Inovação Educacional
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Ifes abre 27 vagas para professor substituto - Concursos e Empregos

Ifes abre 27 vagas para professor substituto - Concursos e Empregos | Inovação Educacional | Scoop.it

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou o edital de seleção para professor substituto nos campi da instituição. Estão sendo ofertadas 27 vagas, distribuídas entre o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e 13 campi do Ifes.
As oportunidades são oferecidas nas áreas de Administração, nos campi Cachoeiro de Itapemirim e Cariacica; Agricultura, no Campus Centro-Serrano; Artes, no Campus Montanha; Atendimento Educacional Especializado, em Cariacica, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória; na área de Educação Física, no Campus Montanha; e na área de Engenharia Civil – Hidráulica e Hidrologia, no Campus Cachoeiro de Itapemirim.

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Noticias, publicacoes e artigos de opiniao que abram caminhos para a inovacao educacional.
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A mudança na natureza do trabalho

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Por Luciano Sathler
O Banco Mundial divulgou recentemente o Relatório de Desenvolvimento Mundial, publicação anual em que aborda temas relevantes do presente que afetam o futuro da sustentabilidade socioeconômica e ambiental das nações.
O tema da edição de 2019 é a mudança da natureza do trabalho. Envolve os impactos dos novos modelos de negócios propiciados pela tecnologia, a automação, bem como as respostas inclusivas que os governos e a sociedade civil precisam trabalhar a fim de preparar as pessoas para uma nova realidade.
Aqui, trazemos uma leitura dos trechos iniciais do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2019, especialmente na sua base conceitual, que relaciona automação e inovação com a geração ou extinção de empregos.
É mais fácil avaliar como a tecnologia molda a demanda por competências, e gera transformações nos processos de produção, do que estimar seu efeito sobre as perdas de vagas para trabalhadores.
Há uma mudança nas competências mais bem recompensadas no mundo de trabalho. O prêmio é maior para as que não podem ser substituídas por robôs – competências cognitivas, como o pensamento crítico, e competências socioemocionais, como a gestão e a empatia que melhora o trabalho em equipe.
Trabalhadores com essas competências de maior complexidade são mais adaptáveis aos novos tempos. A disrupção dos processos desafia as fronteiras tradicionais das empresas, ao expandir cadeias globais de valor e alterar a geografia dos empregos.
Tecnologia e competências
A tecnologia tem alterado a forma como as pessoas trabalham – é crescente o número de organizações que mantêm contratos com profissionais independentes para compromissos de curto prazo. Nesse contexto, a precarização das relações de trabalho é especialmente agravada em um país como o Brasil, historicamente marcado pelo fosso da desigualdade de renda e de oportunidades.
A tecnologia aumentou a demanda por competências cognitivas e socioemocionais, tanto nas economias mais ricas quanto nas empobrecidas. As habilidades rotineiras, por outro lado, entraram em declínio.
É interessante notar, contudo, que a remuneração para combinações de diferentes tipos de competências parece aumentar. Essas alterações ocorrem não só por meio de novos empregos, que substituem trabalhos antigos, mas também pela mudança do perfil de competências em trabalhos existentes.
Algumas características da atual onda de progresso tecnológico são notáveis. As tecnologias digitais permitem que empresas surjam, expandam-se, diminuam ou desapareçam muito mais rapidamente, tornando difusos os limites dos negócios e da concorrência, além de desafiarem os padrões tradicionais de produção. Novos modelos de negócios – empresas de plataforma digital – evoluem de startups locais para se tornarem gigantes globais, muitas vezes com poucos funcionários e pequenos ativos tangíveis.
