Inovação Educacional
597.1K views | +9 today
Follow
 
Scooped by Inovação Educacional
onto Inovação Educacional
October 6, 2024 7:10 AM
Scoop.it!

Esqueça tudo o que você aprendeu sobre senhas; veja novas diretrizes

Esqueça tudo o que você aprendeu sobre senhas; veja novas diretrizes | Inovação Educacional | Scoop.it

O National Institute of Standards and Technology (NIST) propôs novas diretrizes para proteger as identidades digitais das pessoas contra fraudes. Entre elas estão a proibição de regras de senha que os especialistas em segurança cibernética há muito consideram ultrapassadas. Não é mais necessário solicitar caracteres especiais, como “%” e “$”, por exemplo. E não há mais perguntas de segurança sobre seu primeiro animal de estimação ou melhor amigo de infância.
O NIST disse que as alterações têm o objetivo de ajudar os consumidores a escolher senhas fortes e evitar a perda de tempo com requisitos inúteis. A pesquisa também sugere que todos esses asteriscos extras não tornaram nossas senhas muito mais seguras.
“Senhas altamente complexas introduzem uma nova vulnerabilidade em potencial: É menos provável que elas sejam memoráveis e mais provável que sejam escritas ou armazenadas eletronicamente de maneira insegura”, diz a proposta mais recente do NIST.
Se as diretrizes entrarem em vigor, as empresas, os órgãos governamentais e outros provedores de serviços online terão que parar de solicitar que você redefina sua senha a cada poucos meses. A Microsoft, por sua vez, chamou a prática de “antiga e obsoleta” antes de parar de exigir alterações periódicas de senha em 2019.
“As alterações regulares de senhas tendem a levar as pessoas a um caminho de senhas piores em geral”, disse Hans Raj Kumar, diretor de gerenciamento de produtos do provedor de gerenciador de senhas Dashlane. “Quem nunca mudou simplesmente um número no final de uma senha?”.
A proposta do NIST exigia que os sites parassem de proibir determinados caracteres especiais e recomendava que permitissem espaços e caracteres como emojis nas senhas. Portanto, sua nova senha pode ser uma frase como “Um mergulho na lagoa durante a chuva” ou “Os bons tempos nunca foram tão bons”.
As alterações regulares de senhas tendem a levar as pessoas a um caminho de senhas piores em geral”
Hans Raj Kumar, diretor de gerenciamento de produtos do provedor de gerenciador de senhas Dashlane
Os especialistas em segurança cibernética estão pressionando para que as senhas sejam totalmente eliminadas em favor de algo com menos espaço para erros humanos. Até lá, aqui está a sabedoria sobre senhas que inspirou as regras do NIST:
Mantenha o que está funcionando
Mudanças frequentes de senha provavelmente o tornam mais vulnerável a uma invasão digital. Não há necessidade de alterar suas senhas, a menos que você tenha sido afetado por uma violação de dados, diz o NIST.
No caso de uma violação de dados, a empresa culpada deve entrar em contato com você por e-mail, informando que suas informações foram comprometidas.
Se isso acontecer, altere as senhas de suas contas de saúde, financeiras e de rede social. Em seguida, ligue para as grandes empresas de relatórios de crédito e peça para congelar seu crédito.
As senhas devem ter mais de oito caracteres e, idealmente, pelo menos 15, segundo o NIST.
Não se baseie em nada contextual, como o nome do site ou seu nome de usuário. Evite fazer referência a coisas de sua vida, como nomes de filhos ou animais de estimação. (Os criminosos cibernéticos também têm acesso ao Facebook).
Além disso, nada de usar uma palavra aleatória do dicionário como senha - os ataques computadorizados de “preenchimento de credenciais” inserem automaticamente as palavras existentes, mas não têm o poder de adivinhar todas as combinações de palavras e letras, portanto, opte por uma frase ou adicione alguns números e símbolos.
Obviamente, quanto mais complexa for sua senha, mais difícil será lembrá-la. A empresa de pesquisa de mercado Forrester estimou em 2020 que os funcionários gastam 11 horas por ano tentando lembrar ou redefinir suas senhas. Isso é muito tempo perdido. O que nos leva a:
Use um gerenciador de senhas
Armazenar suas senhas em uma planilha, aplicativo de anotações ou caderno físico coloca você em risco. Esses programas não foram projetados para proteger credenciais importantes contra fraudadores e, se você perder ou excluir sua lista, poderá ficar no escuro.
Em vez disso, comece a usar um gerenciador de senhas, que armazena suas senhas e as preenche automaticamente quando você faz login em um aplicativo ou site. Eles são mais seguros do que uma planilha porque mantêm suas credenciais ocultas atrás de uma senha. Alguns serviços até ocultam suas senhas deles mesmos usando criptografia.
Testamos diferentes gerenciadores de senhas e recomendamos o Dashlane ou o 1Password. A Apple e o Google também oferecem gerenciadores de senhas que são sincronizados entre os seus dispositivos, de modo que uma senha de e-mail definida no seu MacBook, por exemplo, também aparecerá quando você acessar o e-mail no seu iPhone.
Opte por chaves de acesso
As chaves de acesso são como uma versão única das senhas: Você as configura uma vez e, depois disso, faz o login automaticamente. Em vez de digitar as credenciais, o aplicativo solicitará a mesma leitura do rosto ou do polegar que você usa para desbloquear o dispositivo. Eles funcionam usando criptografia para provar que você é quem diz ser.
O Google, a Microsoft e outros grandes provedores oferecem suporte a chaves de acesso, e seu gerenciador de senhas deve armazená-las junto com suas outras senhas. (Uma chave de acesso é uma sequência gigante de caracteres, portanto, você nunca precisará lembrá-la ou protegê-la por conta própria).

