Inovação Educacional
372.5K views | +62 today
Follow
 
Scooped by Luciano Sathler
onto Inovação Educacional
Scoop.it!

Gestão foi chave para avanço do Espírito Santo no Ideb

Gestão foi chave para avanço do Espírito Santo no Ideb | Inovação Educacional | Scoop.it

Entre 2013 e 2017, nenhum estado avançou tanto no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Médio público estadual quanto o Espírito Santo. Esse movimento ocorreu pelo aumento nas taxas de aprovação na rede estadual (de 79% para 86%) e, principalmente, pelo fato de os jovens capixabas terem o melhor desempenho do país nos testes de Matemática e Língua Portuguesa entre as redes estaduais. O Estado avançou, no período, 13 pontos em Português e 20 em Matemática na escala do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Para efeito de comparação, no mesmo intervalo de tempo, o Brasil melhorou em apenas quatro pontos sua média em Português e permaneceu estagnado em Matemática.
O Espírito Santo é o segundo Estado retratado na série deste Boletim Aprendizagem em Foco sobre as quatro unidades da federação com melhores resultados no Ideb do Ensino Médio. Goiás, tema da edição anterior, Pernambuco e Ceará completam a lista.
Um fato a ser destacado no avanço do Espírito Santo foi o de que ele ocorreu num período de grave crise fiscal no país. “A educação sem dúvida precisa de mais dinheiro, mas as pessoas às vezes acham que basta colocar mais que resolve. Mostramos que, administrando bem os recursos existentes, é possível conseguir melhores resultados”, diz Haroldo Rocha, titular da secretaria de educação entre 2015 e 2018.

more...
No comment yet.
Inovação Educacional
Noticias, publicacoes e artigos de opiniao que abram caminhos para a inovacao educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

A escola como espaço de valorização da vida e de combate à solidão

A escola como espaço de valorização da vida e de combate à solidão | Inovação Educacional | Scoop.it

Por Luciano Sathler

A adoção de metodologias ativas e de tecnologias digitais oferece novas e maiores possibilidades para que a aprendizagem social e emocional seja trabalhada no contexto da sala de aula.
É interessante notar esse potencial. Pois crianças, adolescentes e jovens que cresceram diante de videogames, com pouquíssima experiência de brincar na rua e fortemente conectados em redes sociais são as que correm mais riscos de sofrimento com a solidão, a depressão, além de uma série de outros sentimentos negativos e transtornos mentais. Isso tem impacto direto no desempenho na aprendizagem.
Uma pesquisa recente afirmou que acessar sites como Twitter, Facebook e Snapchat por mais de duas horas por dia dobra a probabilidade de alguém se sentir isolado – com impactos mais profundos em jovens adultos.
Em outra investigação, o Instagram foi considerado a pior rede social quanto aos impactos negativos sobre a saúde mental dos jovens, entre 14 e 24 anos. Na ocasião, foram avaliados aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal.
O apoio psicopedagógico nas escolas tornou-se quase um serviço de emergência, que atende crianças e jovens que lidam com receios e preocupações que gerações anteriores não vivenciavam com essas idades. Relações familiares em crise permanente, a baixa autoestima, a infelicidade, o cyberbullying e a automutilação passam a invadir as relações de ensino-aprendizagem, o que torna muito difícil avançar a contento se priorizados apenas os aspectos cognitivos ou disciplinares.
O contato entre grupos pode reforçar estereótipos anteriores e aumentar a hostilidade entre os diferentes, o que se transfere para o universo digital. Viver em cidades grandes e pertencer a uma família com renda mais baixa também aumenta a solidão infantil.
A aprendizagem social e emocional é uma abordagem que ensina os indivíduos a reconhecer, regular e expressar os aspectos sociais e emocionais para que possam gerenciar com sucesso sua vida. Isso pode ser adquirido ou fortalecido desde que consciente e explicitamente projetado para criar atitudes, comportamentos e cognições que promovam relações sociais saudáveis, bem-estar pessoal e realização acadêmica.
Promover a aprendizagem social e emocional não pode ser encarado como um programa, mas sim uma abordagem programática, que pede capacitação específica dos docentes e do corpo técnico-administrativo nas escolas.
Uma pesquisa realizada no contexto norte-americano detalha quais as principais habilidades da aprendizagem social e emocional a serem perseguidas no planejamento de aulas, por meio de atividades especificamente desenhadas para se alinhar aos objetivos relacionados ao conteúdo da unidade curricular.
Estamos em dezembro de 2018 quando escrevo este pequeno texto, um tempo que convida à renovação da esperança e ao planejamento para tentar alcançar realizações significativas nos próximos 12 meses. Incluir a aprendizagem social e emocional dentre os objetivos e estratégias das metodologias ativas só vai trazer ganhos para educadores e estudantes. Leia mais abaixo.


