Inovação Educacional
375.7K views | +15 today
Follow
 
Scooped by Luciano Sathler
onto Inovação Educacional
Scoop.it!

Banho no Tietê: artista espanhola desenha a São Paulo que adoraríamos ter

Banho no Tietê: artista espanhola desenha a São Paulo que adoraríamos ter | Inovação Educacional | Scoop.it

Uma São Paulo onde é possível fazer um passeio de barco pelos inúmeros cursos d'água que correm pela cidade. Uma São Paulo onde as pessoas podem nadar, pescar ou tomar banho de sol às margens de um Tietê limpo. Uma São Paulo que conta com um balneário sob a Avenida Paulista e finalmente se vê livre do aeroporto de Congonhas, transformado em um parque onde crianças empinam pipa.
É uma mistura da São Paulo real com uma São Paulo utópica que temos em "O Guia Fantástico de São Paulo", da ilustradora espanhola Ángela Léon, publicado pela primeira vez em 2015 e que agora está sendo relançado pela Lote 42. A obra reúne mais de 100 ilustrações em preto e branco nas quais a artista busca "encontrar o que os outros guias não mostram: as belezas menos evidentes da capital paulista", como "a espetacular natureza que brota por toda parte, até mesmo no centro da cidade", aponta na introdução do volume. Mais do que meramente retratar a capital paulista que conheceu, a ilustradora também utiliza a ficção para mostrar o que São Paulo poderia ser, evidenciando todo o potencial que a megalópole despreza.

more...
No comment yet.
Inovação Educacional
Noticias, publicacoes e artigos de opiniao que abram caminhos para a inovacao educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

A escola como espaço de valorização da vida e de combate à solidão

A escola como espaço de valorização da vida e de combate à solidão | Inovação Educacional | Scoop.it

Por Luciano Sathler

A adoção de metodologias ativas e de tecnologias digitais oferece novas e maiores possibilidades para que a aprendizagem social e emocional seja trabalhada no contexto da sala de aula.
É interessante notar esse potencial. Pois crianças, adolescentes e jovens que cresceram diante de videogames, com pouquíssima experiência de brincar na rua e fortemente conectados em redes sociais são as que correm mais riscos de sofrimento com a solidão, a depressão, além de uma série de outros sentimentos negativos e transtornos mentais. Isso tem impacto direto no desempenho na aprendizagem.
Uma pesquisa recente afirmou que acessar sites como Twitter, Facebook e Snapchat por mais de duas horas por dia dobra a probabilidade de alguém se sentir isolado – com impactos mais profundos em jovens adultos.
Em outra investigação, o Instagram foi considerado a pior rede social quanto aos impactos negativos sobre a saúde mental dos jovens, entre 14 e 24 anos. Na ocasião, foram avaliados aplicativos populares em quesitos como ansiedade, depressão, solidão, bullying e imagem corporal.
O apoio psicopedagógico nas escolas tornou-se quase um serviço de emergência, que atende crianças e jovens que lidam com receios e preocupações que gerações anteriores não vivenciavam com essas idades. Relações familiares em crise permanente, a baixa autoestima, a infelicidade, o cyberbullying e a automutilação passam a invadir as relações de ensino-aprendizagem, o que torna muito difícil avançar a contento se priorizados apenas os aspectos cognitivos ou disciplinares.
O contato entre grupos pode reforçar estereótipos anteriores e aumentar a hostilidade entre os diferentes, o que se transfere para o universo digital. Viver em cidades grandes e pertencer a uma família com renda mais baixa também aumenta a solidão infantil.
A aprendizagem social e emocional é uma abordagem que ensina os indivíduos a reconhecer, regular e expressar os aspectos sociais e emocionais para que possam gerenciar com sucesso sua vida. Isso pode ser adquirido ou fortalecido desde que consciente e explicitamente projetado para criar atitudes, comportamentos e cognições que promovam relações sociais saudáveis, bem-estar pessoal e realização acadêmica.
Promover a aprendizagem social e emocional não pode ser encarado como um programa, mas sim uma abordagem programática, que pede capacitação específica dos docentes e do corpo técnico-administrativo nas escolas.
Uma pesquisa realizada no contexto norte-americano detalha quais as principais habilidades da aprendizagem social e emocional a serem perseguidas no planejamento de aulas, por meio de atividades especificamente desenhadas para se alinhar aos objetivos relacionados ao conteúdo da unidade curricular.
Estamos em dezembro de 2018 quando escrevo este pequeno texto, um tempo que convida à renovação da esperança e ao planejamento para tentar alcançar realizações significativas nos próximos 12 meses. Incluir a aprendizagem social e emocional dentre os objetivos e estratégias das metodologias ativas só vai trazer ganhos para educadores e estudantes. Leia mais abaixo.


