Inovação Educacional
595.9K views | +10 today
Follow
 
Scooped by Inovação Educacional
onto Inovação Educacional
March 26, 2012 8:18 AM
Scoop.it!

O livro, a produção e a circulação da cultura

As vicissitudes do mercado editorial brasileiro, que têm sido objeto frequente de meus artigos neste Espaço Aberto, inscrevem-se, é claro, no contexto mais amplo do angustiante e ainda incipiente processo de formação cultural do País. O fenômeno universal da formação cultural das gentes está preso, nas sociedades modernas, principalmente a partir do Iluminismo, aos processos de educação formal em constante aperfeiçoamento, mas também à conjugação de dois fatores distintos e fundamentais: a produção e a circulação da cultura, entendida como criação humana no âmbito das artes e do pensamento.
No comment yet.
Inovação Educacional
Curadoria por Luciano Sathler. CLIQUE NOS TÍTULOS. Informação que abre caminhos para a inovação educacional.
Your new post is loading...
Your new post is loading...
Scooped by Inovação Educacional
September 10, 2024 9:19 AM
Scoop.it!

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler

Igualdade Artificial, um risco para a educação. Por Luciano Sathler | Inovação Educacional | Scoop.it

O que acontece quando a maioria faz uso de uma IA para realizar suas atividades laborais? E, no caso dos estudantes, quando os trabalhos passam a ser produzidos com o apoio de uma IA generativa?
Luciano Sathler
É PhD em administração pela USP e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais
As diferentes aplicações de Inteligência Artificial (IA) generativa são capazes de criar novos conteúdos em texto, imagens, áudios, vídeos e códigos para software. Por se tratar de um tipo de tecnologia de uso geral, a IA tende a ser utilizada para remodelar vários setores da economia, com impactos políticos e sociais, assim como aconteceu com a adoção da máquina a vapor, da eletricidade e da informática.
Pesquisas recentes demonstram que a IA generativa aumenta a qualidade e a eficiência da produção de atividades típicas dos trabalhadores de colarinho branco, aqueles que exercem funções administrativas e gerenciais nos escritórios. Também traz maior produtividade nas relações de suporte ao cliente, acelera tarefas de programação e aprimora mensagens de persuasão para o marketing.
O revólver patenteado pelo americano Samuel Colt, em 1835, ficou conhecido como o "grande equalizador". A facilidade do seu manuseio e a possibilidade de atirar várias vezes sem precisar recarregar a cada disparo foram inovações tecnológicas que ampliaram a possibilidade individual de ter um grande potencial destrutivo em mãos, mesmo para os que tinham menor força física e costumavam levar desvantagem nos conflitos anteriores. À época, ficou famosa a frase: Abraham Lincoln tornou todos os homens livres, mas Samuel Colt os tornou iguais.
Não fazemos aqui uma apologia às armas. A alegoria que usamos é apenas para ressaltar a necessidade de investir na formação de pessoas que sejam capazes de usar a IA generativa de forma crítica, criativa e que gerem resultados humanamente enriquecidos. Para não se tornarem vítimas das mudanças que sobrevirão no mundo do trabalho.
A IA generativa é um meio viável para equalizar talentos humanos, pois pessoas com menor repertório cultural, científico ou profissional serão capazes de apresentar resultados melhores se souberem fazer bom uso de uma biblioteca de prompts. Novidade e originalidade tornam-se fenômenos raros e mais bem remunerados.
A disseminação da IA generativa tende a diminuir a diversidade, reduz a heterogeneidade das respostas e, consequentemente, ameaça a criatividade. Maior padronização tem a ver com a automação do processo. Um resultado que seja interessante, engraçado ou que chama atenção pela qualidade acima da média vai passar a ser algo presente somente a partir daqueles que tiverem capacidade de ir além do que as máquinas são capazes de entregar.
No caso dos estudantes, a avaliação da aprendizagem precisa ser rápida e seriamente revista. A utilização da IA generativa extrapola os conceitos usualmente associados ao plágio, pois os produtos são inéditos – ainda que venham de uma bricolagem semântica gerada por algoritmos. Os relatos dos professores é que os resultados melhoram, mas não há convicção de que a aprendizagem realmente aconteceu, com uma tendência à uniformização do que é apresentado pelos discentes.
Toda Instituição Educacional terá as suas próprias IAs generativas. Assim como todos os professores e estudantes. Estarão disponíveis nos telefones celulares, computadores e até mesmo nos aparelhos de TV. É um novo conjunto de ferramentas de produtividade. Portanto, o desafio da diferenciação passa a ser ainda mais fundamental diante desse novo "grande equalizador".
Se há mantenedores ou investidores sonhando com a completa substituição dos professores por alguma IA já encontramos pesquisas que demonstram que o uso intensivo da Inteligência Artificial leva muitos estudantes a reduzirem suas interações sociais formais ao usar essas ferramentas. As evidências apontam que, embora os chatbots de IA projetados para fornecimento de informações possam estar associados ao desempenho do aluno, quando o suporte social, bem-estar psicológico, solidão e senso de pertencimento são considerados, isso tem um efeito negativo, com impactos piores no sucesso, bem-estar e retenção do estudante.
Para não cair na vala comum e correr o risco de ser ameaçado por quem faz uso intensivo da IA será necessário se diferenciar a partir das experiências dentro e fora da sala de aula – online ou presencial; humanizar as relações de ensino-aprendizagem; implementar metodologias que privilegiem o protagonismo dos estudantes e fortaleçam o papel do docente no processo; usar a microcertificação para registrar e ressaltar competências desenvolvidas de forma diferenciada, tanto nas hard quanto soft skills; e, principalmente, estabelecer um vínculo de confiança e suporte ao discente que o acompanhe pela vida afora – ninguém mais pode se dar ao luxo de ter ex-alunos.
Atenção: esse artigo foi exclusivamente escrito por um ser humano.
O editor, Michael França, pede para que cada participante do espaço "Políticas e Justiça" da Folha sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Luciano Sathler foi "O Ateneu" de Milton Nascimento.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 4:25 PM
Scoop.it!