Principais habilidades da aprendizagem social e emocional*
AUTOCONHECIMENTO
− Reconhecer e nomear as próprias emoções
− Compreender as razões e circunstâncias dos próprios sentimentos
AUTORREGULAÇÃO DAS EMOÇÕES
− Verbalizar e lidar com a ansiedade, a raiva e a depressão
− Controlar os impulsos, a agressividade, os e comportamentos antissociais e autodestrutivos
− Reconhecer seus pontos fortes e mobilizar sentimentos positivos sobre si mesmo, a escola, a família e redes de apoio
AUTOMONITORAMENTO E DESEMPENHO
− Focar nas tarefas imediatamente em mãos
− Estabelecer metas de curto e longo prazo
− Modificar o desempenho a partir de orientações recebidas
− Mobilizar a motivação positiva
− Ativar esperança e otimismo
− Trabalhar para alcançar ideais de desempenho
EMPATIA
− Desenvolver mais e melhores mecanismos de interação para uso na vida cotidiana
− Tornar-se um bom ouvinte
− Aumentar a empatia e a sensibilidade para com os sentimentos dos outros
− Compreender as perspectivas, pontos de vista e sentimentos dos outros
HABILIDADES SOCIAIS NO CUIDADO DOS RELACIONAMENTOS
− Gerenciar emoções nos relacionamentos, harmonizar sentimentos e pontos de vista diversos
− Expressar emoções de maneira aberta e equilibrada
− Exercer assertividade, liderança e persuasão
− Trabalhar como parte de uma equipe e ser capaz de aprender de forma colaborativa
− Mostrar sensibilidade a sugestões sobre atitudes e comportamentos
− Exercitar a tomada de decisão quanto a aspectos de relacionamento e de resolução de problemas
− Responder de forma construtiva e com atitude de solução de problemas aos obstáculos interpessoais

 

* Fonte: NORRIS, Jacqueline A. Looking at classroom management through a social and emotional learning lens. Theory Into Practice, Volume 42, Number 4, Autumn 2003, pp. 313-318.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

EAD: como pequenas IES podem se diferenciar dos grandes grupos

EAD: como pequenas IES podem se diferenciar dos grandes grupos | Inovação Educacional | Scoop.it
5 caminhos para a diferenciação na EAD
Força da marca: Pesquisas mostram que os alunos preferem estudar em IES que possuem fortes marcas locais do que em uma grande IES de marca nacional.

Infraestrutura do campus: A grande maioria da oferta de EAD no Brasil acontece em polos minimamente estruturados, geridos por um parceiro que não possui infraestrutura universitária. A oferta de educação a distância dentro de um campus acaba sendo um diferencial, pois permite que o aluno conviva e experimente um ambiente universitário, mesmo que com menor frequência em relação a um curso presencial.

Corpo docente: Na prática, os encontros presenciais e boa parte da interação online de um curso tradicional de EAD são moderados por tutores menos qualificados do que um professor. Em alguns casos, possuem graduação em uma área diferente da disciplina que ministra. Sem dúvida, uma tutoria realizada por docentes pode trazer mais qualidade à oferta – desde que tenham vocação para a modalidade, claro.

Qualidade do modelo ofertado: Aí está, na minha opinião, o principal aspecto de diferenciação. Estamos caminhando para um modelo de ensino híbrido, que utiliza tecnologias de informação e comunicação que já funcionam relativamente bem na EAD tradicional, mas isso conciliado com momentos presenciais.

Quando trabalhamos com o modelo híbrido, a oferta do conteúdo se dá através de um ambiente virtual de aprendizagem (em inglês, learning management system – LMS). Isso permite que o aluno acesse o conteúdo, disponibilizado em vários formatos, em qualquer hora, em qualquer lugar.

