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September 16, 6:45 AM
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Brasileiros estão abrindo mão da graduação para gastar com bets e jogo do tigrinho, diz pesquisa

Brasileiros estão abrindo mão da graduação para gastar com bets e jogo do tigrinho, diz pesquisa | Inovação Educacional | Scoop.it
Levantamento realizado a pedido de instituições privadas mostrou que 35% dos interessados em fazer um curso superior em 2024 não começaram o curso por usar recursos com apostas on-line
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Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
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September 10, 9:19 AM
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Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler | Inovação Educacional | Scoop.it

O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa?
Luciano Sathler
É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática.
Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing.
O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais.
Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho.
A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados.
A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar.
No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes.
Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador".
Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante.
Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos.
Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano.
O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.

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‘Aluno não vai aprender enquanto professor competir com redes sociais’

‘Aluno não vai aprender enquanto professor competir com redes sociais’ | Inovação Educacional | Scoop.it

A proibição do uso de celulares em salas de aula e nos recreios escolares da rede de ensino municipal do Rio de Janeiro é um dos casos estudados pelo Ministério da Educação (MEC) para formular um projeto de lei com teor semelhante e que terá abrangência nacional. O veto nos colégios cariocas foi instituído por meio de um decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) em fevereiro deste ano. Segundo o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, a medida resultou em ganhos pedagógicos imediatos para os alunos do Rio e precisa ser replicada em todo o país.
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"Os diretores contam que os recreios voltaram a ser barulhentos, voltou a ter barulho de escola. Não tem como o aluno aprender quando o professor precisa competir com o TikTok ou com o jogo do tigrinho", afirmou Ferreirinha ao JOTA. "Isso dá resultado pedagógico. Estamos falando de uma transformação de 1.063 unidades. Não quer dizer que todas estão no mesmo patamar, mas é uma construção."
Durante viagem a Nova York, na semana passada, o presidente Lula confirmou que o governo enviará ao Congresso uma proposta para banir celulares das escolas e sugeriu que sua formulação está relacionada ao combate ao vício em apostas de quota fixa (bets) e jogos de azar online. A expectativa é de que o texto fique pronto em outubro.
Ferreirinha disse que vinha estudando a proibição desde 2021, após o uso da tecnologia crescer nas escolas durante a pandemia de Covid-19, mas que o empurrão para levar a medida adiante partiu de uma manifestação da Unesco que, em 2023, pediu para governos coibirem o acesso de alunos aos celulares. O decreto, assinado por Paes com base em uma consulta pública municipal, veta o uso dos aparelhos do início da primeira aula até o último horário. Somente o professor pode abrir exceções pedagógicas ou em ocasiões especiais.
"O MEC e o ministro Camilo Santana estão acompanhando a nossa experiência desde o começo. O Camilo, inclusive, esteve no Rio na semana em que começamos isso. O MEC fez um golaço ao colocar essa pauta partindo do Executivo, mas trazendo o Congresso para dialogar. Estamos convictos de que essa medida é um sucesso", disse Ferreirinha, que está licenciado do mandato de deputado federal pelo PSD-RJ.
"Muitos pais nos agradeceram e disseram que tinham perdido essa batalha dentro de casa. Não é normal uma criança não conseguir desgrudar do telefone porque não consegue ter o entendimento de regras", declarou o secretário.
Na experiência carioca, Ferreirinha afirmou que o decreto alcançou o objetivo na educação infantil, com alunos de 4 a 5 anos, dias após a sua publicação. "Já as crianças de 6 a 10 anos tinham TikTok e outras redes sociais. Eles reclamaram na primeira semana, mas estavam correndo e brincando na semana seguinte. O aluno que demora mais tempo para se acostumar é o adolescente. A partir do momento que eles veem que não estamos de brincadeira começa um processo para tornar a escola mais atrativa. Sem celular, sobra tempo para estudar e conviver", disse.
O projeto do governo federal deverá englobar escolas públicas e da rede privada de ensino. O MEC ainda discute internamente se a proibição valerá somente para as salas de aula ou se o veto será estendido para os recreios escolares. "Eu defendo que a proibição seja feita da forma mais ampla possível", opinou Ferreirinha.

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Today, 11:53 AM
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After winning Nobel for foundational AI work, Geoffrey Hinton says he's proud Ilya Sutskever 'fired Sam Altman'

After winning Nobel for foundational AI work, Geoffrey Hinton says he's proud Ilya Sutskever 'fired Sam Altman' | Inovação Educacional | Scoop.it
Geoffrey Hinton accepted a Nobel Prize this week, recognizing the foundational work on artificial neural networks that earned him the nickname "godfather
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Segundo Informe de Progreso de Políticas de Primera Infancia en América Latina

