Your new post is loading...
Your new post is loading...
|
Scooped by
Inovação Educacional
August 31, 1:27 PM
|
Sathler, L. (2023). A avaliação da educação a distância brasileira em tempos de aceleração cultural. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 65-73. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.33
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:20 PM
|
Os desafios éticos da inteligência artificial na educação passam por letramento, transparência das plataformas e mudanças no modo de buscar e referenciar informações
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:16 PM
|
Faixa etária de 10 a 24 anos é a que apresentou o maior aumento na última década; episódios são multifatoriais e prevenção demanda esforço de escolas, famílias e poder público
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:14 PM
|
Em todo o Brasil, 632.763 crianças aguardam por uma vaga em creches públicas. Em quase metade dos municípios brasileiros (44%), há crianças em fila de espera para fazer a matrícula na educação infantil. Os dados são do levantamento nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil - Acesso e Disponibilidade de Vagas, feito pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), composto pela sociedade civil e entidades do poder público, entre elas o Ministério da Educação (MEC).
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:03 PM
|
Independentemente da modalidade, Lúcia defende que é preciso discutir a democratização do acesso à educação superior com qualidade. “O ensino tem de atender os requisitos do conteúdo curricular e diretrizes de excelência”, avalia a presidente do Semesp, salientando a necessidade de definir quais são os cursos que podem ser oferecidos totalmente de forma online. “A carga horária presencial deveria ser de acordo com o curso. Tem cursos em que há uma necessidade maior ou menor.” Diante dos avanços tecnológicos e da flexibilidade que a EAD permite, a tendência é que a modalidade, que já representa 60% das matrículas em ensino superior, cresça ainda mais nos próximos anos. Segundo Lúcia, existe preferência pela educação a distância entre alunos acima de 30 anos. Além disso, os com menor poder aquisitivo também são atraídos por causa das mensalidades mais baixas.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:00 PM
|
Um estudante, de 17 anos, ganhou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, considerado o Nobel da Ciência jovem. O evento na capital da Suécia reuniu estudantes premiados de 40 países.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:58 PM
|
Em 2023, 9,8 mil das 14,2 mil escolas estaduais avaliadas pelo Saeb ficaram nos patamares 1 e 2
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:57 PM
|
Well-designed technology initiatives, managed and implemented by qualified and caring educators, can significantly enhance educational opportunities for both teachers and students and help tackle the ongoing global teaching crisis.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:54 PM
|
A integração entre homem e máquina será a nova fronteira do trabalho, especialmente por meio da IA e tecnologias avançadas, para expandir capacidades cognitivas e redefinir eficiência empresarial.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:25 PM
|
Desigualdade e frustrações deslocaram o eixo da política para o campo dos valores – onde opera uma aliança entre interesses financeiros, preconceitos de gênero e religião. Hipótese: esquerda pode (e precisa!) disputar este território
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:24 PM
|
Estudos apontam: políticas de inclusão melhoram a realidade de mães que almejam a carreira acadêmica – e auxiliam, por exemplo, no cuidado infantil. Porém, elas ainda são incipientes. Eliminar pressão pelo produtivismo imediato é central
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:23 PM
|
Relatos de trabalhadores que vivenciam o “doping corporativo”: buscam na anfetamina suportar o ambiente competitivo e alta performance, às custa da dependência e “exaustão posterior”. Além da venda ilegal em redes sociais, médicos receitam sem necessidade
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:20 PM
|
Um novo estudo do Banco Mundial reconhece: desigualdades internacionais ampliam-se e tornam cada vez mais excluída a periferia do sistema. Há a exceção da China – não examinada, exatamente por apontar a possibilidade de um projeto coordenado pelo Estado
|
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:20 PM
|
MEC participou de audiência pública promovida por deputados para discutir a regulamentação do ensino superior na modalidade a distância, além do equilíbrio entre a qualidade do ensino e a expansão de vagas
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:18 PM
|
A primeira ilusão é a Ilusão de Detecção: os professores acreditam que ainda podem detectar facilmente o uso de IA e, portanto, podem evitar que ela seja usada em trabalhos escolares. Essa Ilusão de Detecção leva os educadores a confiar em métodos de avaliação desatualizados, acreditando que podem facilmente detectar o trabalho gerado por IA quando, na realidade, a tecnologia ultrapassou em muito nossa capacidade de identificá-lo consistentemente:
Nenhum detector de IA especializado pode detectar escrita de IA com alta precisão e sem o risco de falsos positivos , especialmente após várias rodadas de solicitação. Nem mesmo marcas d'água ajudarão muito .
As pessoas não conseguem detectar bem a escrita de IA. Editores de grandes periódicos de linguística não conseguiam . Professores não conseguiam (embora achassem que conseguiam - a Ilusão de novo) . Embora a escrita simples de IA possa ser detectável ("mergulhar", alguém?), há muitas maneiras de disfarçar estilos de "escrita de IA" por meio de simples estímulos. Na verdade, a escrita de IA bem estimulada é julgada mais humana do que a escrita humana pelos leitores.