Essa flexibilidade permite ao aluno que, porventura, tenha maior dificuldade na assimilação de um determinado conceito, dedique mais horas de estudo àquele problema.

Metodologia: Um dos possíveis formatos de ensino híbrido é a sala de aula invertida. A inversão da sala de aula prevê que tudo que diga respeito à oferta de conteúdo aconteça online, respeitando o ritmo individual de aprendizagem de cada aluno. Isso permite que os momentos presenciais sejam utilizados para a aplicação desse conteúdo, através de metodologias ativas de aprendizagem, ao invés da prevalência da exposição de conteúdo.

Neste modelo, a aula acontece em casa. Ou seja, pelo ambiente virtual de aprendizagem. Já os momentos presenciais, em sala de aula, são utilizados para a aplicação das metodologias ativas. Ou seja, a lição de casa é feita na escola e a aula acontece em casa.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

6 dicas para acertar a intensidade dos descontos na gestão educacional

A seguir, Trivelato e Ueno compartilham 6 dicas para que os gestores aumentem as chances de acertar o timing e a intensidade dos descontos. As sugestões se baseiam em uma apresentação deles no 11º Fórum dos Executivos Financeiros para as Instituições de Ensino Privado do Brasil (FinancIES), realizado em novembro de 2018, na Universidade de Fortaleza (Unifor).
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

MicroMasters: os MBAs internacionais gratuitos e 100% online

MicroMasters: os MBAs internacionais gratuitos e 100% online | Inovação Educacional | Scoop.it

Os programas “MicroMasters” abriram uma perspectiva diferenciada na educação executiva. Adotado em instituições renomadas, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Columbia, o modelo oferece cursos de MBA online e gratuito para estudantes de qualquer lugar do mundo.
No MIT, a experiência começou em 2017 e foi um sucesso. No primeiro ano, cerca de 1,7 milhão de estudantes se registraram. À semelhança dos MOOCs, os cursos incluem módulos online. Eles ficam disponíveis na edX, plataforma criada pelo próprio MIT. Atualmente, a instituição oferece 46 MicroMasters em diversas áreas do conhecimento.
Conforme o desempenho em um número mínimo de módulos, o aluno tem a opção de estudar em uma turma presencial – obtendo formação idêntica ao da modalidade, com a vantagem de não passar pelo rigoroso processo de seleção do MIT. É o que a instituição convencionou chamar de “processo de admissão invertida”.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

USP cancela matrícula de alunos de colégios militares; Exército fala em ataque político

USP cancela matrícula de alunos de colégios militares; Exército fala em ataque político | Inovação Educacional | Scoop.it

Uma decisão da Universidade de São Paulo (USP) de cancelar matrículas de estudantes de colégios militares aprovados no vestibular por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) mobilizou, na tarde de ontem, o Comando do Exército e o Ministério da Educação.
A corporação classificou a medida da universidade como uma retaliação ao governo Jair Bolsonaro. A USP negou motivação política.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Kroton, Estácio e Ser despencam na bolsa após governo Bolsonaro anunciar "Lava Jato da Educação"

Kroton, Estácio e Ser despencam na bolsa após governo Bolsonaro anunciar "Lava Jato da Educação" | Inovação Educacional | Scoop.it
A temporada de resultados também ganha força, com destaque para a Usiminas, que cai forte após a divulgação de números que não agradaram o mercado. Ao mesmo tempo, ações de educacionais registram forte queda em meio ao anúncio da "Lava Jato da Educação" pelo governo Bolsonaro.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

333 anos de Bach e 16 mil minutos de composição | Cultura europeia, dos clássicos da arte a novas tendências

333 anos de Bach e 16 mil minutos de composição | Cultura europeia, dos clássicos da arte a novas tendências | Inovação Educacional | Scoop.it
[Vídeo] Em 2018 se celebra os 333 anos do nascimento de um dos maiores compositores de todos os tempos: Johann Sebastian Bach. Em homenagem à data, foi lançada a maior coletânea de interpretações da obra de Bach. Com 222 CDs, esta é também a maior coletânea já feita de um compositor.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Ensino superior de qualidade: um sonho cada vez mais acessível por meio do EAD