Segundo Informe de Progreso de Políticas de Primera Infancia en América Latina | Inovação Educacional | Scoop.it
Este informe foi lançado no marco do Segundo Foro Regional para el Desarrollo Integral de la Primera Infância, realizado em Bogotá (Colômbia) em setembro de 2024, com objetivo de apresentar os avanços e retrocessos dos últimos anos em relação à primeira infância na América Latina. O documento sintetiza os principais resultados de 8 informes de progresso publicados ao longo de 2024 por oito países da região: Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala, Honduras, México, Peru e República Dominicana.
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Today, 11:49 AM
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No Brasil, 4,5 milhões de crianças precisam de uma vaga em creche

Em todo o país, 4,5 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão em grupos considerados mais vulneráveis e deveriam ter o direito à creche priorizado. Essas crianças representam 45,9% do total de 9,9 milhões de crianças brasileiras na faixa etária.
Elas vivem em famílias em situação de pobreza, monoparentais, em que o cuidador principal trabalha ou mesmo poderia trabalhar caso houvesse uma vaga na creche ou em famílias com crianças com deficiência.
Os dados são do chamado Índice de Necessidade de Creche Estados e Capitais (INC), uma ferramenta criada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com a Quantis, para apoiar o planejamento de políticas de acesso a creches. O estudo na íntegra está disponível na internet. Por falta de informações oficiais atualizadas disponíveis, o estudo ainda não mostra quantas dessas crianças já estão matriculadas.

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Today, 9:04 AM
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Maior entrave para a inovação acontecer está na gestão de pessoas

Maior entrave para a inovação acontecer está na gestão de pessoas | Inovação Educacional | Scoop.it

Contar com um orçamento folgado e acesso às novas tecnologias não é suficiente para acelerar a inovação nas corporações. Entre as empresas que enfrentam dificuldades para deslanchar rotinas inovadoras, mais da metade aponta que os maiores obstáculos para alavancar a área estão ligados à gestão de pessoal e o apoio das chefias.
É o que indica pesquisa realizada pela Panorama, uma comunidade global que reúne 18 consultorias especializadas em seleção de executivos e de serviços para conselhos.
De acordo com o levantamento, concluído em setembro com 150 CEOs de multinacionais de 16 países, inclusive o Brasil, 62% acreditam que a inovação é fundamental para a estratégia organizacional, mas 48% encontram travas para colocá-la em prática.
Líderes precisam saber conectar os talentos
6 dicas para implementar mudanças na empresa
Os 10 principais desafios das lideranças nos próximos três anos
Dentro dessa parcela, 15% percebem a resistência dos funcionários à inovação, 11% citam a falta de adesão das lideranças e apenas 7% sinalizam desafios tecnológicos.
“Os números reforçam que inovação está relacionada ao comportamento das equipes, não à tecnologia. Ela precisa sair das salas de reuniões e atingir toda a empresa”, diz Thais Pegoraro, sócia da consultoria EXEC, de seleção de executivos, e membro da Panorama. “O time operacional deve focar na execução e entrega de metas, enquanto os líderes precisam se concentrar na adaptação do modelo de negócio, a fim de garantir que mudanças sejam normalizadas.”
Para a especialista, a chave de uma cultura de inovação forte está na transformação da mentalidade dos funcionários. “A inovação só começa quando as pessoas agem de forma diferente”, destaca Pegoraro. Pequenas modificações em processos de trabalho e na atitude dos gestores são necessárias para que a inovação “floresça” no ambiente corporativo, continua. “Um exemplo é criar fóruns sobre ‘falhas’ e objetivos para que os times funcionem como ‘squads’ multidisciplinares, estimulando a experimentação com rotinas ágeis de produção.”
A alta administração é essencial no arranque da inovação, assinala. “Mas o líder precisa ser capaz de conduzir essa transição”, afirma. “Deve ter uma visão de inovação adequada ao negócio e saber influenciar pessoas.”
Identificar métricas de incremento de projetos e negociar com os stakeholders uma autonomia de orçamento, com recursos dedicados ao RH e à área de tecnologia, também são diretrizes que não podem sair da agenda das chefias da área, acrescenta Pegoraro.
É o que faz Rodrigo Demarch, diretor-executivo de inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, complexo de saúde que conquistou a primeira colocação no ranking “Valor Inovação Brasil 2024”, principal premiação no campo de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, realizada pelo Valor, em parceria com a Strategy&, da consultoria PwC. “Minha principal responsabilidade é desenvolver uma estratégia de inovação”, diz. “Esse papel considera a área como uma unidade de serviço, facilitando a conexão com outros departamentos e líderes. Uma parte significativa do trabalho é engajar as equipes em projetos e identificar como a inovação pode agregar valor a eles.”
A agenda de Demarch, que se reporta diretamente ao CEO do Einstein, envolve o relacionamento com atores da indústria, busca de parcerias e alianças com startups. Ele também dá mentoria para empreendedores e supervisiona ações de corporate venture capital (CVC) e de validação de tecnologias.
Para dar conta da diversidade de tarefas, a aposta foi investir em pessoal. O braço de pesquisa e inovação do Einstein conta com 458 profissionais, distribuídos em setores como pesquisa (235 pessoas), big data (112) e inovação (111). Este ano, foram contratados dois executivos para coordenar projetos de gerência médica e venture building (criação de startups).
“Temos vagas abertas em São Paulo, Goiânia e no centro de inovação em Manaus, inaugurado no primeiro semestre”, diz o diretor. “De maneira geral, procuramos técnicos, entre mestres e doutores, em nichos como biotecnologia, digital e ciência de dados, com conhecimento em empreendedorismo”. Dos 111 profissionais dedicados à inovação na equipe, 14 têm doutorado e sete concluíram mestrados.
Na PepsiCo, empresa global de alimentos e bebidas, um dos segredos para gerar novas ideias é alinhar expectativas sobre o tema com gestores de todos os departamentos. “A conexão com a alta liderança é fundamental, mas para que a inovação aconteça, precisamos estar em contato com diversas frentes da organização”, explica Carolina Sevciuc, diretora sênior de estratégia e transformação da PepsiCo no Brasil, responsável pela inovação na companhia. “Junto às divisões de pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, por exemplo, essa troca resulta em ganho de agilidade no desenvolvimento de produtos, digitalização da força de vendas e trocas com startups.”
Segundo a executiva, um dos primeiros passos na jornada de inovação do grupo foi colocar os funcionários “a bordo, para que se sentissem parte da solução”. “Oferecemos um programa chamado ‘We digital’, com recursos educacionais de progressão de carreira, com assuntos como liderança, gerenciamento e novas habilidades”, relata.
A equipe de inovação da PepsiCo no Brasil conta com mais de 150 integrantes, sendo 7,6% do total com mestrado e 1,3% com doutorado no currículo. Doze funcionários foram contratados em 2023 e 16 em 2024. Há três posições em aberto. “O mais importante é se cercar de pessoas curiosas, com pensamentos divergentes”, ensina. “É o que chamo de ‘desconforto’ positivo.”
Sevciuc sugere que as lideranças recorram à empatia e escuta ativa com o intuito de manter os funcionários afinados com os planos da área. “[É essencial] construir um ambiente de trabalho com equipes motivadas e estar aberto a rever conceitos”, diz. “Para que isso aconteça, a diversidade é crucial, pois nos mostra pontos de vista que, por conta de vieses, muitas vezes não enxergamos.”