Principais habilidades da aprendizagem social e emocional*
AUTOCONHECIMENTO
− Reconhecer e nomear as próprias emoções
− Compreender as razões e circunstâncias dos próprios sentimentos
AUTORREGULAÇÃO DAS EMOÇÕES
− Verbalizar e lidar com a ansiedade, a raiva e a depressão
− Controlar os impulsos, a agressividade, os e comportamentos antissociais e autodestrutivos
− Reconhecer seus pontos fortes e mobilizar sentimentos positivos sobre si mesmo, a escola, a família e redes de apoio
AUTOMONITORAMENTO E DESEMPENHO
− Focar nas tarefas imediatamente em mãos
− Estabelecer metas de curto e longo prazo
− Modificar o desempenho a partir de orientações recebidas
− Mobilizar a motivação positiva
− Ativar esperança e otimismo
− Trabalhar para alcançar ideais de desempenho
EMPATIA
− Desenvolver mais e melhores mecanismos de interação para uso na vida cotidiana
− Tornar-se um bom ouvinte
− Aumentar a empatia e a sensibilidade para com os sentimentos dos outros
− Compreender as perspectivas, pontos de vista e sentimentos dos outros
HABILIDADES SOCIAIS NO CUIDADO DOS RELACIONAMENTOS
− Gerenciar emoções nos relacionamentos, harmonizar sentimentos e pontos de vista diversos
− Expressar emoções de maneira aberta e equilibrada
− Exercer assertividade, liderança e persuasão
− Trabalhar como parte de uma equipe e ser capaz de aprender de forma colaborativa
− Mostrar sensibilidade a sugestões sobre atitudes e comportamentos
− Exercitar a tomada de decisão quanto a aspectos de relacionamento e de resolução de problemas
− Responder de forma construtiva e com atitude de solução de problemas aos obstáculos interpessoais

 

* Fonte: NORRIS, Jacqueline A. Looking at classroom management through a social and emotional learning lens. Theory Into Practice, Volume 42, Number 4, Autumn 2003, pp. 313-318.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Quem é o queniano eleito o 'melhor professor do mundo'

Quem é o queniano eleito o 'melhor professor do mundo' | Inovação Educacional | Scoop.it

Um professor de ciências da zona rural do Quênia, que doa a maior parte de seu salário para apoiar os alunos mais pobres, ganhou um prêmio de US$ 1 milhão (R$ 3,9 milhões) ao ser eleito o melhor professor do mundo.
Peter Tabichi, membro da ordem religiosa franciscana, ganhou o Global Teacher Prize de 2019, conferido pela Fundação Varkey, organização de caridade dedicada à melhoria da educação para crianças carentes.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Grupo de alunos dá água da privada e comprimidos para professora beber em Santa Catarina

Grupo de alunos dá água da privada e comprimidos para professora beber em Santa Catarina | Inovação Educacional | Scoop.it
O caso foi descoberto na semana passada em uma escola municipal. No entanto, segundo o secretário de educação do município, Rogério Jung, a prática já havia ocorrido outras vezes e só foi descoberta porque uma estudante contou para a diretora da escola. Já a polícia disse que uma criança contou primeiro aos pais, que relataram à professora.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Dormir mal pode causar problemas neurodegenerativos

Dormir mal pode causar problemas neurodegenerativos | Inovação Educacional | Scoop.it

O professor conta que recentemente havia várias especulações sobre a real função do sono. “Alguns diziam que servia para descansar, restaurar as energias corporais, entretanto, nos últimos três anos, evidências científicas começaram a apontar que o sono é essencial para a homeostasia cerebral, isto é, importante para o equilíbrio cerebral”, afirma.
Eckeli explica que, durante o sono, acontece um fenômeno no qual o líquido que banha o cérebro penetra e sequestra substâncias com potencial neurotóxico, ou seja, retira as substâncias que são tidas como maléficas para o cérebro. “Por exemplo, as doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer apresentam um acúmulo de proteínas no cérebro, mas, ao serem banhados pelo líquido, acontece uma limpeza dessas substâncias durante o sono”, explica.
O professor ainda conta que existem hipóteses que apontam que pessoas que têm problemas ao dormir apresentam maiores chances de desenvolver uma dessas doenças neurodegenerativas, porque, afinal, “não realizam com frequência essas limpezas”.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Saúde mental: qual meu papel enquanto professora?