Ensino superior de qualidade: um sonho cada vez mais acessível por meio do EAD | Inovação Educacional | Scoop.it
Em 2017, o MEC atualizou a regulamentação dos cursos on-line, tornando-o mais flexível. Mas atenção na hora de escolher sua instituição. É o seu futuro que está em jogo.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Veja perguntas e respostas sobre o homeschooling, ou educação domiciliar

Veja perguntas e respostas sobre o homeschooling, ou educação domiciliar | Inovação Educacional | Scoop.it

Cerca de 5.000 famílias brasileiras são praticantes do homeschooling (chamado também de educação domiciliar ou ensino doméstico).
A estimativa é da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned). A prática teve início no Brasil nos anos 1990 e vem conquistando a cada ano mais adeptos. Na última pesquisa realizada pelo grupo, em 2016, o número de famílias adeptas era de 3.200.
Hoje, o Brasil não possui regulamentação sobre educação domiciliar. Por isso, quem deseja ensinar os filhos em casa precisa recorrer à Justiça para obter autorização, sem a certeza de que irá obtê-la.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

10 cursos de graduação que vão desaparecer até 2030

10 cursos de graduação que vão desaparecer até 2030 | Inovação Educacional | Scoop.it
Segundo o educador americano Jonathan Bergmann, “tudo o que se aprende na graduação hoje fica obsoleto em apenas 2 anos”.

Isso só reforça o que mostrou a pesquisa realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior e divulgada pela GloboNews.

Até 2030 – ou seja, daqui a apenas 12 anos – alguns cursos de graduação deixarão de existir ou serão drasticamente modificados em relação ao que são hoje. São eles:

Direito
Administração
Engenharia Civil
Enfermangem
Psicologia
Ciências Contábeis
Pedagogia
Arquitetura e Urbanismo
Fisioterapia
Engenharia de Produção
Essa pesquisa coincide com outro estudo realizado pela Universidade de Oxford, que diz que 47% dos empregos atuais podem ser substituídos por máquinas.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Avaliação no Investimento Social Privado | Ebooks gratuitos

Avaliação no Investimento Social Privado | Ebooks gratuitos | Inovação Educacional | Scoop.it
Baixe agora 3 ebooks gratuitos, elaborados por especialistas, que sistematizam conteúdos, aprendizados, reflexões e desafios dos diferentes momentos do processo avaliativo – antes, durante e depois.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Um currículo para uma primeira infância diversa

Um currículo para uma primeira infância diversa | Inovação Educacional | Scoop.it
Escrevo esta coluna aqui de Roraima, sob o impacto do lançamento do currículo de educação infantil de Boa Vista. Vim com pesquisadores internacionais que vieram ver “in loco” como a cidade, que investiu muito em atenção à saúde da gestante, visitação domiciliar para aconselhar jovens mães em áreas de vulnerabilidade, estrutura a aprendizagem das crianças em creches e pré-escolas. 
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Por que você precisa se tornar um professor empreendedor?

Por que você precisa se tornar um professor empreendedor? | Inovação Educacional | Scoop.it
O novo educador tem como característica fundir a imagem do professor inovador com a liderança empreendedora que assume riscos para criar seu próprio lugar.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Enade: por que os cursos de EAD têm pior nota que os presenciais

Apenas 2,4% dos cursos de EAD alcançaram o Conceito 5 – os cursos são classificados em uma escala chamada Conceito Enade, que varia de 1 a 5 (da pior para a melhor nota). Na modalidade presencial, a pontuação máxima da prova foi alcançada por 6,1% dos cursos.

A maioria dos cursos de EAD (45,7%) posicionou-se nos Conceitos 1 e 2, considerados insatisfatórios pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia mais: Nem metade da população brasileira completa o ensino médio

Indo além, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que avalia o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos na reta final da graduação, demonstra que 6,4% dos cursos de EAD tiveram notas 4 e 5. Entre os presenciais, o índice é de 21,6%.

As razões
Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, os cursos de EAD funcionam como ferramenta de inclusão. Portanto, não é tarefa simples compará-los como os do formato presencial.

“Temos claramente públicos distintos buscando essas duas modalidades”, disse durante coletiva de imprensa na segunda-feira (9). “Os mais jovens estão em maior número na educação presencial. Já no ensino a distância, é aquela pessoa que está mais estabilizada, trabalhando e que quer continuar crescendo na carreira.”

