamente a IA generativa, superando de longe todas as outras aplicações de IA, como modelos de previsão (61%), classificação (51%), sistemas especialistas (39%) e robótica (30%).
Apesar da ascensão ser recente, a adoção da IA generativa está explodindo
Uma em cada quatro organizações diz que já vê a IA generativa como uma capacidade integrada implementada em toda a organização. Outros 37% têm a IA generativa em produção, mas ainda não escalada, e apenas 11% não estão investindo em IA generativa de forma alguma.
Créditos: Microsoft/ rawpixel.com/ Freepik Organizações mais maduras querem aumentar os investimentos em IA generativa
As organizações que já implementaram a tecnologia planejam aumentar seus investimentos e esperam que a verba para IA generativa chegue a 47% do orçamento total de IA nos próximos 12 meses, superando de longe as organizações menos maduras em termos de IA.
A adoção da IA generativa está moldando uma nova onda de líderes
A adoção da tecnologia está emergindo como característica definidora de uma nova elite de líderes em IA que construíram arquiteturas de dados prontas para a inteligência artificial e agora estão implementando casos de uso em suas organizações.
Para mim, o principal aspecto do estudo é a velocidade sem precedentes com que a IA generativa está sendo adotada e a taxa de mudança sem precedentes que ela está impulsionando nas empresas.
Para colocar essa curva de adoção meteórica em perspectiva, vale lembrar que a internet moderna levou sete anos para atingir 100 milhões de usuários e quase duas décadas para realmente amadurecer. O ChatGPT 3 alcançou 100 milhões de usuários ativos em apenas dois meses.
Para evitar serem esmagados pela onda de inovação de IA generativa que se aproxima, os líderes empresariais precisam tomar medidas ponderadas, ou correm o risco de serem jogados na lata de lixo da história.
PRINCIPAIS OBSERVAÇÕES PARA AS EMPRESAS
1. Ainda estamos na era da IA discada
Quer você ame ou odeie a IA, a economia impulsionada pela sua chegada está se desenvolvendo mais rápido do que qualquer outra coisa já vista. E ela vai definir a próxima onda de inovação e disrupção.
Assim como aconteceu com o surgimento da internet e do comércio digital, qualquer empresa que não se adaptar para se integrar a uma estratégia de IA vai ter problemas e pode correr o risco de fechar.
Para aproveitar ao máximo o valor da IA, dar uma boa olhada na pilha de dados da sua empresa é uma primeira etapa fundamental. Incorpore uma arquitetura otimizada para IA, a fim de otimizar o fornecimento de dados, reduzir o atrito em seus pipelines e acelerar seus fluxos de trabalho de IA.
Em seguida, analise de que maneira a IA poderia transformar o seu negócio. Priorize os tipos de uso que aceleram a pesquisa e a descoberta, reduzem o tempo de lançamento no mercado, aprimoram a experiência do cliente, melhoram a qualidade do produto e do serviço e aumentam a eficiência operacional.
2. Práticas sustentáveis de IA são fundamentais
A IA pode estar prestes a impulsionar o futuro, mas seu consumo de energia e a pegada de carbono do setor é um grande problema. Independentemente de rodar no local, na nuvem ou em um ambiente híbrido, a incorporação de práticas sustentáveis na estratégia de IA pode reduzir o impacto do carbono e diminuir significativamente seus custos com energia.
Invista em tecnologias com eficiência energética, que melhorem a eficiência e a eficácia das unidades de processamento gráfico (GPUs) e dos pipelines de dados. Reforce a ênfase nas diretrizes de governança, treinamento e sustentabilidade da IA.
Se você planeja usar um provedor de nuvem, escolha algum que esteja comprometido com o uso de fontes de energia renováveis e práticas de sustentabilidade. Dá até para usar a própria IA para ajudar a gerenciar o consumo de energia da empresa para contrabalançar os recursos necessários.
3. Uma estratégia de nuvem nunca foi tão importante
Se você deseja executar o treinamento e a inferência de modelos, a IA especializada, as nuvens públicas de hiperescala e as nuvens de GPU podem ajudar a dimensionar suas iniciativas de forma mais rápida e econômica.
Muitos provedores de nuvem estão migrando para fontes de energia sustentáveis e adotando estratégias de resfriamento inovadoras, a fim de reduzir sua pegada de carbono e melhorar a eficiência energética, repassando para seus clientes economias de custo substanciais.
Ao desenvolver sua estratégia de nuvem de IA, decida se vai apostar tudo ou adotar uma abordagem híbrida mais ponderada para atender às suas necessidades de negócios. O importante é garantir que você consiga fornecer dados com velocidade e rapidez para manter suas iniciativas de IA no caminho certo.
Assim como a internet redefiniu o comércio global, acredito que a IA generativa vai ditar o futuro da economia digital. Aqueles que se adaptarem vão prosperar; aqueles que resistirem poderão se tornar obsoletos. O momento de agir é agora.