A capacidade fiscal para arrecadação dos governos é reduzida pela natureza virtual dos ativos produtivos. A ascensão dos mercados de plataforma permite que os efeitos da tecnologia alcancem mais pessoas mais rapidamente do que nunca. Indivíduos e empresas precisam apenas de uma conexão de banda larga para negociar bens e serviços online. Essa “escala sem massa” traz oportunidade econômica para milhões de pessoas que não vivem em países industrializados ou mesmo em áreas industriais.
A mudança dos tipos de competências e habilidades demandadas atinge essas mesmas pessoas. A automação eleva a remuneração sobre competências cognitivas de alta ordem em países avançados e economias emergentes. Investir no capital humano é a prioridade para aproveitar ao máximo essa evolução de oportunidade econômica.
As tecnologias digitais permitem que as empresas se automatizem, ao substituir o trabalho humano por máquinas. Ao mesmo tempo ampliar as oportunidades para inovar, pois expandem o número de trabalhos, serviços e produtos. O futuro do trabalho será determinado pela batalha entre automação e inovação – veja a figura mais abaixo. Em resposta à automação, declina o emprego em setores antigos. Já com a inovação, surgem novos setores e novos trabalhos.
Capital humano
Na maior parte dos últimos 40 anos, o capital humano tem servido como um escudo contra a automação, em parte porque as máquinas eram menos aptas para replicar tarefas mais complexas. Trabalhos com necessidades de baixa ou média competências foram mais afetados pela mudança tecnológica, por serem mais suscetíveis à automação ou pela menor complementaridade com a tecnologia.
O resultado é que a automação tem reduzido drasticamente a demanda por trabalhadores menos qualificados e a inovação tem favorecido os que têm acesso a mais educação de melhor qualidade – formal ou não-formal. Uma grande questão é se os trabalhadores deslocados pela automação terão competências necessárias para ocuparem os novos empregos criados pela inovação.
Como dito, três tipos de competências são cada vez mais importantes no mundo do trabalho:
1. Competências cognitivas avançadas, como resolução complexa de problemas;
2. Competências socioemocionais, como exigidas para o trabalho em equipe, e;
3.  Combinações de competências que são preditivas de adaptabilidade, como raciocínio crítico, resiliência e autoeficácia.
Desenvolver essas competências requer fortes fundamentos do capital humano e aprendizagem ao longo da vida, a começar pelos cuidados na primeira infância.
No entanto, os governos nos países mais empobrecidos não priorizam adequadamente o desenvolvimento na primeira infância e os resultados do capital humano entregues pela educação básica estão muito aquém do ideal – como no Brasil. A educação superior acaba por refletir a falta de priorização, direcionamento e financiamento adequados a diferentes perfis institucionais e dissociados da realidade local.
A criação de empregos formais é o melhor caminho, consistente com a agenda decente da Organização Mundial do Trabalho, para aproveitar as oportunidades da mudança tecnológica. Nos países empobrecidos, a maioria dos trabalhadores permanece nos empregos de baixa produtividade, muitas vezes no setor informal, com pouco acesso à tecnologia.
Falta de empregos de qualidade no setor privado deixa talentosos jovens com poucos caminhos para o emprego assalariado, assim como um ambiente inóspito ao empreendedorismo desestimula a juventude – uma triste realidade também junto a egressos da educação superior, inclusive da pós-graduação.
Quanto à educação continuada, ampliar e melhorar as oportunidades de aprendizagem dos adultos é uma necessidade para permitir aos que deixaram a escola que se alinhem de acordo com as mudanças das demandas do mundo do trabalho.
Para as sociedades se beneficiarem do potencial que a tecnologia oferece, elas precisarão de um novo contrato social centrado em maiores e mais bem direcionados investimentos na educação de qualidade, que garantam mais chances de inclusão da população e, progressivamente, a proteção social universal.