OpenAI upgrades image generation and rolls it out in ChatGPT and Sora

OpenAI upgrades image generation and rolls it out in ChatGPT and Sora | Inovação Educacional | Scoop.it
OpenAI is integrating new image generation capabilities directly into ChatGPT starting today — this feature is dubbed “Images in ChatGPT.” Users can now use GPT-4o to generate images within ChatGPT itself.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 4:12 PM
Scoop.it!

Pesquisadores usam neurociência para explicar a polarização no País; confira as conclusões

Pesquisadores usam neurociência para explicar a polarização no País; confira as conclusões | Inovação Educacional | Scoop.it
Os resultados confirmam que a polarização no Brasil vai além do campo ideológico, sendo essencialmente emocional. Embora essa característica seja reconhecida pelas ciências políticas, a pesquisa conduzida por Diego Cortezzi Pedras e Margarete Schmidt oferece evidências fisiológicas que reforçam essa tese. O estudo identificou uma relação de “amor e ódio”, com respostas marcadas por intensa carga afetiva, o que pode comprometer a capacidade crítica dos indivíduos.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 4:07 PM
Scoop.it!

Tarifa dos EUA sobre navios chineses seria o ‘apocalipse’ do comércio global | Mundo

Tarifa dos EUA sobre navios chineses seria o ‘apocalipse’ do comércio global | Mundo | Inovação Educacional | Scoop.it
O assunto será o cerne de uma audiência de dois dias do USTR, em Washington, que começou ontem. Toda a cadeia de suprimentos estará representada, desde produtores de soja até transportadoras e construtoras navais chinesas. Dezenas de empresários e firmas de comércio exterior explicarão por que temem que as propostas sejam ainda mais desestabilizadoras ao comércio do que as tarifas sobre bens impostas por Trump.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:50 PM
Scoop.it!

Using Chatbots To Create Personalized Learning Experiences | Tech & Learning

Using Chatbots To Create Personalized Learning Experiences | Tech & Learning | Inovação Educacional | Scoop.it
Já vasculhou quantidades infinitas de informações sem encontrar o que procurava? Gostaria que um programa pudesse ajudar você? Vamos falar sobre chatbots e como eles podem fazer exatamente isso.

Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado. Veja como funciona .


(Crédito da imagem: pexels.com)
À medida que o mundo da educação avança, torna-se cada vez mais necessário atender a diferentes estilos de aprendizagem para dar aos alunos a melhor experiência de aprendizagem possível. Embora os professores ainda forneçam a melhor maneira de alcançar os alunos, um ambiente de aprendizagem único e personalizado pode ser criado por meio do uso de um chatbot dedicado.

Aqui conversamos com Travis True, especialista em tecnologia curricular da USD 501 Topeka Public Schools, sobre os benefícios de implementar chatbots em sala de aula, como os professores podem configurar chatbots e por que a educação deve se aprofundar mais em sua fase inovadora quando se trata de tecnologia.

Criando um chatbot para dar suporte à educação
Um dos principais problemas para os professores é a falta de tempo que eles têm para se dedicar ao ensino real. A maior parte do tempo livre é frequentemente descarrilada por trabalho administrativo. No entanto, um chatbot de sala de aula pode ajudar a melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, ao mesmo tempo em que dá aos professores um par extra de olhos, ouvidos e mãos durante o dia.

“Chatbots, no âmbito educacional, dão aos professores uma oportunidade de criar um ambiente de aprendizagem pessoal para o aluno”, diz True. “Eles conseguem gerenciar quais informações são fornecidas. Eles podem carregar suas próprias informações sobre o que o chatbot vai alimentar com informações.”

E como um chatbot pode funcionar na educação, mas fora da sala de aula?

“No nível escolar ou distrital, isso pode permitir que diretores de escolas e líderes distritais criem ferramentas que os pais ou até mesmo a equipe podem usar para ajudar a encontrar informações rapidamente”, diz True.