Saúde mental: qual meu papel enquanto professora? | Inovação Educacional | Scoop.it
Ao longo da carreira, muitas situações e vivências me fizeram refletir e chegar à conclusão que precisamos cuidar da saúde mental
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Humanidades digitais e agenciamento algorítmico

Humanidades digitais e agenciamento algorítmico | Inovação Educacional | Scoop.it
Em tempos de pós-verdade, fake news, terraplanismo, narcisismo, bolhas e cultura do ódio, acontecimentos como o atentado de Suzano abalam nosso já estremecido tecido social fazendo-nos ver um cenário desolador, mas que, justamente por isso, demanda tratamento científico, filosófico e sociológico. Como jovens dos nossos tempos com dificuldade de socializar, de se relacionar, não só sentem-se excessivamente injustiçados ou angustiados, mas encontram na cultura da internet apoios tão obtusos para alimentar suas versões de vitimização e culpabilização do outro, aumentando suas próprias revoltas e conspirações? Como a cultura da conexão, do acesso à informação, da democratização é também a cultura da invasão, da intolerância e da conspiração?
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Empresas deixam de ganhar R$ 230 milhões por ano com improdutividade

Empresas deixam de ganhar R$ 230 milhões por ano com improdutividade | Inovação Educacional | Scoop.it

Uma pesquisa feita no final do ano passado constatou que as 500 maiores companhias do país deixam de ganhar R$ 230 milhões por ano com improdutividade em suas operações. A pesquisa foi feita pela empresa de tecnologia Levee.
Dados mostram que o brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um empregado nos Estados Unidos faz em 15 minutos.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Em evidência após ataques, dark web é refúgio para quem foge de autoridades 

Em evidência após ataques, dark web é refúgio para quem foge de autoridades  | Inovação Educacional | Scoop.it
Zona sombria da rede reúne criminosos e fóruns acerca de temas como racismo
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

MIT Alumni Angels abre inscrições para startups interessadas em investimento-anjo

MIT Alumni Angels abre inscrições para startups interessadas em investimento-anjo | Inovação Educacional | Scoop.it

O MIT Alumni Angels Brazil (MITAABr) anuncia a abertura das inscrições para startups interessadas em investimento-anjo. As inscrições vão até o dia 29 de março, e o Pitch Night será 6 de maio. As startups, que gostariam de ser analisadas para possível aporte de capital, ​​devem preencher o requerimento com as informações solicitadas.
O MITAABr, iniciativa do MIT & MIT Sloan Alumni of Brazil, é um grupo de ex-alunos do MIT no Brasil que busca alavancar o poder da sua rede para realizar investimento em startups com alto potencial de crescimento. A participação da startup fornece uma excelente oportunidade para receber aporte, e com isso, usufruir da mentoria qualificada dos ex-alunos, das relações desta rede, bem como, da conexão direta com os MIT Alumni Angels dos EUA.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Como saber se a startup é mesmo de inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está na moda.
Não conheço levantamento parecido sobre o Brasil, mas a MMC Ventures, empresa londrina de venture capital, apontou em relatório que 40% das startups europeias classificadas como de inteligência artificial não são de verdade.
Foram analisadas 2.830 startups de IA e, segundo a companhia, somente 1.580 realmente se enquadram na descrição.
“Olhamos cada empresa, seus materiais, produtos, website e documentação de produto”, disse à Forbes David Kelnar, líder de pesquisa da MMC. “Em 40% dos casos não encontramos menção de evidência de IA.”
A MMC administra US$ 400 milhões, e tem 34 empresas em seu portfólio.
Segundo Kelnar, startups de inteligência artificial conseguem de 15% a 50% mais investimento do que companhias iniciantes de outras áreas.
Algumas das startups analisadas foram classificadas como empresas de IA por terceiros, e não corrigiram essa classificação.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Como transformar empresas tradicionais em máquinas de inovação

Como transformar empresas tradicionais em máquinas de inovação | Inovação Educacional | Scoop.it

