Inovação Educacional
378.6K views | +3 today
Follow
 
Scooped by Luciano Sathler
onto Inovação Educacional
Scoop.it!

Tour 360º no Fab Lab Escola Sesi SP

O Porvir visitou o Fab Lab Escola Sesi São Paulo e acompanhou uma aula do 5º ano do ensino fundamental. No vídeo, você pode conhecer o espaço em tour 360º com o Talles Hasezawa, cinegrafista do passeio, que nunca havia entrado em um laboratório maker.
more...
No comment yet.
Inovação Educacional
Noticias, publicacoes e artigos de opiniao que abram caminhos para a inovacao educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

A mudança na natureza do trabalho

A mudança na natureza do trabalho | Inovação Educacional | Scoop.it

Por Luciano Sathler
O Banco Mundial divulgou recentemente o Relatório de Desenvolvimento Mundial, publicação anual em que aborda temas relevantes do presente que afetam o futuro da sustentabilidade socioeconômica e ambiental das nações.
O tema da edição de 2019 é a mudança da natureza do trabalho. Envolve os impactos dos novos modelos de negócios propiciados pela tecnologia, a automação, bem como as respostas inclusivas que os governos e a sociedade civil precisam trabalhar a fim de preparar as pessoas para uma nova realidade.
Aqui, trazemos uma leitura dos trechos iniciais do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2019, especialmente na sua base conceitual, que relaciona automação e inovação com a geração ou extinção de empregos.
É mais fácil avaliar como a tecnologia molda a demanda por competências, e gera transformações nos processos de produção, do que estimar seu efeito sobre as perdas de vagas para trabalhadores.
Há uma mudança nas competências mais bem recompensadas no mundo de trabalho. O prêmio é maior para as que não podem ser substituídas por robôs – competências cognitivas, como o pensamento crítico, e competências socioemocionais, como a gestão e a empatia que melhora o trabalho em equipe.
Trabalhadores com essas competências de maior complexidade são mais adaptáveis aos novos tempos. A disrupção dos processos desafia as fronteiras tradicionais das empresas, ao expandir cadeias globais de valor e alterar a geografia dos empregos.
Tecnologia e competências
A tecnologia tem alterado a forma como as pessoas trabalham – é crescente o número de organizações que mantêm contratos com profissionais independentes para compromissos de curto prazo. Nesse contexto, a precarização das relações de trabalho é especialmente agravada em um país como o Brasil, historicamente marcado pelo fosso da desigualdade de renda e de oportunidades.
A tecnologia aumentou a demanda por competências cognitivas e socioemocionais, tanto nas economias mais ricas quanto nas empobrecidas. As habilidades rotineiras, por outro lado, entraram em declínio.
É interessante notar, contudo, que a remuneração para combinações de diferentes tipos de competências parece aumentar. Essas alterações ocorrem não só por meio de novos empregos, que substituem trabalhos antigos, mas também pela mudança do perfil de competências em trabalhos existentes.
Algumas características da atual onda de progresso tecnológico são notáveis. As tecnologias digitais permitem que empresas surjam, expandam-se, diminuam ou desapareçam muito mais rapidamente, tornando difusos os limites dos negócios e da concorrência, além de desafiarem os padrões tradicionais de produção. Novos modelos de negócios – empresas de plataforma digital – evoluem de startups locais para se tornarem gigantes globais, muitas vezes com poucos funcionários e pequenos ativos tangíveis.
A capacidade fiscal para arrecadação dos governos é reduzida pela natureza virtual dos ativos produtivos. A ascensão dos mercados de plataforma permite que os efeitos da tecnologia alcancem mais pessoas mais rapidamente do que nunca. Indivíduos e empresas precisam apenas de uma conexão de banda larga para negociar bens e serviços online. Essa “escala sem massa” traz oportunidade econômica para milhões de pessoas que não vivem em países industrializados ou mesmo em áreas industriais.
