Inovação Educacional
593.8K views | +0 today
Follow
 
Scooped by Inovação Educacional
onto Inovação Educacional
August 15, 7:21 AM
Scoop.it!

Como cultivar o espírito da aprendizagem contínua

Como cultivar o espírito da aprendizagem contínua | Inovação Educacional | Scoop.it

Considerado um dos principais nomes do RH da atualidade, Dave Ulrich tem encontrado novas formas de aprender e de se comunicar. Aos 71 anos, o americano é professor na Universidade de Michigan, além de codiretor do programa executivo de recursos humanos da instituição. Ele esteve no Brasil a convite da empresa de gestão de benefícios Flash para participar do encontro “Flash Humanidades”, voltado para profissionais de RH, e concedeu entrevista exclusiva ao Valor.
Autor de cerca de 30 livros sobre gestão de pessoas, como “Recursos Humanos Estratégicos” e “Os Campeões de Recursos Humanos” (Editora Futura), e criador do conceito de “business partner”, Ulrich diz que ainda se sente empolgado em buscar conhecimento. “Tenho perguntas muito intrigantes para as quais não tenho respostas”, revela.
No entanto, sua principal forma de expor e debater ideias mudou. Na pandemia, Ulrich encontrou no LinkedIn um meio para se manter conectado com sua audiência de forma mais ágil. “Compartilhar ideias com todo o mundo é uma boa forma de aprendizado. Sei que os livros são importantes, mas leva um ano para escrever e mais um ano para publicar. Quando o processo acaba, o livro já está desatualizado”, relata.
Sei que os livros são importantes, mas leva um ano para escrever e mais um ano para publicar. Quando o processo acaba, o livro já está desatualizado”
Outro aspecto que também passou por mudanças, na visão do especialista, foram os desafios enfrentados por profissionais de todas as áreas. Para ele, o principal deles hoje é a incerteza sobre o que há por vir. “Uma das coisas que fazíamos muito era o planejamento de cenários, mas nem sempre sabemos o futuro. Então, como podemos viver num mundo de incertezas?”, questiona. “Hoje, a inteligência artificial é a tecnologia mais rápida do mundo. Mas, há dois anos, não sabíamos exatamente o que era”, exemplifica.
Ações para equidade salarial nas empresas têm ritmo lento
Para lidar com essa realidade, ele defende que não devemos “perseguir as incertezas, mas focar no que é certo”. Para ilustrar essa ideia ele diz: “um pai que acaba de ter um filho não sabe o que a criança vai se tornar quando crescer, onde ela vai estudar, com quem vai se casar ou onde irá morar. Mas quando pergunto aos pais o que eles sabem sobre seus filhos, a resposta é sempre: ‘vou amá-los’. E isso se traduz no futuro”.
Apesar da dificuldade em fazer previsões, Ulrich aposta que, no futuro, veremos cada vez mais a integração entre tecnologia e pessoas. “A tecnologia está mudando a forma como vemos o mundo, trabalhamos e fazemos as coisas”, observa. Como exemplo, ele cita como a tecnologia transformou os limites do trabalho. “Antigamente, trabalhar significava levantar de manhã, ir para o escritório, terminar suas tarefas e ir para casa. Agora, ninguém se importa com o lugar de onde você fez o seu trabalho, e sim que você tenha feito um bom trabalho”, afirma. “Penso que o trabalho é um conjunto de valores partilhados e que o seu limite não é um lugar, mas um sistema de crenças comuns sobre o que podemos fazer para ajudar os outros.”
Independentemente da área, o especialista acredita que o uso de dados aliado à observação será cada vez mais fundamental para a realização de um bom trabalho. “As pessoas adoram analisar dados e informações. No entanto, cerca de 20% da informação mundial está numa planilha. Os outros 80% acontecem por meio da observação”, explica. “Precisamos aprender a confiar tanto em dados estruturados com estatística e rigor, quanto em dados não estruturados, encontrados através da observação e da percepção.”
Ao ser perguntado se acredita que a IA irá substituir os profissionais, Ulrich inverte o ponto de vista: “acho que as pessoas que sabem usar a IA vão substituir aquelas que não sabem. É a habilidade de usar a tecnologia que vai substituir, e não a tecnologia em si”.
Para os profissionais de recursos humanos, Ulrich sugere ir além das ferramentas de RH e atuar em favor da criação de valor. “Precisamos conhecer a linguagem dos negócios, que são finanças e economia. Por isso, é importante aprender as ferramentas de RH, como recrutamento, treinamento, desenvolvimento e mudança cultural, mas devemos colocá-las em uma estrutura que ajude os outros. Se o pessoal de RH começar a pensar sobre como criar valor para as pessoas, teremos programas de gestão mais inovadores”, aposta.
O especialista defenda, ainda, o aprendizado contínuo. Ele comenta que, antes, as pessoas achavam que aprenderiam 80% do que precisavam na universidade. “Hoje, a universidade é apenas um trampolim. Ensina de 10% a 20%. Gosto da ideia de ‘meia-vida do conhecimento’, quando 50% do que você sabe está desatualizado. Quando dou uma palestra sobre um assunto, a cada dois ou três anos devo ter 25% ou 30% de material novo”, pontua. “Há pesquisas que falam sobre as habilidades críticas dos líderes e das pessoas que têm sucesso ao longo do tempo. Uma das principais é a agilidade de aprendizagem, ou seja, continuar aprendendo, tendo novas ideias.”
Ulrich comenta que tem o costume de perguntar às pessoas qual foi o melhor ano da vida delas, e revela a sua resposta para o próprio questionamento: “os próximos 12 meses”. “O próximo ano é quando vou aprender, experimentar coisas novas e tentar fazer algo diferente”, detalha. “Às vezes, as pessoas citam um livro que eu escrevi há 20 anos e dizem: ‘é nisso que você acredita’. Sim, eu acreditava nisso. Mas estou construindo esse conhecimento. Estava certo para a época. Quem tem esse espírito de aprendizagem continua atualizado.”