Um exemplo disso é a implementação de True de um manual do ensino médio em um chatbot.

Boletim informativo de tecnologia e aprendizagem
Ferramentas e ideias para transformar a educação. Inscreva-se abaixo.



* Para assinar, você deve consentir com a política de privacidade da Future.

Ao enviar suas informações, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade e tem 16 anos ou mais.
“Uma coisa que venho testando e construindo é um chatbot que tem um dos manuais do aluno da nossa escola de ensino médio carregado nele”, diz True. “A ideia é que o coloquemos neste site e o tornemos disponível [para aquela escola de ensino médio]. Então ele se torna uma ferramenta 24/7 que os alunos e os pais podem usar para fazer perguntas sobre o que está no manual.”

Ter a capacidade de acessar facilmente qualquer informação específica que você esteja procurando pode ajudar a economizar tempo e também permitir um melhor uso geral do recurso.

Chatbots dentro da sala de aula
Ser capaz de simplificar informações complexas é útil, mas e como os chatbots podem ajudar os alunos a progredir na educação?

“Os professores podem personalizar esses chatbots para crianças que têm dificuldade em aprender um conceito”, diz True. “Eles também podem configurar um chatbot para aquelas crianças que precisam de uma ferramenta de aprendizagem mais avançada.”

Alunos que precisam de um toque mais especializado com sua educação podem receber essa atenção com um chatbot. E, como True aponta, criar um não é uma tarefa difícil para educadores que têm acesso a plataformas habilitadas para IA, como SchoolAI ou MagicSchool .

“As ferramentas às quais os professores têm acesso são bem diretas”, ele diz. “Eles inserem instruções, padrões e como o chatbot vai interagir com os alunos. Do lado do aluno, há uma curva de aprendizado, porque você tem que fazer boas perguntas para obter boas informações do chatbot. Essa é uma boa habilidade para os alunos, saber como fazer boas perguntas para obter boas respostas.”

E caso seja necessário alterar as informações fornecidas por um chatbot (ou as respostas), não é difícil acompanhar as mudanças.

“Sempre haverá alguma manutenção e alguns ajustes que precisam acontecer”, diz True. “As ferramentas às quais os professores têm acesso (como SchoolAI e MagicSchool) mantêm registros de cada interação. Os professores podem entrar e ver como os alunos estão interagindo com essas [ferramentas].”

A partir daí, o professor pode fazer os ajustes adequados para que o chatbot atenda os alunos de forma mais eficaz.

Adotando a Edtech que muda o jogo
O uso da tecnologia na educação não é novidade, mas a adição de IA abriu muitas portas para a forma como oferecemos educação aos nossos alunos e professores.

“Esta é uma tecnologia que muda o jogo”, diz True. “Está se movendo muito mais rápido do que o Google [quando foi lançada]. Precisamos adotá-la como educadores e líderes. Precisamos adotá-la porque ela não vai desaparecer. Mas também precisamos ensinar as crianças a usá-la corretamente. É outro pilar da cidadania digital. Alfabetização em IA, junto com o cyberbullying e o uso correto da internet.”

Ter toda essa maravilhosa tecnologia educacional é ótimo, mas é importante ensinar os alunos a usar corretamente o que eles têm para dar a eles a melhor chance de sucesso no futuro. Os chatbots podem fazer exatamente isso e muito mais.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:48 PM
Scoop.it!