A mudança dos tipos de competências e habilidades demandadas atinge essas mesmas pessoas. A automação eleva a remuneração sobre competências cognitivas de alta ordem em países avançados e economias emergentes. Investir no capital humano é a prioridade para aproveitar ao máximo essa evolução de oportunidade econômica.
As tecnologias digitais permitem que as empresas se automatizem, ao substituir o trabalho humano por máquinas. Ao mesmo tempo ampliar as oportunidades para inovar, pois expandem o número de trabalhos, serviços e produtos. O futuro do trabalho será determinado pela batalha entre automação e inovação – veja a figura mais abaixo. Em resposta à automação, declina o emprego em setores antigos. Já com a inovação, surgem novos setores e novos trabalhos.
Capital humano
Na maior parte dos últimos 40 anos, o capital humano tem servido como um escudo contra a automação, em parte porque as máquinas eram menos aptas para replicar tarefas mais complexas. Trabalhos com necessidades de baixa ou média competências foram mais afetados pela mudança tecnológica, por serem mais suscetíveis à automação ou pela menor complementaridade com a tecnologia.
O resultado é que a automação tem reduzido drasticamente a demanda por trabalhadores menos qualificados e a inovação tem favorecido os que têm acesso a mais educação de melhor qualidade – formal ou não-formal. Uma grande questão é se os trabalhadores deslocados pela automação terão competências necessárias para ocuparem os novos empregos criados pela inovação.
Como dito, três tipos de competências são cada vez mais importantes no mundo do trabalho:
1. Competências cognitivas avançadas, como resolução complexa de problemas;
2. Competências socioemocionais, como exigidas para o trabalho em equipe, e;
3.  Combinações de competências que são preditivas de adaptabilidade, como raciocínio crítico, resiliência e autoeficácia.
Desenvolver essas competências requer fortes fundamentos do capital humano e aprendizagem ao longo da vida, a começar pelos cuidados na primeira infância.
No entanto, os governos nos países mais empobrecidos não priorizam adequadamente o desenvolvimento na primeira infância e os resultados do capital humano entregues pela educação básica estão muito aquém do ideal – como no Brasil. A educação superior acaba por refletir a falta de priorização, direcionamento e financiamento adequados a diferentes perfis institucionais e dissociados da realidade local.
A criação de empregos formais é o melhor caminho, consistente com a agenda decente da Organização Mundial do Trabalho, para aproveitar as oportunidades da mudança tecnológica. Nos países empobrecidos, a maioria dos trabalhadores permanece nos empregos de baixa produtividade, muitas vezes no setor informal, com pouco acesso à tecnologia.
Falta de empregos de qualidade no setor privado deixa talentosos jovens com poucos caminhos para o emprego assalariado, assim como um ambiente inóspito ao empreendedorismo desestimula a juventude – uma triste realidade também junto a egressos da educação superior, inclusive da pós-graduação.
Quanto à educação continuada, ampliar e melhorar as oportunidades de aprendizagem dos adultos é uma necessidade para permitir aos que deixaram a escola que se alinhem de acordo com as mudanças das demandas do mundo do trabalho.
Para as sociedades se beneficiarem do potencial que a tecnologia oferece, elas precisarão de um novo contrato social centrado em maiores e mais bem direcionados investimentos na educação de qualidade, que garantam mais chances de inclusão da população e, progressivamente, a proteção social universal.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Números do Ensino Superior Privado no Brasil 2018