Sem os celulares, a escola poderá rapidamente se tornar um ambiente melhor. Para isso, no entanto, é preciso debater com os estudantes e com as famílias o processo do banimento dos smartphones. Não só para definir regras práticas, como o armazenamento dos aparelhos, mas para pensar o que será oferecido às crianças e aos jovens para ajudá-los a reconstruir a socialização. A opinião é da pedagoga Cisele Ortiz, coordenadora-adjunta do Instituto Avisa Lá, que faz formação continuada de educadores. Nesta entrevista à Folha, ela explica o que considera os problemas causados pelos smartphones no ambiente escolar e aponta caminhos para resolvê-los. Que mudanças nos alunos foram percebidas pelos educadores ao longo dos últimos anos como consequência do uso dos smartphones nas escolas? Em primeiro lugar, perceberam que os alunos passaram a apresentar uma distração enorme na aula. E as pesquisas mostram como a redução na capacidade de concentração, memorização na para a solução de problemas. Depois, começaram a observar mudanças no recreio. O clima de bullying e provocação aumentou. As meninas, principalmente, passaram a viver um grau de cobrança e competição grande. "Será que estou bem nessa selfie?" O intervalo virou momento de tirar selfie. As relações não estavam mais sendo estabelecidas entre eles, mas com o universo digital. Isso dilui o vínculo entre as crianças e os jovens, o que faz com que os conflitos e a tensão entre eles aumentem. Também ficou evidente o aumento do uso de jogos, o que se tornou ainda mais grave e arriscado com as apostas online. Os professores reclamam muito de ter que passar a aula toda pedindo para os alunos guardarem os celulares. Outro problema grave é que os alunos tiram fotos e filmam colegas e professores sem pedir autorização. Essas imagens viram memes, chacotas, que são compartilhadas online, e isso gera violência. Muitas vezes a criminalidade juvenil está ligada ao bullying que surgiu com o uso dos smartphones. Tratar da violência nas escolas é olhar para esse desrespeito que se ampliou entre eles Uma aluna de uma escola em que o celular foi banido no começo do ano passado comentou comigo que agora se sente muito mais tranquila, no ambiente escolar e nas excursões, porque sabe que não vai virar meme a qualquer momento. Imagine a gravidade de não estar relaxado, de não poder se dedicar a situações prazerosas do cotidiano na escola em razão do risco de poder ser atacado sem saber... Várias situações nas escolas, mesmo brigas, que poderiam ser administradas naquele ambiente, acabam sendo veiculadas online, o que gera mais tensão em todos. As escolas e as famílias precisam agora conversar sobre todos esses motivos que levaram às restrições do uso do celular, inclusive nos passeios escolares. É preciso criar uma estratégia para implementar o não uso do celular, pensar sobre esse processo com os alunos e com as famílias, realizar debates e expor as evidências científicas sobre as consequências do uso excessivo do celular nas escolas. Os alunos precisam entender, por exemplo, que o fato de poderem ser fotografados a qualquer momento na escola, mesmo quando não querem, gera ansiedade. E que também ficam ansiosos se comparando com os outros nas redes sociais e querendo saber o que estão falando sobre eles o tempo todo. Será que queremos que nossos estudantes e filhos passem por isso? Esse debate tem que ser feito nas escolas. Alguns professores temem que a pressão para o banimento do celular recaia sobre eles, que poderão ter de fiscalizar os alunos e retirar os aparelhos em caso de uso. Há relatos de estudantes mais viciados que são violentos nesses momentos. O professor não pode ser responsável por isso sozinho. As regulamentações das leis dos celulares nas escolas devem prever uma gestão para isso. As escolas têm que pensar, com toda a comunidade escolar, como isso será feito, se o celular será retirado na entrada, na sala de aula, para quem o aparelho será entregue, como será guardado. É preciso planejar esse período de adaptação, bem como formas de acompanhar e avaliar os benefícios de se retirar o celular. Portanto, é ideal que se faça um diagnóstico inicial. Como estavam os alunos quando o celular foi retirado, inclusive em termos de envolvimento com as aulas e de aprendizagem, e como ficaram um tempo depois? A sra. acredita em uma melhora rápida nas escolas sem os celulares? Sim, acredito que logo teremos uma melhora na relação entre as crianças e os jovens, no respeito deles com o professor e no interesse pelo aprendizado. Mas é preciso pensar sobre o tempo deles na escola, especialmente no horário integral, como oferecer alternativas, especialmente nos intervalos, recreios e tempo vago. A escola sem o celular deve ser o local de ampliação cultural para os estudantes, com atividades complementares, com alternativas para brincar, praticar esportes, se socializar. Alguns exemplos são grupo de coral, teatro, jogos de tabuleiro, RPG, clube de leitura, grêmio estudantil. Vamos conversar com os alunos para pensar o que podemos trazer para os momentos livres deles nas escolas, para reconstruir a coletividade.
Apresentar um relato sobre o desenvolvimento da linguagem no cérebro com as novas informações sobre função cerebral obtidas na neurociência cognitiva. Com o uso das evidências obtidas de imagens cerebrais não invasivas em face da predição, o relato vai além da descrição da associação entre linguagem e áreas específicas do cérebro e defende a importância e a possibilidade de predizer os resultados de linguagem por meio de dados de imagens cerebrais. E tratar das evidências atuais sobre desenvolvimento da linguagem no cérebro e abordar a possibilidade de predição de resultados de linguagem.