Impacto da pandemia na educação persiste

Impacto da pandemia na educação persiste | Inovação Educacional | Scoop.it

A pandemia de covid-19 transformou profundamente a sociedade, trazendo desafios que se estenderam para além da saúde pública e reconfiguraram dinâmicas sociais, econômicas e institucionais, evidenciando a importância da adaptabilidade diante de adversidades inéditas.
No campo da educação não foi diferente. Embora a pandemia tenha acelerado a entrada de tecnologias nas escolas, seus impactos levaram a uma perda significativa na aprendizagem dos estudantes, que ainda hoje não foi plenamente recuperada. E isso refletiu, e ainda reflete, em toda a trajetória escolar de milhões de crianças e adolescentes brasileiros.
Neste mês, em que completamos cinco anos do início da pandemia, precisamos analisar o que ainda é necessário para minimizar as perdas resultantes do período de escolas fechadas. Além disso, temos urgência em avançar nos resultados de aprendizagem, que já não eram bons antes da crise global.
Uma das etapas escolares mais afetadas pela pandemia foi a alfabetização. Mesmo antes da crise, as crianças já registravam desempenho aquém do esperado. O impacto do isolamento prolongado e da interrupção das aulas presenciais ficou evidente na primeira avaliação divulgada neste período.
O Saeb 2021 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), um dos principais termômetros da qualidade da educação básica brasileira, capturou um cenário excepcional, refletindo as dificuldades impostas pela pandemia. Apenas 36% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental sabiam ler e escrever, enquanto em 2019 esse percentual era de 55%.
O dado de 2021 não deve ser interpretado como parte de uma série histórica regular, mas como um retrato do impacto da covid-19.
Desde então, o Brasil registrou avanços: em 2023, segundo o Índice Criança Alfabetizada, divulgado pelo governo federal, 56% das crianças estavam alfabetizada ao final do 2º ano do ensino fundamental. Esse salto de 20 pontos em relação a 2021 indica uma recuperação relativamente rápida dos efeitos da pandemia. Ao mesmo tempo, o resultado ficou apenas 1 ponto acima do registrado em 2019, evidenciando a necessidade de empenho contínuo para garantir a alfabetização das nossas crianças.
Muitos esforços têm sido feitos para apoiar os estudantes a recuperar as perdas de aprendizado. Entre eles, destaco dois programas lançados pelo governo federal: na alfabetização, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação em 2023, é uma iniciativa que teve a adesão de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de 83% dos municípios do país.
O programa foi inspirado na experiência de 18 estados participantes da Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), uma iniciativa que tem como objetivo promover avanços na alfabetização por meio de colaboração entre estados e seus municípios.
A iniciativa, realizada desde 2019 por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum, tem registrado resultados significativos no avanço da alfabetização nestes estados, chegando a 69% de crianças leitoras, em média, em 2024.
Outro esforço importante lançado em março, ainda que com atraso, foi o Pacto pela Recomposição das Aprendizagens, para enfrentar as defasagens educacionais causadas pela pandemia, uma iniciativa em colaboração entre a União, estados, Distrito Federal e municípios.
O encerramento da pandemia foi decretado em 2023, mas outras crises podem surgir a qualquer momento. Se, por um lado, o país avançou em alguns aspectos, como na ampliação da conectividade nas escolas, na priorização curricular e no fortalecimento da colaboração entre estados e municípios, por outro, ainda faltam políticas estruturadas para garantir a continuidade da aprendizagem em situações emergenciais, como diretrizes nacionais para a rápida adaptação do ensino e mecanismos permanentes de suporte a redes de ensino, professores e estudantes diante de novas ameaças globais.
Completamos cinco anos desde o início da pandemia, e este marco deve nos lembrar não apenas dos desafios que enfrentamos, mas da necessidade de seguir aprendendo com eles. O impacto na educação foi profundo e ainda persiste, tornando essencial não apenas recuperar o que foi perdido, mas também fortalecer nossas respostas para o futuro.
Este é um momento de repactuar compromissos e consolidar estratégias que garantam que nenhuma crise volte a comprometer o direito de crianças e adolescentes à aprendizagem. Antecipar-se a desafios exige ação contínua, colaboração e planejamento
estruturado para que possamos construir um sistema educacional mais resiliente e preparado para o que vier.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:41 PM
Scoop.it!

premiará inovação pública em inteligência artificial e identificação digital

Em 2025, o concurso reconhecerá governos subnacionais inovadores em duas categorias:

• Primeira categoria: Inteligência Artificial para melhorar a gestão de serviços governamentais. Iniciativas inovadoras que promovam o uso responsável da inteligência artificial na gestão pública subnacional. Isso inclui desde marcos regulatórios e programas de formação até soluções tecnológicas como assistentes virtuais, chatbots, plataformas digitais acessíveis e modelos preditivos para a tomada de decisões.
• Segunda categoria: Identificação digital para a prestação de serviços públicos seguros e acessíveis em nível subnacional. Iniciativas inovadoras em identificação digital que promovam a acessibilidade e a segurança dos serviços públicos. Isso inclui soluções biométricas, plataformas de autenticação e coordenação interinstitucional para agilizar os processos e reduzir custos.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:38 PM
Scoop.it!

Chatbots de IA menores de idade gera polêmica - MIT Technology Review

Chatbots de IA menores de idade gera polêmica - MIT Technology Review | Inovação Educacional | Scoop.it
Um chatbot no Botify AI que se assemelhava à atriz Jenna Ortega como a versão adolescente de Wandinha Addams nos disse que as leis de idade de consentimento são “feitas para serem quebradas”.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:34 PM
Scoop.it!

Com IA no currículo, Paraná tem 500 mil alunos impactados pela educação tecnológica

Com IA no currículo, Paraná tem 500 mil alunos impactados pela educação tecnológica | Inovação Educacional | Scoop.it
Atualmente, mais de 500 mil estudantes paranaenses dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio já utilizam diferentes ferramentas com esta tecnologia em sala de aula para facilitar o processo de aprendizagem. A medida coloca o Estado na vanguarda nacional nesta inovação.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:12 PM
Scoop.it!

Google realiza 5 trilhões de buscas e mantém força na Geração Z, diz CEO no Brasil

Google realiza 5 trilhões de buscas e mantém força na Geração Z, diz CEO no Brasil | Inovação Educacional | Scoop.it

Um exemplo disso é a quantidade de buscas feitas anualmente na plataforma. Em 2024, os usuários fizeram mais de 5 trilhões de pesquisas no buscador, segundo Coelho, em entrevista à Bloomberg Línea. É a primeira vez que o Google divulga o dado.
“O Google Search continua crescendo. E uma coisa incrível é que 15% das buscas que são feitas todos os dias jamais foram feitas antes”, afirma Coelho, que lidera a operação brasileira há 14 anos dos 20 anos em que o Google está presente no país.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 24, 5:05 PM
Scoop.it!