Você não pode pedir para uma IA detectar escrita de IA (mesmo que as pessoas continuem tentando). Quando perguntado se algo escrito por um humano foi escrito por uma IA, o GPT-4 erra 95% das vezes.
Ainda há opções que preservam tarefas antigas. Os professores podem retornar à escrita em sala de aula, pedindo aos alunos que demonstrem suas habilidades pessoalmente, ou outras técnicas que podem mitigar a trapaça de IA por meio de monitoramento próximo. Mas, para a grande maioria dos professores, fazer isso requer ajustes e mudanças que ainda precisam ser feitas. Até o momento, poucos realmente reagiram à destruição da ilusão da detecção de IA mudando a forma como abordam o ensino e a avaliação.
Enquanto os professores lutam com a Ilusão de Detecção, os alunos enfrentam seu próprio equívoco: Conhecimento Ilusório. Eles não percebem que obter ajuda com a lição de casa está minando seu aprendizado. Afinal, eles estão recebendo conselhos e respostas da IA que os ajudam a resolver problemas, o que parece fluência. Como os autores do estudo na Rutgers escreveram: "Não há razão para acreditar que os alunos estejam cientes de que sua estratégia de lição de casa diminui sua pontuação no exame... eles fazem a inferência de senso comum de que qualquer estratégia de estudo que aumente sua pontuação no teste de lição de casa também aumenta sua pontuação no exame."
A mesma coisa parece estar acontecendo com a IA, como um estudo de alguns dos meus colegas da Penn descobriu. Eles conduziram um experimento em uma escola secundária na Turquia, onde alguns alunos tiveram acesso ao GPT-4 para ajudar com o dever de casa, seja por meio da interface padrão do ChatGPT (sem engenharia de prompt) ou usando o ChatGPT com um prompt do tutor. As notas dos alunos no dever de casa dispararam, mas o uso do ChatGPT padrão não solicitado para ajudar com o dever de casa prejudicou o aprendizado ao agir como uma muleta. Embora os alunos pensassem que aprenderam muito usando o ChatGPT, eles na verdade aprenderam menos - pontuando 17% pior em seu exame final.
Apesar disso, a pesquisa que citei anteriormente descobriu que 59% dos professores veem a IA como positiva para o aprendizado, e não acho que eles estejam errados. Embora usar a IA apenas como uma muleta possa prejudicar o aprendizado, o uso mais cuidadoso da IA é diferente. Podemos ver sinais disso no estudo da Turquia, que descobriu que dar aos alunos um GPT com um prompt de tutor básico para o ChatGPT, em vez de fazê-los usar o ChatGPT sozinhos, aumentou as notas do dever de casa sem diminuir as notas do exame final. Além disso, um estudo feito em uma aula massiva de programação em Stanford que descobriu que o uso do ChatGPT levou ao aumento, não à diminuição, das notas do exame.
E, claro, os alunos não estão usando IA apenas para fazer suas tarefas de casa. Eles estão recebendo ajuda para entender tópicos complexos, fazer brainstorming de ideias, atualizar seus conhecimentos, criar novas formas de trabalho criativo, obter feedback, obter conselhos e muito mais. Focar apenas na questão da tarefa de casa e nas ilusões que ela fomenta pode nos desencorajar de progredir.
Encorajar, não substituir, pensar Para fazer isso, precisamos centralizar os professores no processo de uso da IA, em vez de apenas deixar a IA para os alunos (ou para aqueles que sonham em substituir os professores completamente). Sabemos que quase três quartos dos professores já estão usando IA para o trabalho, mas acabamos de começar a aprender as maneiras mais eficazes para os professores usarem IA. Um estudo qualitativo profundo recente de professores descobriu que os professores que usaram IA tanto para saída (criar uma planilha, desenvolver um questionário) quanto para ajudar com a entrada (me ajude a pensar no que torna um grande romance americano, me dê maneiras de explicar números positivos e negativos) obtêm mais valor do que se usassem IA apenas para produzir saída. Isso aponta para um caminho útil a seguir na IA para a educação, usando-a como uma cointeligência e ferramenta para ajudar os humanos a pensar melhor.
Cada vez mais, a IA está sendo usada da mesma forma para os alunos, incentivando-os a pensar, em vez de usar a IA como uma muleta. Por exemplo, lançamos vários prompts, todos sob uma licença Creative Commons gratuita, que os instrutores podem personalizar ou modificar para suas salas de aula (aqui está um mergulho profundo em um deles - um prompt de simulador) . Esses tipos de prompts são projetados para expor o Conhecimento Ilusório, forçando os alunos a confrontar o que sabem e o que não sabem. Muitos outros educadores estão projetando exercícios semelhantes. Ao fazer isso, podemos aproveitar o que torna a IA tão promissora para o ensino - sua capacidade de produzir experiências de aprendizagem personalizadas que atendem aos alunos onde eles estão e que são amplamente acessíveis de maneiras que as formas anteriores de tecnologia educacional nunca foram.