A Suprema Corte concordou na sexta-feira em considerar um caso de grande repercussão que pode permitir que dinheiro público financie diretamente escolas religiosas. O caso amplamente observado em Oklahoma pode transformar a linha entre igreja e estado na educação, e será levado a um tribunal cuja maioria conservadora abraçou amplamente o papel da religião na vida pública. O caso se concentra em uma proposta para a primeira escola religiosa charter do país, a St. Isidore of Seville Catholic Virtual School. A escola seria online, e seu currículo incorporaria ensinamentos religiosos em todas as aulas, incluindo aulas de matemática e leitura. Como uma escola charter, ela seria administrada independentemente das escolas públicas tradicionais. Mas o dinheiro dos contribuintes públicos pagaria pela escola, e ela seria gratuita para os alunos frequentarem. A questão de se o governo pode financiar totalmente uma escola religiosa provou ser especialmente divisiva dentro do movimento de escolha de escola e em Oklahoma. Alguns líderes cristãos conservadores, incluindo o governador Kevin Stitt e Ryan Walters, o superintendente estadual incendiário que buscou exigir o ensino da Bíblia nas escolas públicas, apoiaram a criação de St. Isidore. Eles pediram que a Suprema Corte assumisse o caso, acreditando que o tribunal de tendência conservadora decidiria a favor da escola. Uma coalizão de líderes religiosos, defensores de escolas públicas e alguns outros republicanos estaduais dizem que a proposta é inconstitucional. O procurador-geral republicano de Oklahoma, Gentner Drummond, argumentou que ela “abriria as comportas e forçaria os contribuintes a financiar todo tipo de doutrinação religiosa, incluindo o islamismo radical ou mesmo a Igreja de Satã”. Depois que St. Isidore foi aprovado por um conselho estadual em junho de 2023 em uma votação apertada de 3 a 2, a Suprema Corte de Oklahoma bloqueou sua criação . Os juízes escreveram em uma opinião majoritária que a escola “criaria uma ladeira escorregadia” que poderia levar à “destruição da liberdade dos oklahomanos de praticar religião sem medo de intervenção governamental”. Ainda assim, à medida que mais legislaturas estaduais republicanas se movem para apoiar vales-escola e outras opções para os pais usarem dinheiro público para educar seus filhos em escolas particulares, incluindo escolas religiosas, alguns especialistas jurídicos acreditam que as escolas charter se tornariam outra grande arena no debate. Justin Driver, professor da Faculdade de Direito de Yale, disse que uma decisão da Suprema Corte que permita escolas religiosas charter “representaria nada menos que uma mudança radical na lei constitucional”. “É difícil exagerar a importância desta opinião para nossa ordem constitucional e para a sociedade americana em geral”, disse o Sr. Driver. O caso apresentará novas questões educacionais para a maioria conservadora de 6 a 3 da Suprema Corte dos EUA, que demonstrou abertura à religião na esfera pública. A juíza Amy Coney Barrett, membro do bloco conservador, se recusou a participar do caso. Ela não explicou o motivo, mas a juíza Barrett é amiga íntima de um professor de direito de Notre Dame que ajudou a aconselhar a equipe de St. Isidore. Em uma decisão de 2022, o tribunal decidiu que um treinador de futebol americano de uma escola tinha o direito de orar no campo após os jogos de seu time. Outros casos recentes proibiram Maine e Montana de excluir escolas religiosas de programas estaduais de ensino ou bolsas de estudo para alunos em escolas particulares. O presidente do Supremo Tribunal John G. Roberts Jr. escreveu em ambos os casos que os estados não são obrigados a apoiar a educação religiosa, mas que aqueles que optam por subsidiar escolas particulares não podem discriminar as religiosas. Os apoiadores de St. Isidore argumentam que bloquear uma escola religiosa de receber financiamento viola a proteção da liberdade religiosa da Primeira Emenda. Jim Campbell, o principal consultor jurídico da Alliance Defending Freedom, um grupo jurídico que representa o conselho estadual de escolas charter de Oklahoma, elogiou a decisão do tribunal de ouvir o caso. “Os pais e as crianças de Oklahoma estão em melhor situação com mais opções educacionais, não menos”, disse o Sr. Campbell em uma declaração. “Há grande ironia em autoridades estaduais que alegam ser a favor da liberdade religiosa discriminando St. Isidore por causa de suas crenças católicas.” A escola estava inicialmente programada para abrir em agosto e seria administrada pela Arquidiocese Católica Romana de Oklahoma City e pela Diocese de Tulsa. Os líderes da escola dizem que ela aceitaria alunos de todas as religiões. Mas os oponentes dizem que isso entraria em conflito com a proibição constitucional de estabelecimento governamental de religião, infringindo a liberdade religiosa. “Converter escolas públicas em escolas dominicais seria uma mudança perigosa para nossa democracia”, disseram várias organizações, incluindo a Americans United for Separation of Church and State, em uma declaração conjunta na sexta-feira. Durante décadas, a natureza híbrida das escolas charter — que compartilham características de escolas públicas e instituições privadas — tornou difícil para os tribunais determinar como diferentes questões educacionais deveriam ser aplicadas a elas, de acordo com Preston Green, professor da Universidade de Connecticut que estuda direito educacional. Ainda assim, o Sr. Green disse que acredita que o argumento de St. Isidore "poderia ser muito atraente" para os juízes conservadores — e que se o tribunal finalmente ficar do lado da escola charter, "as implicações são potencialmente enormes". No movimento para remover barreiras ao financiamento da educação religiosa, “as escolas charter são realmente a próxima fronteira”, disse o Sr. Green. “E não termina aqui.”