Números do Ensino Superior Privado no Brasil 2018 | Inovação Educacional | Scoop.it
A décima oitava edição dos “Números do Ensino Superior Privado no Brasil 2018” – ano base 2017 –, organizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), com base nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), tem como objetivo demonstrar, compacta e claramente, as dimensões da iniciativa privada de ensino superior.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Uso de inteligência artificial elevará desemprego no país

Uso de inteligência artificial elevará desemprego no país | Inovação Educacional | Scoop.it
Responsável por reduzir burocracias, automatizar processos e aumentar a eficiência, a inteligência artificial (IA) pode aumentar o desemprego no País em quase 4 pontos porcentuais, nos próximos 15 anos. Os dados são de um estudo desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Microsoft, e foram apresentados ontem.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Aluno deve ser ressarcido se curso a distância não for válido

Aluno deve ser ressarcido se curso a distância não for válido | Inovação Educacional | Scoop.it

Essa expansão tem levado os Procons do país a orientar os consumidores sobre possíveis abusos e fraudes. Segundo o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, os maiores problemas são quando o aluno descobre, após ter feito o curso, que o diploma entregue pela instituição não é reconhecido – ou quando o certificado nem é enviado.
Barbosa orienta os interessados a se informarem junto ao Ministério da Educação (MEC) antes da matrícula. “É preciso ficar atento com relação à autorização, ao reconhecimento e à diplomação por parte do MEC. É importante ler o contrato atentamente e verificar se as matérias são apenas virtuais ou se é necessária a presença do aluno”, afirma Barbosa, que indica que a checagem pode ser feita nos sites do MEC ou pelo telefone da pasta.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Así enseña el MIT inteligencia artificial a los niños | Innovación 

Así enseña el MIT inteligencia artificial a los niños | Innovación  | Inovação Educacional | Scoop.it
PopBot es un robot social diseñado para que los más pequeños puedan aprender inteligencia artificial de forma constructiva, creativa, práctica y barata
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Os melhores lugares para abrir uma startup — com uma promessa brasileira

Os melhores lugares para abrir uma startup — com uma promessa brasileira | Inovação Educacional | Scoop.it
Estudo elencou os 30 melhores ecossistemas para negócios inovadores, junto de algumas regiões que podem entrar para essa lista nos próximos anos
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Amazon busca ir além da web e ganhar mercado com lojas físicas

Amazon busca ir além da web e ganhar mercado com lojas físicas | Inovação Educacional | Scoop.it
Depois de quebrar livrarias e lojas pelo mundo, a Amazon está agora se materializando em espaços físicos, dentro de seus planos de expansão no varejo e outras searas, como serviços de saúde e bancários. Nos EUA, já são 38 lojas em 10 estados, incluindo supermercados ultra tecnológicos.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Mortos seguem vivos e continuam a fazer amigos no Facebook

Mortos seguem vivos e continuam a fazer amigos no Facebook | Inovação Educacional | Scoop.it
Pesquisas apontam que perfis de pessoas mortas serão maioria na rede social até o fim do século
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Riqueza e desigualdade

Riqueza e desigualdade | Inovação Educacional | Scoop.it

No entanto, ao gerar riqueza, o capitalismo fez mais pelo combate à desigualdade que qualquer outro sistema econômico, aí incluído o socialismo real, que só gerou igualdade na miséria. 
Um morador de “comunidade” vive hoje com mais conforto do que um senhor feudal da Idade Média, que não tinha ar condicionado nem televisão. Nunca houve uma classe média como a partir do capitalismo. Aliás, nunca houve classe média antes. A doença do capitalismo é a obesidade, não a fome.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Afinal, o que é ser um especialista? 

Afinal, o que é ser um especialista?  | Inovação Educacional | Scoop.it
É nesse contexto que ele oferece uma regra simples: especialista é todo aquele que investiu ao menos 10 mil horas de prática em um determinado assunto. Por exemplo, essa é a média de tempo a que um violinista de talento reconhecido globalmente se dedica sozinho antes da fama.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Atraso escolar é maior quando há mais professores fora da área de formação

Atraso escolar é maior quando há mais professores fora da área de formação | Inovação Educacional | Scoop.it

Os dados do Censo Escolar 2016 mostram que quase um quarto dos professores do ensino médio brasileiro não possuía formação superior compatível com as disciplinas que lecionava. No caso de sociologia e filosofia, o total de docentes sem formação na área chegava a 84% e 75%, respectivamente.
Em que medida isso interfere no aprendizado do aluno? Como afeta a motivação e o interesse do professor? É necessário que o professor tenha formação estritamente compatível com a disciplina ministrada, ou um bom professor é capaz de ensinar qualquer conteúdo, de qualquer disciplina?
Essas são algumas das questões que a dissertação de mestrado de Roberta Costa, defendida em 2018 na UFF (Universidade Federal Fluminense), buscou analisar.
Com base em uma série de estudos conduzidos nos Estados Unidos, pesquisadores como Richard Ingersoll e Deborah Ball sustentam que ensinar uma disciplina em que não é formado é prejudicial ao aprendizado do aluno e pode desmotivar o professor, levando-o, no limite, ao abandono da carreira. 
Supõe-se que possuir alguma formação na área em que se vai lecionar é condição necessária (não a única, é claro), para que o professor possa conduzir bem sua função.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Estreitar campos de aprendizado piora a educação, diz especialista