Um analista de um fundo de capital de risco falou em um debate para 20 desses CEOs que “todos vocês vão falhar [na sua busca por sobrevivência]”.
E será que ele está certo? Motivos não lhe faltam: as empresas tradicionais fazem planejamentos estratégicos de 5 anos que lhe engessam a criatividade, tomam decisões por meio de comitês em que se fazem páginas e páginas de Powerpoint, são organizadas por hierarquia e permeadas de áreas funcionais cuja principal função é elaborar razões para não se aprovar um projeto.
Por sua vez, as startups focam em testar modelos de negócios, “pivotando”, ou seja, adaptando/modificando seus planejamentos tão logo detectem oportunidades e falhas.
São organizadas em modelos de squads, em que times de 8 pessoas multidisciplinares trabalham juntas para resolver um problema comum.
Também fomentam a autonomia para decisões rápidas e a cultura do erro, em que não há punição para quem experimenta e testa novas ideias.
Para superar essas diferenças, as empresas tradicionais adotam diferentes estratégias de inovação: criam cargos como Chief Digital Officer ou Head de Inovação, compram startups (como no exemplo acima da Unilever e Dollar Shave Club), montam fundos de capital de risco (os chamados Corporate Venture Capitals) e também organizam competições de inovação aberta.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Should schools teach coding?

Should schools teach coding? | Inovação Educacional | Scoop.it
In today’s technology-rich world, many schools have begun teaching coding, the language we use to instruct today’s computers. It’s a skill that is in high demand, and there are intriguing examples of schools across the world teaching it in ways that are relevant and engaging for students. But the risk is that we will again be teaching students today’s techniques to solve tomorrow’s problems; by the time today’s students graduate, these techniques might already be obsolete. We should instead focus on the computational thinking that underpins these techniques – and that students can use to shape the technologies of tomorrow. 
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Conheça a NotMayo, maionese criada por algoritmo que chega ao País em abril

Conheça a NotMayo, maionese criada por algoritmo que chega ao País em abril | Inovação Educacional | Scoop.it
Alimento sem produtos de origem animal foi criado pela startup chilena NotCo, apoiada por Jeff Bezos, e será vendida no País por R$ 10; empresa tem algoritmo que sugere combinação de plantas para substituir carne, leite e ovos
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Edital do Enem é divulgado; taxa de inscrição é de R$ 85

Edital do Enem é divulgado; taxa de inscrição é de R$ 85 | Inovação Educacional | Scoop.it
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A publicação está disponível no Diário Oficial e no novo hotsite da prova.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

BNDES escolhe três municípios para virarem cidades inteligentes no Brasil

BNDES escolhe três municípios para virarem cidades inteligentes no Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou três municípios brasileiros para se tornarem cidades inteligentes via implementação de Internet das Coisas (IoT). São eles: Santa Rita do Sapucaí (MG), Caxambu (MG) e Piraí (RJ).
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Maior produtividade com internet das coisas

A internet das coisas (IoT) pode ser aplicada em todos os processos envolvendo dispositivos conectados. Eles enviam dados para a nuvem e executam ordens, mudando a forma como tomamos decisões. No inovabra habitat , espaço de coinovação do Bradesco, a startup Dev trabalha com esse conceito em duas frentes: na Dev Tec.io e na Dev Tecnologia.
“A primeira oferece soluções que aumentam a produtividade e assertividade por meio de localização indoor, sensoriamento, marketing de proximidade e contagem de fluxo de pessoas”, explica o CEO, Camilo Rodegheri. A localização indoor, chamada de Dev Track, permite identificar onde estão artigos ou pessoas. Um dos cases de sucesso da startup está na aplicação dessa tecnologia para uma companhia de alimentos: o sistema faz o rastreamento do tempo em que os funcionários passam em locais frios ou quentes. Em caso de pessoas num ambiente fabril, isso é necessário para cumprimento da legislação trabalhista. O recurso pode ser usado também para rastreamento de ativos, como saber onde está o carro da empresa, por exemplo.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Por insegurança, professores universitários pedem ajuda para deixar Brasil

Por insegurança, professores universitários pedem ajuda para deixar Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it
Pesquisadora do Scholars at Risk diz que tem sido procurada por professores que querem deixar o país temendo pela própria vida
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

A importância da construção dos valores para gerar transformação na escola

A importância da construção dos valores para gerar transformação na escola | Inovação Educacional | Scoop.it
O desenvolvimento socioemocional tem sido cada vez mais relevante nos debates internacionais sobre Educação. Parece que, finalmente, o mundo percebeu que o foco da escolarização em habilidades instrumentais e conhecimentos acadêmicos não o livrou das escolhas egoístas que levam à degradação social e ambiental. Assim, ganha força a proposta de que a escola deve garantir o desenvolvimento socioemocional. E essa posição aparece como uma inovação na Educação. A escola precisa reconhecer a importância de criar estratégias para o desenvolvimento emocional e afetivo. Todos os grandes educadores já disseram isso. Mas é preciso atentar para aspectos específicos do debate.
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Pense, projete e construa

