Inovação Educacional
375.7K views | +2 today
Follow
 
Scooped by Luciano Sathler
onto Inovação Educacional
Scoop.it!

Força usada para difundir 'fake news' pode ser redirecionada para algo benéfico, diz professora eleita a melhor do Brasil

Força usada para difundir 'fake news' pode ser redirecionada para algo benéfico, diz professora eleita a melhor do Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it

Melo diz que boa parte de seus alunos tem acesso a redes sociais por meio de celulares e que os professores são cruciais para que as crianças e adolescentes tenham conhecimento, saibam identificar uma notícia falsa e usem a tecnologia no combate à propagação de fake news.
"O professor precisa entender esse consumo [de informação] e formar pessoas que usem isso a serviço da comunidade. E nós somos uma ferramenta. Somos aqueles que montam o palco do show, produz, fica na plateia, aplaude, desmonta o palco e vai embora", afirmou Lilia Melo.

more...
No comment yet.
Inovação Educacional
Noticias, publicacoes e artigos de opiniao que abram caminhos para a inovacao educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

A escola como espaço de valorização da vida e de combate à solidão

A escola como espaço de valorização da vida e de combate à solidão | Inovação Educacional | Scoop.it

Por Luciano Sathler

A adoção de metodologias ativas e de tecnologias digitais oferece novas e maiores possibilidades para que a aprendizagem social e emocional seja trabalhada no contexto da sala de aula.
É interessante notar esse potencial. Pois crianças, adolescentes e jovens que cresceram diante de videogames, com pouquíssima experiência de brincar na rua e fortemente conectados em redes sociais são as que correm mais riscos de sofrimento com a solidão, a depressão, além de uma série de outros sentimentos negativos e transtornos mentais. Isso tem impacto direto no desempenho na aprendizagem.
Uma pesquisa recente afirmou que acessar sites como Twitter, Facebook e Snapchat por mais de duas horas por dia dobra a probabilidade de alguém se sentir isolado – com impactos mais profundos em jovens adultos.
Em outra investigação, o Instagram foi considerado a pior rede social quanto aos impactos negativos sobre a saúde mental dos jovens, entre 14 e 24 anos. Na ocasião, foram avaliados aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal.
O apoio psicopedagógico nas escolas tornou-se quase um serviço de emergência, que atende crianças e jovens que lidam com receios e preocupações que gerações anteriores não vivenciavam com essas idades. Relações familiares em crise permanente, a baixa autoestima, a infelicidade, o cyberbullying e a automutilação passam a invadir as relações de ensino-aprendizagem, o que torna muito difícil avançar a contento se priorizados apenas os aspectos cognitivos ou disciplinares.
O contato entre grupos pode reforçar estereótipos anteriores e aumentar a hostilidade entre os diferentes, o que se transfere para o universo digital. Viver em cidades grandes e pertencer a uma família com renda mais baixa também aumenta a solidão infantil.
A aprendizagem social e emocional é uma abordagem que ensina os indivíduos a reconhecer, regular e expressar os aspectos sociais e emocionais para que possam gerenciar com sucesso sua vida. Isso pode ser adquirido ou fortalecido desde que consciente e explicitamente projetado para criar atitudes, comportamentos e cognições que promovam relações sociais saudáveis, bem-estar pessoal e realização acadêmica.
Promover a aprendizagem social e emocional não pode ser encarado como um programa, mas sim uma abordagem programática, que pede capacitação específica dos docentes e do corpo técnico-administrativo nas escolas.
Uma pesquisa realizada no contexto norte-americano detalha quais as principais habilidades da aprendizagem social e emocional a serem perseguidas no planejamento de aulas, por meio de atividades especificamente desenhadas para se alinhar aos objetivos relacionados ao conteúdo da unidade curricular.
Estamos em dezembro de 2018 quando escrevo este pequeno texto, um tempo que convida à renovação da esperança e ao planejamento para tentar alcançar realizações significativas nos próximos 12 meses. Incluir a aprendizagem social e emocional dentre os objetivos e estratégias das metodologias ativas só vai trazer ganhos para educadores e estudantes. Leia mais abaixo.