Estreitar campos de aprendizado piora a educação, diz especialista | Inovação Educacional | Scoop.it

"O debate que ocorre no Brasil sobre tornar a educação mais prática, pautada em menos disciplinas e nas demandas futuras do mercado de trabalho é perigoso. Medidas nessa direção podem piorar a aprendizagem.
A opinião é de Sean Harford, diretor nacional do escritório de padrões da educação (Ofsted), órgão que faz a inspeção das escolas da Inglaterra.
"Se um país estreita os campos de aprendizado, os resultados nos exames podem até ser melhores, mas a educação, no sentido amplo, será prejudicada", diz Harford.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Impactos da Inteligência Artificial na Educação

Meetup IA. A IA e suas contribuições para a Educação do futuro. PUC Minas, 22/05/2019
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Universidade Federal de Ouro Preto - Docentes  - Inscrições do dia 20/05/2019 até o dia 13/06/2019, Concurso Público para Professor de Magistério Superior

Universidade Federal de Ouro Preto - Docentes  - Inscrições do dia 20/05/2019 até o dia 13/06/2019, Concurso Público para Professor de Magistério Superior | Inovação Educacional | Scoop.it

Abertas, do dia 20/05/2019 até o dia 13/06/2019, inscrições para Concurso Público para Professor de Magistério Superior- Edital PROAD 39/2019 (DIVERSAS ÁREAS)

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Cortes na educação afastam investidores estrangeiros do Brasil

Cortes na educação afastam investidores estrangeiros do Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it
A disponibilidade de mão de obra qualificada é um requisito fundamental para o país receber investimentos, sobretudo para atividades de alta concentração tecnológica – justamente aquelas que mais geram valor agregado para o Produto Interno Bruto (PIB). Empresas buscam capital humano elevado para construir bases que possam se integrar às cadeias globais de valor.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Universitários de SP enfrentam dificuldades para quitar dívidas do Fies

Universitários de SP enfrentam dificuldades para quitar dívidas do Fies | Inovação Educacional | Scoop.it
Estudantes que ganham até 1,5 salário mínimo (R$ 1.497) são os que mais têm problemas para pagar o financiamento, de acordo com o MEC.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

'Esse governo vai provocar o que parecia impossível: piorar a educação', afirma Cristovam Buarque

'Esse governo vai provocar o que parecia impossível: piorar a educação', afirma Cristovam Buarque | Inovação Educacional | Scoop.it

Ao comentar os governos do PT, seu antigo partido, ele acusa Lula e Dilma Rousseff de "concentrar os esforços no ensino superior e abandonar a educação de base".
"E por que fez isso? Por razões eleitoreiras, porque a universidade dá voto, a educação de base não dá voto. O Lula conseguiu vender a ideia do consumo do diploma", afirma.
"As pessoas entram na universidade para ter um diploma, não para ter conhecimento. O Lula conseguiu fazer isso, porque ele usou como uma ascensão (social), não como uma alavanca do progresso. Minha maior frustração foi essa", reforça.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Vale inicia construção de muro para conter lama de barragem em Barão de Cocais

Vale inicia construção de muro para conter lama de barragem em Barão de Cocais | Inovação Educacional | Scoop.it
Construção de um muro a seis quilômetros da Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, é uma das alternativas para conter os rejeitos em caso de rompimento da estrutura. Um mês depois de apresentar o projeto da megaestrutura, que deve ter 35 metros de altura, 307 de comprimento e 10 de largura na parte superior, a Vale iniciou os primeiros trabalhos de implantação. Segundo a mineradora, a medida será para reter grande parte dos materiais que podem vazar do reservatório.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Como teclado de startup mineira está ajudando portadores de paralisia cerebral

Como teclado de startup mineira está ajudando portadores de paralisia cerebral | Inovação Educacional | Scoop.it
Criação tem dado autonomia e acessibilidade, aos meios educacionais, a quem antes dependia de ajuda de outras pessoas para se comunicar
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Abandonar o Facebook é mais fácil para países ricos