No comment yet.
Inovação Educacional
Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Inovação Educacional
August 31, 1:27 PM
Scoop.it!

A avaliação da educação a distância brasileira em tempos de aceleração cultural.

A avaliação da educação a distância brasileira em tempos de aceleração cultural. | Inovação Educacional | Scoop.it
Sathler, L. (2023). A avaliação da educação a distância brasileira em tempos de aceleração cultural. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 65-73. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.33
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:20 PM
Scoop.it!

Inteligência Artificial na educação: como equilibrar ética e inovação

Inteligência Artificial na educação: como equilibrar ética e inovação | Inovação Educacional | Scoop.it
Os desafios éticos da inteligência artificial na educação passam por letramento, transparência das plataformas e mudanças no modo de buscar e referenciar informações
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:16 PM
Scoop.it!

Suicídio entre adolescentes é o que mais cresce no Brasil: especialistas falam como abordar o assunto com eles

Suicídio entre adolescentes é o que mais cresce no Brasil: especialistas falam como abordar o assunto com eles | Inovação Educacional | Scoop.it
Faixa etária de 10 a 24 anos é a que apresentou o maior aumento na última década; episódios são multifatoriais e prevenção demanda esforço de escolas, famílias e poder público
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:14 PM
Scoop.it!

Brasil tem mais de 632 mil crianças em fila de espera por creche

Brasil tem mais de 632 mil crianças em fila de espera por creche | Inovação Educacional | Scoop.it
Em todo o Brasil, 632.763 crianças aguardam por uma vaga em creches públicas. Em quase metade dos municípios brasileiros (44%), há crianças em fila de espera para fazer a matrícula na educação infantil. Os dados são do levantamento nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil - Acesso e Disponibilidade de Vagas, feito pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), composto pela sociedade civil e entidades do poder público, entre elas o Ministério da Educação (MEC).
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:03 PM
Scoop.it!

Regras para o ensino a distância no Brasil vão mudar? Entenda o que é discutido pelo MEC

Regras para o ensino a distância no Brasil vão mudar? Entenda o que é discutido pelo MEC | Inovação Educacional | Scoop.it

Independentemente da modalidade, Lúcia defende que é preciso discutir a democratização do acesso à educação superior com qualidade. “O ensino tem de atender os requisitos do conteúdo curricular e diretrizes de excelência”, avalia a presidente do Semesp, salientando a necessidade de definir quais são os cursos que podem ser oferecidos totalmente de forma online. “A carga horária presencial deveria ser de acordo com o curso. Tem cursos em que há uma necessidade maior ou menor.”
Diante dos avanços tecnológicos e da flexibilidade que a EAD permite, a tendência é que a modalidade, que já representa 60% das matrículas em ensino superior, cresça ainda mais nos próximos anos. Segundo Lúcia, existe preferência pela educação a distância entre alunos acima de 30 anos. Além disso, os com menor poder aquisitivo também são atraídos por causa das mensalidades mais baixas.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:00 PM
Scoop.it!