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Principais sites com cursos online grátis e áreas de estudo diversificadas - Cursos

Principais sites com cursos online grátis e áreas de estudo diversificadas - Cursos | Inovação Educacional | Scoop.it
Os cursos online são uma maneira fácil e prática de adquirir conhecimento. Para quem deseja aprender algo, mas não possui condição financeira para arcar com os custos das aulas, eles muitas vezes oferecem conteúdo de graça. Já, para quem não tem tempo para se locomover até instituições físicas, eles garantem que o conteúdo esteja disponível a qualquer momento do dia, em apenas um clique. É possível até mesmo realizar provas online no final de cada módulo e obter certificação. Não é por acaso que o número de adeptos desses sites tem crescido mais a cada dia.
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Soft skills guiam capacitação de jovens para o mercado de trabalho

Soft skills guiam capacitação de jovens para o mercado de trabalho | Inovação Educacional | Scoop.it
"São as soft skills que podem fazer você se destacar. O mercado de trabalho está em busca de profissionais que tenham mais do que a teoria e habilidades técnicas, os empregadores procuram funcionários com características atitudinais", expõe Nascimento. Segundo ele, se antes era necessário entregar o currículo em mãos, em uma empresa próxima de casa, agora os novos profissionais precisam enfrentar complexos processos seletivos, ter formação profissional e ir além. "Hoje as empresas contratam jovens por aquilo em que eles acreditam. Em breve, elas irão perguntar a visão de lucro, de casamento entre pessoas do mesmo sexo, entre outras questões do mundo atual. Vivemos em um mundo cada vez mais cheio de demandas e diferentes visões", ressalta.
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Casal empreendedor fatura mais de R$ 3 milhões em uma cidade de 40.000 habitantes

Casal empreendedor fatura mais de R$ 3 milhões em uma cidade de 40.000 habitantes | Inovação Educacional | Scoop.it
Assim, ainda em 2007, Joyce assumiu a vaga de secretária na GV8 e foi adquirindo conhecimento na área digital. Assumindo novas responsabilidades e crescendo dentro da empresa, Joyce assumiu o cargo de CEO da GV8 em 2013, antes ocupado por André. Com o crescimento dos negócios, no mesmo ano o casal se uniu ainda mais para fundar a BWI Participações, holding que investe em projetos da área de tecnologia e levam empreendedores do Brasil para o Vale do Silício e que em 2017 por meio de uma fusão criou-se a IIN - Imersão Internacional de Negócios que atua no setor de educação corporativa.
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Anuário da educação básica mostra falta de professores bem preparados | Jornal Nacional

Anuário da educação básica mostra falta de professores bem preparados | Jornal Nacional | Inovação Educacional | Scoop.it
Pesquisa destaca ainda a falta de condições de trabalho para os professores nas escolas públicas e os baixos salários.
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Medicina 4.0: um brinde à saúde na era da inteligência artificial

Medicina 4.0: um brinde à saúde na era da inteligência artificial | Inovação Educacional | Scoop.it
Esta temática esteve presente durante o workshop internacional “Artificial Intelligence for Neurology and Anesthesia Applications”, realizado na capital paulista, no final de março com parceria do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo). O evento, organizado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), contou com especialistas que abordaram as principais tendências em inteligência artificial no campo da neurologia e da anestesia.
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Artificial intelligence in education: challenges and opportunities for sustainable development

Artificial intelligence in education: challenges and opportunities for sustainable development | Inovação Educacional | Scoop.it
El escrito representa un documento de trabajo que recoge y expone los conceptos y definiciones clave relacionados con la IA. Describe con detalle diferentes iniciativas de impacto, y analiza estudios de casos que abordan cómo la tecnología de IA ayuda a los sistemas educativos a utilizar los datos para mejorar la equidad y la calidad educativa. También destaca los principales desafíos e implicaciones políticas, así como las oportunidades que surgen de una fuerte y necesaria cooperación internacional.
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43% dos municípios brasileiros gastam menos do que mínimo satisfatório em educação

43% dos municípios brasileiros gastam menos do que mínimo satisfatório em educação | Inovação Educacional | Scoop.it

Um investimento público total por aluno de R$ 4.300 por ano, considerando um estudante do ensino fundamental da zona urbana que estuda em tempo parcial. Esse é o patamar mínimo necessário estimado pelo Movimento Todos pela Educação para que uma rede pública de ensino atinja bons resultados em aprendizagem no país, como notas satisfatórias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo.De acordo com levantamento inédito feito pela ONG, em 2015, ano mais recente com dados completos sobre financiamento público, 2.372 municípios brasileiros (43% dos 5.570 existentes) e cinco estados (Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba e Minas Gerais) investiram menos do que isso. 
A estimativa do Todos pela Educação considerou apenas o investimento realizado no ensino fundamental (1º ano ao 9º ano). O valor de R$ 4.300 por ano é o investimento considerado mínimo necessário pela estimativa da ONG, mas ficar abaixo disso, a rigor, não representa uma ilegalidade.