Principais habilidades da aprendizagem social e emocional*
AUTOCONHECIMENTO
− Reconhecer e nomear as próprias emoções
− Compreender as razões e circunstâncias dos próprios sentimentos
AUTORREGULAÇÃO DAS EMOÇÕES
− Verbalizar e lidar com a ansiedade, a raiva e a depressão
− Controlar os impulsos, a agressividade, os e comportamentos antissociais e autodestrutivos
− Reconhecer seus pontos fortes e mobilizar sentimentos positivos sobre si mesmo, a escola, a família e redes de apoio
AUTOMONITORAMENTO E DESEMPENHO
− Focar nas tarefas imediatamente em mãos
− Estabelecer metas de curto e longo prazo
− Modificar o desempenho a partir de orientações recebidas
− Mobilizar a motivação positiva
− Ativar esperança e otimismo
− Trabalhar para alcançar ideais de desempenho
EMPATIA
− Desenvolver mais e melhores mecanismos de interação para uso na vida cotidiana
− Tornar-se um bom ouvinte
− Aumentar a empatia e a sensibilidade para com os sentimentos dos outros
− Compreender as perspectivas, pontos de vista e sentimentos dos outros
HABILIDADES SOCIAIS NO CUIDADO DOS RELACIONAMENTOS
− Gerenciar emoções nos relacionamentos, harmonizar sentimentos e pontos de vista diversos
− Expressar emoções de maneira aberta e equilibrada
− Exercer assertividade, liderança e persuasão
− Trabalhar como parte de uma equipe e ser capaz de aprender de forma colaborativa
− Mostrar sensibilidade a sugestões sobre atitudes e comportamentos
− Exercitar a tomada de decisão quanto a aspectos de relacionamento e de resolução de problemas
− Responder de forma construtiva e com atitude de solução de problemas aos obstáculos interpessoais

 

* Fonte: NORRIS, Jacqueline A. Looking at classroom management through a social and emotional learning lens. Theory Into Practice, Volume 42, Number 4, Autumn 2003, pp. 313-318.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Por que telemedicina e telessaúde são importantes para o Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou recentemente a Resolução N.º 2227/2018, atualizando as normas para a aplicação da telemedicina, e estabelecendo pela primeira vez no Brasil, a permissão de realização da teleconsulta, isto é, a consulta médica com o paciente à distância ou mediada por tecnologias digitais.
A nova resolução foi colocada em consulta pública, para ser debatida, receber sugestões, e passaria a estar vigente a partir do mês de maio.
Porém, a forma como a nova regulamentação foi recebida por membros dos Conselhos Regionais de Medicina, e por alguns médicos, talvez ainda não tão familiarizados com o uso da ferramenta, bem como a grande quantidade de sugestões recebidas, levou o CFM a revogar a resolução, por tempo indeterminado.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Fiemg busca startups para programa de aceleração

Estão abertas as inscrições para a segunda rodada do Fiemg Lab 4.0, programa de aceleração e inovação aberta com startups da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
Os interessados, que não precisam ter sede em Minas, podem se inscrever no site do programa até 15 de março.
As indústrias madrinhas do programa são Cemig, Gerdau e a RHI Magnesita.
Elas vão oferecer aos participantes conhecimento técnico e de mercado, informações estratégicas, estrutura para testes industriais e recursos financeiros.
As startups selecionadas também terão acesso a 15 mil indústrias que formam a rede da federação.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Em busca de novos rumos para a EAD no ensino superior

Em busca de novos rumos para a EAD no ensino superior | Inovação Educacional | Scoop.it
‘Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância’ são atualizados por mais de 30 especialistas. Agora documento será analisado pela Secretaria de Educação Superior
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Grupo Fleury investe R$ 30 mi em espaço de inovação