Exemplos de sugestões para pensar no artigo A integração da IA na educação não é uma possibilidade futura — é a nossa realidade presente. Essa mudança exige mais do que aceitação passiva ou resistência fútil. Ela requer uma reimaginação fundamental de como ensinamos, aprendemos e avaliamos o conhecimento. À medida que a IA se torna parte integrante do cenário educacional, nosso foco deve evoluir. O objetivo não é ser mais esperto que a IA ou fingir que ela não existe, mas aproveitar seu potencial para aprimorar a educação e, ao mesmo tempo, mitigar o lado negativo. A questão agora não é se a IA mudará a educação, mas como moldaremos essa mudança para criar um ambiente de aprendizagem mais eficaz, equitativo e envolvente para todos.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:15 PM
|
A renúncia fiscal será concedida às prestadoras de serviços de telecomunicações que apresentarem projetos focados na conectividade de escolas e inclusão digital. A contraprestação será a redução da contribuição ao Fust devida pela prestadora. O fundo foi instituído pela Lei nº 9.998/2000 para cobrir custos de universalização de serviços de telecomunicações e começou a ser utilizado para projetos de conectividade a partir de 2023.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:04 PM
|
Em caso extremo de cassação da outorga da operação da empresa, agência poderia lacrar estações terrestres de serviço por satélite
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 5:02 PM
|
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:59 PM
|
Diversos estudos mostram que a aptidão do diretor escolar tem um impacto significativo nos resultados dos alunos e na gestão escolar. Importa notar que os diretores escolares são, em sua maioria, professores alçados a essa posição de gestão e liderança. Portanto, a formação docente está diretamente relacionada com a qualificação desses futuros gestores. Diretores e diretoras aptos, bem preparados e com as condições necessárias para gerir suas equipes são capazes de estabelecer metas, construir uma cultura escolar positiva, liderar programas de ensino e tomar decisões importantes sobre recursos.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:57 PM
|
Inscrições podem ser feitas até 7 de setembro. Iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação, Tesouro Nacional e Bolsa Valores. Visa estimular o conhecimento financeiro entre estudantes da educação básica.
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:55 PM
|
O vídeo certo de uma startup pode lhe render milhões em investimentos e um público devotado. Mas o que esses vídeos realmente mostram?
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:25 PM
|
“Apagão do Facebook” escancara tendências do capitalismo: a captura do tempo livre pelas novas tecnologias como forma de massificar a alienação — e explorar, ainda mais, o trabalho. Assim, busca se reciclar e remodelar noção de real e virtual
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:25 PM
|
Chega em boa hora a iniciativa do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Mas em sua versão preliminar falta audácia para produzir modelos próprios. País fica reduzido à produção de aplicativos. E ainda falta proteger dados públicos estratégicos
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:24 PM
|
País ocupa a 2ª posição no ranking com mais casos de diagnóstico de burnout. Além do comércio, trabalhadores de Educação e Saúde têm jornadas com apenas uma folga por semana. Indignação, alavancada nas redes, leva o debate pela redução do trabalho ao Congresso
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:23 PM
|
Com a CPI das Apostas, empresas do “jogo de azar” online movem-se em lobby pesado na Esplanada dos Ministérios. Das 15 recebidas pelo governo, só três têm sede no país. Mas vazio regulatório ainda levanta questões sobre tributação, vício e endividamento dos brasileiros
|
Scooped by
Inovação Educacional
September 8, 4:20 PM
|
Autônomos ou subordinados? Este é o dilema central deste livro, que é devidamente esmiuçado e desvendado. Para realizar tal empreitada, foram pesquisadas várias modalidades de trabalho em plataformas digitais, especialmente aquelas realizadas por motoristas e entregadores/as, definidas como crowdwork offline (mas contemplando também um paralelo com uma gama ampliada de outras plataformas caracterizadas como crowdwork online), evidenciando a predominância efetiva da subordinação real e jurídica, ao contrário da proposição central das grandes plataformas que se utilizam de todos os mecanismos e armadilhas possíveis para apresentar o trabalho como “autônomos”, de modo a desconsiderar a legislação protetora do trabalho vigente nos países onde atuam. Sabemos que essa processualidade destrutiva em relação ao trabalho somente foi possível por uma conjugação complexa e simultânea de várias causalidades: 1) a eclosão de uma crise estrutural desde 1973, que se agudizou a partir de 2008/9, posteriormente, com a covid-19 e mais recentemente com o grave contexto belicista internacional; 2) um sistemático e ininterrupto processo de reestruturação produtiva permanente e global do capital e das corporações; 3) uma rigorosa hegemonia financeira moldada em clara sintonia com o ideário neoliberal; 4) a ampliação do desemprego em amplitude global, ainda que mais acentuado no Sul Global; 5) com a explosão das tecnologias de informatização e comunicação, da robotização, inicialmente no ramo industrial e depois na agroindústria e especialmente nos serviços privatizados, que se tornaram laboratórios de expansão célere dos algoritmos, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, ChatGPT, etc.
|