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Em meio à crise, mercado de educação é o que mais cresce em número de empresas no Brasil, diz IBGE

Em meio à crise, mercado de educação é o que mais cresce em número de empresas no Brasil, diz IBGE | Inovação Educacional | Scoop.it
Enquanto o total de empresas ativas no país teve queda de 6,73% em quatro anos, as do segmento educacional tiveram crescimento de 37,5%. Já as empresas ligadas a serviços pessoais encolheram em 29,72%.
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CNJ proíbe TJ-SP de executar contrato de R$ 1,32 bilhão com a Microsoft

CNJ proíbe TJ-SP de executar contrato de R$ 1,32 bilhão com a Microsoft | Inovação Educacional | Scoop.it
Acordo previa desenvolvimento de nova plataforma digital de processos. Contrato estava suspenso desde fevereiro.
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Álcool é responsável por uma morte a cada 20 no mundo, diz OMS

Álcool é responsável por uma morte a cada 20 no mundo, diz OMS | Inovação Educacional | Scoop.it
Consumo de álcool mata mais pessoas do que a Aids, a tuberculose e a violência combinadas
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Pesquisa com crianças de rua no Centro de SP revela fome e violência

Pesquisa com crianças de rua no Centro de SP revela fome e violência | Inovação Educacional | Scoop.it
Estudo 'A Criança no Centro' mostra que 29% das crianças entre 2 e 6 anos comem alimentos que encontram nas ruas.
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Libra é ofensiva tecnológica contra banco 

Libra é ofensiva tecnológica contra banco  | Inovação Educacional | Scoop.it

Um consórcio sem fins lucrativos baseado na Suíça acaba de anunciar uma iniciativa revolucionária. Administrará a partir de 2020 a libra, a primeira moeda mundial desde o padrão-ouro do século 19.
O consórcio, em crescimento, é hoje formado por 28 empresas, tais como Facebook, Uber, Mercado Pago, Farfetch, eBay e Visa, entre outras, que possuem mais de 2,5 bilhões de usuários no mundo.
Uma transferência de dinheiro se tornará simples e imediata como o envio de uma foto por WhatsApp, inclusive para contraparte sem conta em banco. A libra servirá para compras do dia a dia, bem como para transferência instantânea a qualquer pessoa ou negócio, onde estiver. Sua lógica é a de um “token”, similar às pulseiras mágicas da Disney, nas quais se depositam dólares para gastos no parque.

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Faculdade anuncia fechamento de unidade em SP e alunos reclamam: 'Sem aviso prévio'

Faculdade anuncia fechamento de unidade em SP e alunos reclamam: 'Sem aviso prévio' | Inovação Educacional | Scoop.it

Em nota, a instituição Alfa América disse que, com grande pesar, informaram o fechamento do curso presencial de pedagogia da Faculdade Alfamérica, e desde já pedem as mais sinceras desculpas aos alunos.
A Instituição informou que foram contratados pelo Governo do Estado de São Paulo, através do projeto Bolsa Escola da Família, e o mesmo atrasou os pagamentos no ano passado. A situação foi normalizada até o mês de fevereiro de 2019.

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“Erros profissionais têm aumentado de forma exponencial”, afirma presidente do Cofen

“Erros profissionais têm aumentado de forma exponencial”, afirma presidente do Cofen | Inovação Educacional | Scoop.it
No programa, Manoel Neri atribuiu situação preocupante aos cursos de ensino à distância na área de enfermagem, que segundo ele, não têm oferecido estrutura necessária
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Educação sem limites

Cada vez mais, o ensino À distância é utilizado no agronegócio, que passa a trabalhar com sofisticadas estratégias de análise e interpretação de dados
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''Educação é a base do empreendedorismo'', diz criador do Instituto Êxito

O Instituto Êxito ou Instituto Latinoamericano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável nasceu da crença de que empreendedores podem contribuir com conhecimento e experiência para que jovens, especialmente os carentes e de escolas públicas, se desenvolvam e descubram o dom empreendedor que existe neles. O projeto tem origem na ideia de que, independentemente da classe social e econômica, qualquer pessoa pode colocar seus sonhos em prática e, por meio do empreendedorismo, melhorar a realidade e a comunidade na qual vive.
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'Qualidade para poucos não é qualidade': novo indicador sobre educação põe desigualdade em foco