No comment yet.
Inovação Educacional
Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Inovação Educacional
September 10, 2024 9:19 AM
Scoop.it!

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler | Inovação Educacional | Scoop.it

O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa?
Luciano Sathler
É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática.
Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing.
O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais.
Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho.
A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados.
A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar.
No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes.
Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador".
Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante.
Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos.
Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano.
O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 11:06 AM
Scoop.it!

Estudo mostra a relação entre o investimento por aluno e a qualidade do ensino

Estudo mostra a relação entre o investimento por aluno e a qualidade do ensino | Inovação Educacional | Scoop.it
Análise do Todos Pela Educação reforça a importância da gestão eficiente de recursos e de políticas educacionais bem estruturadas.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 10:58 AM
Scoop.it!

Publicação de livro com citações falsas expõe mercado que valoriza mais o prestígio do que rigor científico

A publicação de um livro com dezenas de citações falsas por uma das maiores editoras do mundo, a gigante Springer, é consequência de um sistema que terceiriza a responsabilidade científica
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 10:47 AM
Scoop.it!

Opinion | How A.I. Could Make Us Dumber - The New York Times

Opinion | How A.I. Could Make Us Dumber - The New York Times | Inovação Educacional | Scoop.it
There’s a recent study that exposes this seduction. It has a really small sample size, and it hasn’t even been peer reviewed yet — so put in all your caveats — but it suggests something that seems intuitively true.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 10:10 AM
Scoop.it!

Inteligencia artificial para el duelo y la memoria

Inteligencia artificial para el duelo y la memoria | Inovação Educacional | Scoop.it
Salamandra Graphic publica la novela gráfica Artificial. Una historia de amor, con guion y dibujo de Amy Kurzweil, que narra su colaboración en el proceso de entrenar a un chatbot con los archivos de su difunto abuelo, en un proyecto dirigido por su hijo y padre de la autora, Ray Kurzweil, director de Ingeniería de Google.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:17 AM
Scoop.it!

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Augusta - CAMPO BOM – RS

Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Augusta - CAMPO BOM - RS

Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:14 AM
Scoop.it!

Escola Municipal Aroldo de Freitas - PINHAIS – PR

Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola Municipal Aroldo de Freitas - PINHAIS - PR

Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:11 AM
Scoop.it!

Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana – EFM - CHOPINZINHO – PR

Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana – EFM - CHOPINZINHO - PR

Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:07 AM
Scoop.it!

Documentário destaca práticas inspiradoras de educação integral em escolas da região Sul

Documentário destaca práticas inspiradoras de educação integral em escolas da região Sul | Inovação Educacional | Scoop.it
Conheça o documentário da UFFS que apresenta boas práticas de escolas em tempo integral nos três estados do Sul, com projetos que unem território, cultura, meio ambiente e protagonismo estudantil
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:06 AM
Scoop.it!