Estudante piauiense vence Nobel de jovens cientistas na Suécia

Estudante piauiense vence Nobel de jovens cientistas na Suécia | Inovação Educacional | Scoop.it
Um estudante, de 17 anos, ganhou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, considerado o Nobel da Ciência jovem. O evento na capital da Suécia reuniu estudantes premiados de 40 países.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:58 PM
Scoop.it!

Ideb 2023: 69% dos colégios estaduais de ensino médio ficaram nos menores níveis de desempenho em Matemática

Ideb 2023: 69% dos colégios estaduais de ensino médio ficaram nos menores níveis de desempenho em Matemática | Inovação Educacional | Scoop.it
Em 2023, 9,8 mil das 14,2 mil escolas estaduais avaliadas pelo Saeb ficaram nos patamares 1 e 2
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:57 PM
Scoop.it!

Bridging the gap: How technology can mitigate the global teaching crisis | Blog

Bridging the gap: How technology can mitigate the global teaching crisis | Blog | Inovação Educacional | Scoop.it
Well-designed technology initiatives, managed and implemented by qualified and caring educators, can significantly enhance educational opportunities for both teachers and students and help tackle the ongoing global teaching crisis.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:54 PM
Scoop.it!

MIT Technology Review - A geração de profissionais transumanos

MIT Technology Review - A geração de profissionais transumanos | Inovação Educacional | Scoop.it
A integração entre homem e máquina será a nova fronteira do trabalho, especialmente por meio da IA e tecnologias avançadas, para expandir capacidades cognitivas e redefinir eficiência empresarial.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:25 PM
Scoop.it!

Dowbor: Para decifrar o enigma da ultradireita

Dowbor: Para decifrar o enigma da ultradireita | Inovação Educacional | Scoop.it
Desigualdade e frustrações deslocaram o eixo da política para o campo dos valores – onde opera uma aliança entre interesses financeiros, preconceitos de gênero e religião. Hipótese: esquerda pode (e precisa!) disputar este território
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:24 PM
Scoop.it!

Os caminhos para alentar as mães cientistas

Os caminhos para alentar as mães cientistas | Inovação Educacional | Scoop.it
Estudos apontam: políticas de inclusão melhoram a realidade de mães que almejam a carreira acadêmica – e auxiliam, por exemplo, no cuidado infantil. Porém, elas ainda são incipientes. Eliminar pressão pelo produtivismo imediato é central
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:23 PM
Scoop.it!

Venvanse, a droga queridinha da Faria Lima

Venvanse, a droga queridinha da Faria Lima | Inovação Educacional | Scoop.it
Relatos de trabalhadores que vivenciam o “doping corporativo”: buscam na anfetamina suportar o ambiente competitivo e alta performance, às custa da dependência e “exaustão posterior”. Além da venda ilegal em redes sociais, médicos receitam sem necessidade
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:20 PM
Scoop.it!

O mito desmentido do “progresso para todos”

O mito desmentido do “progresso para todos” | Inovação Educacional | Scoop.it
Um novo estudo do Banco Mundial reconhece: desigualdades internacionais ampliam-se e tornam cada vez mais excluída a periferia do sistema. Há a exceção da China – não examinada, exatamente por apontar a possibilidade de um projeto coordenado pelo Estado
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:20 PM
Scoop.it!

Câmara debate marco regulatório para graduação a distância

Câmara debate marco regulatório para graduação a distância | Inovação Educacional | Scoop.it
MEC participou de audiência pública promovida por deputados para discutir a regulamentação do ensino superior na modalidade a distância, além do equilíbrio entre a qualidade do ensino e a expansão de vagas
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:18 PM
Scoop.it!