'Qualidade para poucos não é qualidade': novo indicador sobre educação põe desigualdade em foco | Inovação Educacional | Scoop.it
Índice aponta que maioria das escolas públicas brasileiras tem disparidade de ensino entre alunos brancos e negros, meninos e meninas, crianças mais ou menos pobres; para Francisco Soares, ex-presidente do Inep e criador do indicador, questão é chave para melhorar produtividade do país.
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El European MOOC Consortium (EMC) presenta un Marco Común de Microcréditos internacional “para el aprendizaje a lo largo de la vida”

Para calificar con un microcrédito dentro de este marco, el EMC señala que un curso debe cumplir con las siguientes especificaciones:
• Tener un tiempo total de estudio de no menos de 100 horas y no más de 150 horas, incluida la revisión y finalización de la Evaluación sumativa.
• Estar al nivel 6 o 7 en el Marco Europeo de Cualificaciones o niveles equivalentes en el marco nacional de cualificaciones de la universidad.
• Proporcionar una evaluación sumativa que permita la concesión de créditos académicos, ya sea directamente después de completar con éxito un microcrédito o mediante el reconocimiento del aprendizaje previo al inscribirse como estudiante en los planes de estudios de la universidad.
• Operar un método confiable de verificación de identidad en el punto de evaluación que cumpla con las políticas de la universidad y / o se adopte ampliamente en las plataformas autorizadas para usarlo.
• Equiparar una transcripción que establezca los resultados de aprendizaje para un microcrédito, las horas totales de estudio requeridas, el nivel de EQF y la cantidad de puntos de crédito obtenidos.
Estos cursos con microcrédito deberán ser reconocidos entre diferentes instituciones de educación superior y, por lo tanto, crearán un ecosistema donde los alumnos puedan tomar un microcrédito dentro de una red de universidades para obtener una calificación más amplia, como un certificado de posgrado o un grado.
En este sentido, Catherine Mongenet, CEO de FUN, considera: “Para nosotros, el gran beneficio del sistema de los microcréditos es que garantizará que haya transparencia y rigor en los resultados de aprendizaje y evaluación. Esto es importante para establecer su credibilidad entre nuestras universidades asociadas, así como por los empleadores”.
Se espera que los primeros microcréditos delimitados por este Consocio estén listos para realizarse en las plataformas de los asociados, durante la segunda mitad de 2019. 

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Can We Live Longer but Stay Younger? 

Can We Live Longer but Stay Younger?  | Inovação Educacional | Scoop.it
To get a sense of what it would be like to have the slow process become the fast process, you can go to the AgeLab, at the Massachusetts Institute of Technology, in Cambridge, and put on agnes (for Age Gain Now Empathy System). agnes, or the “sudden aging” suit, as Joseph Coughlin, the founder and director of the AgeLab describes it, includes yellow glasses, which convey a sense of the yellowing of the ocular lens that comes with age; a boxer’s neck harness, which mimics the diminished mobility of the cervical spine; bands around the elbows, wrists, and knees to simulate stiffness; boots with foam padding to produce a loss of tactile feedback; and special gloves to “reduce tactile acuity while adding resistance to finger movements.”
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MUNICÍPIOS TÊM ATÉ SETE VEZES MAIS DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO DO QUE OUTROS

MUNICÍPIOS TÊM ATÉ SETE VEZES MAIS DINHEIRO PARA EDUCAÇÃO DO QUE OUTROS | Inovação Educacional | Scoop.it

A publicação, que desde 2014 é organizada segundo os temas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), traz mais de 200 gráficos e tabelas com indicadores educacionais e ainda análises inéditas sobre as políticas públicas prioritárias para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira em médio prazo. Pautadas pela agenda de propostas formuladas no âmbito do Educação Já!, iniciativa suprapartidária liderada pelo Todos Pela Educação que contou com a contribuição de mais 80 especialistas, as temáticas abordam: Primeira Infância, Ensino Médio, alfabetização, Base Nacional Comum Curricular, carreira e valorização docente, governança e financiamento da Educação.
“Apesar dos dados mais recentes ainda estarem longe do patamar educacional que o Brasil precisa para garantir um desenvolvimento social e econômico duradouro, o Anuário mostra que houve avanços importantes nas últimas décadas. Mas é preciso manter o senso de urgência, pois a fotografia dos resultados educacionais ainda é crítica e dados como este, sobre a desigualdade nas condições de financiamento das redes, mostram que discussões atualmente em curso, como a do Fundeb, são centrais”, explica Olavo Nogueira Filho, diretor de políticas educacionais do Todos Pela Educação.
Em 2019, o PNE chega a metade do seu tempo de vigência. “Era esperado que, neste momento, já houvesse um avanço significativo no alcance das metas mais estratégicas para a melhoria da Educação brasileira”, afirma o texto de abertura do Anuário. Segundo os editores da publicação, além de reforçar a importância do PNE como referência para as políticas públicas educacionais, é fundamental implementar uma agenda de medidas baseadas em evidências, experiências bem sucedidas e com visão de médio e longo prazo.