Saúde mental dos professores: baixe guia com sugestões práticas

Saúde mental dos professores: baixe guia com sugestões práticas | Inovação Educacional | Scoop.it
Material traz orientações de como escolas podem implementar ações para garantir a saúde mental dos docentes, além de dicas de autocuidado
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 24, 4:58 PM
Scoop.it!

'Family link': saiba quais são e como usar as ferramentas que ajudam a impor limite no uso de telas pelos filhos

'Family link': saiba quais são e como usar as ferramentas que ajudam a impor limite no uso de telas pelos filhos | Inovação Educacional | Scoop.it
Autora do livro "Segredos da Internet que crianças e adolescentes ainda não sabem" (Editora Inverso), ela acrescenta que o processo de configurar as limitações pode ser também uma oportunidade de diálogo, para os pais entenderem os interesses dos filhos online, por exemplo. A sugestão da especialista é que o gerenciamento comece desde o momento em que as crianças comecem a ter contato com telas:

— Se os limites são colocados desde sempre, fica mais fácil para a criança entender. E essa é uma obrigação dos pais, de proteger, cuidar e colocar limites. Mas nenhuma ferramenta faz o trabalho sozinha. Precisa vir com um combo de diálogo, acolhimento e combinados.

Angelini ressalta que o avanço das ferramentas de controle veio na esteira de uma pressão maior para que empresas de tecnologia garantam proteção de crianças e adolescentes, o que ressalta que é, ou deveria ser, uma obrigação da indústria.

Alvo de um processo coletivo nos EUA movido por mais de 40 estados, que a acusam de explorar práticas viciantes que prejudicam adolescentes, a Meta anunciou há duas semanas, no Brasil, novas restrições de controle parental para o Instagram.

As novas medidas incluem tornar as contas de menores de 18 anos privadas por padrão, limitar mensagens e aplicar filtros mais rigorosos para reduzir a exibição de conteúdos sensíveis. Pais também poderão acompanhar com quem os filhos interagem e limitar o tempo de uso da plataforma, que só permite cadastros a partir dos 13 anos.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 24, 4:56 PM
Scoop.it!

Crianças, Adolescentes e Telas

O Brasil é um dos países mais conectados à internet no mundo e com usuários mais frequentes nas redes sociais.

O documento “Crianças, Adolescentes e Telas – Guia sobre usos de dispositivos digitais” representa o primeiro pronunciamento oficial do Governo Federal brasileiro sobre os atravessamentos dessa realidade de consumo de “telas” – por vezes excessivo e problemático - por crianças e adolescentes nas suas diversas experiências de vida.

O construção do material envolveu uma série de esforços conjuntos: um Grupo de Trabalho especificamente dedicado ao tema que reuniu diversos órgãos de governo, especialistas e representantes da sociedade civil organizada; escutas qualificadas junto às próprias crianças e adolescentes, familiares e educadores; uma consulta pública sobre o tema realizada na Plataforma +Brasil; além de escutas com representantes do setor empresarial e ampla articulação interministerial.

Assim, baseado nas melhores evidências científicas nacionais e internacionais e diante da compreensão sobre crianças e adolescentes como sujeitos de direitos que interagem com riscos e oportunidades no ambiente digital, o Guia oferece orientações e recomendações com foco no bem-estar de crianças e adolescentes, endereçando responsabilidades à toda a sociedade.
_____
Siga a Secom nas redes

Instagram: instagram.com/secomvc/
Twitter: x.com/secomvc
Bluesky: bsky.app/profile/secom.gov.br
Threads: threads.net/@secomvc
Tiktok: tiktok.com/@secomvc
Facebook: facebook.com/SecomVc
Whatsapp: e.gov.br/whatsappsecomvc
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 5:53 PM
Scoop.it!

A geração do quarto: entrevista com Hugo Monteiro Ferreira

No segundo vídeo da nossa série de entrevistas "Conversas sobre parentalidade", o psicólogo e pesquisador Hugo Monteiro Ferreira, autor do livro "A geração do quarto – quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar", fala sobre como ajudar crianças e adolescentes, que passam horas no quarto sozinhos, conectados à internet e isolados de suas famílias.

Entrevista feita pela jornalista Malu Delgado durante 3° Congresso Internacional de Educação Parental

#adolescentes #adolescência #geraçãodoquarto #bullying #família
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 4:23 PM
Scoop.it!