Na última divulgação dos resultados dos testes federais, os educadores esperavam ver uma recuperação generalizada da perda de aprendizagem sofrida durante a pandemia da Covid-19. Em vez disso, os resultados da Avaliação Nacional de Progresso Educacional do ano passado contam uma história sombria, especialmente em leitura: a queda no desempenho só continuou. A porcentagem de alunos do oitavo ano que têm habilidades de leitura “abaixo do básico” de acordo com o NAEP foi a maior já vista na história de três décadas do exame — 33%. A porcentagem de alunos do quarto ano com “abaixo do básico” foi a maior em 20 anos, com 40%. Houve progresso na matemática, mas não o suficiente para compensar as perdas da pandemia. Os recentes declínios na leitura atravessaram linhas de raça e classe. E enquanto os alunos no topo da distribuição acadêmica estão tendo desempenho semelhante aos alunos pré-pandemia, as quedas continuam pronunciadas para alunos com dificuldades, apesar de um movimento robusto e bipartidário nos últimos anos para melhorar as habilidades básicas de alfabetização. “Nossos alunos com desempenho mais baixo estão lendo em níveis historicamente baixos”, disse Peggy Carr, comissária do National Center for Education Statistics, que aplica o exame NAEP. “Precisamos permanecer focados para endireitar esse navio.” Mas o tumulto da nova administração presidencial pode ameaçar esse foco. As notas dos testes federais começaram a circular no mesmo dia em que muitos educadores em todo o país entraram em pânico enquanto tentavam discernir como um congelamento da Casa Branca em alguns financiamentos federais afetaria as escolas locais. Em uma ligação telefônica com repórteres na terça-feira, a Dra. Carr não abordou diretamente a promessa de campanha do presidente Trump de fechar ou reduzir severamente o Departamento Federal de Educação, a agência para a qual ela trabalha. Mas ela mencionou que a coleta de dados educacionais poderia mudar devido a mudanças nos esforços de diversidade, equidade e inclusão, incluindo uma mudança que permite maior flexibilidade em como os grupos raciais e étnicos são categorizados. (A agência esclareceu posteriormente que a mudança aconteceu em 2024.) O exame NAEP é considerado mais desafiador do que muitos testes padronizados de nível estadual. Ainda assim, as pontuações baixas indicam uma falta de habilidades que são necessárias para a escola e o trabalho. Na leitura da quarta série, os alunos que pontuam abaixo do nível básico no NAEP não conseguem sequenciar eventos de uma história ou descrever os efeitos das ações de um personagem. Na oitava série, os alunos que pontuam abaixo do básico não conseguem determinar a ideia principal de um texto ou identificar lados diferentes de um argumento. O Dr. Carr apontou os alunos da quarta série da Louisiana como um raro ponto positivo. Embora seu desempenho geral em leitura estivesse em linha com a média nacional, uma ampla faixa de alunos havia igualado ou excedido os níveis de desempenho pré-pandêmicos. Louisiana se concentrou em adotar a ciência da leitura , um conjunto de estratégias para alinhar o ensino de alfabetização inicial com a pesquisa em ciência cognitiva. A instrução resultante normalmente inclui um forte foco em fonética estruturada e construção de vocabulário. Essa abordagem se espalhou nos últimos cinco anos, mas não parece ter levado a ganhos de aprendizado nacionais — pelo menos não ainda. Especialistas não têm uma explicação clara para os resultados sombrios de leitura. Enquanto o fechamento de escolas e outros estresses associados à pandemia de Covid-19 aprofundaram a perda de aprendizagem, as pontuações de leitura começaram a cair vários anos antes do vírus surgir. Em um novo artigo , Nat Malkus, pesquisador de educação do American Enterprise Institute, aponta que declínios no desempenho de crianças americanas são ecoados em testes de habilidades de adultos no mesmo período. Então, embora frequentemente olhemos para as salas de aula para entender por que os alunos não estão aprendendo mais, algumas das causas podem ser atribuídas ao tempo de tela, celulares e mídias sociais, ele argumenta. Crianças e adultos assistem mais a vídeos em seus telefones, o que significa que “há um deslocamento da leitura de texto, que provavelmente está aumentando ao longo do tempo em grau e gravidade”, disse ele. “A capacidade do telefone de tornar nossos períodos de atenção mais curtos e dar às crianças menos capacidade de permanecerem focadas provavelmente voltará para casa para dormir.” Em matemática, alunos do quarto ano com melhor desempenho — aqueles com desempenho no 75º percentil ou mais — estão se saindo tão bem quanto alunos semelhantes do quarto ano estavam em 2019. Mas alunos do quarto ano com desempenho abaixo da média em matemática