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Today, 9:02 AM
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Perda de biodiversidade continua assustadora, diz WWF

Perda de biodiversidade continua assustadora, diz WWF | Inovação Educacional | Scoop.it
Há um declínio de 73% na vida selvagem registrado em 50 anos, entre 1970 e 2020. Trata-se de mais um indicador de que a Terra se aproxima de pontos de não retorno perigosos. Especialistas dizem que os próximos cinco anos serão decisivos para enfrentar as crises climática e de biodiversidade.
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Today, 8:34 AM
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Rendimentos de profissões ligadas à Matemática equivalem a 4,6% do PIB

Rendimentos de profissões ligadas à Matemática equivalem a 4,6% do PIB | Inovação Educacional | Scoop.it
O rendimento dos profissionais que atuam em áreas ligadas à Matemática equivalem a 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Esse é um dos resultados do estudo “Contribuição da Matemática para a economia brasileira” realizado pelo Itaú Social a partir de uma articulação com o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).
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Today, 8:29 AM
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Observatório da Fundação Itaú divulga avaliação sobre dados do Pisa

Resultado de exame internacional mostra desafio dos estudantes brasileiros em matemática
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Today, 8:26 AM
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Contribuição dos trabalhos intensivos em Matemática para a economia brasileira

Contribuição dos trabalhos intensivos em Matemática para a economia brasileira | Inovação Educacional | Scoop.it
Propõe uma discussão sobre as potenciais contribuições dos trabalhos intensivos em matemática para a economia brasileira
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Today, 8:18 AM
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Aprendizagem em matemática é prioridade para o Brasil

Aprendizagem em matemática é prioridade para o Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it