Pense, projete e construa | Inovação Educacional | Scoop.it
Aprender por meio de conceitos aplicados à realidade faz com que os alunos se apropriem do conhecimento e desenvolvam habilidades para além dos conteúdos tradicionais
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

China mira América Latina em seu maior projeto de influência exterior 

China mira América Latina em seu maior projeto de influência exterior  | Inovação Educacional | Scoop.it

Depois de ganhar impulso a partir de 2017, o maior projeto da Presidência Xi Jinping para ter acesso a mercados internacionais e atrair países para sua esfera de influência vai mirar a América Latina --e naturalmente seu maior mercado, o Brasil.
A chamada Belt and Road Initiative (BRI ou, informalmente, Nova Rota da Seda) liga Ásia, Oriente Médio, Europa e África por meio de ferrovias, portos e outras obras de infraestrutura.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Educadora morou em abrigos e sofreu violência: "O aluno precisa ser ouvido"

Educadora morou em abrigos e sofreu violência: "O aluno precisa ser ouvido" | Inovação Educacional | Scoop.it

Professora por 13 anos no ensino fundamental e diretora há pouco mais de um ano, ela defende que jovens como os assassinos de Suzano emitem sinais de alerta como dificuldades de aprendizagem. E tenta responder à Universa como perceber esses sinais e cuidar dessas crianças.
"Os professores precisam de uma formação continuada para lidar com temas que exigem tratamento específico, como a violência. As universidades poderiam abrir esse espaço, fazer parceria com as instituições de ensino. No caso dos jovens de Suzano, quem comete uma atrocidade desse tamanho dá alguns sinais, e a questão é a gente ficar atento. Mas a quantidade de atribuições que o professor tem é infinita. Tenho 1500 alunos. É uma sobrecarga muito grande. Você tem que tomar cuidado para não adoecer também.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Por que telemedicina e telessaúde são importantes para o Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou recentemente a Resolução N.º 2227/2018, atualizando as normas para a aplicação da telemedicina, e estabelecendo pela primeira vez no Brasil, a permissão de realização da teleconsulta, isto é, a consulta médica com o paciente à distância ou mediada por tecnologias digitais.
A nova resolução foi colocada em consulta pública, para ser debatida, receber sugestões, e passaria a estar vigente a partir do mês de maio.
Porém, a forma como a nova regulamentação foi recebida por membros dos Conselhos Regionais de Medicina, e por alguns médicos, talvez ainda não tão familiarizados com o uso da ferramenta, bem como a grande quantidade de sugestões recebidas, levou o CFM a revogar a resolução, por tempo indeterminado.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Fiemg busca startups para programa de aceleração

Estão abertas as inscrições para a segunda rodada do Fiemg Lab 4.0, programa de aceleração e inovação aberta com startups da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
Os interessados, que não precisam ter sede em Minas, podem se inscrever no site do programa até 15 de março.
As indústrias madrinhas do programa são Cemig, Gerdau e a RHI Magnesita.
Elas vão oferecer aos participantes conhecimento técnico e de mercado, informações estratégicas, estrutura para testes industriais e recursos financeiros.
As startups selecionadas também terão acesso a 15 mil indústrias que formam a rede da federação.

more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Em busca de novos rumos para a EAD no ensino superior

Em busca de novos rumos para a EAD no ensino superior | Inovação Educacional | Scoop.it
‘Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância’ são atualizados por mais de 30 especialistas. Agora documento será analisado pela Secretaria de Educação Superior
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

Grupo Fleury investe R$ 30 mi em espaço de inovação

Grupo Fleury investe R$ 30 mi em espaço de inovação | Inovação Educacional | Scoop.it
Empresa de saúde inaugura centro próprio em São Paulo; neste ano, conglomerado quer investir em startups e aproximar academia do mercado
more...
No comment yet.
Scooped by Luciano Sathler
Scoop.it!

UE multa Google em € 1,5 bilhão por monopólio em publicidade

UE multa Google em € 1,5 bilhão por monopólio em publicidade | Inovação Educacional | Scoop.it
Segundo a autoridade europeia, a empresa foi punida por forçar sites de terceiros a usarem seu serviço Google AdSense, que coloca e administra anúncios em sites; é a terceira vez que a empresa recebe multas antitruste
more...
No comment yet.