Grupo Fleury investe R$ 30 mi em espaço de inovação | Inovação Educacional | Scoop.it
Empresa de saúde inaugura centro próprio em São Paulo; neste ano, conglomerado quer investir em startups e aproximar academia do mercado
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

UE multa Google em € 1,5 bilhão por monopólio em publicidade

UE multa Google em € 1,5 bilhão por monopólio em publicidade | Inovação Educacional | Scoop.it
Segundo a autoridade europeia, a empresa foi punida por forçar sites de terceiros a usarem seu serviço Google AdSense, que coloca e administra anúncios em sites; é a terceira vez que a empresa recebe multas antitruste
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Aos 30 anos, web precisa amadurecer, diz Tim Berners-Lee

Aos 30 anos, web precisa amadurecer, diz Tim Berners-Lee | Inovação Educacional | Scoop.it

Em entrevista no laboratório de física em que desenvolveu a web, o cientista britânico afirmou que recentemente os usuários da web descobriram que ela “não é tão bonita assim”. “As pessoas estão recuando, assustadas após as eleições de Trump e o Brexit, percebendo que a web que eles achavam tão legal não necessariamente está fazendo bem para a humanidade”, afirmou Berners-Lee.
O criador da web demonstrou preocupação sobre como as redes sociais estão apoiando a democracia, e comentou sobre a sequência de escândalos de privacidade que vem sendo revelados. Berners-Lee também criticou o fim da neutralidade da rede, definido pelo governo de Donald Trump.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

A epopeia amazônica

A epopeia amazônica | Inovação Educacional | Scoop.it

Inicialmente o Grupo Assessor de Governos na Icann (GAC) chegou a um consenso pedindo o bloqueio da solicitação da empresa Amazon. A gigante do varejo insurgiu-se e requereu um painel neutro de reavaliação. Ora, a disputa entre marcas e nomes de regiões é terreno pantanoso, e houve uma reversão: o painel sugeriu à Icann que concedesse a delegação do nome à Amazon.
Claro que a OTCA não concordou com isso. A Icann viu-se entre a frigideira e o fogo: se atendesse à Amazon, arrumava um enrosco político de vulto com oito países. Se não atendesse, provavelmente ganharia um processo multimilionário da empresa que teve o parecer favorável do painel. Na reunião de Kobe, a 64ª da Icann terminada na sexta, 15 de março, a saída possível foi esquivar-se de dar a palavra final e conceder mais um tempo para saia alguma luz das discussões. Cá entre nós, não será fácil conseguir consenso entre os países sobre qual o acordo possível e, menos ainda, que a atual pretendente, Amazon, aceite mais protelações.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

‘É preciso pensar a educação do ponto de vista do aluno’, diz ex-ministro britânico

‘É preciso pensar a educação do ponto de vista do aluno’, diz ex-ministro britânico | Inovação Educacional | Scoop.it

Uma plataforma online para treinar professores à distância, com mais de um século de tradição em educação. Trata-se do serviço britânico TES Institute, utilizado por mais de 11,5 milhões de educadores no mundo, com foco especial em países de língua inglesa. Seu chefe é o britânico Lorde Jim Knight, ex-ministro da educação no governo de Gordon Brown. Desde 2015, ele tem a tarefa de comandar o braço digital da TES Global, uma revista de educação criada em 1910. 
“Damos às escolas a chance de construírem talentos e materiais próprios, em vez de importar conhecimentos”, diz Knight ao Estado. Sua experiência na área, com a capacidade de resolver problemas complexos da educação do País, chamou a atenção de estudantes brasileiros da Universidade Stanford. Ele será um dos convidados da Brazil at Silicon Valley, conferência prevista para os dias 8 e 9 de abril, na Califórnia – o evento é apoiado por nomes como Jorge Paulo Lemann e Luciano Huck. 