“Matemática não é para mim”. Quantas vezes ouvimos essa frase de crianças e adolescentes, como se seu destino já estivesse traçado e ele não tivesse espaço para essa área do conhecimento? “Vamos melhorar a alfabetização primeiro, que a matemática vai melhorar naturalmente, porque os estudantes vão conseguir ler e compreender melhor os problemas”. Quantas vezes ouvimos essa explicação do porquê a disciplina tende a ficar de lado nos investimentos em prol da melhoria do ensino e aprendizagem? Os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que é mais que a hora do país abraçar uma agenda que transforme esse cenário, e numa velocidade exponencial.
Desde o início das avaliações padronizadas em 2005, o desempenho dos estudantes em matemática permanece aquém do esperado para cada etapa escolar. Apesar de ainda não termos o detalhamento que os microdados do Saeb oferecem, os resultados de 2023, divulgados em agosto, apontam um declínio no desempenho dos estudantes em todas as etapas de ensino.
O problema já se manifesta nos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando, em 2023 atingiu-se a média de 218,26, valor menor do que antes da pandemia, de 222,41 em 2019. Esse cenário significa que estudantes do quinto ano não conseguem, por exemplo, converter horas em minutos ou calcular a área de uma figura. O quadro é semelhante em outras etapas. Em 2023, a média obtida para os anos finais foi de 257,1, equivalente, por exemplo, a não conseguir calcular porcentagens e analisar dados em uma tabela.
É um equívoco naturalizar qualquer fracasso. Não podemos aceitar que essa seja uma área do conhecimento inacessível. A atenção começa nas primeiras experiências das crianças com os números, pois vivências negativas, tanto em casa quanto na escola, podem gerar uma aversão à matemática, que se perpetua ao longo da vida. A percepção generalizada de que a disciplina é difícil aumenta a ansiedade dos alunos e prejudica seu desempenho.
Ao negligenciar o aprendizado da matemática, reforçamos as desigualdades e perdemos enquanto sociedade. O estudo “Contribuição dos Trabalhos Intensivos em Matemática para a Economia Brasileira”, realizado pelo Itaú Social e Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) revelou que profissões ligadas à disciplina são mais resilientes a crises como a da pandemia, e oferecem salários 119% superiores à média das demais ocupações. No entanto, apenas 31% dessas vagas são ocupadas por mulheres, e as pessoas negras representam apenas 36% dos profissionais na área, segundo dados de 2023.
A sub-representação de mulheres e pessoas negras em áreas valorizadas pela matemática, como tecnologia da informação, serviços financeiros, jurídicos e contábeis, arquitetura e engenharia, sustenta desigualdades. Estamos perdendo a oportunidade de incluir pessoas desses grupos no mercado de trabalho, de transformar suas realidades e, com elas, o potencial social e econômico do país.
Estratégias incluem investir na formação inicial dos pedagogos que ensinam na educação infantil e do primeiro ao quinto ano. Igualmente importante é a qualidade das licenciaturas de matemática, para os professores especialistas que ensinam a partir do sexto ano do Fundamental até o final do Ensino Médio. Não podemos perder de vista a evasão nas licenciaturas - 67% nas de matemática - e a dificuldade de retenção de professores, o que reforça a importância de um olhar mais sistêmico para a valorização dessas carreiras docentes.
Formação continuada de qualidade para professores precisa vir acompanhada do apoio técnico aos gestores escolares, para que saibam como contribuir com o ensino da matemática em suas escolas, mesmo sem formação na área. No campo curricular, é importante que todos - inclusive estudantes e famílias - compreendam quais são as aprendizagens esperadas a cada ano escolar.
Paralelo a isso, é preciso oferecer aos professores recursos que vão além dos livros didáticos, permitindo o desenvolvimento de projetos com aplicabilidade no mundo real e com recursos tecnológicos, uma demanda expressa pelos próprios estudantes durante a Semana da Escuta das Adolescências, realizada neste ano, que ouviu mais de 2,2 milhões de alunos.
Neste momento, com a reformulação do Saeb e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), temos uma janela de oportunidade para avaliações educacionais que ofereçam tarefas mais complexas e engajadoras, dando um passo além das perguntas de múltipla escolha que caracterizam a maioria das avaliações padronizadas no país.
Boas práticas adotadas com sucesso dentro e fora do Brasil têm muito a ensinar. Por exemplo, há diferenças entre Estados em termos da sua velocidade de evolução. Quando se analisa a variação na proficiência média em matemática entre 2013 e 2023, destacam-se Ceará, Piauí e, em especial, Alagoas, com aumento de quase 30 pontos. Mesmo partindo de patamares mais altos, outros estados como Paraná e Goiás também se destacaram nesta década. O que foi feito em cada um destes contextos e o que nos ajuda a entender sobre caminhos possíveis? Estes e outros casos precisam ser explorados.
Cada experiência de sucesso - de uma rede, de uma escola, de uma professora em sala de aula - mostra que a matemática não é um conhecimento reservado a poucos e deve ser urgentemente democratizada. Ela é uma linguagem essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional em um mundo cada vez mais tecnológico e permeado pela inteligência artificial. Isso exige a formulação de políticas educacionais que impulsionam o aprendizado, inclusive no esforço de reduzir as desigualdades sociais.
Precisamos de um plano de longo prazo, que transcenda ciclos eleitorais e envolva governos em todos os níveis, além de universidades, empresas, sociedade civil, professores, estudantes e famílias. Não deixemos os professores que ensinam matemática sozinhos, sem apoio da sociedade neste esforço. Que múltiplos atores se unam em prol de condições necessárias para que cada e toda criança, e adolescente chegue ao final do Ensino Fundamental com todas as oportunidades que a matemática pode proporcionar. Priorizá-la agora é decisivo para o desenvolvimento do nosso país.