Repository - Generative AI in Education Hub Stanford

Repository - Generative AI in Education Hub Stanford | Inovação Educacional | Scoop.it
A comprehensive collection of academic research on generative AI in preK12 education organized into three categories:

Descriptive - Research that describes how generative AI is being used in classrooms, schools, or districts or how products are designed and built.
Impact (includes RCT + Quasi-Experimental) - Studies that test how well something works including but not limited to randomly dividing people into groups and comparing the results.
Review - Studies that combine and summarize all the research on a specific genAI topic to find patterns and answers.
We aim to include all research in the above categories on generative AI in preK12 education in the US. As research diverges from genAI for preK12 in the US - such as machine learning, education systems beyond preK12, or studies conducted outside the US - inclusion in the repository is based on relevance to our target audiences:

Superintendents, state, and federal K12 leaders
Education support organizations (unions, parent groups, etc.)
Leadership and product teams at technology companies
Academic researchers
Global education leaders
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 4:10 PM
Scoop.it!

Cães-robôs, drones e autômatos circulam na Oracle

Cães-robôs, drones e autômatos circulam na Oracle | Inovação Educacional | Scoop.it

Há algo de muito diferente no 7º andar do edifício-sede da Oracle, em São Paulo. A recepção parece deserta à primeira vista, mas ao se aproximar surge na parede um grande rosto cibernético: é Cora, uma assistente virtual pronta para guiá-lo. Basta falar de qualquer lugar do andar para ser atendido. Se não sabe por onde começar, siga o robô humanoide que se aproxima, prestativo. Com um sorriso no rosto - ou melhor, na tela - ele atua como cicerone. Mas cuidado para não ser atropelado pelo cachorro-robô que corre de um lado para o outro ou por uma espécie de armário ambulante que atravessa o ambiente apressado.
É nesse cenário que funciona o mais novo Centro de Inovação da Oracle, que será inaugurado hoje, na zona Sul da capital paulista. Iniciado há nove meses, o projeto ocupa 750 metros quadrados e conta com uma equipe de 15 profissionais. No total, 38 esquadrões de trabalho, envolvendo mais de 200 pessoas, contribuíram para sua concepção. É o quarto centro desse tipo da Oracle no mundo e o primeiro na América Latina. Os demais estão nos Estados Unidos (Chicago), Reino Unido (Londres) e Austrália (Sydney).
O lugar funciona como uma vitrine onde a Oracle pode materializar sua estratégia para o mundo digital, centrada em nuvem e inteligência artificial, ao demonstrar as possibilidades proporcionadas por sua tecnologia.
O projeto reúne 40 mantenedores, que contribuíram com investimentos em pessoal, equipamentos, softwares ou recursos financeiros. Essas empresas parceiras compartilham o espaço, exibindo inovações em dez setores diferentes. O plano é aumentar gradativamente o número de áreas de atividade representadas.
Duas semanas atrás, a Oracle anunciou ter US$ 130 bilhões em contratos futuros de nuvem e projetou que os acordos levarão a um aumento de 15% em sua receita no próximo ano fiscal, que começa em julho. Esses contratos não incluem o projeto Stargate, de US$ 500 bilhões, que visa construir centros de dados para IA nos Estados Unidos. Anunciado em janeiro, o Stargate também reúne SoftBank, OpenAI, Nvidia, Microsoft e o governo americano.
No ano fiscal corrente, enquanto a receita total da Oracle aumentou 6% no terceiro trimestre, chegando a US$ 14,1 bilhões, os negócios com nuvem cresceram 23% e atingiram a marca de US$ 6,2 bilhões. Em um ano, o consumo de GPUs - chips essenciais para aplicações de IA - aumentou 244% na Oracle.
“Estamos em um momento espetacular. Reescrevemos todos os nossos aplicativos, que agora vêm com IA incorporada. São cerca de 100 funcionalidades atualizadas a cada trimestre. Também estamos investindo em infraestrutura e adotamos uma arquitetura corajosa”, diz Luiz Meisler, vice-presidente executivo da Oracle para a América Latina.
Em meio aos vários modelos de linguagem existentes - como ChatGPT (OpenAI), Llama (Meta) e Grok 3 (xAI, de Elon Musk), entre outros - a Oracle preferiu adotar uma postura “agnóstica”. O cliente escolhe o modelo que quiser para criar suas aplicações de IA com a Oracle, diz Meisler.
A inauguração do centro de inovação segue uma experiência anterior bem-sucedida. Em março de 2022, a Oracle abriu na cidade uma loja-conceito B2B, com 20 mantenedores, para mostrar sistemas de varejo. Em dois anos, o espaço foi visitado por cerca de mil profissionais, com US$ 20 milhões em contratos fechados.
O novo centro reproduz vários ambientes de trabalho que estão sendo remodelados pela tecnologia. No restaurante, o cardápio é projetado em cima de uma mesa comum. O cliente escolhe a refeição tocando nos pratos e o pedido é enviado automaticamente para a cozinha. Até o cafezinho foi automatizado: um braço mecânico extrai a bebida, deixando o atendente livre para outras atividades.
No hotel, outro assistente digital, chamado Oliver, serve de mordomo. Precisa de mais toalhas? Peça em voz alta para ser atendido. Ao abrir a porta, não se surpreenda ao encontrar, no lugar da camareira, um robô parecido com uma cômoda que anda sozinha. As toalhas estão no compartimento da frente.
O cliente também tem a chance de fazer check-in antecipado, configurando seu quarto ainda no trajeto para o hotel: dá ajustar temperatura, controlar luzes e cortinas, tudo de maneira personalizada. Ao chegar ao lobby, câmeras identificam o hóspede e examinam seu estado emocional pelas expressões captadas. O sistema então analisa o perfil do cliente e recomenda atividades para a equipe do hotel deixá-lo mais satisfeito.
No varejo, com óculos especiais o consumidor entra numa loja feita com realidade virtual, escolhe o que deseja comprar e faz o pagamento. O sistema permite combinar as compras de várias lojas e unificar a entrega. Como óculos de realidade virtual ainda são caros, é possível fazer as compras pela tela do celular. Embora não seja tão imersiva, a experiência permite, por exemplo, usar realidade aumentada para ver como um móvel fica em um cômodo da casa.
No varejo físico, o cliente pega o que quiser na prateleira do mercado e coloca no carrinho. A compra está feita. O valor é debitado automaticamente de sua conta. Desistiu do produto? É só devolvê-lo à gôndola. Na saída, a nota fiscal é emitida, sem passar por um caixa.
O espaço dedicado à área de engenharia e construção civil chama a atenção. Conta com um cachorro-robô que a equipe apelidou de “Caramelo”. Ele dá a pata e abaixa a cabeça, mas não é um animal de estimação. O dispositivo é usado para inspecionar obras em áreas perigosas ou pouco acessíveis. Seu parceiro de trabalho é um drone que avalia postes e antenas. Ambos captam dados e gravam vídeos que são enviados para análise de risco.
Outra novidade no canteiro de obra é um capacete dotado de câmera. O que o operário vê é transmitido a engenheiros ou especialistas, que podem orientá-lo a distância. Um domo está sendo construído fora do prédio da Oracle para abrigar essas inovações.
CEOs e executivos de alto escalão podem acompanhar, de um único lugar, todos os dados da companhia: de informações gerais como faturamento, lucro, margens, força de trabalho etc. até dados bem específicos, como os itens mais vendidos em uma loja por dia da semana, horário, perfil do comprador etc. É possível, por exemplo, saber quem é o consumidor mais frequente e o que ele adquiriu nas últimas semanas.
Nessa “torre de vigia” repleta de gráficos, a IA pode transformar os dados em relatórios, convertê-los em fala e integrar esse discurso na apresentação de um porta-voz. Como funciona? Após capturar um vídeo na rede social de quem fará a apresentação, o sistema “dubla” a pessoa, substituindo a fala original pelo texto gerado pela IA. Os movimentos dos lábios são sincronizados com o novo conteúdo. Se o idioma for um problema, a IA traduz a apresentação, fazendo com que a pessoa apareça falando línguas que nunca aprendeu.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 4:06 PM
Scoop.it!