não recuperaram o terreno perdido. Em matemática do oitavo ano, apenas os alunos com melhor desempenho apresentaram melhorias, mas elas permaneceram abaixo dos níveis pré-pandêmicos. “É ótimo que mais crianças estejam chegando ao básico, mas isso é um ponto médio. Precisamos pensar bastante sobre como levar mais crianças à proficiência”, disse Bob Hughes, diretor de educação K-12 na Gates Foundation, uma filantropia que recentemente se concentrou em melhorar a educação matemática. “Matemática de nível superior, começando no ensino médio, é uma missão crítica.” Uma pesquisa com estudantes distribuída juntamente com o NAEP descobriu que 30% dos alunos do oitavo ano estavam matriculados em álgebra , uma queda em relação aos 32% de 2019. O absenteísmo dos alunos melhorou desde 2022 tanto na quarta quanto na oitava séries, com cerca de 30% dos alunos relatando faltas de três ou mais dias de aula no mês anterior. Mas em ambos os níveis de ensino, as taxas de absenteísmo permanecem significativamente mais altas do que eram antes da pandemia. A Dra. Carr disse que tinha uma mensagem importante para os pais: se eles querem que seus filhos tenham sucesso acadêmico, eles devem frequentar a escola regularmente.
Crianças em idade escolar em Massachusetts, Ohio e Pensilvânia ainda estão cerca de meio ano atrás dos níveis típicos de leitura pré-Covid. Na Flórida e Michigan, a lacuna é de cerca de três quartos de um ano. No Maine, Oregon e Vermont, é quase um ano inteiro.
Esta manhã, um grupo de pesquisadores acadêmicos divulgou seu último boletim sobre perda de aprendizagem na pandemia, e ele mostra uma recuperação decepcionantemente lenta em quase todos os estados. O fechamento de escolas durante a Covid atrasou as crianças, e a maioria dos distritos não conseguiu recuperar o terreno perdido.
Um dos motivos é o aumento nas faltas escolares que continuou muito depois que a Covid parou de dominar a vida cotidiana. “A pandemia pode ter sido o terremoto, mas o absenteísmo elevado é o tsunami e ainda está rolando pelas escolas”, disse-me Thomas Kane, economista de Harvard e membro da equipe de pesquisa.
No boletim de hoje, vou abordar quatro pontos do relatório, com gráficos criados pela minha colega Ashley Wu. Também vou contar as recomendações dos pesquisadores sobre o que as escolas devem fazer agora.
1. Variação de estado O novo relatório — de acadêmicos de Dartmouth, Harvard e Stanford — compara o desempenho entre estados, com base em testes de matemática e leitura que alunos do quarto e oitavo ano fazem. (Um relatório separado, sobre tendências nacionais , saiu no mês passado.)
O relatório de hoje mostra uma grande variedade de resultados. Nos estados que recuperaram mais terreno, alunos do quarto e oitavo ano estavam se saindo quase tão bem na primavera passada quanto seus antecessores estavam se saindo cinco anos antes.
Mas o quadro geral não é bom. Em um estado típico, os alunos da primavera passada ainda estavam cerca de meio ano atrás de onde seus antecessores estavam em 2019. Em alguns estados, a lacuna se aproxima de um ano inteiro.
Aqui estão as mudanças no desempenho de leitura:
Mudanças no desempenho da leitura, 2019 a 2024 Um gráfico mostra as mudanças no desempenho de leitura entre 2019 e 2024. Os 10 melhores e os 10 piores estados por desempenho são mostrados. Na Louisiana, o estado que teve as menores perdas, os alunos em 2024 superaram suas pontuações de 2019 em leitura. No Maine, o estado que mais perdeu, as pontuações de leitura em 2024 foram cerca de um nível de série inteiro mais baixas do que em 2019. Líderes políticos na América vermelha e azul tomaram decisões diferentes durante a pandemia. Muitas escolas públicas em áreas fortemente democratas permaneceram fechadas por quase um ano — da primavera de 2020 até a primavera de 2021. Em algumas áreas republicanas, por outro lado, as escolas permaneceram fechadas apenas na primavera de 2020.
Esse padrão ajuda a explicar uma lacuna partidária na perda de aprendizagem: os alunos em estados azuis perderam mais terreno desde 2019. As diferenças são especialmente grandes em matemática. Oito dos 10 estados que mais perderam terreno desde 2019 votaram no Partido Democrata nas últimas eleições presidenciais. E oito dos 10 estados com os menores déficits em matemática votaram no Partido Republicano.
Mudanças no desempenho em matemática, 2019 a 2024 Um gráfico mostra as mudanças no desempenho em matemática entre 2019 e 2024. Os 10 melhores e os 10 piores estados por desempenho são mostrados. No Alabama e na Louisiana, os estados com as menores perdas, os alunos em 2024 superaram suas pontuações de 2019 em matemática. Na Virgínia, o estado que mais perdeu, as pontuações em matemática em 2024 foram cerca de um nível de série inteiro mais baixas do que em 2019.