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October 9, 3:12 PM
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A desilusão progressista e a nova realidade

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A realidade é outra. A percepção, a opinião e a vontade política das pessoas mudaram nos últimos tempos por diversas razões. A rigor, os conservadores de direita não conquistaram as massas; foram as próprias massas que se tornaram mais conservadoras e radicalizadas à direita. E, cada vez mais, afastadas da esquerda e dos progressistas, tanto em seu imaginário quanto em seus valores. Mais do que distantes, muitos se tornaram genuinamente hostis.
A verdade é que uma parte significativa dos eleitores não apenas fez uma guinada impressionante para a extrema direita e o conservadorismo como tem mantido consistentemente essa direção. Desde 2016, quando essa virada começou, já são cinco eleições nessa toada, e a "novidade" logo completará uma década.
As explicações clichês —que a virada foi fruto de um rompante, um impulso, ou de que foi resultado de manipulação e engodo— parecem insuficientes para explicar por que os eleitores permanecem nessa rota após tantos anos e depois de tudo o que sabem. Rompantes tendem a ser arrefecidos com o tempo, quando o sangue esfria e a racionalidade volta a prevalecer. Manipulações, por sua vez, costumam ser desmascaradas e, uma vez expostas, é difícil alegar engano continuado.
Portanto, seja qual for a causa inicial dessa mudança, ignorância, manipulação e sentimentos não explicam por que essa guinada persiste. O que pode ter sido um cheque em branco em 2018, em 2024 é uma escolha deliberada.
Em 2019, era natural perguntar quando os eleitores de alternativas radicais antipolítica e populistas, movidos por raiva, frustração e medo, iriam "acordar" e perceber o quão nocivo é o extremismo que levaram ao poder, para então retornar à alternância republicana normal entre esquerda, centro e direita. Agora, precisamos entender por que uma parte significativa do eleitorado continua votando na extrema direita ou em ultraconservadores, apesar de tudo o que já se sabe sobre como governam e as consequências de seu comportamento para a vida pública e a democracia.

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October 9, 3:06 PM
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O que fazer quando a demência nos roubar a cognição?

O que fazer quando a demência nos roubar a cognição? | Inovação Educacional | Scoop.it

Está mais do que na hora de mudarmos essas leis. O Código Penal precisa atender às mudanças ocorridas nas sociedades modernas. Eu não quero de jeito nenhum vegetar num leito, sujeito à imprevisibilidade da visita da senhora com a foice, porque ela poderá me encontrar em condições indignas que ficarão gravadas para sempre na memória das pessoas que mais amo.
Nos tempos do Carandiru, ouvi de seu Araújo, um velho carcereiro: "Doutor, sabendo levar, a vida é uma festa". É verdade, mas toda festa uma hora acaba. Diante da possibilidade de perder a consciência no fim dela, preciso ter o direito de estabelecer as condições em que pretendo me retirar. Não quero ficar até entrar em coma alcoólico, dando trabalho aos donos da casa.
Enquanto tenho pleno domínio de minhas faculdades mentais, as leis devem me assegurar o direito de registrar em cartório as condições em que minha morte deve ser antecipada, por meios farmacológicos.
É um tema controverso, mas a sociedade precisa enfrentá-lo. É possível definir regras claras para que a vontade do declarante seja respeitada. Por exemplo: ele não quer continuar quando não reconhecer mais ninguém e perder o controle dos esfíncteres ou quando passar os dias mudo olhando para o teto ou quando estiver sem memória e precisar de uma sonda gástrica para não morrer de inanição.
Para os mais religiosos, que consideram a vida um dom divino que só pode ser confiscado pelo Criador, é importante não esquecer que concordamos com a doação dos órgãos de uma pessoa com morte encefálica. No entanto, o coração ainda pulsa e os pulmões trocam gás carbônico pelo oxigênio que a circulação leva para todas as células; só o cérebro morreu.
A eutanásia é aceita porque estabelecemos uma hierarquia entre os tecidos do organismo na qual o sistema nervoso central tem primazia sobre os alvéolos pulmonares e as células musculares do coração. Consideramos que o funcionamento do sistema nervoso central é o que nos confere a condição humana.
Qual a razão para não agirmos em respeito à mesma lógica quando a demência nos roubar a cognição?

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Nobel premia inteligência da complexidade

Nobel premia inteligência da complexidade | Inovação Educacional | Scoop.it
Láureas destacam encontro da IA com a arquitetura molecular, iluminando a evolução da vida e impulsionando a medicina
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Today, 11:55 AM
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Não caia em Armadilhas🐓 As Aventuras de Bartolinho na Internet👨🏻‍🌾A FAZENDA DO ZENÓN

Inscreva-se no canal! ► https://bit.ly/3Zo4RAv

Alerta na Fazenda do Zenón! O galo Bartolinho recebe uma chamada misteriosa em seu tablet: é Pepe perguntanso a que hora Zenón deixa as bolachas Meio Peso perto da janela aberta. Porém algo está estranho... Será realmente o loro quem chama? Com a ajuda da Vaca Maru, o galinho descobre a importância de estar sempre alerta e não cair em golpes na Internet.

A Granja do Zenón e YouTube Kids se unem em uma importante missão: ajudar a todas as crianças do mundo a ser geniais na Internet. Através de cinco histórias divertidas protagonizadas pelo galo Bartolinho, o Lobo Beto e a Vaca Maru, os meninos e meninas aprenderão importantes conselhos para navegar seguros no mundo on line e virarão cidadãos digitais experts.