O que Soares quis dizer é que, via de regra, a maior parte dos alunos de EAD são trabalhadores que estudam; não estudantes que trabalham. Praticamente 80% do público da EAD trabalha, enquanto o mesmo índice é de 57% nos cursos presenciais.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Produção de conteúdo e os dilemas da IES

Produção de conteúdo e os dilemas da IES | Inovação Educacional | Scoop.it

Recentemente, o governo aprovou a portaria nº 1.428 autorizando que até 40% da carga horária dos cursos de graduação presencial seja ofertada a distância. A exceção fica por conta dos cursos das áreas da Saúde e Engenharias. Até então, o índice permitido era de 20%, a metade do que passou a valer.
A oportunidade abre maior espaço para a produção de conteúdo para educação a distância (EAD). Mas carrega consigo novos desafios ao segmento, principalmente para quem trabalha com curadoria e gestão da qualidade destes conteúdos. Nesse sentido, muitas IES costumam ficar em dúvida se produzem internamente ou terceirizam esses conteúdos. Caso escolham a segunda opção, a saída é contar com empresas de soluções educacionais.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

A faculdade que oferece o primeiro semestre de graça a desempregados

A faculdade que oferece o primeiro semestre de graça a desempregados | Inovação Educacional | Scoop.it

O Programa Desempregados, do Senac, oferta 15 graduações – dois bacharelados (Administração e Ciências Contábeis), além de tecnólogos em diferentes áreas como Design de Moda, Logística e Sistemas para Internet – e 10 especializações stricto sensu, como em Gestão de Negócios e em Comunicação e Marketing Estratégico (veja a lista completa ao fim da matéria).
O beneficiário poderá estudar gratuitamente o primeiro semestre até adquirir renda por meio de emprego, estágio, sócio de empresa, autônomo ou microempreendedor individual (MEI). O estudante também deve se comprometer com a realização de rematrícula ao semestre/módulo seguinte, a ser custeado por seus próprios meios.
Junto dos cursos de nível superior a instituição vai promover oficinas voltadas às competências mais demandadas pelo mercado.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Por que os professores universitários precisam ser digitais

O problema é que a maioria dos docentes não está preparada para trabalhar com esse tipo de ferramenta, segundo o pesquisador Hélio Lemes Costa Júnior, autor do livro Tempos Digitais: Ensinando E Aprendendo Com Tecnologia.
Costa Júnior sustenta que o emprego dos mecanismos digitais tem modificado todo o processo de educação, entregando aos estudantes mais autonomia no processo de aprendizagem. O professor digital é aquele que deixa de ser um “apresentador de conteúdo” para ser mentor.
“É um modelo de construção conjunta, de explorar e descobrir juntos os resultados. Aqueles que não fizerem essa atualização estão ameaçados”, diz.
Para a professora de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ângela Noleto da Silva, o melhor caminho é a adoção do ensino híbrido, que mescla as metodologias tradicionais com os novos suportes tecnológicos.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Empregos disponíveis | Quebec na cabeca

Empregos disponíveis | Quebec na cabeca | Inovação Educacional | Scoop.it

Após o grande sucesso da última missão em abril de 2018, a Québec international está organizando uma nova iniciativa de recrutamento nos dias 27 e 28 de abril.
Os candidatos interessados tem até o dia 17 de março para se inscreverem nas vagas que correspondem aos seus perfis.
Si você for selecionado para uma entrevista de emprego, você será contactado pela equipe da Québec international à partir do dia 5 de abril.
Empregadores da região de Québec et arredores querem te conhecer, não fique esperando!
Boa sorte à todos!