Sei que alguns leitores podem se perguntar se os estados azuis tiveram declínios maiores simplesmente porque começaram de um ponto mais alto. Afinal, os estados com as melhores pontuações em leitura e matemática há muito tempo são, em sua maioria, azuis. Mas isso não explica os padrões pós-pandemia. Por exemplo, Nova Jersey (um estado azul) e Utah (um estado vermelho) tiveram pontuações altas em matemática em 2019, mas Nova Jersey se saiu muito pior desde então.
3. Mais desigualdade A perda de aprendizagem pandêmica exacerbou as lacunas de classe e raciais. Os alunos de baixa renda estão ainda mais atrás dos alunos de alta renda do que estavam há cinco anos, e os alunos negros e latinos estão ainda mais atrás dos alunos asiáticos e brancos. “As crianças, especialmente as crianças pobres, estão pagando o preço da pandemia”, disse Kane.
Outra pesquisa, feita por Rebecca Jack da Universidade de Nebraska e Emily Oster de Brown, aponta para duas razões principais . Primeiro, escolas com um grande número de alunos pobres e alunos negros ou latinos tinham mais probabilidade de permanecer fechadas por longos períodos de tempo. Segundo, um dia de aula perdido tende a ter um efeito maior em alunos desfavorecidos do que em outros.
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The Parking Lot Frisbee Game That Started in 1968 Is Still Going Strong Nos anos anteriores à Covid, o sistema educacional dos EUA teve um sucesso impressionante na redução da desigualdade de aprendizagem, como expliquei em um boletim informativo de 2022. Mas a Covid apagou muito desse progresso. “A desigualdade educacional cresceu durante a pandemia e continua maior agora do que em 2019”, disse Sean Reardon, sociólogo de Stanford e coautor do novo relatório.
4. Como recuperar Os autores do relatório observam que alguns distritos escolares, incluindo áreas mais pobres, se recuperaram amplamente da perda de aprendizagem da Covid. Entre os destaques estão Compton, Califórnia; Condado de Ector, Texas, que inclui Odessa; Union City, NJ; e Rapides Parish, Louisiana. Os autores pedem mais estudos desses distritos para entender o que eles estão fazendo certo.
As primeiras evidências sugerem que aulas de reforço após a escola e escolas de verão, subsidiadas por auxílio federal, fizeram a diferença. Esforços intensivos para reduzir o absenteísmo também podem ajudar.
Um problema, escrevem os autores, é que muitas escolas não foram honestas com os pais sobre a perda de aprendizagem: “Desde o início da recuperação, a esmagadora maioria dos pais teve a falsa impressão de que seus filhos não foram afetados”.
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Essas são apenas algumas maneiras pelas quais os empregadores e as comunidades podem trabalhar em conjunto para se preparar para as mudanças que estão por vir. Embora não saibamos como serão os ambientes de trabalho no ano de 2030, não vai ser nada surpreendente quando essas mudanças demográficas tiverem um efeito cascata em toda a população. Quem se preparar para as mudanças desde já estará em uma posição melhor para recrutar e reter os melhores talentos. Os inovadores que enxergarem as oportunidades na tecnologia da longevidade poderão conquistar uma fatia significativa do mercado agora. Para cada um de nós, a longevidade é uma dádiva, não um problema a ser consertado ou descartado. Afinal, o que queremos não é ser bem cuidados, especialmente conforme envelhecemos?
A OpenAI descreve a ferramenta como ideal para profissionais de áreas como finanças, ciência, políticas públicas e engenharia, que precisam de pesquisas aprofundadas, precisas e confiáveis. Além disso, pode ser uma aliada útil para quem deseja tomar decisões importantes, como a compra de um imóvel ou carro. Por exigir grande poder de processamento e memória, o Deep Research consome muitos recursos dos servidores da empresa. Por isso, está disponível apenas para assinantes do plano Pro, que custa US$ 200 por mês, e é limitada a até 100 pesquisas mensais. Para testar a novidade, a OpenAI me concedeu acesso por uma semana. No ChatGPT, encontrei o novo botão “Deep Search”, logo abaixo da caixa de texto. Minha primeira pesquisa foi sobre produtos não medicamentosos que prometem aliviar dores na região lombar. Estava pensando em dispositivos tecnológicos, mas não deixei isso claro na pergunta. Como resultado, o ChatGPT ficou em dúvida sobre o escopo da pesquisa (e, para ser sincero, eu também) e me perguntou se eu gostaria de incluir móveis ergonômicos e corretores posturais.