"As Aventuras de Bartolinho na Internet" é um projeto que busca ensinar aos pequenos da casa os conceitos fundamentais de cidadania digital e segurança para que possam explorar com confiança o mundo online através de 5 mensajes:
- Compartilhe com cuidado https://youtu.be/NjFLdb_v7BE
- Não caia em armadilhas https://youtu.be/MonXExN7nPM
- Proteja seus segredos https://youtu.be/OCXEG_fnhu4
- É legal ser gentil https://youtu.be/YIScUpeMXZI
- Na dúvida, fale com alguém https://youtu.be/Gf-mIioQuxw

Para mais informação sobre segurança na internet para crianças podem visitar https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br

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👨🏼🌾 A Fazenda do Zenon representa de maneira simples e divertida a vida e os costumes do campo, o amor pelos animais, assim como o cuidado da terra. Valores como amizade, amor, sorte, torpeza, otimismo, as travessuras e muitas aventuras, são o eixo principal desta série.
A cada contratempo, uma solução! Entre o real e o imaginário e desde uma perspectiva humorística e lúdica, na Fazenda tudo é possível, e os problemas são abordados com diversão, engenhosidade, brincadeiras e acima de tudo, muito ritmo!"
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Today, 11:52 AM
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Crianças das periferias enfrentam maior escassez de acesso a espaços verdes

Crianças das periferias enfrentam maior escassez de acesso a espaços verdes | Inovação Educacional | Scoop.it
Especialista defende que ausência de políticas que priorizem áreas verdes nas periferias é um dos maiores desafios para promover cidades mais sustentáveis
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Today, 11:49 AM
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Fundação fortalece jornalismo independente e amplia debate sobre a primeira infância em territórios

Veículos de jornalismo independente e associações de classe recebem apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal para formar e fomentar jornalistas na cobertura da primeira infância
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Today, 9:06 AM
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Ideb e Saeb 2021: avaliação é essencial para o desenho das políticas educacionais, mas dados devem ser analisados com atenção

Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social elencou os principais pontos de atenção para uma análise mais efetiva das informações divulgadas nesta sexta-feira, dia 16, pelo MEC e Inep
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Today, 9:03 AM
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Líderes precisam saber conectar os talentos

Líderes precisam saber conectar os talentos | Inovação Educacional | Scoop.it

Estar à frente das diretorias de inovação requer habilidade no gerenciamento de equipes, facilidade de conexão com pares e atenção às prioridades dos negócios. Um estudo da consultoria de inovação ACE Cortex com lideranças de 300 companhias de 40 setores no Brasil, a maioria com faturamento acima de R$ 1 bilhão, revela que os principais fatores que contribuem para a geração de resultados na área são ter uma estratégia de inovação atrelada aos objetivos da organização (34%), uma cultura consolidada para promover projetos inovadores (30%) e lideranças “visionárias” (23,6%).
“O líder deve se portar como um ‘conector’ e desenvolvedor de talentos”, diz Milena Fonseca, sócia e CEO da ACE Cortex. “O primeiro ponto [para garantir inovação] é criar um alinhamento estratégico, em que a alta liderança comunica a importância da inovação e diz como ela se encaixa nas metas da companhia.”

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Today, 8:52 AM
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Ensinando de Forma Lúdica e Criativa

Ensinando de Forma Lúdica e Criativa | Inovação Educacional | Scoop.it
Conheça algumas formas de fazer parte deste movimento e cocriar uma matemática equitativa mais aberta, criativa e visual com pessoas de todo Brasil.
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Today, 8:34 AM
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Profissões ligadas à matemática equivalem a 4,6% do PIB

Profissões ligadas à matemática equivalem a 4,6% do PIB | Inovação Educacional | Scoop.it
Uma pesquisa inédita realizada pelo Itaú Social, com apoio do IMPA, revela que os rendimentos dos profissionais que atuam em áreas ligadas à matemática corresponderam a 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, entre os anos de 2012 e 2023. O estudo “Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, divulgado nesta terça-feira (20), mostra ainda que o grupo representa 7,4% dos trabalhadores do Brasil – uma participação pequena comparada aos países europeus. Na França, uma pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica mostra que o grupo de profissionais ligados à matemática soma 10% dos trabalhadores e representa 18% do PIB do país, conforme estudo divulgado. Para Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, as diferenças não configuram uma notícia ruim. 
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Today, 8:27 AM
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Projetos escolares ajudam no aumento de empregos ligados à matemática

Projetos escolares ajudam no aumento de empregos ligados à matemática | Inovação Educacional | Scoop.it
Estudo indica que desigualdade de gênero na oferta de empregos ligados à Matemática está vinculado à Educação Básica
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Today, 8:22 AM
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AI Boosts Human Tutor Effectiveness and Student Achievement