Geração Z será a mais rica de todas, mas sofre para pagar aluguel, diz banco

Geração Z será a mais rica de todas, mas sofre para pagar aluguel, diz banco | Inovação Educacional | Scoop.it

Segundo o banco, a pesquisa Better Money Habits, de 2024, também descobriu que, em comparação com outras gerações, quase um terço (32%) sente que está atrás de onde seus pais estavam na mesma idade em atingir metas financeiras.
"Talvez mais preocupante seja que mais da metade (52%) dos entrevistados da geração Z relataram que não estão ganhando dinheiro suficiente para viver do jeito que desejam e que o alto custo de vida é um dos seus principais desafios financeiros, de acordo com a pesquisa Better Money", citam os analistas do BofA.
Os analistas do banco usam dados de depósitos da própria instituição financeira para afirmar que a geração Z, em média, não tem saldo suficiente para cobrir um mês de gastos. Em fevereiro, sua relação gastos/poupança era de 1.93, o que significa que eles estavam gastando quase o dobro do valor que tinham em poupança.
"Isso aumentou desde 2023 e continua muito mais alto do que outras gerações. No entanto, há algumas evidências de que eles estão fazendo progressos para melhorar suas finanças", escrevem os analistas do BofA, citando mudanças de estilo de vida para economizar, como evitar de sair para jantar ou sair com amigos.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:48 PM
Scoop.it!

Como registrar a memória de um projeto STEM

Como registrar a memória de um projeto STEM | Inovação Educacional | Scoop.it
Confira como professores podem registrar as práticas pedagógicas durante todas as etapas de um projeto e, assim, garantir a memória do trabalho.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:47 PM
Scoop.it!