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Aberto prazo para verificação de acesso ao Sistema Enade pelas instituições

Aberto prazo para verificação de acesso ao Sistema Enade pelas instituições | Inovação Educacional | Scoop.it

Os representantes das instituições de educação superior que irão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 têm até 5 de julho para realizar suas verificações de acesso autenticado no Sistema Enade. Para acessar o Sistema Enade é necessário estar cadastrado no Sistema e-MEC. Dessa forma, é importante que os representantes estejam com os cadastros atualizados previamente, pois qualquer atualização feita no sistema e-MEC somente será alterada no Sistema Enade no dia subsequente à modificação.
Esta é a primeira etapa a ser cumprida pelos procuradores educacionais institucionais e coordenadores de curso. Em seguida, deverão ser realizados o enquadramento dos cursos e a inscrição dos estudantes habilitados, também sob responsabilidade dos coordenadores. A próxima etapa após a autenticação do Sistema Enade é a inscrição dos estudantes, que deve ser feita entre 1º de julho e 11 de agosto. O procedimento também é responsabilidade dos coordenadores de curso.

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“Quando você só acredita no que quer, não há como ter democracia”

“Quando você só acredita no que quer, não há como ter democracia” | Inovação Educacional | Scoop.it
O pesquisador Aviv Ovadya explica quais serão as consequências do uso de tecnologias avançadas para a produção de mentiras espalhadas pelas redes sociais
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Luta contra as drogas

Luta contra as drogas | Inovação Educacional | Scoop.it

Nesta quarta-feira (26) as secretarias da Justiça e Cidadania e da Educação lançam a campanha "São Paulo contra as drogas", voltada a adolescentes que cursam o ensino médio na rede estadual de ensino. O foco é conscientizar a comunidade escolar sobre o problema e trabalhar formas de prevenção com o apoio do poder público.
O consumo do álcool e de outras drogas é uma epidemia que ceifa milhões de vidas em todos os países. Conforme último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 3 milhões de pessoas morreram no mundo em decorrência do uso nocivo de álcool apenas no ano de 2016.
De acordo com a OMS, de todas as mortes atribuíveis ao álcool, 28% foram causadas por acidentes de trânsito, automutilação e violência interpessoal, 21% a distúrbios digestivos, 19% a doenças cardiovasculares e o restante devido a doenças infecciosas, cânceres, transtornos mentais e outras condições de saúde. A organização estima que, globalmente, 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofram de transtornos decorrentes do uso de álcool.

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Metade das crianças e adolescentes se sente insegura nas escolas públicas

Metade das crianças e adolescentes se sente insegura nas escolas públicas | Inovação Educacional | Scoop.it
O sentimento de adolescentes como Marina —seu nome foi trocado para preservar sua identidade— foi alvo de uma pesquisa lançada recentemente que mostrou que 52% dos estudantes da rede pública não se sentem seguros no colégio, principalmente meninas e negros.
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Autoridades regulatórias ampliam cerco à moeda virtual do Facebook

As esperanças do Facebook de lançar uma nova moeda virtual sofreram novo revés, quando mais dois órgãos de regulação anunciaram estar prestando muita atenção aos planos da companhia de mídia social.
Tanto o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) quanto a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido anunciaram nesta terça (25) que não permitirão que a maior rede social do planeta lance a moeda digital que planeja sem escrutínio muito rigoroso.
O Facebook espera desordenar o mercado de pagamentos com sua moeda virtual, libra, que a empresa promete resultará em transações instantâneas e quase gratuitas.

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