Educação pós-apocalíptica - por Ethan Mollick

Educação pós-apocalíptica - por Ethan Mollick | Inovação Educacional | Scoop.it
A primeira ilusão é a Ilusão de Detecção: os professores acreditam que ainda podem detectar facilmente o uso de IA e, portanto, podem evitar que ela seja usada em trabalhos escolares. Essa Ilusão de Detecção leva os educadores a confiar em métodos de avaliação desatualizados, acreditando que podem facilmente detectar o trabalho gerado por IA quando, na realidade, a tecnologia ultrapassou em muito nossa capacidade de identificá-lo consistentemente:

Nenhum detector de IA especializado pode detectar escrita de IA com alta precisão e sem o risco de falsos positivos , especialmente após várias rodadas de solicitação. Nem mesmo marcas d'água ajudarão muito .

As pessoas não conseguem detectar bem a escrita de IA. Editores de grandes periódicos de linguística não conseguiam . Professores não conseguiam (embora achassem que conseguiam - a Ilusão de novo) . Embora a escrita simples de IA possa ser detectável ("mergulhar", alguém?), há muitas maneiras de disfarçar estilos de "escrita de IA" por meio de simples estímulos. Na verdade, a escrita de IA bem estimulada é julgada mais humana do que a escrita humana pelos leitores.

Você não pode pedir para uma IA detectar escrita de IA (mesmo que as pessoas continuem tentando). Quando perguntado se algo escrito por um humano foi escrito por uma IA, o GPT-4 erra 95% das vezes.

Ainda há opções que preservam tarefas antigas. Os professores podem retornar à escrita em sala de aula, pedindo aos alunos que demonstrem suas habilidades pessoalmente, ou outras técnicas que podem mitigar a trapaça de IA por meio de monitoramento próximo. Mas, para a grande maioria dos professores, fazer isso requer ajustes e mudanças que ainda precisam ser feitas. Até o momento, poucos realmente reagiram à destruição da ilusão da detecção de IA mudando a forma como abordam o ensino e a avaliação.

Enquanto os professores lutam com a Ilusão de Detecção, os alunos enfrentam seu próprio equívoco: Conhecimento Ilusório. Eles não percebem que obter ajuda com a lição de casa está minando seu aprendizado. Afinal, eles estão recebendo conselhos e respostas da IA ​​que os ajudam a resolver problemas, o que parece fluência. Como os autores do estudo na Rutgers escreveram: "Não há razão para acreditar que os alunos estejam cientes de que sua estratégia de lição de casa diminui sua pontuação no exame... eles fazem a inferência de senso comum de que qualquer estratégia de estudo que aumente sua pontuação no teste de lição de casa também aumenta sua pontuação no exame."

A mesma coisa parece estar acontecendo com a IA, como um estudo de alguns dos meus colegas da Penn descobriu. Eles conduziram um experimento em uma escola secundária na Turquia, onde alguns alunos tiveram acesso ao GPT-4 para ajudar com o dever de casa, seja por meio da interface padrão do ChatGPT (sem engenharia de prompt) ou usando o ChatGPT com um prompt do tutor. As notas dos alunos no dever de casa dispararam, mas o uso do ChatGPT padrão não solicitado para ajudar com o dever de casa prejudicou o aprendizado ao agir como uma muleta. Embora os alunos pensassem que aprenderam muito usando o ChatGPT, eles na verdade aprenderam menos - pontuando 17% pior em seu exame final.

Apesar disso, a pesquisa que citei anteriormente descobriu que 59% dos professores veem a IA como positiva para o aprendizado, e não acho que eles estejam errados. Embora usar a IA apenas como uma muleta possa prejudicar o aprendizado, o uso mais cuidadoso da IA ​​é diferente. Podemos ver sinais disso no estudo da Turquia, que descobriu que dar aos alunos um GPT com um prompt de tutor básico para o ChatGPT, em vez de fazê-los usar o ChatGPT sozinhos, aumentou as notas do dever de casa sem diminuir as notas do exame final. Além disso, um estudo feito em uma aula massiva de programação em Stanford que descobriu que o uso do ChatGPT levou ao aumento, não à diminuição, das notas do exame.

E, claro, os alunos não estão usando IA apenas para fazer suas tarefas de casa. Eles estão recebendo ajuda para entender tópicos complexos, fazer brainstorming de ideias, atualizar seus conhecimentos, criar novas formas de trabalho criativo, obter feedback, obter conselhos e muito mais. Focar apenas na questão da tarefa de casa e nas ilusões que ela fomenta pode nos desencorajar de progredir.