Abandonar o Facebook é mais fácil para países ricos | Inovação Educacional | Scoop.it
Embora seja palco de desinformação e de práticas de desrespeito aos direitos individuais e à privacidade, o Facebook tornou-se sinônimo de internet em muitos países pobres, tal a extensão em que permeia a vida de seus cidadãos. Desafio é tornar a rede social mais justa e democrática
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

'Verba pública é o coração do fomento à ciência', diz diretor do Serrapilheira 

'Verba pública é o coração do fomento à ciência', diz diretor do Serrapilheira  | Inovação Educacional | Scoop.it

Na mesma semana em que milhares de pessoas foram às ruas protestar contra os cortes governamentais que atingem a ciência do Brasil, a única instituição privada nacional de fomento à pesquisa, o Serrapilheira, anunciou o investimento de até R$ 12 milhões em estudos brasileiros. 
Mas o diretor do instituto é enfático ao dizer que dinheiro privado não é a solução, que ciência precisa ser feita com verba pública e não pode ser focada em lucro.
“Precisamos aceitar a futilidade do investimento científico”, diz Hugo Aguilaniu, diretor do Serrapilheira, em entrevista à Folha. “Ninguém vai curar diabetes porque quer curar diabetes. Você faz uma pesquisa que parece totalmente inútil e essa descoberta feita ali vai levar ao entendimento do processo da cura do câncer. Nunca ou raramente é uma coisa calculada.”
E, segundo ele, o governo tem que assumir esse custo que não necessariamente gera retorno. “É como se fosse um acordo entre o governo e o resto da cadeia produtiva. Em qualquer lugar do mundo é assim. Mesmo nos EUA, onde as indústrias investem pesadamente nas pesquisas, o investimento público é muito forte porque as pessoas entendem esse papel. O investimento público precisa apoiar a pesquisa básica, que depois gera tecnologia, produto, economia para as empresas.”

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Startups permitem a motoristas encontrar e reservar vaga de casa

Startups permitem a motoristas encontrar e reservar vaga de casa | Inovação Educacional | Scoop.it

Permitir que motoristas possam escolher e reservar uma vaga antes de sair de casa: é nisso que empresas novas apostam. Para prestar o serviço, algumas disponibilizam até espaços em garagens particulares.
A Coopark, que opera há apenas oito meses, nasceu a partir de uma experiência ruim de uma de suas fundadoras. “Parei meu carro na Paulista e paguei R$ 45. Andei um quarteirão e vi um lugar que custava R$ 20”, conta Carolina Edelstein, 29. 
Ela percebeu, então, que não havia um serviço na internet que listasse estacionamentos, seus horários e preços. Resolveu criar uma plataforma com essas informações, acrescentando a possibilidade de reservar a vaga.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Após decreto de Trump, Google corta laços com a Huawei

Após decreto de Trump, Google corta laços com a Huawei | Inovação Educacional | Scoop.it

Como o decreto do presidente Donald Trump proíbe compartilhar tecnologias, o Google terá que ir além e suspender sua colaboração com a Huawei.
As implicações podem ser importantes, pois, como todos os grupos de tecnologia, o Google deve colaborar com os fabricantes de smartphones para que seus sistemas sejam compatíveis com os telefones.
A empresa poderá oferecer aos usuários de aparelhos Huawei a versão livre de direitos de seu programa Android,  afirmou uma pessoa próxima ao caso.
Isto significa que os usuários não poderão acessar os aplicativos e serviços que pertencem ao Google, como o Gmail e o Google Maps, por exemplo.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Pelo debate educado

Pelo debate educado | Inovação Educacional | Scoop.it

Apesar disso, o dinheiro despendido com cada estudante fica em geral aquém das cifras observadas no mundo desenvolvido. O Brasil tem um grau de riqueza apenas mediano e, mesmo que reserve fatia substanciosa dela para a educação, a quantidade de reais que sobram por aluno não é tão grande assim.
Ao longo da educação básica, até o final do ensino médio, o Brasil gasta cerca da metade dos dólares por estudante que a média dos países da OCDE desembolsa. Mas essa é apenas uma parte da explicação.
Historicamente, governos brasileiros têm favorecido o nível superior. Nesse estágio, o gasto público em dólares por universitário praticamente iguala o das nações ricas.
Aqui se despende com um estudante na faculdade pública quatro vezes o que é destinado a um aluno do ensino básico. Trata-se da maior disparidade registrada em análise comparativa feita pela OCDE.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