Calor extremo afeta alunos e professores e compromete desempenho escolar; estudo mostra perdas na aprendizagem de até 50% maiores quando a temperatura passa os 38°C
O secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, pretende fazer parcerias com escolas de elite, como Dante Alighieri, São Luís ou Santo Américo, para melhorar a aprendizagem de colégios municipais. A ideia é que instituições de ensino sem fins lucrativos assumam a gestão e a contratação de professores de 50 unidades da Prefeitura que têm pior desempenho. Em entrevista ao Estadão, ele afirmou que os convênios seriam um “teste” e disse que não se trata de privatização. “Não posso falar nem em vantagem nem em desvantagem. Só posso dizer o seguinte: por que não tentar? Não é possível ter preconceito. Testa, avalia, vê se os alunos aprenderam”, disse. “Não se pode falar em privatização, porque a instituição não vai fazer lá o que ela faz na sua escola, ter o seu currículo. Ela vai aplicar o currículo da cidade.” Segundo Padula, a Prefeitura ainda não fez contato com as escolas porque o projeto está em estudo. Em nota ao Estadão, o Colégio Santo Américo disse que se sentiram “prestigiados”. O São Luís afirmou não ter recebido até o momento informações sobre o convênio. Já o Dante Alighieri não quis comentar. As três instituições são colégios tradicionais, que atendem a classe alta paulistana, com mensalidades acima de R$ 5 mil. Projetos que repassam custos de escolas públicas para a iniciativa privada, como os dos Estados do Paraná e de São Paulo, ganharam espaço no País no ano passado. O modelo é visto por gestores como uma promessa de mais eficiência em sistemas burocráticos, mas pesquisas sobre experiências internacionais não mostraram ganhos de aprendizagem dos alunos e apontam para riscos de aumento da desigualdade. Na capital, o modelo de parcerias com repasse de verbas para organizações não governamentais já funciona nas creches há décadas. As chamadas “creches conveniadas” representam mais de 80% do total, com boa avaliação das famílias. Padula, que foi mantido no cargo após a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) mesmo após críticas ao desempenho das escolas durante a campanha e pressão da ala bolsonarista por mudanças, promete ter todas as crianças alfabetizadas no 2º ano do fundamental até o fim do mandato do prefeito. Hoje, segundo indicador do Ministério da Educação (MEC), está em 37%. “Vou trabalhar para isso obsessivamente. Daqui a quatro anos a gente conversa.” A rede municipal de São Paulo é a maior do País, com cerca de um milhão de alunos. Veja a seguir os principais trechos da entrevista. Como é o programa que a Prefeitura está fazendo para que a iniciativa privada assuma algumas escolas? Estamos na modelagem, desenhando o programa. Mas está definido que empresa não participa. Quer dizer: só podem participar instituições sem fins lucrativos. E que já têm experiência com o ensino. Aí dou exemplos: embora não queira fazer propaganda, mas colégios que existem há muitos anos e são reconhecidos como boas instituições de ensino e também instituições sem fins lucrativos, como Dante, São Luís, Santo Américo. Não falamos com nenhum deles, mas é o que seria o desejável dessa proposta. Mas de que forma esses colégios assumiriam uma escola municipal? Assumiriam a gestão e a contratação de professores. Mas eles seguiriam o currículo da cidade, todas as diretrizes da Prefeitura. E seriam fiscalizados pela Prefeitura também, com metas da Prefeitura. Não se pode falar em privatização porque a instituição não vai fazer lá o que ela faz, ter o seu currículo. Ela vai aplicar o currículo da cidade. De 4,1 mil escolas, serão 50 nesse modelo, as que tiverem pior desempenho. Qual a vantagem, na sua opinião, de fazer esse tipo de parceria? Há pesquisas internacionais que não mostram melhora na aprendizagem e ainda risco de causar desigualdade na rede. Não posso falar nem em vantagem nem desvantagem. Só posso dizer o seguinte: por que não tentar? Não é possível ter preconceito. Testa, avalia, vê se os alunos aprenderam. Estamos fazendo estudos, o mandato do prefeito está começando. Ele anunciou essa intenção e vamos trabalhar para colocá-la de pé. Hoje temos exemplos tanto em Minas Gerais como em Porto Alegre de parcerias que estão dando certo. E temos um exemplo aqui na cidade de São Paulo, que é o Liceu Coração de Jesus (quando o colégio particular anunciou seu fechamento, a Prefeitura decidiu assumir a parte pedagógica, instituiu seu currículo e regras da rede municipal, mas a administração e contratação de professores continuam com a entidade). É de onde o prefeito tirou a inspiração para tentar. A gestão Nunes, da qual o senhor já era o secretário da Educação, foi bastante atacada na campanha pelos maus resultados em avaliações de alfabetização e no Ideb (índice do MEC para medir a qualidade da educação). Como o senhor convenceu o prefeito de que deveria continuar no cargo? Primeiro, sou muito grato a ele por ter essa oportunidade de continuar. Tudo mostra que continuidade em política educacional é essencial. É um reconhecimento de que houve bom trabalho. Os grandes temas das eleições municipais no passado eram fila de creche, uma questão superada na cidade de São Paulo, e falta de material escolar e uniformes. Hoje você tem um aplicativo em que a mãe pode ir em