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

O que é o método fônico de alfabetização recomendado pelo MEC

O que é o método fônico de alfabetização recomendado pelo MEC | Inovação Educacional | Scoop.it
Minuta do decreto de nova Política Nacional de Alfabetização deve recomendar metodologia focada na apreensão de sons e sílabas segmentados. O método se opõe a técnicas construtivistas, que privilegiam a leitura de textos. Especialistas divergem sobre o tema
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Formação e consultoria digitais são usadas no âmbito universitário

Formação e consultoria digitais são usadas no âmbito universitário | Inovação Educacional | Scoop.it
Dentro de espaços de ensino e pesquisa, novos médicos podem obter competências digitais; e profissionais especialistas ajudam generalistas em diversos municípios cearenses
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Inchaço de verba de universidade pública não teve contrapartida, diz Claudio Haddad

Inchaço de verba de universidade pública não teve contrapartida, diz Claudio Haddad | Inovação Educacional | Scoop.it

O orçamento das universidades públicas aumentou muito no Brasil sem a contrapartida de resultados, como a presença do país nos rankings das cem melhores instituições do mundo.
A opinião é de Claudio Haddad, 73, fundador e presidente do conselho deliberativo do Insper, instituto de ensino superior e pesquisa sem fins lucrativos, que completa duas décadas neste mês.
“O problema grave de governança” das universidades públicas, diz ele, é apenas parte do panorama ruim do ensino brasileiro, do nível básico ao superior, que indica que a educação é prioridade da “boca para fora” no país.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Mundo precisa se adaptar à emergência chinesa como potência

Mundo precisa se adaptar à emergência chinesa como potência | Inovação Educacional | Scoop.it

Mas talvez a maior dificuldade que os chineses têm à frente seja a de lidar, especialmente fora de sua área de influência imediata, com a resistência ao desconhecido, com o desconforto com o diferente e com a desconfiança em relação às intenções chinesas e ao modo de a China operar. 
A realidade é que o mundo ainda está se adaptando à emergência da China como potência mundial, como polo alternativo de poder. Esse possivelmente é o principal desafio para as ambições globais da BRI. 
Os objetivos da diplomacia econômica chinesa se assemelham aos das potências tradicionais, como EUA e União Europeia, em relação aos quais a resistência costuma ser muito menor. Naturalmente, a China tem sua própria visão de mundo, tem sua maneira de atuar --o que não é ruim em si, mas é distinto e isso causa suspeição. 

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

MIT Alumni Angels abre inscrições para startups interessadas em investimento-anjo

MIT Alumni Angels abre inscrições para startups interessadas em investimento-anjo | Inovação Educacional | Scoop.it

O MIT Alumni Angels Brazil (MITAABr) anuncia a abertura das inscrições para startups interessadas em investimento-anjo. As inscrições vão até o dia 29 de março, e o Pitch Night será 6 de maio. As startups, que gostariam de ser analisadas para possível aporte de capital, ​​devem preencher o requerimento com as informações solicitadas.
O MITAABr, iniciativa do MIT & MIT Sloan Alumni of Brazil, é um grupo de ex-alunos do MIT no Brasil que busca alavancar o poder da sua rede para realizar investimento em startups com alto potencial de crescimento. A participação da startup fornece uma excelente oportunidade para receber aporte, e com isso, usufruir da mentoria qualificada dos ex-alunos, das relações desta rede, bem como, da conexão direta com os MIT Alumni Angels dos EUA.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Como saber se a startup é mesmo de inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está na moda.
Não conheço levantamento parecido sobre o Brasil, mas a MMC Ventures, empresa londrina de venture capital, apontou em relatório que 40% das startups europeias classificadas como de inteligência artificial não são de verdade.
Foram analisadas 2.830 startups de IA e, segundo a companhia, somente 1.580 realmente se enquadram na descrição.
“Olhamos cada empresa, seus materiais, produtos, website e documentação de produto”, disse à Forbes David Kelnar, líder de pesquisa da MMC. “Em 40% dos casos não encontramos menção de evidência de IA.”
A MMC administra US$ 400 milhões, e tem 34 empresas em seu portfólio.
Segundo Kelnar, startups de inteligência artificial conseguem de 15% a 50% mais investimento do que companhias iniciantes de outras áreas.
Algumas das startups analisadas foram classificadas como empresas de IA por terceiros, e não corrigiram essa classificação.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Como transformar empresas tradicionais em máquinas de inovação