O futuro da realidade virtual: tratamento e lisergia

O futuro da realidade virtual: tratamento e lisergia | Inovação Educacional | Scoop.it

Mas, antes de chegarmos ao dia de hoje, ainda vimos a ascensão das chamadas "drogas digitais", sendo a mais popular delas o caso iDoser. Em 2010, o software se popularizou especialmente entre adolescentes, o que gerou preocupação, já que a promessa da tecnologia era, em alguns casos, a capacidade de proporcionar os mesmos efeitos de substâncias lisérgicas. Formalmente conhecidos como "binaural beats", esses sons se utilizam de uma frequência diferente para cada ouvido, daí a importância de se usar fones durante a experiência.
Só que, apesar da popularidade conquistada no começo desta década, essa mesma tecnologia já havia sido investigada nos anos 1970, como apontado no artigo The Impacts of Binaural Beats (2018). Pesquisadores do Hospital Monte Sinai, em Nova York, concluíram à época que "quando a frequência de cada tom for menor que 1500 Hz e a diferença entre as ondas for menor que 40 Hz, nosso cérebro detecta a variação de fase entre as frequências e tenta reconciliar essa diferença. Nesse processo, o cérebro começa a ressoar um terceiro sinal que emerge entre essas duas frequências de onda e a atividade cerebral pode ser controlada."
Isso significa que, do ponto de vista da biologia humana, nossa tentativa de corrigir essa diferença no som influencia não apenas nossa percepção sonora como também acaba conectando nossa percepção visual e a própria consciência – algo parecido com que já foi observado em algumas seitas Sufi, que conseguem alcançar um estado de embriaguez ao ouvir um determinado tipo de música. Nos Estados Unidos, porém, os experimentos dessas "drogas digitais" foram aplicados em pacientes de modo a acalmá-los ou ainda possibilitar um senso de suspensão do corpo e da mente a partir da exposição excessiva a sons estimulantes. Apesar dos efeitos positivos a priori, descobriu-se que, em longo prazo, o excesso pode gerar distúrbios do sono ou mesmo ansiedade, que são efeitos similares aos decorrentes do uso de esteroides.
Hoje, vemos que cada vez mais pesquisadores e profissionais da saúde estão utilizando substâncias como o próprio LSD ou ainda o DMT e o MDMA como um tipo de tratamento conhecido como "terapia psicodélica", a qual vem sendo aplicada em casos de alcoolismo, doenças terminais e estresse pós-traumático, por exemplo. No caso do último transtorno, não apenas substâncias químicas como o MDMA têm sido administradas aos pacientes, como também a realidade virtual tem sido usada como um método terapêutico que já demonstrou efetividade. Também a realidade virtual vem sendo testada em pacientes com ansiedade e paranoia, bem como no nordeste brasileiro o neurocientista Miguel Nicolelis, junto de sua equipe, treinou um paciente paraplégico a andar com a ajuda de um exoesqueleto a partir de uma simulação experienciada em Oculus Rift.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

The State Of Digital Transformation

The State Of Digital Transformation | Inovação Educacional | Scoop.it

Now in its fifth year, our annual “State of Digital Transformation” research continues to document the constantly evolving enterprise. As disruptive technologies and their impact on organizations and markets continue to progress, our research aims to capture the shifts and trends that are shaping modern digital transformation.
In 2018, strategic digital transformation is only becoming more pervasive moving beyond IT to impact competitiveness throughout the organization. Budgets are soaring. The list of disruptive technologies on the radar of stakeholders is expanding. Ownership is moving to the C-Suite and managed by cross-functional, collaborative groups. Customer experience (CX) continues to lead digital transformation investments, but as we observed in 2017, employee experience and organizational culture are also rising in importance to empower and accelerate change, growth, and innovation.
This year, it’s clear that digital transformation is maturing into an enterprise-wide movement. Digital transformation is modernizing how companies work and compete and helping them effectively adapt and grow in an evolving digital economy. What’s also evident is that there is still much work to do as companies are, by and large, prioritizing technology over grasping the disruptive trends that are influencing markets and, more specifically, customer and employee behaviors and expectations.

more...
No comment yet.