Rose Wang, Stanford PhD Candidate, on how AI Boosts Human Tutor Effectiveness and Student Achievement
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October 9, 3:58 PM
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Tempo de tela associado a sintomas de saúde mental em crianças

Tempo de tela associado a sintomas de saúde mental em crianças | Inovação Educacional | Scoop.it

Um estudo recente descobriu que o aumento do tempo de tela está associado a níveis mais altos de depressão, ansiedade e problemas de atenção entre crianças de 9 e 10 anos. Acompanhando um grupo diverso por dois anos, os pesquisadores descobriram que atividades como bate-papo por vídeo, mensagens de texto e jogos estavam mais fortemente ligadas a sintomas depressivos.
O uso de telas parece deslocar atividades benéficas como exercícios e interações pessoais, potencialmente amplificando os sintomas de saúde mental. Curiosamente, o efeito do tempo de tela variou entre os grupos raciais, com adolescentes brancos mostrando associações mais fortes entre o uso de telas e os sintomas de saúde mental do que seus pares negros ou asiáticos.
Principais fatos
Passar mais tempo em telas aumenta a probabilidade de crianças de 9 e 10 anos desenvolverem sintomas de doença mental, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia em São Francisco, que é uma das primeiras análises de longo prazo sobre o problema. 
O estudo acompanhou um grupo diversificado de crianças de todo o país por dois anos e descobriu que mais tempo de tela estava associado a sintomas mais graves de depressão, ansiedade, desatenção e agressão.
Os efeitos foram pequenos, mas consistentes. O tempo de tela estava intimamente ligado a sintomas depressivos e, em menor extensão, a sintomas de conduta, somáticos e de déficit de atenção/hiperatividade. As atividades mais fortemente associadas a sintomas depressivos foram bate-papo por vídeo, mensagens de texto, assistir a vídeos e jogar videogames. 
“O uso de telas pode substituir o tempo gasto em atividades físicas, sono, socialização pessoal e outros comportamentos que reduzem a depressão e a ansiedade”, disse o autor principal Jason Nagata, MD, professor associado da Divisão de Medicina de Adolescentes e Jovens Adultos do Hospital Infantil Benioff da UCSF. 
Os efeitos do uso da tela parecem variar de acordo com a raça 
Adolescentes brancos tiveram associações significativamente mais fortes entre tempo de tela e sintomas depressivos, de déficit de atenção/hiperatividade e desafiadores oposicionais em comparação com adolescentes negros. Eles também tiveram associações mais fortes entre tempo de tela e sintomas depressivos em comparação com colegas asiáticos. Não houve diferenças por sexo. 
Quase metade dos 9.538 participantes do estudo não eram brancos e cerca de metade eram mulheres.  
“Para adolescentes de minorias, as telas e as mídias sociais podem desempenhar um papel diferente, servindo como plataformas importantes para se conectar com colegas que compartilham origens e experiências semelhantes”, disse Nagata.
“Em vez de substituir relacionamentos presenciais, a tecnologia pode ajudá-los a expandir suas redes de apoio além do que é acessível em seu ambiente imediato.” 
A preocupação com a saúde mental dos adolescentes cresceu nos últimos anos, à medida que seu uso de telas aumentou. Os adolescentes têm 50% mais probabilidade de passar por um episódio depressivo grave e 30% mais probabilidade de cometer suicídio hoje do que há 20 anos. O tempo médio gasto a cada dia em telas por motivos não educacionais é agora de 5,5 horas para pré-adolescentes e 8,5 horas para adolescentes.  
Nagata disse que os pais podem desempenhar um papel essencial para ajudar a mitigar os efeitos negativos do tempo excessivo de tela.  
“A Academia Americana de Pediatria recomenda o desenvolvimento de um Plano de Uso de Mídia Familiar que considere as necessidades únicas de cada criança”, disse Nagata. 

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October 9, 3:09 PM
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Esquerda tem a menor votação do século

Esquerda tem a menor votação do século | Inovação Educacional | Scoop.it

A Lava Jato, a campanha pela deposição de Dilma e a Grande Recessão (2014-2016) são marcas do começo da queda esquerdista. A disseminação de internet e mídias sociais, especialidade da ultradireita, e a nova classe média que ascendeu sob Lula ajudaram a formar um novo espírito antiesquerdista, que tomou parte da crescente, mas minoritária, população evangélica também (mas não só). Até o sucesso econômico e cultural do agro e o poder de novas elites econômicas do comércio e dos serviços devem ter pingado nesse caldo.
Com escassas novas lideranças, sem mote novo, alheia aos espíritos do tempo, com capilaridade ainda menor no Brasil profundo dos centrões, estigmatizada, sem novas articulações, bases ou redes sociais, a esquerda está em um mato sem cachorro. Sobra Lula.