Ideb deve passar a considerar escrita de alunos e mudar fórmula de cálculo a partir de 2029

Ideb deve passar a considerar escrita de alunos e mudar fórmula de cálculo a partir de 2029 | Inovação Educacional | Scoop.it
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deverá considerar, a partir de 2029, a qualidade da escrita dos estudantes brasileiros com questões discursivas e ter uma nova fórmula de cálculo. Realizado a cada dois anos, esse é o principal medidor de qualidade de educação no país. As transformações começam gradualmente em 2025, ainda como testes, e devem se concretizar daqui quatro anos.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:38 PM
Scoop.it!

IA vs Ciência de Dados: Entenda a Diferença

IA vs Ciência de Dados: Entenda a Diferença | Inovação Educacional | Scoop.it
O tema sobre as diferenças e interseções entre Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial pode ser confuso e polêmico. Contudo, é importante saber onde os temas diferem e compartilham caraterísticas e entender como podem ser aplicados em problemas reais.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:36 PM
Scoop.it!

Desafios éticos e técnicos da IA autônoma - MIT Technology Review

Desafios éticos e técnicos da IA autônoma - MIT Technology Review | Inovação Educacional | Scoop.it
Análise dos riscos e desafios dos agentes autônomos de IA. Este artigo evidencia a importância da supervisão humana e da regulação para garantir segurança e ética na tecnologia.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:34 PM
Scoop.it!

Nvidia Partners With Humanoid Robot Company to Develop Home Robots

Nvidia Partners With Humanoid Robot Company to Develop Home Robots | Inovação Educacional | Scoop.it
The partnership was demonstrated at GTC 2025, with Nvidia’s Gr00t N1 enabling autonomous action in 1X’s domestic robot
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 25, 3:05 PM
Scoop.it!

Do varejo à educação: o legado de Ricardo Nunes para empresários

Do varejo à educação: o legado de Ricardo Nunes para empresários | Inovação Educacional | Scoop.it

Foi assim que surgiu o Grupo R1, uma plataforma que reúne duas iniciativas principais: o Clube R1 e a Imersão RGV. O Clube R1 é uma comunidade exclusiva na qual Ricardo e seus executivos compartilham conhecimento e experiência de mercado com os membros. Os associados têm acesso a conteúdos especializados, eventos e conexões exclusivas. Já a Imersão RGV é um programa intensivo de três dias voltado para empresários. Nele, Ricardo apresenta uma metodologia prática para ajudar gestores a escalarem seus negócios, por meio de metodologias práticas, baseada em 30 anos de experiência à frente de uma das maiores empresas do setor.
A proposta do Grupo R1 vai além do ensino tradicional. O mentor busca oferecer ferramentas que permitam aos empreendedores aplicar imediatamente o conhecimento adquirido em seus negócios. Sua metodologia combina teoria e prática, com foco em gestão, vendas, liderança e estratégias de crescimento. O resultado é um impacto direto na capacidade dos participantes de enfrentarem os desafios do mercado e tomarem decisões mais assertivas.

No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 24, 5:04 PM
Scoop.it!

Opened Culture | Dimensions of AI Literacies

Opened Culture | Dimensions of AI Literacies | Inovação Educacional | Scoop.it
AI literacies are becoming increasingly essential as AI continues to evolve and integrate into a multitude of educational contexts. Rather than viewing literacy as a singular skill, the Dimensions of AI Literacies embrace a pluralistic perspective, recognizing that individuals can develop and apply a range of interconnected competencies. AI literacies encompass the skills needed to comprehend, utilize, and critically evaluate AI within complex environments. As educators, learners, and leaders engage with AI, they must navigate both the technical aspects of AI tools and the ethical, cultural, and social implications of their use. AI literacies enable individuals to make informed decisions, adapt AI tools to different contexts, and ensure that applications of AI in academic settings are ethical and inclusive. The Dimensions of AI Literacies (presented below) offer a flexible and transformative lens for understanding teaching and learning practices in an AI-enabled world. We invite you to explore this taxonomy to reflect on the challenges and opportunities presented by AI in education, leveraging a common vocabulary to identify and share effective practices for meaningfully implementing AI-supported approaches into the classroom.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 24, 4:57 PM
Scoop.it!

Instituto Chamex promove websérie de Saúde Mental voltada para professores – Instituto Chamex

Instituto Chamex promove websérie de Saúde Mental voltada para professores – Instituto Chamex | Inovação Educacional | Scoop.it
De acordo com Jefferson Peixoto da Silva, tecnologista da Fundacentro, os transtornos mentais já ultrapassaram as disfunções vocais como principal motivo de afastamento dos professores das salas de aula: “Os estudos de cinco anos atrás mostravam uma maior prevalência de adoecimento vocal.
No comment yet.
Scooped by Inovação Educacional
March 24, 4:52 PM
Scoop.it!

Início —

Início — | Inovação Educacional | Scoop.it
O Guia é um documento oficial com análises e recomendações sobre o tema, baseado em evidências científicas e nas melhores práticas internacionais, inteiramente comprometido com a construção de um ambiente digital mais saudável. Aqui você encontra orientações e ferramentas para lidar com a complexa relação das infâncias e adolescências com o mundo digital. Além disso, o Guia serve de base às políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção.
No comment yet.