Como transformar empresas tradicionais em máquinas de inovação | Inovação Educacional | Scoop.it

Um analista de um fundo de capital de risco falou em um debate para 20 desses CEOs que “todos vocês vão falhar [na sua busca por sobrevivência]”.
E será que ele está certo? Motivos não lhe faltam: as empresas tradicionais fazem planejamentos estratégicos de 5 anos que lhe engessam a criatividade, tomam decisões por meio de comitês em que se fazem páginas e páginas de Powerpoint, são organizadas por hierarquia e permeadas de áreas funcionais cuja principal função é elaborar razões para não se aprovar um projeto.
Por sua vez, as startups focam em testar modelos de negócios, “pivotando”, ou seja, adaptando/modificando seus planejamentos tão logo detectem oportunidades e falhas.
São organizadas em modelos de squads, em que times de 8 pessoas multidisciplinares trabalham juntas para resolver um problema comum.
Também fomentam a autonomia para decisões rápidas e a cultura do erro, em que não há punição para quem experimenta e testa novas ideias.
Para superar essas diferenças, as empresas tradicionais adotam diferentes estratégias de inovação: criam cargos como Chief Digital Officer ou Head de Inovação, compram startups (como no exemplo acima da Unilever e Dollar Shave Club), montam fundos de capital de risco (os chamados Corporate Venture Capitals) e também organizam competições de inovação aberta.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Should schools teach coding?

Should schools teach coding? | Inovação Educacional | Scoop.it
In today’s technology-rich world, many schools have begun teaching coding, the language we use to instruct today’s computers. It’s a skill that is in high demand, and there are intriguing examples of schools across the world teaching it in ways that are relevant and engaging for students. But the risk is that we will again be teaching students today’s techniques to solve tomorrow’s problems; by the time today’s students graduate, these techniques might already be obsolete. We should instead focus on the computational thinking that underpins these techniques – and that students can use to shape the technologies of tomorrow. 
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Conheça a NotMayo, maionese criada por algoritmo que chega ao País em abril

Conheça a NotMayo, maionese criada por algoritmo que chega ao País em abril | Inovação Educacional | Scoop.it
Alimento sem produtos de origem animal foi criado pela startup chilena NotCo, apoiada por Jeff Bezos, e será vendida no País por R$ 10; empresa tem algoritmo que sugere combinação de plantas para substituir carne, leite e ovos
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Tesla processa ex-funcionários por suposto roubo de dados

Tesla processa ex-funcionários por suposto roubo de dados | Inovação Educacional | Scoop.it
Empresa acusa ex-engenheiro de roubar informações de tecnologia de piloto automático em prol de startup chinesa de carros autônomos
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

O rock morreu no MySpace: site deletou 50 milhões de músicas do seu acervo

O rock morreu no MySpace: site deletou 50 milhões de músicas do seu acervo | Inovação Educacional | Scoop.it
Popular entre músicas e artistas independentes na década passada, site apagou todo o acervo entre 2003 e 2015
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Saiba quais são as startups brasileiras que podem virar 'unicórnio'

Saiba quais são as startups brasileiras que podem virar 'unicórnio' | Inovação Educacional | Scoop.it
Segundo estudo inédito, Brasil tem dez empresas que podem ser avaliadas em mais de US$ 1 bilhão em breve; nova geração tem áreas de atuação e locais de origem mais diversos
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Cursos de informática gratuitos podem ser feitos on-line - Cotidiano

Cursos de informática gratuitos podem ser feitos on-line - Cotidiano | Inovação Educacional | Scoop.it