Essas cidades estão mudando o futuro da educação pública no país

Buscar excelência na educação pública tem sido uma prioridade para algumas cidades brasileiras, que em 2025 demonstram avanços expressivos em ações voltadas para o aprimoramento do ensino. Entre os municípios que mais se destacam está Florianópolis, em Santa Catarina, responsável por impulsionar práticas modernas e inclusivas, integrando tecnologia e capacitação contínua dos profissionais de ensino. Segundo o site Revista Ana Maria, essa tendência revela não apenas o comprometimento das gestões locais com a qualidade educacional, mas também aponta caminhos importantes para a evolução do aprendizado no Brasil.
Além da capital catarinense, Curitiba, situada no Paraná, consolidou-se como referência por sua habilidade em desenvolver currículos atualizados e promover ambientes escolares acolhedores e dinâmicos. O investimento nessas regiões tem promovido resultados positivos nos índices de desempenho dos alunos e ampliado o acesso a oportunidades com ferramentas digitais, valorizando tanto as competências cognitivas quanto socioemocionais.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 8:41 AM
Scoop.it!

Educação infantil de qualidade faz diferença no desempenho escolar

Sabia que investir em creches pode melhorar as notas das crianças no ensino fundamental?

Neste vídeo, o economista Diego Palmiere — finalista do 2º Prêmio Ciência pela Primeira Infância na categoria Mestrado — conta como analisou o impacto do Proinfância, um programa federal que constrói e amplia creches e pré-escolas pelo Brasil.

A pesquisa, feita na Universidade Federal da Paraíba, comparou cidades paraibanas que participaram do programa com aquelas que não participaram. O resultado? Onde o Proinfância chegou, o desenvolvimento local cresceu e o desempenho escolar das crianças melhorou — com avanços reais em matemática e português!

O dado é um indicativo importante de que uma educação infantil de qualidade é capaz de movimentar a economia, fortalecer comunidades e transformar a realidade de muita gente.

Assista à entrevista e descubra como políticas públicas bem implementadas podem impactar positivamente a vida das crianças brasileiras.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 8:40 AM
Scoop.it!

À CNN, ministro diz que desvincular piso da educação é "erro"

À CNN, ministro diz que desvincular piso da educação é "erro" | Inovação Educacional | Scoop.it

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou à CNN nesta quinta-feira (3), que os investimentos que o governo fez no setor até o momento são superiores ao piso definido pela constituição e que desvincular os repasses do Orçamento da União é um “grande erro para o país”.
Segundo Camilo, a mudança permitiria diminuir os investimentos na educação, quando o necessário é que aconteça o contrário, que o governo possa aumentar os recursos destinados à educação, principalmente nos níveis básicos.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 8:38 AM
Scoop.it!

MEC realiza capacitação para atualizar catálogo de cursos técnicos

MEC realiza capacitação para atualizar catálogo de cursos técnicos | Inovação Educacional | Scoop.it
Especialistas atuarão em grupos de trabalho para a elaboração da 5ª edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 11:08 AM
Scoop.it!

Diploma digital de graduação passa a ser obrigatório - 06/07/2025 - Educação - Folha

Diploma digital de graduação passa a ser obrigatório - 06/07/2025 - Educação - Folha | Inovação Educacional | Scoop.it
Pela regra em vigor desde 1º de julho para a graduação, versão física segue válida apenas para diplomas antigos
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 11:03 AM
Scoop.it!

MEC lança materiais de apoio à recomposição das aprendizagens

MEC lança materiais de apoio à recomposição das aprendizagens | Inovação Educacional | Scoop.it
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou, nesta quinta-feira, 3 de julho, os novos materiais pedagógicos que compõem o conjunto de ações do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Foram lançados o Guia de Reorganização Curricular para a Recomposição das Aprendizagens, a Matriz Curricular Priorizada para a Recomposição das Aprendizagens e o Guia de Avaliação e Mediações Pedagógicas para a Recomposição das Aprendizagens.

Os documentos foram lançados em videoconferência da Undime, com transmissão no canal do YouTube do Conviva Educação e do MEC. Participaram: Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC; Ana Valeria da Silva Dantas, coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica do MEC; e Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna. A mediação foi de Andreika Asseker Amarante, presidente da Undime Pernambuco e Dirigente Municipal de Educação de Igarassu/PE
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 10:55 AM
Scoop.it!

TAAFT Data Powers OECD AI Market Report

TAAFT Data Powers OECD AI Market Report | Inovação Educacional | Scoop.it
The OECD just published a landmark research report in collaboration with There’s An AI For That to decode what’s really happening in today’s AI markets. This isn’t theory; it’s a hard-data global scan, and the findings are both encouraging and a wake-up call.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 10:11 AM
Scoop.it!

(25) Your Synthetic Educator Looks Perfect, But Can It Actually Teach?