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October 9, 2:52 PM
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Pioneiros da inteligência artificial ganham o Prêmio Nobel de Física

Pioneiros da inteligência artificial ganham o Prêmio Nobel de Física | Inovação Educacional | Scoop.it

Dois pioneiros da inteligência artificial – John Hopfield e Geoffrey Hinton – ganharam o Prêmio Nobel de Física nesta terça por ajudarem a criar os alicerces do aprendizado de máquina, que está revolucionando a forma como trabalhamos e vivemos - mas também criando novas ameaças à humanidade, disse um dos vencedores.
Hinton, conhecido como o "Padrinho da inteligência artificial", é cidadão do Canadá e do Reino Unido e trabalha na Universidade de Toronto, enquanto Hopfield é americano e trabalha em Princeton.
“Os dois laureados do Nobel de Física deste ano usaram ferramentas da física para desenvolver métodos que são a base do poderoso aprendizado de máquina de hoje”, disse o comitê Nobel em comunicado à imprensa.
Ellen Moons, membro do comitê Nobel da Academia Real de Ciências da Suécia, disse que os dois laureados “usaram conceitos fundamentais da física estatística para projetar redes neurais artificiais que funcionam como memórias associativas e encontram padrões em grandes conjuntos de dados”.
Ela afirmou que essas redes têm sido usadas para avançar em pesquisas na física e “também se tornaram parte de nossas vidas diárias, por exemplo, no reconhecimento facial e na tradução de idiomas”.
Hinton previu que a IA terá uma “enorme influência” na civilização, trazendo melhorias na produtividade e na saúde.
“Seria comparável à Revolução Industrial”, disse ele durante a ligação aberta com repórteres e funcionários da Academia Real de Ciências da Suécia.
“Em vez de superar as pessoas em força física, ela superará as pessoas em capacidade intelectual. Não temos experiência de como é ter coisas mais inteligentes do que nós. E será maravilhoso em muitos aspectos”, disse Hinton. “Mas também precisamos nos preocupar com uma série de possíveis consequências ruins, especialmente a ameaça de essas coisas saírem do controle”.
O comitê Nobel que homenageou a ciência por trás do aprendizado de máquina e da IA também mencionou temores sobre o lado negativo da tecnologia. Moons disse que, embora tenha "enormes benefícios, seu rápido desenvolvimento também levantou preocupações sobre nosso futuro. Coletivamente, os humanos carregam a responsabilidade de usar essa nova tecnologia de maneira segura e ética para o maior benefício da humanidade".
Hinton compartilha dessas preocupações. Ele deixou um cargo no Google para poder falar mais livremente sobre os perigos da tecnologia que ajudou a criar.
Na terça, ele disse estar chocado com a honra.
“Estou estupefato. Não tinha ideia de que isso aconteceria”, disse ele ao ser informado por telefone pelo comitê Nobel.
Não houve reação imediata de Hopfield.
Hinton, agora com 76 anos, ajudou a desenvolver, nos anos 1980, uma técnica conhecida como retropropagação, que foi fundamental para ensinar as máquinas a “aprender”.
Sua equipe na Universidade de Toronto impressionou seus colegas ao usar uma rede neural para vencer a prestigiosa competição de visão computacional ImageNet em 2012. Essa vitória gerou uma enxurrada de imitadores, dando origem ao avanço da IA moderna.
Hinton e outros cientistas de IA, Yoshua Bengio e Yann LeCun, ganharam o maior prêmio da ciência da computação, o Prêmio Turing, em 2019.
“Por muito tempo, as pessoas acharam que o que nós três estávamos fazendo era bobagem”, disse Hinton à Associated Press em 2019. “Eles achavam que estávamos muito enganados e que o que estávamos fazendo era uma coisa muito surpreendente para pessoas aparentemente inteligentes perderem tempo. Minha mensagem para jovens pesquisadores é: não se deixem abater se todos disserem que o que vocês estão fazendo é tolice.”
Hopfield, agora com 91 anos, criou uma memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em dados, segundo o comitê Nobel.
“O que mais me fascina ainda é esta questão de como a mente surge da máquina”, disse Hopfield em um vídeo postado online pelo Instituto Franklin após ele receber um prêmio de física em 2019.
Hinton usou a rede de Hopfield como base para uma nova rede que utiliza um método diferente, conhecido como máquina de Boltzmann, que, segundo o comitê, pode aprender a reconhecer elementos característicos em um determinado tipo de dado.
Seis dias de anúncios do Nobel começaram na segunda com os americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun ganhando o prêmio de Medicina por sua descoberta de pequenos fragmentos de material genético que atuam como interruptores nas células, controlando o que elas fazem e quando fazem. Se os cientistas conseguirem entender melhor como eles funcionam e como manipulá-los, isso poderá um dia levar a tratamentos poderosos para doenças como o câncer.
O prêmio de Física inclui uma premiação em dinheiro de 11 milhões de coroas suecas (US$ 1 milhão) de um legado deixado pelo criador do prêmio, o inventor sueco Alfred Nobel. Os laureados são convidados a receber seus prêmios em cerimônias no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Nobel.
Os anúncios do Nobel continuam com o prêmio de Química, na quarta, e Literatura ,na quinta. O Prêmio Nobel da Paz será anunciado na sexta e o prêmio de Economia em 14 de outubro.

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