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: AI Portugal 2030 em discussão

Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: AI Portugal 2030 em discussão | Inovação Educacional | Scoop.it
No âmbito da discussão da Estratégia Nacional para a Inteligência Artificial: AI Portugal 2030 e do enquadramento da mesma na estratégia europeia, realiza-se amanhã, dia 15 de fevereiro, uma reunião na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde se irá analisar o documento AI Portugal 2030 - An innovation and growth strategy to foster Artificial Intelligence in Portugal in the European context , que resultou do trabalho conjunto do Programa INCoDe.2030, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Agência Nacional de Inovação (ANI), do Ciência Viva e da Agência Portuguesa para a Modernização Administrativa (AMA).
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

As bibliotecas do século 21 | Cultura europeia, dos clássicos da arte a novas tendências

As bibliotecas do século 21 | Cultura europeia, dos clássicos da arte a novas tendências | Inovação Educacional | Scoop.it
[Vídeo] Na Holanda, acaba de ser inaugurada a LocHal, uma bilbioteca pública com uma visão super integradora: além do acervo, a LocHal oferece espaços de discussão e laboratórios hightech, para que o conhecimento vindo dos livros seja colocado em prática.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Rosa Weber pede manifestação de ministro da Educação sobre entrevista

Rosa Weber pede manifestação de ministro da Educação sobre entrevista | Inovação Educacional | Scoop.it
A solicitação foi motivada por uma interpelação judicial criminal protocolada na Corte pelo advogado Marcos Aldenir Ferreira Rivas. Segundo Rivas, em entrevista publicada pela revista, no dia 6 de fevereiro, Vélez disse que "o brasileiro viajando é um canibal". No entendimento do advogado, o ministro cometeu o crime de calúnia.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Estudantes da educação a distância têm direito a meia passagem?

Estudantes da educação a distância têm direito a meia passagem? | Inovação Educacional | Scoop.it
Apesar dos benefícios para os estudantes, a maioria dos municípios negam a meia passagem nos cursos a distância. Quando precisam se dirigir à instituição de ensino, é o estudante quem precisar arcar com os custos do transporte.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Chegou a hora de reimaginar tudo

Sua empresa está preparada para as transformações dos próximos anos? Com o avanço das tecnologias digitais, é necessário reimaginar tudo: http://www.deloitte.com/br/sapreimagine
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Aprendizagem: Os quatro estilos de aprendizagem − ou por que alguns leem os manuais e outros não

Aprendizagem: Os quatro estilos de aprendizagem − ou por que alguns leem os manuais e outros não | Inovação Educacional | Scoop.it
Em 1984, o professor universitário David Kolb descobriu que os adultos têm diferentes maneiras de aprender, que dependem de como percebemos a realidade e de como a processamos. Há indivíduos que captam a realidade basicamente por meio da experiência e outros, criando teorias. Os primeiros são mais empáticos e tendem a fazer várias tarefas ao mesmo tempo (multiplicidade). E mais: se não fizerem, podem ficar bastante entediados. Os segundos preferem se concentrar em uma só tarefa, lidam muito bem com a teoria e se perderiam com várias coisas ao mesmo tempo (unicidade).
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Líderes mundiais devem colocar tecnologia ‘a serviço dos pobres’, defende papa Francisco

Líderes mundiais devem colocar tecnologia ‘a serviço dos pobres’, defende papa Francisco | Inovação Educacional | Scoop.it
Em Roma, na sede da FAO, o Papa Francisco pediu avanços nesta quinta-feira (14) no uso da inovação e empreendedorismo para erradicar a má nutrição no mundo e transformar comunidades rurais. O pontífice, porém, alertou que “as novas tecnologias não devem ir contra as culturas locais e o conhecimento tradicional”. Ao contrário, defendeu o chefe da Santa Sé, devem ser complementares a saberes e práticas locais.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

O que estuda quem faz o curso de Bioinformática

O que estuda quem faz o curso de Bioinformática | Inovação Educacional | Scoop.it
O curso de Bioinformática começou a ser ofertado no Brasil no início de 2018 pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix — pioneiro também com o curso Ciência de Dados —, que fica situado em Belo Horizonte.

A graduação é oferecida em nível tecnólogo com duração média de cinco semestres e o aluno tem contato com disciplinas de biologia, informática, matemática e até de negócios. Confira abaixo algumas das matérias que você vai aprender durante o curso:

Fundamentos em Biologia Molecular;
Probabilidade e Estatística;
Big Data;
Gestão de Marketing;
Ciências dos Materiais aplicadas à Nanotecnologia;
Algoritmo e Estruturas de Dados;
Anatomia Humana;
Data Preparation;
Gestão de Projetos;
Segurança de Dados;
Modelagem de Sistemas;
Empreendedorismo e Inovação.
more...
No comment yet.