mais de 800 lojas, decidir o que ela quer, levar a criança, experimentar. Quer dizer, uma dignidade que se tem - e era um problema que existia todo ano. Também o programa Mães Guardiãs, que começou na pandemia, e elas se transformaram em agentes de busca ativa. Conseguimos ter a menor taxa de evasão escolar da história. E teve uma decisão dele de que não há negociação política na educação. Ele blindou a educação e reconduziu um secretário técnico. Mas as avaliações mostram resultados ruins para a mais rica cidade do País. O fato de estar em 21º lugar no ranking de alfabetização, por exemplo. Por que a aprendizagem não melhorou? Vivemos 2021 e 2022 ainda com a questão da pandemia. Em 2023 e 2024, fizemos um trabalho muito mais intenso e a prova mediu 2023. Mas tem também uma diferença de metodologia. Eles (o MEC) compararam, no caso de alfabetização, duas coisas incomparáveis. Definiram aquela marca de 743 (nota que equivale a uma criança alfabetizada segundo novos parâmetros do ministério) e colocam 20 itens nas avaliações estaduais. Tem questões técnicas de avaliação, mas quando você vê na própria avaliação da cidade, até 2023, tínhamos uma queda. Começamos a recuperar em 2024. Fizemos pela primeira vez concurso para professor com prova prática, mandamos para as escolas kits de experiências pedagógicas, de alfabetização, Matemática, Ciências para enriquecer as aulas. E ainda um apoio pedagógico que atua no 2º ano como professor de recuperação, no turno e no contraturno. Qual vai ser a porcentagem de crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental ao fim dos quatro anos de mandato? Queremos todas. Vou trabalhar para isso obsessivamente. Daqui a quatro anos a gente conversa. O prefeito quer que melhore a aprendizagem, que é o que nós queremos também e é o foco absoluto dessa gestão. Já defini que é alfabetização, aprendizagem e expansão do integral na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Essas são as três prioridades para os próximos 4 anos. Há quem diga que a nova secretária executiva, Maria Silvia Bacila, ex-secretária de Curitiba, foi trazida para São Paulo para ajudar a aumentar o Ideb paulistano. Durante a pandemia, eu ela e outros secretários de capitais trocamos angústias e experiência em um grupo que criamos. Deu match entre eu e ela estava encerrando um ciclo de oito anos em Curitiba, mas é paulistana. Eu senti que era necessário ter um reforço no gabinete na área pedagógico, que ia ao encontro também do que o prefeito quer, da priorização do IDEB, Saeb, da garantia do direito de aprendizagem. Então, eu trouxe essa proposta, o prefeito achou ótimo e nomeou a secretária executiva pedagógica. O senhor diz que a educação foi blindada da política. Mas o prefeito foi eleito com o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e há uma bancada na Câmara que defende algumas pautas de cunho ideológico na educação, contra discussões de questões de gênero, educação sexual... Quando digo que não entrou na negociação política, não entrou nem do secretário nem dos cargos abaixo. Temos autonomia para continuar com a nossa equipe, que montamos sem nenhuma influência política. E a minha posição é a seguinte: a minha ideologia é da aprendizagem. Extrema esquerda, extrema direita, se quiser discutir questões ideológicas, para lacrar na rede social, faz na Câmara Municipal. Estou aberto a todos, dialogar com todo mundo, receber. É para melhorar a aprendizagem? Vamos entrar e discutir. Passou do tempo de política partidária ter espaço. Não podemos ter escola que não tenha avaliação, por exemplo, por uma questão ideológica. Temos de criar consensos na educação a favor da aprendizagem. Não existe mais espaço para esse tipo de ideologia. Nem de um lado nem do outro. Não acha que nada vai mudar com a nova configuração de alianças que elegeu Nunes? Durante quatro anos, o prefeito deu autonomia para a secretaria tocar o trabalho. Em quatro anos nunca tive demanda desse tipo, nem do prefeito nem da Câmara. Não tem por que acreditar que agora vai ter. Essa é uma discussão de outros lugares, não de São Paulo. O que o prefeito quer é a aprendizagem, é resultado. É criança alfabetizada, é criança aprendendo, que só assim vamos romper o ciclo de pobreza. Não é fazendo discussão ideológica. O senhor falou também de professores contra a avaliação. Isso é comum na rede municipal? Sim, há 200 escolas que não têm nota do Saeb (avaliação nacional do MEC). Não chegaram no mínimo de alunos exigido. Frequentemente ouvimos: ‘avaliação é reducionista’. Mas se não avaliar, não sabe como estão seus estudantes. Aí como é que vai apoiar a aprendizagem deles? Podemos fazer uma discussão em relação a isso na academia, num congresso, mas não tem mais espaço para não garantir a aprendizagem dos estudantes. Temos uma rede com um professor com melhoria do piso (salarial), com um plano de carreira que tem amplitude de até três vezes o salário inicial. E estamos fazendo também o prêmio, o bônus, 50% será pela aprendizagem, para o professor. Se a unidade melhorou, todos os professores ganham.
Pela primeira vez, a pesquisa do Cetic.br apresenta dados desta faixa etária. Rodrigo Nejm, especialista em educação digital do Instituto Alana, analisa o estudo e explica como esses dados podem impactar políticas públicas
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