Encorajar, não substituir, pensar
Para fazer isso, precisamos centralizar os professores no processo de uso da IA, em vez de apenas deixar a IA para os alunos (ou para aqueles que sonham em substituir os professores completamente). Sabemos que quase três quartos dos professores já estão usando IA para o trabalho, mas acabamos de começar a aprender as maneiras mais eficazes para os professores usarem IA. Um estudo qualitativo profundo recente de professores descobriu que os professores que usaram IA tanto para saída (criar uma planilha, desenvolver um questionário) quanto para ajudar com a entrada (me ajude a pensar no que torna um grande romance americano, me dê maneiras de explicar números positivos e negativos) obtêm mais valor do que se usassem IA apenas para produzir saída. Isso aponta para um caminho útil a seguir na IA para a educação, usando-a como uma cointeligência e ferramenta para ajudar os humanos a pensar melhor.


Cada vez mais, a IA está sendo usada da mesma forma para os alunos, incentivando-os a pensar, em vez de usar a IA como uma muleta. Por exemplo, lançamos vários prompts, todos sob uma licença Creative Commons gratuita, que os instrutores podem personalizar ou modificar para suas salas de aula (aqui está um mergulho profundo em um deles - um prompt de simulador) . Esses tipos de prompts são projetados para expor o Conhecimento Ilusório, forçando os alunos a confrontar o que sabem e o que não sabem. Muitos outros educadores estão projetando exercícios semelhantes. Ao fazer isso, podemos aproveitar o que torna a IA tão promissora para o ensino - sua capacidade de produzir experiências de aprendizagem personalizadas que atendem aos alunos onde eles estão e que são amplamente acessíveis de maneiras que as formas anteriores de tecnologia educacional nunca foram.


Exemplos de sugestões para pensar no artigo
A integração da IA ​​na educação não é uma possibilidade futura — é a nossa realidade presente. Essa mudança exige mais do que aceitação passiva ou resistência fútil. Ela requer uma reimaginação fundamental de como ensinamos, aprendemos e avaliamos o conhecimento. À medida que a IA se torna parte integrante do cenário educacional, nosso foco deve evoluir. O objetivo não é ser mais esperto que a IA ou fingir que ela não existe, mas aproveitar seu potencial para aprimorar a educação e, ao mesmo tempo, mitigar o lado negativo. A questão agora não é se a IA mudará a educação, mas como moldaremos essa mudança para criar um ambiente de aprendizagem mais eficaz, equitativo e envolvente para todos.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:15 PM
Scoop.it!

Lançado edital de renúncia fiscal do Fust

Lançado edital de renúncia fiscal do Fust | Inovação Educacional | Scoop.it
A renúncia fiscal será concedida às prestadoras de serviços de telecomunicações que apresentarem projetos focados na conectividade de escolas e inclusão digital. A contraprestação será a redução da contribuição ao Fust devida pela prestadora. O fundo foi instituído pela Lei nº 9.998/2000 para cobrir custos de universalização de serviços de telecomunicações e começou a ser utilizado para projetos de conectividade a partir de 2023.  
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:04 PM
Scoop.it!

Como a Starlink funciona? Entenda por que até a Anatel teria dificuldades técnicas para barrar a empresa no Brasil

Como a Starlink funciona? Entenda por que até a Anatel teria dificuldades técnicas para barrar a empresa no Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it
Em caso extremo de cassação da outorga da operação da empresa, agência poderia lacrar estações terrestres de serviço por satélite
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 5:02 PM
Scoop.it!

O mundo do trabalho em tempos de EaD, IA, plataformas digitais e Reforma Trabalhista

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:59 PM
Scoop.it!

A gestão de pessoas na educação para uma boa gestão escolar

A gestão de pessoas na educação para uma boa gestão escolar | Inovação Educacional | Scoop.it
Diversos estudos mostram que a aptidão do diretor escolar tem um impacto significativo nos resultados dos alunos e na gestão escolar. Importa notar que os diretores escolares são, em sua maioria, professores alçados a essa posição de gestão e liderança. Portanto, a formação docente está diretamente relacionada com a qualificação desses futuros gestores. Diretores e diretoras aptos, bem preparados e com as condições necessárias para gerir suas equipes são capazes de estabelecer metas, construir uma cultura escolar positiva, liderar programas de ensino e tomar decisões importantes sobre recursos.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:57 PM
Scoop.it!