Se você procurar por cursos que oferecem certificação gratuita, a Escola Virtual da Fundação Bradesco é uma das plataformas de cursos gratuitos mais conhecidas do país. São cursos do tipo livre, que não precisam de credenciamento e reconhecimento e estão divididos em diversas categorias. Listamos abaixo algumas delas:
- Office 2007
- Office 2010
- Office 2013
- Sistemas Operacionais
- Banco de Dados
- Desenvolvimento de Sistemas
- Desenvolvimento Mobile
- Desenvolvimento Web
- Governança de TI
- Informática Básica
- Infraestrutura de TI
- Navegadores

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Fundação Getúlio Vargas abre inscrições para 50 cursos online e gratuitos

Os cursos englobam diversas áreas de conhecimento, entre as quais Direito, Economia e Finanças, Gerenciamento de Projetos, Marketing e Vendas, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Relações Internacionais, Métodos Quantitativos e Tecnologia e muitas outras.
Confira alguns dos cursos gratuitos disponibilizados pela FGV:
Introdução à Comunicação Institucional;
Introdução a finanças: sistema financeiro e geração de valor;
Gestão e Liderança: Conceitos Básicos da Função Gerencial;
Fundamentos de Administração Financeira;
Conceitos e fundamentos do marketing digital;
Introdução ao Direito Imobiliário;
Fundamentos da Gestão de TI.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Guerras de alfabetização 

Guerras de alfabetização  | Inovação Educacional | Scoop.it

A disputa entre os métodos fônico, que advoga pelo ensino explícito da relação entre letras e sons, e global, que defende o aprendizado com base no aspecto de palavras inteiras, não é nova. Nos países desenvolvidos, as chamadas guerras de alfabetização surgiram nos anos 50, atingiram o ápice nos 90 e começaram a resolver-se a partir de 2000.
Os entusiastas da abordagem global, ligados ao construtivismo, são o lado mais simpático, já que propõem uma educação mais libertária e instigante, longe das aborrecidas cartilhas, na qual a própria criança formula hipóteses e as testa. O problema é que os pressupostos do método global estão errados.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Empresas fecham 1,9 milhão de vagas com carteira para jovens 

Empresas fecham 1,9 milhão de vagas com carteira para jovens  | Inovação Educacional | Scoop.it

Uma análise mais aprofundada dos dados sobre o mercado de trabalho desde 2012 mostra que a oferta de vagas com carteira assinada caiu dramaticamente para um segmento bem específico: os mais jovens. 
O número de vagas formais no setor privado entre jovens de até 24 anos recuou mais de 25% de 2012 a 2018. A redução de postos com carteira assinada no período foi de 1,9 milhão apenas nesse segmento. 
O trabalhador mais jovem foi, de longe, o mais afetado pela crise, mostra o levantamento feito por Cosmo Donato, economista da LCA Consultores, com base nos microdados da Pnad, a pesquisa por amostra de domicílios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Professor do Quênia que doa 80% do salário ganha 'Oscar da educação'

Professor do Quênia que doa 80% do salário ganha 'Oscar da educação' | Inovação Educacional | Scoop.it

Irmão franciscano e professor de ciências, ele doa 80% de sua renda para ajudar os pobres. Oriundos de famílias pobres, seus alunos conseguiram superar marcas de outros colégios do país em competições científicas nacionais.
Não foi fácil. Com apenas um computador, internet precária, a escola em que ele leciona tem 58 estudantes por professor. Para chegar à sala de aula, eles precisam percorrer a pé um trajeto de 7 quilômetros.
Com o objetivo de despertar interesse por sua disciplina, Tabichi criou um clube de formação de talentos em ciências. Deu resultado.
Em 2018, na Feira de Ciências e Engenharia do Quênia, seus estudantes apresentaram um dispositivo para ajudar cegos e surdos a medir objetos. 
Em outra iniciativa, desenvolveram um mecanismo para gerar eletricidade com plantas locais.
Venceram diversas competições no país e ainda estão no páreo de outras, internacionais.
Tabichi recebeu o prêmio neste domingo em trajes franciscanos.

more...
No comment yet.