(25) Your Synthetic Educator Looks Perfect, But Can It Actually Teach? | Inovação Educacional | Scoop.it
Part I: What the Research Tells Us About the Risks of Synthetic Tutors
How we script AI video content isn't just important—it's potentially transformational. When we get the scripting wrong, we use sophisticated AI to amplify the very problems that make so much e-learning ineffective:

lifeless delivery that builds zero connection and erodes trust (Lind, 2024)

rule-focused messaging that kills motivation (Ng, Hao & Zhang, 2025)

cognitive overload that ensures nothing sticks (Mayer, Fiorella & Stull 2020; Slemmons et al. 2018)

Understanding these risks is essential because avatar technology doesn't just replicate traditional training problems—it can actually amplify them. The sophistication of the visual presentation creates expectations for human-like interaction that poorly written scripts completely fail to meet.

So, what does peer-reviewed research suggest are the biggest risks when working with AI-avatar video content?
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:56 AM
Scoop.it!

A.I. Videos Have Never Been Better. Can You Tell What’s Real? - The New York Times

A.I. Videos Have Never Been Better. Can You Tell What’s Real? - The New York Times | Inovação Educacional | Scoop.it
Artificial intelligence tools have taken another leap forward. A new wave of generators can create lifelike video along with realistic audio, including dialogue.

These tools, including Google’s Veo 3, are producing viral videos, satirical commentary and even realistic fakes of disputed events like riots and elections.

Below is a collection of real videos alongside A.I.-generated fakes, which were created by writing basic prompts to guide what the tools come up with.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:16 AM
Scoop.it!

Escola Básica Municipal Encano Central - INDAIAL – SC

Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola Básica Municipal Encano Central - INDAIAL - SC

Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:13 AM
Scoop.it!

Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista - NOVA ITABERABA – SC

Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista - NOVA ITABERABA - SC

Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:08 AM
Scoop.it!

EMEF Vidal de Negreiros - SANTA CRUZ DO SUL - RS

Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul EMEF Vidal de Negreiros - SANTA CRUZ DO SUL - RS

Este documentário é uma iniciativa/produção do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, da UFFS, desenvolvida com o objetivo de registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no pleno desenvolvimento humano, evidenciando como cada indivíduo conecta-se de maneira profunda com seu território e com as diversas dimensões da vida, com foco na construção de uma educação pública de qualidade.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:07 AM
Scoop.it!

Escolas combatem fraudes de IA com o retorno aos livros azuis de papel e caneta

Escolas combatem fraudes de IA com o retorno aos livros azuis de papel e caneta | Inovação Educacional | Scoop.it
Educadores revivem livros azuis e testes presenciais para defender a honestidade acadêmica na era do ChatGPT
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 9:06 AM
Scoop.it!

Aula inaugura curso para gestores da educação em tempo integral —

Aula inaugura curso para gestores da educação em tempo integral — | Inovação Educacional | Scoop.it
Realizada na quinta-feira (3), a aula buscou refletir sobre a importância do papel dos gestores escolares dos anos finais do ensino fundamental na construção de escolas mais inclusivas para as adolescências
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 8:40 AM
Scoop.it!

Reforma administrativa é ameaça à educação pública e porta aberta à privatização

Reforma administrativa é ameaça à educação pública e porta aberta à privatização | Inovação Educacional | Scoop.it
“A demolição administrativa dos deputados do Centrão e da extrema direita pretende acabar com o dever do Estado de garantir à população políticas públicas de saúde, educação, habitação e outras. Se eles conseguirem aprovar a demolição administrativa, o Estado sai do palco e entram as empresas do setor privado, com dinheiro público, para administrar as políticas públicas nos hospitais, escolas e outros”, afirma Heleno.

Segundo ele, a consequência imediata será a exclusão de quem mais precisa do atendimento gratuito. “Fortalecendo a privatização das políticas públicas, teremos consequências graves para o atendimento à população como direito. Portanto, deixando de ser direito, todas as pessoas deverão pagar para ser atendidas nos hospitais, nas escolas e em outras ações e locais públicos.”
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 8:39 AM
Scoop.it!

Semana Nacional da EPT será em outubro

Semana Nacional da EPT será em outubro | Inovação Educacional | Scoop.it
MEC realizará a quinta edição do evento de 7 a 9 de outubro, em Brasília (DF), junto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
July 7, 8:37 AM
Scoop.it!

Como um grupo de doadores bilionários se uniu para criar o ‘MIT do Brasil’

Como um grupo de doadores bilionários se uniu para criar o ‘MIT do Brasil’ | Inovação Educacional | Scoop.it
Idealizado por Roberto Sallouti e André Esteves, do BTG Pactual, o Inteli ganha tração e se aproxima do breakeven, enquanto forma líderes em tecnologia e negócios com modelo em que metade dos alunos estuda com bolsas custeadas por doações
No comment yet.