Olimpíada entre escolas leva educação financeira para a sala de aula

Inscrições podem ser feitas até 7 de setembro. Iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação, Tesouro Nacional e Bolsa Valores. Visa estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da educação básica.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:55 PM
Scoop.it!

Um guia cético para vídeos de robôs humanoides - MIT Technology Review

Um guia cético para vídeos de robôs humanoides - MIT Technology Review | Inovação Educacional | Scoop.it
O vídeo certo de uma startup pode lhe render milhões em investimentos e um público devotado. Mas o que esses vídeos realmente mostram?
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:25 PM
Scoop.it!

O tempo livre e o novo feitiço do capital

O tempo livre e o novo feitiço do capital | Inovação Educacional | Scoop.it
“Apagão do Facebook” escancara tendências do capitalismo: a captura do tempo livre pelas novas tecnologias como forma de massificar a alienação — e explorar, ainda mais, o trabalho. Assim, busca se reciclar e remodelar noção de real e virtual
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:25 PM
Scoop.it!

IA: a chance que o Brasil não pode desperdiçar

IA: a chance que o Brasil não pode desperdiçar | Inovação Educacional | Scoop.it
Chega em boa hora a iniciativa do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Mas em sua versão preliminar falta audácia para produzir modelos próprios. País fica reduzido à produção de aplicativos. E ainda falta proteger dados públicos estratégicos
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:24 PM
Scoop.it!

Fim da escala 6x1: Há vida além do trabalho

Fim da escala 6x1: Há vida além do trabalho | Inovação Educacional | Scoop.it
País ocupa a 2ª posição no ranking com mais casos de diagnóstico de burnout. Além do comércio, trabalhadores de Educação e Saúde têm jornadas com apenas uma folga por semana. Indignação, alavancada nas redes, leva o debate pela redução do trabalho ao Congresso
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:23 PM
Scoop.it!

Assim as corporações “bets” invadem Brasília

Assim as corporações “bets” invadem Brasília | Inovação Educacional | Scoop.it
Com a CPI das Apostas, empresas do “jogo de azar” online movem-se em lobby pesado na Esplanada dos Ministérios. Das 15 recebidas pelo governo, só três têm sede no país. Mas vazio regulatório ainda levanta questões sobre tributação, vício e endividamento dos brasileiros
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
September 8, 4:20 PM
Scoop.it!

Uma subordinação (mal) camuflada

Autônomos ou subordinados? Este é o dilema central deste livro, que é devidamente esmiuçado e desvendado. Para realizar tal empreitada, foram pesquisadas várias modalidades de trabalho em plataformas digitais, especialmente aquelas realizadas por motoristas e entregadores/as, definidas como crowdwork offline (mas contemplando também um paralelo com uma gama ampliada de outras plataformas caracterizadas como crowdwork online), evidenciando a predominância efetiva da subordinação real e jurídica, ao contrário da proposição central das grandes plataformas que se utilizam de todos os mecanismos e armadilhas possíveis para apresentar o trabalho como “autônomos”, de modo a desconsiderar a legislação protetora do trabalho vigente nos países onde atuam.
Sabemos que essa processualidade destrutiva em relação ao trabalho somente foi possível por uma conjugação complexa e simultânea de várias causalidades: 1) a eclosão de uma crise estrutural desde 1973, que se agudizou a partir de 2008/9, posteriormente, com a covid-19 e mais recentemente com o grave contexto belicista internacional; 2) um sistemático e ininterrupto processo de reestruturação produtiva permanente e global do capital e das corporações; 3) uma rigorosa hegemonia financeira moldada em clara sintonia com o ideário neoliberal; 4) a ampliação do desemprego em amplitude global, ainda que mais acentuado no Sul Global; 5) com a explosão das tecnologias de informatização e comunicação, da robotização, inicialmente no ramo industrial e depois na agroindústria e especialmente nos serviços privatizados, que se tornaram laboratórios de expansão célere dos algoritmos, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, ChatGPT, etc.

No comment yet.